O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) retoma o atendimento presencial de maneira gradual a partir desta segunda-feira (25), mas serviços pela internet seguem como prioridade, e podem ser solicitados por meio do Sistema Título Net, que foi desenvolvido para que as pessoas possam requerer atendimento sem sair de casa. A coleta biométrica continua suspensa, seguindo orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os atendimentos presenciais em Natal serão realizados apenas nos postos de atendimento nas Centrais do Cidadão, devido a serviços estruturais nas instalações do Fórum Eleitoral da Capital.
Atendimento presencial
Central do Cidadão Alecrim – 7h às 17h;
Central do Cidadão Via Direta – 9h às 18h;
Posto de Atendimento Praça André de Albuquerque – 8h às 14h;
Central do Cidadão Zona Norte – 9h às 18h.
Para informações sobre as características e capacidade de atendimento, a população deverá entrar em contato com a Zona Eleitoral correspondente.
Serviço Online
Na ferramenta Título Net, os serviços disponíveis são a solicitação da primeira via do Título (alistamento eleitoral), mudança de domicílio (transferência), alteração de dados pessoais, alteração do local de votação e revisão para a regularização de inscrição cancelada.
Para solicitar o atendimento no Título Net, é necessário ter fotos dos seguintes documentos: documento oficial de identificação com foto (frente e verso); comprovante de residência atualizado; comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral, caso tenha débito; comprovante de quitação do serviço militar para o sexo masculino – exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro.
Também é preciso fazer uma “selfie” segurando, ao lado do rosto, o documento oficial de identificação, com o lado que contém a foto voltado para a câmera. As imagens devem estar totalmente legíveis, com tamanho máximo de 10 MB e nos formatos PNG, PDF ou JPG.
Após o preenchimento da solicitação no Título Net, é gerado um protocolo de atendimento para acompanhamento. Na sequência, os dados são enviados automaticamente para a Zona Eleitoral correspondente e, após a verificação da equipe do cartório, se for necessário algum ajuste nos dados, o cartório eleitoral entrará em contato por e-mail ou WhatsApp para a complementação.
A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte reforça a importância do preenchimento correto das informações solicitadas para agilizar o processo.