
O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) foi escolhido o Parlamentar do Ano de 2025 pelos profissionais de imprensa que acompanham a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A eleição, realizada nesta terça-feira (9), confirmou a preferência dos jornalistas pelo trabalho desenvolvido pelo parlamentar ao longo do ano. Ubaldo recebeu 32 votos. O deputado classificou 2025 como um dos anos mais produtivos de seu mandato.
“O balanço do nosso mandato em 2025 foi um ano muito promissor. Apresentei 64 proposições, entre leis importantes para o Estado, muitas delas ligadas às pessoas idosas, PCDs, proteção animal, transparência e direito do consumidor. Dessas 64 proposições, 42 se tornaram lei. Uma média muito boa, inclusive em relação à aprovação e sanção”, afirmou em conversa com o Diário do RN.
No âmbito das proposições de fiscalização e demandas locais, o mandato apresentou 143 requerimentos, direcionados a obras, abastecimento de água, saúde, infraestrutura viária, educação e segurança, entre outros serviços essenciais para municípios de todas as regiões do estado. De acordo com o deputado, as emendas parlamentares somam R$ 4.416.000,00, beneficiando 34 municípios, com investimentos em saúde, infraestrutura, cultura, esporte e agricultura familiar. Segundo ele, a alta taxa de aprovação reflete a construção das propostas junto à população.
“É um trabalho extenso que nós temos com uma equipe técnica, no sentido de apresentar essas leis que a sociedade nos traz. Muitas delas são construídas nos municípios, conversando com o povo. Isso mostra dedicação maior no sentido de transformar ideias em leis que atendam ao interesse da população potiguar”, explicou à reportagem.
O parlamentar em seu segundo mandato preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, integra como titular a Comissão de Constituição e Justiça e também a Comissão de Administração e Serviço Público na Assembleia Legislativa. Entre os quase 50 projetos aprovados e sancionados, ele destaca a Lei nº 12.076/2025, que implica sanções contra combustível adulterado. “Os postos que venderem produtos derivados do petróleo adulterados terão multa de 50 mil reais e, se cometerem o mesmo erro, poderão ser fechados”, explicou.
Ubaldo destacou também a Lei nº 12.063/2025, que intitui o selo “Empresa Amiga das Pessoas Idosas” e a Lei nº 12.030/2025, que estabelece a campanha “Fiel Companhia”, contra o abandono de animais.
“A empresa Amiga da Pessoa Idosa fomenta a inclusão da população da melhor idade. O estabelecimento se adequa à acessibilidade, melhora o atendimento e cria uma política pública de apoio às pessoas idosas. A Campanha Fiel Companhia é voltada ao combate ao abandono de animais. Precisamos retirar animais das ruas, incentivar adoção e fortalecer ações de castração pelos órgãos de governo”, ressalta.
A escolha do Parlamentar do Ano é feita anualmente por jornalistas credenciados pelo Comitê de Imprensa. Dos 47 profissionais aptos, 42 votaram. Ubaldo recebeu 32 votos. Os demais parlamentares mencionados foram Tomba Farias (4), Divaneide Basílio (3), Cristiane Dantas (2) e Galeno Torquato (1).
Ao divulgar o resultado, o presidente do Comitê de Imprensa, Oliveira Wanderley, ressaltou que a votação reconhece o trabalho desenvolvido ao longo do ano legislativo e reforça a relação entre o Parlamento e a imprensa.