
Com a voz de quem já se vê na disputa ao Senado, o coronel Hélio Oliveira, presidente do PL Natal, recebeu neste sábado (16) a notícia de que seu nome está oficializado pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, como pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte. Valdemar esteve em Natal para o encerramento do programa Rota 22. Ao Diário do RN, Coronel Helio definiu o gesto como resultado de uma trajetória construída nas ruas do Estado e refletida nas pesquisas de intenção de voto.
“Recebo com muita satisfação e também com muita responsabilidade. Em 2026 teremos a eleição mais importante do mundo. Segundo a pesquisa da Quest, as eleições serão polarizadas e, nesse contexto, o eleitor deverá ter muito cuidado e terá que escolher os candidatos que terão compromisso com a Democracia Plena e com o Estado Democrático de Direito. O eleitor deverá escolher os candidatos que não tenham rabo preso, pois medidas amargas terão que ser tomadas”, afirmou sem detalhar a que medidas se referiu.
O coronel destacou que a lembrança de seu nome por Valdemar é fruto de sua caminhada política recente: “A citação de meu nome pelo presidente nacional do PL é um reconhecimento ao esforço na busca da viabilidade eleitoral através das caminhadas em quase 70 municípios. O trabalho também tem sido reconhecido pelo povo, o que está refletindo nas pesquisas eleitorais”, declarou.
O presidente do PL municipal se refere a pesquisas recentes que incluem seu nome no debate eleitoral. Levantamento do Instituto Exatus em Natal apontou que o pré-candidato aparece com 12,45% no segundo voto para o Senado em 2026, ficando atrás apenas do senador Styvenson Valentim (PSDB), que lidera com 13,8%.
Hélio ressaltou o aval dado pelo secretário nacional do PL, senador Rogério Marinho, presidente estadual da sigla, que o autorizou a articular sua pré-candidatura.
“O senador Rogério Marinho me autorizou a caminhar e buscar a viabilidade para uma vaga ao Senado, já que deixei muito claro que não tenho interesse em nenhuma outra candidatura eletiva.
Ele também deixou claro que ao final desse ano faria uma pesquisa para analisar o cenário.
Acredito que possa ter sido um dos motivos que o presidente Valdemar tenha se pronunciado”, disse.
A oficialização foi feita por Valdemar da Costa Neto nas redes sociais, após o encerramento do seminário Rota 22, na zona Sul de Natal. O evento contou com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, com um discurso duro contra o presidente Lula, e foi marcado pelo entusiasmo da militância bolsonarista, que aplaudiu o nome do coronel.
“Tivemos a honra de contar com a presença do senador e secretário-geral do PL, Rogério Marinho, um craque, que tem sido uma voz firme em defesa do nosso partido e dos valores que acreditamos, ao lado ainda, do nosso pré-candidato a senador pelo RN, Coronel Hélio Oliveira”, declarou Valdemar, que ainda citou Rogério como “o homem que manda no PL”, como secretário-geral, e cumprimentou o suplente de senador Flávio Azevedo, porque “Rogério vai ser governador do Estado”.
Na capital potiguar, o presidente do PL também projetou os próximos passos da legenda: espera conquistar maioria no Senado, na Câmara dos Deputados e lançar novamente um projeto presidencial em 2026. Valdemar ainda saiu em defesa de Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar, destacando seu “respaldo internacional”, e exaltou a atuação de Michelle Bolsonaro à frente do PL Mulher como peça-chave para ampliar a adesão feminina ao partido.