Início » Arquivos para 12 de junho de 2021, 18:42h

junho 12, 2021


COVID: BRASIL REGISTRA 2.037 MORTES EM 24 HORAS, DIZ CONASS

Compartilhe esse post

Covid: Brasil registra 2.037 mortes em 24 horas, diz Conass
Foto: Daiane Mendonça/Governo de Rondônia

O número de vítimas fatais da doença no país chegou a 486.272 neste sábado

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 2.037 mortes por Covid e 78.700 novos casos, segundo o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) neste sábado (12). Dessa forma, o número de vítimas fatais da doença no país chegou a 486.272 desde o começo da pandemia, e o total de casos aumentou para 17.374.818.


Compartilhe esse post

COMANDANTE DA AERONÁUTICA CURTE TUÍTES POLÍTICOS DE BOLSONARO E ANTIESQUERDA

Compartilhe esse post

Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Baptista Junior

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, curtiu no Twitter um post de Jair Bolsonaro exaltando um protesto a seu favor. Em outra publicação endossada pelo comandante, medidas sanitárias contra a Covid foram comparadas ao comunismo e a esquerda foi acusada de permitir incestos.

“Que desistam todos os que querem ver o povo distante de mim, ou que esperam me ver distante do povo. Estou e estarei com ele até o fim. Boa noite a todos!”, escreveu Jair Bolsonaro, em 9 de maio, provocando mais uma aglomeração sem máscaras durante a pandemia. O comandante da Aeronáutica curtiu o post.

Comandante da Aeronáutica no Twitter

Em 10 de junho, o tenente-brigadeiro Baptista Junior deixou o like em um tuíte que acusou a esquerda de apoiar incestos e pedófilos, e comparou medidas sanitárias de controle da Covid ao comunismo.

“Já notaram que quem apoia a esquerda… acha usuário de drogas normal… pedófilos normais, incesto permitido, aborto normal, ladrão normal, corrupto normal, mas tacham que um único homem que não faz nada disso é ruim? Quem são essas pessoas?”, dizia a publicação do usuário Paulo Roberto, identificado como PauloRo96052381. Roberto emendou com uma imagem que trazia o símbolo comunista:

“Governantes mandando você fechar. Toque de recolher. Proibido ir em certos lugares. Liberdade limitada. Comida limitada. Medo provocado por mídias. Sua empresa não é exatamente sua, abre e fecha quando eles querem. Não pode visitar familiares. Se tem opinião contrária pode ser preso. Se for ao mar vai ser preso. Soltam criminosos e prendem inocentes. Aproveite a amostra grátis de comunismo”.

Comandante da Aeronáutica no Twitter

Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares que nega o racismo no país, recebeu curtidas do comandante em diversas ocasiões. Em 23 de abril, citou “pretos que se vitimizam, choram por bobagem e sempre culpam os brancos”. Em 9 de junho, Camargo acusou a esquerda de infligir aos negros um “loop infinito do sofrimento”.

Comandante da Aeronáutica no Twitter
Comandante da Aeronáutica no Twitter

Outros bolsonaristas, como Ernesto Araújo e Carla Zambelli, também tiveram publicações apoiadas pelo chefe da Força Aérea Brasileira. Em 24 de abril, o ex-chanceler acusou a política externa brasileira de corrupção na América Latina. Em 13 de maio, a deputada bolsonarista disse, sobre a pandemia, que “alguns preferem construir palanque sobre cadáveres, eu prefiro comemorar a esperança”.

*Informações do Metrópoles.


Compartilhe esse post

ONG DE DIREITOS HUMANOS PEDE PUNIÇÃO A PATROCINADORES DA COPA AMÉRICA

Compartilhe esse post

Dono da Havan

O Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) entrou com uma representação, na sexta-feira (12), no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), para punir empresas que estão patrocinando a Copa América 2021, que começa oficialmente neste domingo (13/6), no Brasil – apesar da pandemia de Covid-19.

A ação é assinada pelos advogados Carlos Nicodemos e Maria Fernanda Fernandes Cunha. Estão na mira as empresas Havan, do empresário bolsonarista Luciano Hang; TCL; Semp; Kwai; Betsson; Betfair e; TeamViwer. O Metrópoles teve acesso em primeiro mão à representação (leia a íntegra ao fim desta matéria).

O MNDH pede a retirada de promoção das ações publicitárias no evento, retratação pública das empresas, promoção de campanhas afirmativas direcionada aos valores éticos e direitos humanos e aplicação de sanção disciplinar de acordo com o estatuto social do Conselho Nacional.

“O evento mencionado é uma clara violação e desrespeito à dignidade da pessoa humana, bem como uma inversão do que deveria ser considerado como interesse coletivo, visto o momento pandêmico vivido pelo Brasil. A realização de um evento da magnitude da Copa América gera um alto risco de aumento no contágio e transmissão do Covid-19, que consequentemente, agravaria a pandemia brasileira”, diz a entidade.

*Informações do Metrópoles.


Compartilhe esse post

VENEZUELA TEM 12 INFECTADOS POR COVID-19 ANTES DE JOGO CONTRA O BRASIL

  • por
Compartilhe esse post

Neste sábado (12) a Secretária de Saúde do DF confirmou que subiu para 12 o número de membros da delegação da Venezuela que testaram positivo para Covid-19. Até sexta, cinco jogadores e cinco membros do staff venezuelano haviam testado positivo para o coronavírus.

A Venezuela tem compromisso previsto contra a Seleção Brasileira, neste domingo, às 18h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O torneio e sua realização no Brasil foram motivos de intensa polêmica justamente por causa da disseminação do coronavírus no país.

O exame que deu positivo para os membros da federação venezuelana foi feito pelo laboratório Sabin. Os laudos foram repassados ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da SES-DF, que, por sua vez, os notificou ao Cievs do Ministério da Saúde. Agora, será necessária uma nova coleta, com o intuito de verificar se não houve falso positivo.

A Venezuela tem jogo marcado contra a Seleção Brasileira neste domingo (13/6), às 18h. As seleções estreiam a Copa América, que foi alvo de polêmicas justamente pela possibilidade de disseminação de coronavírus no país.

O Metrópoles entrou em contato com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) questionando sobre o caso, mas não obteve retorno. O espaço continua aberto.

*Com informações do Metrópoles.


Compartilhe esse post

JOÃO GILBERTO, ETERNIZADO PELA BOSSA QUE NUNCA ENVELHECE, TEM OS 90 ANOS CELEBRADOS EM ÁLBUM COLETIVO COM GRAVAÇÕES INÉDITAS

  • por
Compartilhe esse post

João Gilberto, eternizado pela bossa que nunca envelhece, tem os 90 anos celebrados em álbum coletivo com gravações inéditas
Reprodução / Capa de disco
Por Mauro Ferreira

♪ ANÁLISE – Um dos maiores nomes da música brasileira, artista de dimensão já atemporal, João Gilberto Prado Pereira de Oliveira (10 de junho de 1931 – 6 de julho de 2019) está eternizado pela bossa que criou e que, como o tempo, nunca envelhece ao passar de geração para geração.

Nesta quinta-feira, 10 de junho de 2021, o Bruxo de Juazeiro – assim caracterizado por um reverente Caetano Veloso na letra da música A bossa nova é foda (2012) – poderia estar festejando o 90º aniversário, se não tivesse partido há dois anos, recluso e silencioso, como viveu na maior parte destes 90 anos.

A melhor homenagem que poderia ser prestada hoje a João e aos seguidores do artista, o baiano mais universal da música do Brasil, seria a reedição oficial dos álbuns que constituem o tripé fundamental da obra do gênio. Nunca sequer editados em CD, por conta do litígio judicial entre o cantor e gravadora EMI Music (encampada em 2013 pela Universal Music), os álbuns Chega de saudade (1959), O amor, o sorriso e a flor (1960) e João Gilberto (1961) estão disponíveis somente de forma extraoficial.

Como essa homenagem ainda está por ser feita, coube ao Japão – país que reverencia João e a bossa nova mais do que o próprio Brasil – produzir um álbum, João Gilberto eterno, com gravações inéditas de músicas do repertório do cantor e violonista para celebrar a efeméride.

Programado para ser lançado em 16 de junho, com direito à edição em CD no Japão, o disco João Gilberto eterno foi orquestrado com produção musical repartida entre Mario Adnet (criador de vários arranjos) e Shigeki Miyata. Ao longo de 15 faixas, artistas do Brasil e do Japão se alternam na interpretação de músicas apresentadas ou redimensionadas na voz de João.https://a1f8139663b058c657bbf25f070f6d99.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Capa do álbum 'João Gilberto eterno' — Foto: Divulgação

Capa do álbum ‘João Gilberto eterno’ — Foto: Divulgação

No time brasileiro, Guinga e Mônica Salmaso caem juntos no samba Chega de saudade (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1958). Moreno Veloso canta Bim bom (João Gilberto, 1958), tema do curto cancioneiro autoral de João. Leila Pinheiro dá voz a Você e eu (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, 1961).

João Donato se une com Antonia Adnet para reviver Minha saudade (João Donato,1955, com letra de João Gilberto a partir de 1959). Joyce Moreno registra Estate (Bruno Martino e Bruno Brighetti, 1960), canção italiana que João vestiu de refinado bolero em gravação para o álbum Amoroso (1977). Rosa Passos cai no samba Doralice (Dorival Caymmi e Antonio Almeida, 1945).

Daniel Jobim, Dora Morelenbaum e Mario Adnet revivem a eterna Garota de Ipanema (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1962). O mesmo Mario Adnet se junta com a filha Antonia Adnet no samba Isaura (Herivelto Martins e Roberto Roberti, 1945), refazendo o dueto de João com Miúcha (1937 – 2018) apresentado pelo cantor há 48 anos no álbum João Gilberto (1973).

Do elenco japonês, vale mencionar a presença de Lisa Ono, cantora habituada a gravar discos com repertório brasileiro. Lisa canta a Valsa da despedida (Farewel waltz – Roberto Burns em versão em português de João de Barro e Alberto Ribeiro, 1941). Mesmo ausente da discografia de João Gilberto, a valsa foi cantada pelo artista em especial de 1982 exibido pela TV Bandeirantes.https://a1f8139663b058c657bbf25f070f6d99.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Além do álbum João Gilberto eternoseguidores do artista nonagenário têm à disposição substanciais gravações inéditas do cantor, disponibilizadas pelo Instituto Moreira Salles.

Trata-se de saboroso aperitivo para esperar outubro, mês em que a editora Companhia das Letras promete pôr no mercado literário a biografia de João Gilberto escrita pelo musicólogo Zuza Homem de Mello (1933 – 2020). Em suma, João está vivo!

Fonte: G1.


Compartilhe esse post

CONHEÇA AS EXIGÊNCIAS DO PSB PARA APOIAR LULA EM 2022

  • por
Compartilhe esse post

Lula e Marcelo Freixo

O apoio do PSB à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto em 2022 passa por negociações, em âmbito regional, que podem sacrificar nomes do PT a governos estaduais.

O PT escolheu como prioridade, em sua política de alianças, levar Lula de volta à Presidência da República e, para isso, quer consolidar uma aliança formal com o PSB.

Para aceitar a reaproximação com o antigo aliado, o PSB elencou estados como prioritários para disputa do Executivo local: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco e São Paulo.

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, confirma as articulações sobre os estados com o PT.

“É essa a conversa que vamos ter nos próximos meses”, disse ao Metrópoles. “Nosso objetivo é unir as forças democráticas”, destacou.

No PT, o chamado Grupo de Tática de Alianças (GTA) já analisa as exigências.

Pernambuco

O senador Humberto Costa (PE), que participa do GTA, aponta que, em Pernambuco, não deve haver resistência para apoiar o candidato socialista ao governo. Nesse caso, a aliança é factível.

Nas eleições municipais do ano passado, Costa foi contra o rompimento com o PSB, mas, sob a orientação de Lula, o PT insistiu na candidatura da deputada Marília Arraes à Prefeitura de Recife. A parlamentar perdeu no segundo turno para João Campos, do PSB, em disputa que se tornou extremamente amarga.

Hoje a avaliação é de que a estratégia adotada de lançar o máximo de candidatos cabeça de chapa, nos principais colégios eleitorais, foi um erro. O PT minguou o número de prefeitos e vereadores.

“Em Pernambuco, estamos preparados para o que for necessário. Se o PT achar que é muito importante apoiar lá, a gente apoia. Se não for, também podemos ter candidato”, disse o senador.

Pernambuco é um dos locais mais simbólicos para o PSB. Terra de Miguel Arraes e Eduardo Campos, o estado tem o partido há 16 anos no poder. Os socialistas devem lançar o ex-prefeito de Recife Geraldo Julio como candidato à sucessão de Paulo Câmara.

PCdoB

Apoiando o PSB em Pernambuco, o PT também levaria para a aliança o apoio do PCdoB, partido da vice-governadora, Luciana Santos.

Além disso, o PSB também receberá outro quadro com perfil nacional do PCdoB. O governador do Maranhão, Flávio Dino, está de mudança: pretende se candidatar ao Senado como socialista.

Segundo Carlos Siqueira, só falta definir a data da filiação de Dino, que deve ocorrer ainda neste mês. “Já está tudo acertado, só falta escolher o dia até o fim deste mês”, revelou Siqueira.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é o estado onde a conversa entre PSB e PT mais está adiantada.

As duas legendas estão juntas em um grande acordo, com a formação de uma frente ampla em torno do nome de Marcelo Freixo.

Freixo deixou o PSol para se filiar justamente ao PSB. Para o PT, é importante ter esse palanque no Rio de Janeiro em torno de uma ideia principal: derrotar o presidente Jair Bolsonaro em seu estado de origem.

Espírito Santo

Já no Espírito Santo, a aliança nacional acabou impondo um pé no freio nos planos do PT local de lançar o nome do senador Fabiano Contarato (de saída da Rede) ao governo.

Contarato chegou a conversar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo, em diálogo que resultou em convite formal de filiação.

Sua candidatura, no entanto, esbarra no desejo de reeleição do atual governador, Renato Casagrande, que não tem mantido boas relações com o PT no estado. Casagrande, inclusive, é uma das principais vozes do PSB contrárias à aliança formal para eleger Lula em 2022.

Diante desse impasse, Contarato recuou e aguarda uma definição da aliança nacional para decidir para qual partido deve migrar.

São Paulo

Outro estado em que as cartas estão na mesa, mas os acordos estão longe de acontecer, é São Paulo. Também elencado como prioridade do PSB, a aliança estadual vai depender do destino escolhido pelo ex-governador Márcio França, que já ensaiou conversas com o também ex-governador Geraldo Alckmin para uma eventual composição de chapa.

Alckmin está de saída do PSDB, com vistas a se candidatar ao governo pelo DEM ou pelo PSD.

Nesse caso, o PT pensa na candidatura do ex-prefeito Fernando Haddad. Tudo indica que os desempenhos de Haddad e de França nas pesquisas serão cruciais para avaliar a viabilidade de uma possível aliança.

Alessandro Molon, Lula e Calos Minc

*Informações do Metrópoles.


Compartilhe esse post

RENAN CALHEIROS: “BOLSONARO PILOTA A PROCISSÃO DA PANDEMIA”

  • por
Compartilhe esse post

Renan Calheiros: “Bolsonaro pilota a procissão da pandemia”
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Bolsonaro e seu filho Eduardo foram multados por não usarem máscara na “motociata”

O senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, também comentou neste sábado a realização da “motociata” de Jair Bolsonaro em meio à marca de 480 mil mortes por Covid durante a pandemia. Ele disse no Twitter:

Entre motos e mortos, Bolsonaro pilota a procissão da pandemia. O equilíbrio que sobra para o motociclista-presidente falta para o presidente na motocicleta.”

Mais cedo, o governo de João Doria multou Bolsonaro e seu filho Eduardo por não usarem máscara no ato. O ministro da Infraestutura, Tarcísio de Freitas, também foi autuado.

*Informações do Antagonista.


Compartilhe esse post

ARTIGO: “RESERVA MORAL”, POR CID MONTENEGRO

  • por
Compartilhe esse post

Minha família Montenegro tem uma ligação forte com Recife, meu pai e tios estudaram lá, dois fixaram residência.
José do Rêgo Maciel que empresta seu nome ao estádio Arruda, amigo de tio Ovídio, seus filhos, Marco Antônio e Eduardo Maciel, pessoas queridas.
Ano retrasado fui no apto de Eduardo em Boa Viagem, falei que fui em Brasília visitar o irmão que não me reconheceu, um quadro irreversível. 😪 Terrível alemão Alzheimer.
Ele exerceu todos os cargos que um homem público poderia assumir.
Deputado, presidente do Senado/Congresso, ministro de estado, vice presidente da República e presidente interino.
Só dois, ele e Itamar Franco.
Sempre calmo, atencioso, um gentleman.
Contador de histórias, articulador nato, ótimo de diálogo, bombeiro, desportista e fanático conselheiro do Santa Cruz.
Na inauguração da reforma do estádio ele me convidou, fomos ao camarote do então presidente do Clube, Fernando Bezerra Coelho, ex ministro, hoje senador.
Convidei os amigos Leonardo Arruda e Jussier Santos que não puderam ir.
🤍❤🖤 as cores do Santa,
50 mil pessoas, o Clube das multidões, a Cobra Coral.
Porque bombeiro ?
Pelo respeito, moral, temperamento e credibilidade, qualquer atrito, desavença, só tinha uma solução : ” Chama o Cotonete. “
Assim era chamado carinhosamente pelos amigos, cotonete de elefante, por ser alto, magro e quase careca. Kkk
Uma vez no apartamento do amigo Gustavo Krause na Jaqueira, lá estavam os ex governadores Jarbas Vasconcelos, Joaquim Francisco, senador Sérgio Guerra, quando ele chegou todos se levantaram, uma deferência ao homem, não ao cargo, foi o único, eu estava lá.
Me convidou muitas vezes para ir ao Palácio Jaburu, nunca fui, eu sou assim mesmo.
Almocei e jantei com ele algumas vezes, Spetus em Recife, Piantella em Brasília, seus preferidos.
Sempre elogiava Zé Agripino, ACM, Krause e Jorge Bornhausen que ele chamava de alemão.
Dizia que ele era só um colaborador do PFL, quanta simplicidade de lembrar São Francisco que originou a palavra Franciscana.
Me contou detalhes da criação da Frente Liberal, conversas com Tancredo, Sarney, Aureliano Chaves e não foi fácil deixar o PDS, antiga Aliança Renovadora Nacional, que inclusive o nomeou governador.
Sem ele talvez a aliança não tivesse sida concretizada.
Ele nos deixa fisicamente aos 80 anos, vai deixar saudades, um legado para todas as gerações.
A dona Ana Maria, aos filhos Gisela, Cristiana e meu amigo João Maurício : Quanto orgulho Pernambuco tem de ter tido um filho como o pai de vocês, amigo inseparável da probidade, o Brasil de um patriota estadista.
Marco Antônio de Oliveira Maciel, ou simplesmente Marco Maciel, muito obrigado pela amizade, atenção e carinho que sempre dedicou aos Montenegro.
Identifico seu pai João com duas palavras :
” RESERVA MORAL. “
Você perdeu um pai, o Brasil perdeu um filho, o Santa Cruz perdeu um torcedor apaixonado, a política perdeu um baluarte, a honestidade perdeu um fiel seguidor entre tantos outros perdedores.
Só teve um vencedor, a história, que ganhou um ilustre e eterno personagem.
Três letras que você sempre pregou na terra : PAZ, descanse nela.
Amém.🙏


Compartilhe esse post

MOTOCIATA CONTRA DORIA

Compartilhe esse post

Motociata contra Doria

Mais cedo, o governo de São Paulo autuou Bolsonaro e seu filho Eduardo por não usarem máscara no ato

Jair Bolsonaro interrompeu a ‘motociata’, no início desta tarde, por cerca de 20 minutos para interagir com seus apoiadores na Rodovia dos Bandeirantes.

No momento em que os motociclistas começaram a xingar o governador João Doria, o presidente “reagiu com gestos com as mãos, como se regesse o coro”, diz o UOL.

Como publicamos mais cedo, o governo de São Paulo autuou Bolsonaro e seu filho Eduardo por não usarem máscara no ato. O ministro da Infraestutura, Tarcísio de Freitas, também foi multado.

*Informações de O Antagonista.


Compartilhe esse post

‘MOTOCIATA’ DE BOLSONARO REÚNE MILHARES EM SÃO PAULO

  • por
Compartilhe esse post

Motociata de Bolsonaro reúne milhares em São Paulo
Foto: Reprodução/ CNN Brasil

A manifestação bolsonarista irá terminar no obelisco do Ibirapuera

Na manhã deste sábado (12), milhares de motociclistas participam da chamada “motociata” com o presidente Jair Bolsonaro. Intitulada “Acelera para Cristo”, a manifestação bolsonarista teve início na região de Santana, na zona norte de São Paulo, e irá terminar no obelisco do Ibirapuera

De acordo com a Secretaria Estadual da Segurança Pública, cerca de 6,3 mil policiais foram mobilizados para trabalhar no acompanhamento do ato.

Ao chegar na concentração do ato, na praça Campo de Bagattele, o presidente, sem máscara, gerou nova aglomeração e posou para selfies com apoiadores.

Na última quinta-feira,  Bolsonaro afirmou que Marcelo Queiroga vai assinar um parecer desobrigando quem já foi infectado por Covid, ou vacinado, de usar máscara.

*Com informações de O Antagonista.


Compartilhe esse post

DE OLHO EM 2022, MEMBROS DO PSDB/RN SEGUEM CAMINHOS OPOSTOS

  • por
Compartilhe esse post

Dep. José Dias, Dep. Raimundo Fernandes, Dep. Tomba Farias
Dep. José Dias, Dep. Raimundo Fernandes, Dep. Tomba Farias

O cenário partidário do Rio Grande do Norte sempre se deparou com legendas que se transformam em abrigos para políticos que almejam uma conveniência insipiente e momentânea.

Já vimos o PP passar por esse movimento, PSB, PMN e mais recentemente o PSD. Assim como crescem por circunstancialmente, eles se deterioram a cada aproximação de novas eleições e escolhas de caminhos diferentes por seus integrantes.

O mais recente “ninho” que passou por um crescimento substancial e que agora corre o risco de rachar é o do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Nos últimos meses foi aberta uma cizânia provocada, principalmente, pelas discussões envolvendo as eleições de 2022 entre os tucanos potiguares.

Um dos principais atores no processo de fratura partidária é o deputado estadual Tomba Faria, que tem pretensões de lançar a própria candidatura para o governo estadual. O sonho do ex-prefeito de Santa Cruz, no Agreste potiguar, de disputar as eleições ainda não encontrou consenso na legenda.

Ele é um articulador do requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). O intuito é investigar os gastos do Governo Estadual na pandemia.

A CPI é vista, por integrantes da bancada da situação, como uma espécie de “termômetro” para a disputa eleitoral. Caso seja instalada, a comissão pode elevar a temperatura contra a governadora – faltando pouco mais de um ano para as eleições do próximo.

É apostando nisso que Tomba Farias, que disse que não pretende participar da comissão, almeja disputar a cadeira de governador. Embora Tomba já fale abertamente sobre esse desejo, o PSDB, partido ao qual é filiado, ainda não oficializou um nome e, segundo o deputado estadual Raimundo Fernandes, ainda não houve qualquer discussão sobre quem irá disputar a vaga.

Para Fernandes, não basta apenas o desejo de concorrer ou ser escolhido pelo partido, para ele “é preciso ser cotado pelo povo”. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Agora Sei, publicada ainda no início de maio, Tomba Farias tem 4,7% das intenções de voto para o governo estadual.

As diferenças dentro do PSDB ainda ganharam novo fôlego com um movimento nacional que desagradou o tucanato potiguar. De acordo com o deputado José Dias, “muitos filiados devem sair [do partido]. Eu sou um deles”.

Segundo ele, a aproximação de Fernando Henrique Cardoso com o ex-presidente Lula desagradou boa parte da sigla. Adversários históricos, FHC e Lula almoçaram juntos no dia 12 de maio, na casa do ex-ministro Nelson Jobim. Dias depois, Fernando Henrique afirmou que num possível segundo turno em 2022 ele votaria “até em Lula”. A declaração não foi bem recebida.

O presidente nacional do partido, Bruno Araújo, assinou uma nota demonstrando preocupação que o encontro pudesse enfraquecer um possível candidato do PSDB à presidência.

“Esse encontro ajuda a derrotar Bolsonaro, mas não faz bem a um potencial candidato do PSDB. Nossa característica é saber dialogar, inclusive com adversários políticos. De toda forma, precisamos evitar sinais trocados aos nossos eleitores.

O partido segue firme na construção de uma candidatura distante dos extremos que se estabeleceram na democracia brasileira”, escreveu Araújo.

Fonte: Novo Notícias.


Compartilhe esse post

AGRIPINO: “COM MARCO MACIEL SE VAI UM PEDAÇO DA MELHOR POLÍTICA DO BRASIL”

  • por
Compartilhe esse post

Morreu neste sábado o ex-vice-presidente da República Marco Maciel |  Agência Brasil

Renovadores da política à época, o ex-prefeito de Natal, ex-governador e ex-senador da República José Agripino teve uma convivência muito próxima com o também ex-senador da República Marco Maciel, que faleceu na madrugada de hoje, sábado,12, aos 80 anos. Atendendo ao pedido do www.blogtuliolemos.com.br, Agripino gravou esse depoimento em que presta a sua homenagem a um dos expoentes da política em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil:

Confira o vídeo:

Marco Maciel foi um dos mais completos políticos com quem eu convivi; olha que eu convivi com muitos políticos ao longo de 40 anos. Marco Maciel para Pernambuco foi quase tudo. O maior símbolo de crescimento é o Porto de Suape, o aeroporto de Recife que faz hub de companhias aéreas com o resto do Brasil e resto do mundo. Ambas obras de Marco Maciel para não falar em outras tantas.

Foi vice-presidente da República, foi senador, governador, deputado federal, presidente da Câmara, ele foi muita coisa neste país, mas, acima de tudo, ele foi um atencioso, um homem probo acima de qualquer suspeita, um estudioso das boas causas, ele se dedicava às melhores causas da política; e, do ponto de vista da prática política, ele foi um operoso profissional: Marco Maciel dormia pouco e trabalhava muito, produzia bastante e produzia bem. Por essa razão é que eu digo sem medo de errar: com Marco Maciel se vai um pedaço da melhor política do Brasil.

Fala-se muito em nova política, a má política, a boa política… se existe um símbolo da boa política é Marco Maciel e, infelizmente, ele se vai. As minhas sentidas homenagens ao Estado de Pernambuco, que perde a sua melhor expressão contemporânea e a Anna Maria e aos filhos.

Perfil Maciel

Até hoje é citado por políticos dos mais variados partidos como modelo ideal de vice, aquele que jamais cobiçou o lugar do presidente. Foi senador por Pernambuco por 16 anos, governador do Estado, ministro da Educação no governo do presidente José Sarney e presidente da Câmara dos Deputados. É autor de frases repetidas até hoje. Uma delas: “Tudo pode acontecer, inclusive nada”.


Compartilhe esse post

MORRE, AOS 80 ANOS, O EX-VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA MARCO MACIEL

  • por
Compartilhe esse post

Imagem

Na madrugada deste sábado (12), o ex-vice-presidente da República Marco Maciel morreu, aos 80 anos. Ele estava internado no hospital DF Star, em Brasília, devido a complicações após ficar internado por causa da Covid-19, em março, de acordo com familiares.

O ex-presidente deixa a mulher, Anna Maria, e três filhos.

Segundo o genro de Maciel, Joel Braga, uma semana depois de sair do hospital, ele teve uma infeção e precisou voltar para o hospital. A infecção se espalhou pelo corpo e ele acabou tendo falência múltipla dos órgãos.

Marco Maciel foi deputado, governador de Pernambuco, senador e vice-presidente da República de 1995 a 2003, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Depois, foi senador de 2003 a 2011.

Ele sofria de Alzheimer desde 2014 e, no início de março, foi internado por causa da Covid-19. O ex-vice-presidente chegou a ser entubado.

O sepultamento está marcado para as 17h no Campo da Esperança, em cerimônia restrita devido a pandemia. A partir das 14h30 também haverá o velório, no Salão Negro do Senado, cerimônia também restrita à familiares.

Na conta oficial do Democratas, o partido de Marco Maciel, divulgou um lamento do ex-ministro da Educação Mendonça Filho.

*Informações do Metrópoles.


Compartilhe esse post

CURTINHAS DO BLOG NESTE SÁBADO (12)

  • por
Compartilhe esse post

ARRUMAÇÃO

A possibilidade de aliança do MDB de Garibaldi Filho com o PT de Fátima Bezerra terminou provocando certo ‘alvoroço’ interno nas legendas partidárias, que estavam em silêncio de observação e passaram a se mexer. Começam as articulações e as arrumações para 2022.

ALIADOS

Está cada vez mais fortalecida a aliança nacional entre PT e MDB. A nova safra que integra a cúpula do MDB Nacional está em conversas adiantadas para apoiar a candidatura de Lula para presidente.

CEARÁ

No vizinho Estado do Ceará, o governador Camilo Santana, do PT, não vai lançar candidato do partido ao Executivo. Ele será candidato ao Senado e irá apoiar para governador, Eunício Oliveira, do MDB. Situação semelhante pode ocorrer no RN.

PESQUISA

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, não tem ‘engolido a corda’ de alguns para ser candidato ao Governo do RN em 2022. Para evitar ser tragado pela natural vaidade, ele já chegou a pedir para não inserir seu nome em pesquisa eleitoral para o próximo ano.

PRESSÃO

Apesar de dizer insistentemente que não é candidato em 2022, Álvaro Dias tem recebido pressão de aliados para ser o cabeça de chapa da oposição contra Fátima Bezerra. O pai de Adjuto tem resistido bem às pressões. Ninguém sabe até quando.

MANDATO

Álvaro Dias já ficou sem mandato e sabe como é o tratamento da classe política para quem não tem mandato eletivo. Já dizia um deputado das antigas na Assembleia: “Quando você está sem mandato, nem o vento bate nas costas.”

INTERIOR

O deputado Estadual Ezequiel de Souza, aos poucos tem voltado ao interior. Começou a se mexer. O presidente da Assembleia busca visibilidade para tentar emplacar seu nome na chapa majoritária. Só ainda não escolheu o lado. E nem está com pressa.

GARIMPANDO

Quem também está circulando pelo interior é o ex-governador Robinson Faria. Na verdade, essa sempre foi uma prática do pai de Fábio, de garimpar voto diretamente no eleitorado interiorano.

CORTEJADO

O lugar de vice na chapa de Fátima Bezerra é extremamente cortejado. Principalmente pelo fato de que, quem ocupar a vaga em caso de vitória da filha de Dona Luzia, assumirá o Governo quando a irmã de Tetê renunciar para ser candidata ao Senado lá na frente.

ENTENDIMENTO

Os ministros Fábio Faria e Rogério Marinho ainda não definiram posição na chapa majoritária da oposição. O problema é que ambos querem a vaga de Senador. E só tem uma. Mas haverá entendimento entre o filho de Robinson e o de Valério.

SEM COLIGAÇÃO

Ventos de Brasília afirmam que não haverá mudança na legislação eleitoral e que a eleição do próximo ano será novamente sem coligação proporcional. Assim sendo, haverá renovação na bancada do RN em Brasília. Nem todos voltam.

GESTO

Governistas não querem pressionar, mas aguardam gesto de desprendimento do vice-governador Antenor Roberto e do senador Jean Paul Prates. Afinal, Fátima Bezerra precisa das duas vagas para ampliar seu palanque e garantir sua reeleição.

PASSADO

Em 1990, Geraldo Melo era governador do Estado. Seu vice era Garibaldi Alves. Se Geraldo renunciasse para concorrer ao Senado, o avô de Waltinho seria governador e tornaria Garibaldi Filho inelegível. Geraldo teve um gesto de desprendimento e sacrificou seu futuro político. Ficou no cargo até o fim e Garibaldi Filho foi eleito senador.

TÁXI

No momento em que se cria alternativas para incrementar a renda familiar, o prefeito Álvaro Dias sancionou a Lei 7151/2021 que autoriza aos mais de 1.000 táxis de Natal a utilizarem publicidade em seu interior. A publicidade pode ser afixada no vidro traseiro e nos encostos de passageiros do veículo.

TÁXI II

Com a nova lei entrando em vigor, surgem novas alternativas de criação para as agências de publicidade e a oportunidade de entrar um $$$$ a mais no bolso dos taxistas, que por sua vez enfrentam uma concorrência com os veículos que usam aplicativos. O vereador Raniere Barbosa vibrou com a aprovação da Lei 7151/2021.

PROIBIÇÃO

Não foi dito como acontecerá a fiscalização pelo interior do Estado, mas o decreto governamental do ano passado continua valendo para este ano de 2021 e assim continua a proibição do acendimento de fogueiras e solta de fogos para se comemorar o São João.

PROIBIÇÃO II

Mesmo quebrando uma das maiores tradições nas comemorações das festividades juninas, o decreta estadual tem o objetivo de minimizar o número de queimaduras proveniente das fogueiras e da solta de fogos e rojões. E também evitar aglomerações.

VACINAS

Enquanto na Capital do Estado as autoridades sanitárias ampliam a faixa etária para receber as vacinas contra a COVID-19, os Postos de Atendimento para a aplicação de imunizantes, até esta sexta-feira, ainda não tinha chegado a 40% da população estimada.
O que é que tá havendo?

POLÍTICA

O movimento parte da Região Oeste. É que o jornalista Gilberto de Souza, um dos mais credenciados na região, ao comentar o exercício feito pelo blog Túlio Lemos, sobre a possibilidade do ex-deputado estadual, ex-prefeito de Natal, ex-governador, ex-ministro e ex-senador Garibaldi Filho vir compor a chapa PT/PMDB, com Fátima Bezerra sendo a cabeça de chapa para a renovação de seu mandato, mostra outra alternativa.

POLÍTICA II

Em sua avaliação, Gilberto mostra o valor de Garibaldi, reconhece que o MDB pode coligar com o PT na corrida sucessória do próximo ano, mas lembra que o partido fundado por Aluízio Alves pode ter um Plano B e recorrer ao nome do prefeito Alan Silveira, de Apodi, para ser o companheiro de chapa de Fátima Bezerra na tentativa de renovar o seu mandato, deslocando Garibaldi Filho para disputar o Senado Federal

VOOS ALTOS

A Emprotur está anunciando que a partir do próximo mês de julho a empresa aérea LATAM estará incrementando o número de voos para o RN em cerca de 60%.
A previsão foi garantida pela companhia aérea Latam Airlines em reunião com a Secretaria de Turismo do RN e a Empresa Potiguar de Promoção Turística. De julho a setembro, o Aeroporto “Governador Aluízio Alves” receberá 743 voos.

ASSEMBLEIA

Na próxima segunda-feira, 14, será lembrado o Dia Mundial do Doador de Sangue e a Assembleia Legislativa vai lançar uma campanha através da TV Assembleia e pelas redes sociais, com as hashtags #DOESANGUEHOJE e #COMPARTILHEVIDA.
A necessidade de doação de sangue no Brasil é alarmante, pois a cada 15 minutos uma pessoa precisa de sangue. A campanha foi produzida pela Execom Propaganda.

FIDELIDADE

Enquanto em menos de 20 dias o presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira (PSDB) fez juras de apoio à candidatura do ministro Rogério Marinho que no ano passado abandonou o seu partido, ainda não se ouviu nenhuma manifestação do mesmo deputado quanto a candidatura de Fátima Bezerra à reeleição. E olhem que Ezequiel é juramentado apoiador da gestão da irmã de Tetê.

FIDELIDADE II

O deputado Ezequiel também é presidente estadual do PSDB. O deputado estadual José Dias desabafou que estava incomodado por estar no PSDB. O veterano deputado estaria incomodado com o seu partido ou com os atos do presidente de seu partido em nível estadual? O que é que tá havendo?

MORTES

Até ontem, em dados revelados pela Universidade Johns Hapkins, já morreram por Covid 3 milhões, 774 mil e 561 pessoas em todo o mundo.

SPUTNIK V

Enquanto o Rio Grande do Norte e outros Estados do Nordeste correm atrás de comprar a vacina SPUTNIK V, o Consórcio Brasil Central, formado pelos Estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal, desistiu de realizar a compra da mesma vacina por meio da chamada Importação Excepcional Temporária, concedida pela ANVISA.

PESQUISA

Uma pesquisa realizada entre os americanos confirma que 87% dos entrevistados que adotaram o teletrabalho durante a pandemia desejam continuar no regime pelo menos uma vez por semana. Alguns executivos, porém, mostraram-se intransigentes.

INFANTIL

A Câmara Municipal de Natal apreciou a proposição da vereadora Júlia Arruda (PC do B) e aprovou o Dia Municipal Contra o Trabalho Infantil que será comemorado no dia 12 de Junho. Na Assembleia Legislativa, a deputada Isolda Dantas (PT) trata da campanha de prevenção e erradicação do Trabalho Infantil no Rio Grande do Norte.

MP ELEITORAL

A Promotoria de Justiça Eleitoral da Comarca de Parnamirim ofereceu denúncia contra os vereadores Wolney França, presidente do legislativo municipal e o vereador Iran Guedes. O processo investigatório correu ema segredo de justiça perante a Comarca Eleitoral de Parnamirim.

MP ELEITORAL II

Após o conjunto probatório a promotoria ofereceu a denúncia que está conclusa para decisão de pronúncia diante da 50ª Zona Eleitoral da Comarca de Parnamirim.
Processos do gênero costumam ser tipificados como crimes Eleitorais, corrupção Eleitoral e crimes contra o sigilo ou o exercício do voto.

GARIS

Finalmente, os garis da Companhia de Serviços Urbanos de Natal – URBANA conquistaram o benefício que reivindicavam há meses: a vacinação contra a COVID-19.
Expostos à doença muito mais que outras categorias que já conseguiram a imunização, os garis da Urbana estão sendo vacinados neste sábado, sem prejuízo para a coleta domiciliar.


Compartilhe esse post

EX-SECRETÁRIO DE ESPORTES PODERÁ SER CANDIDATO A PRESIDENTE DO ABC

  • por
Compartilhe esse post

A eleição para escolher a nova diretoria do ABC Futebol Clube vai acontecer somente em novembro, mas as articulações em relação a possíveis candidaturas, já começaram.

O ex-secretário de Esportes de Natal, Dudu Machado, tem sido estimulado a disputar a presidência do Alvinegro. Ele ainda não definiu se será ou não candidato, mas colocou seu nome à disposição e já mantém conversas com possíveis aliados.

Na manhã desta sexta-feira, Dudu Machado tomou um café com o ex-deputado e ex-presidente do ABC, Rui Barbosa; e com o conselheiro Cid Montenegro. No cardápio, a candidatura de Dudu para gerenciar o time da Frasqueira.

O ABC enfrenta complicações em sua vida financeira por causa de decisões da Justiça Trabalhista. Quando consegue receita extra, fruto de classificação em alguma competição, a Justiça determina o bloqueio dos recursos, como aconteceu essa semana, quando o TRT determinou bloqueio de mais de 1 milhão de reais para quitar dívidas com mais de 40 pessoas, entre ex-atletas do clube e ex-funcionários.

Dudu Machado afirma que está aberto para conversar com todos para buscar um consenso em torno da nova diretoria do ABC.


Compartilhe esse post

LUIZ ALMIR PODERÁ SER CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL OU FEDERAL

  • por
Compartilhe esse post

O comunicador Luiz Almir, que obteve mais votos do que 17 vereadores eleitos em Natal e ficou de fora da Câmara, está sendo estimulado a ser candidato a deputado na eleição do próximo ano.

O ex-vereador e ex-deputado Estadual ainda não sabe se irá concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal.

LUIZ ALMIR QUASE ERA PREFEITO DE NATAL

Em 2004, gozando de alta popularidade na capital do Estado, pelo seu estilo de conversar com a população, Luiz Almir foi candidato a prefeito de Natal. E deu trabalho.

Wilma de Faria era governadora do Estado e montou a chapa de Carlos Eduardo para prefeito e Micarla de Sousa como vice. A aliança reuniu 13 partidos políticos contra o seresteiro.

Carlos Eduardo no exercício do mandato, bem avaliado, com a força da máquina; Micarla uma jornalista respeitada com grande credibilidade, popularidade e carisma. E Wilma de Faria com a força total do Governo do Estado para garantir a vitória do candidato de seu partido, o PSB. Esse era o conjunto para enfrentar a candidatura do comunicador.

Luiz Almir fez uma campanha com apenas dois partidos políticos e sem recursos financeiros. Levou a campanha no ‘gogó’, fazendo discursos e caminhadas. Foi acolhido pelo povão e rejeitado por uma parcela da classe média, que não admitia um candidato sem origem familiar de prestígio político e falando a linguagem do povo, ser prefeito de Natal.

Foi nessa eleição, que Luiz Almir, sempre irreverente, passou a chamar Carlos Eduardo de ‘Boneco de Olinda’ e o povo gostava. Ele conseguiu levar para seu palanque os Alves e os Maia, recebendo o apoio dos senadores José Agripino e Garibaldi Filho, além de Geraldo Melo.

Nesse pleito, Fátima Bezerra, que hoje governa o RN, também foi candidata à Prefeitura de Natal. Luiz Almir teve quatro vezes mais votos do que Fátima. Enquanto o seresteiro obteve 112 mil votos, a professora chegou somente a 27 mil votos.

Luiz Almir marcou posição pela luta em defesa de benefícios para a Zona Norte de Natal. Desde a construção do viaduto até o sonho da Ponte Forte Redinha, tudo que ocorreu na ZN, teve a participação do seresteiro comunicador. Ele assumiu a defesa de uma região da capital que sempre havia sido marcada pelo preconceito e abandono por parte do poder público.

DEPUTADO ESTADUAL

Em 2006, Luiz Almir foi eleito deputado Estadual com mais de 30 mil votos, ficando à frente de nomes já consolidados como José Dias, Getúlio Rêgo e Fernando Mineiro.

Depois da eleição para a Assembleia, Luiz Almir oscilou entre os mandatos de vereador e deputado Estadual.

No pleito do ano passado, tentou renovar o mandato de parlamentar municipal. Obteve quase 4 mil votos, superando 17 vereadores eleitos, mas ficou de fora por conta do coeficiente eleitoral.

ELEIÇÃO 2022

Atualmente, Luiz Almir apresenta um programa na madrugada na rádio 96 FM e também um programa na Band TV, ambos com grande audiência e participação popular.

Em 2022, o comunicador e cantor poderá voltar a disputar cargo eletivo. Ele poderá ser candidato a deputado Estadual ou Federal.

O blog lança uma enquete para que os leitores respondam a que cargo Luiz Almir deve se candidatar no pleito do próximo ano. Ou não ser candidato e continuar nos meios de comunicação:

LUIZ ALMIR DEVE SER CANDIDATO A:

  • DEPUTADO ESTADUAL (58%)
  • NÃO SER CANDIDATO (25%)
  • DEPUTADO FEDERAL (18%)
Carregando ... Carregando ...

Compartilhe esse post

ROBERTO JEFFERSON TERÁ QUE INDENIZAR MANUELA D’ÁVILA POR CALÚNIA

  • por
Compartilhe esse post

Manuela D’Ávila

O presidente do PTB, Roberto Jefferson, deverá pagar para a ex-deputada do PCdoB, Manuela d’Ávila, indenização por danos morais. A decisão unânime foi tomada nessa quinta-feira (10) pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O valor ainda não foi divulgado. No entanto, o TJ-RS aumentou em dez vezes o valor da indenização que havia sido estabelecido na primeira instância.

A ação movida contra Roberto Jefferson trata-se da “fotomontagem”, uma imagem falsa, de Manuela com camiseta com a mensagem “Jesus Travesti”. O político também a chamou de “anticristo”.

Ainda de acordo com a decisão. Jefferson terá de se retratar publicamente por ter publicado calúnias contra Manuela.

“Uma mentira se espalha muito rápido na internet e quando o presidente de um partido compartilha em suas redes para milhares de pessoas, ele está legitimando a mentira, por isso não pode ficar impune”, disse Manuela nas redes sociais.

“É evidente que o dano moral não repõe a tranquilidade que eu e minha família perdemos, tampouco minimiza os impactos políticos na disputa eleitoral, mas, através do Instituto E Se Fosse Você?, consigo transformar um pouco dessa dor em solidariedade. Recentemente, compartilhei com vocês a doação que fizemos pelo Instituto com o valor da indenização que recebi de um médico que disseminou fake news a meu respeito. São essas ações que quero cultivar! Venceremos!”.

*Com informações do Metrópoles.


Compartilhe esse post

OPOSIÇÃO VAI AO STF CONTRA SIGILO DE 100 ANOS EM PROCESSO DE PAZUELLO

  • por
Compartilhe esse post

Oposição vai ao STF contra sigilo de 100 anos em processo de Pazuello
Foto: Alan Santos/PR

Exército impôs segredo sobre decisão de não punir ex-ministro da Saúde por participar de ato político com Jair Bolsonaro; partidos veem grave ameaça à democracia

Quatro partidos de oposição ao governo de Jair Bolsonaro —PT, PC do B, PSOL e PDT— apresentaram ao STF no início da noite desta sexta (11) ação contra a decretação pelo Exército de sigilo de cem anos no procedimento administrativo disciplinar instaurado contra Eduardo Pazuello, informa Ancelmo Gois.

O ex-ministro da Saúde, general da ativa, foi poupado de punição pelas Forças Armadas depois de participar de um ato político com o presidente, apesar de isso ser vetado pelo regulamento disciplinar do Exército.

Na ação no Supremo, as siglas argumentam que a decretação de sigilo do procedimento e dos fundamentos que o arquivaram viola o direito à informação e a moralidade administrativa, além de representar grave ameaça à democracia.

“O acesso às informações referentes ao processo disciplinar é de interesse público, uma vez que investiga ato político praticado por militar da ativa”, afirmam os partidos signatários.

*Informações de O Antagonista.


Compartilhe esse post

PROJETO CONJUNTO DE TURISMO ENTRE NATAL E FORTALEZA SERÁ LANÇADO NESTA TERÇA (15)

  • por
Compartilhe esse post

Projeto conjunto de turismo entre Natal e Fortaleza será lançado dia 15
Alex Régis/Secom

O projeto de turismo conjunto entre as cidades Natal e Fortaleza será lançado na capital potiguar na próxima terça-feira, no Palácio Felipe Camarão, pelo prefeito Álvaro Dias e pelo secretário de turismo da capital cearense, Alexandre Pereira. Com o objetivo de fortalecer o turismo local, principalmente neste momento de pandemia, o projeto Rota do Sol inclui ainda as praias de Pipa e Canoa Quebrada no roteiro. 


Concebido no final de 2019 para ser lançado no primeiro semestre de 2020, o projeto ficou parado devido à situação de insegurança sanitária atual. Mas com todos os cuidados de biossegurança, será lançado neste mês de junho de 2021.


“Esse é um projeto inovador, pois é a primeira vez que duas capitais se unem para se promoverem juntas, ao invés de disputarem o mesmo turista”, ressalta o secretário do turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira. “No final de 2019, fui a Natal levar a ideia ao secretário Fernando, que não só acolheu, como se entusiasmou com o projeto. Também apresentei a ideia ao ministro do Turismo, Gilson Machado, que manifestou interesse em tornar uma política pública no país”, acrescenta.⁣


Para o secretário municipal de turismo de Natal, Fernando Fernandes, o projeto também vai ajudar a impulsionar a economia que vem sofrendo grandes perdas neste período de pandemia. “Sabemos que o turismo foi o primeiro setor a sentir o impacto da pandemia. Essa ideia surgiu antes de tudo isso, mas hoje vemos que ganhou força, pois há uma demanda maior por viagens internas. Por outro lado, o projeto impulsionará a economia nesses municípios, onde o profissional de turismo está ávido por voltar a trabalhar como antes”, conclui Fernando Fernandes.⁣

Na prática, o projeto consiste em um pacote de viagem incluindo Fortaleza e Natal e as duas praias já citadas. A ideia é que o turista inicie a viagem por uma das capitais e finalize pela outra. De acordo com Alexandre Pereira, o projeto foi inspirado nas experiências dos países europeus, onde é muito comum o turista chegar no continente por um país e sair de lá por outro. ⁣

O projeto também já conta com um roteiro detalhado, com sugestões de passeios bem diversificados, indo do turismo de aventura ao de contemplação, compras, ecologia e balada, entre outros. E prevê ainda a divulgação do produto em feiras, road trips e outros eventos.⁣

O projeto tem como parceiros a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Nacional (ABIH); a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Norte (ABAV);
Foco Operadora de Turismo; o Natal Convention Bureau (NCB); a Prefeitura de Aracati, no Ceará; a Prefeitura de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte; o Sindicato das Empresas de Turismo do Rio Grande do Norte, (Sindetur);  e o Sindicato dos Hotéis, bares e restaurantes (SBHRS). 

Lançamento do projeto Rota do Sol, parceria entre Natal e Fortaleza 
Onde:  Palácio Felipe Camarão, Salão Nobre 
Quando: 15 de junho, terça-feira, às 10h30 

Serviço

Compartilhe esse post

EX-DIRETOR DA ANVISA: “FALTOU COORDENAÇÃO NACIONAL NA PANDEMIA”

  • por
Compartilhe esse post

Nesta sexta-feira (11), o médico sanitarista Cláudio Maierovitch criticou a ação do governo federal no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) defendeu que “nunca houve um plano de contenção de Estado” para mitigar os impactos da crise causada pela Covid-19.

“Era a ideia inicial, antes de a pandemia entrar no Brasil. Isso significaria uma preparação não apenas para as chamadas barreiras sanitárias, de muito baixa eficácia para doenças que têm portadores assintomáticos, mas, especialmente, para detecção rápida, para testagem, para isolamento, para rastreamento de contatos”, explicou.

Maierovitch declarou que o país tinha bagagem para combater a crise sanitária de maneira mais eficiente. “Nós tínhamos experiência para fazer isso no nosso Sistema Único de Saúde em diversas doenças. Sarampo é um dos grandes exemplos, mas temos muitas doenças de natureza semelhante, de transmissão respiratória, que conseguimos controlar na nossa história.”


Compartilhe esse post