Início » Arquivos para 24 de dezembro de 2021, 13:39h

dezembro 24, 2021


AOS LEITORES E LEITORAS

  • por
Compartilhe esse post

Ao mesmo tempo em que desejamos a celebração do nascimento de Cristo com um NATAL DE PAZ e a chegada do ANO NOVO com muita PROSPERIDADE, informamos aos leitores e leitoras que o www.blogtuliolemos está entrando em recesso a partir de hoje, devendo retornar com modificações, a partir do dia 03/01/21, segunda-feira.


Compartilhe esse post

BLOG DE TÚLIO LEMOS DESEJA A TODOS SEUS INTERNAUTAS E SUAS FAMÍLIAS, UM FELIZ NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Hoje, 24 de dezembro de 2021 é a véspera de natal. A noite desta sexta-feira (24.12) tradicionalmente as famílias se reúnem para celebrara o nascimento do menino Jesus, que veio ao mundo divulgar o amor a todos.

Neste clima o blog de Túlio Lemos e toda sua equipe – Túlio Lemos, Bosco Afonso, Nadja, Samuel e Rosinaldo Vieira, desejam a todos que esta noite iluminada seja de muita paz e alegria entre seus familiares e amigos.

O ano de 2021 está chegando ao final e foram momentos ainda de muitos desafios, mas que teve a energia do recomeço seu ponto alto, pois depois de muitas dificuldades em 2020, quando vivemos o auge da pandemia do coronavírus, com o avanço da vacinação este ano, as pessoas puderam aos poucos voltar a vida normal.

E agora vem 2022 promete um avanço ainda maior de retomada da economia, dos serviços e principalmente da vida. Vamos continuar fazendo nossa parte, que é de continuar com os devidos cuidados higiênicos, porque é uma forma de se preocupar não apenas com si próprio, mas com as outras pessoas.

Que a paz, a harmonia e a amizade entre as pessoas seja o mote principal deste ano e que se propaguem cada vez mais entre todos. Mais um feliz natal para todos.


Compartilhe esse post

MINISTÉRIO DA SAÚDE ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE VACINAÇÃO DE COVID 19 EM CRIANÇAS

  • por
Compartilhe esse post

|Site do Ministério da Saúde com a consulta pública sobre vacinação de crianças. Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

O site do Ministério da Saúde (https://www.gov.br/saude/pt-br) abriu a consulta pública para que as pessoas deem suas opiniões sobre a votação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo desta consulta é “informar e reconhecer as dúvidas e contribuições da sociedade científica e da população.

A votação das crianças foi aprovada no último dia 16 de dezembro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A consulta pública no site do Ministério da Saúde prossegue até o dia 2 de janeiro do próximo ano.

Para participar da consulta, basta a pessoa interessada entrar no site do Ministério da Saúde (MS) e logo no topo da página tem um banner para pessoa entrar da consulta. O processo de consulta foi organizado pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, do Ministério da Saúde, que informa o seguinte no site do MS:

1 – Objetivo: O objetivo da Consulta Pública é informar e conhecer as dúvidas da população acerca da vacinação de crianças de 5 a 11 anos, com a finalidade de obter subsídios e informações da sociedade para o processo de tomada de decisões. Tal relevância, no que se refere ao tema de vacinação de crianças nesta faixa etária, se dá por se tratar de público em pleno desenvolvimento e com lacunas ainda no que se refere a custo benefício desta vacinação considerando o cenário epidemiológico e regulatório atual.

2 – Forma de Participação: Poderão participar desta Consulta Pública a população em geral, sendo pessoas físicas ou jurídicas interessadas na matéria. Os participantes poderão fazê-lo analisando os documentos anexos: Minuta do Edital de Chamamento Público; Formulário de contribuições; e o documento com as informações deste Ministério relativas à vacinação contra a covid-19 das crianças de 5 a 11 anos.

Para participar a consulta pública a pessoa tem que informar seus dados pessoais, inclusive CPF, nome completo, data e local de nascimento, entre outros.

Na consulta pública as pessoas respondem as seguintes perguntas:

  • Você concorda com a vacinação em crianças de 5 a 11 anos de forma não compulsória conforme propõe o Ministério da Saúde?
  • Você concorda com a priorização, no Programa Nacional de Imunização, de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades consideradas de risco para COVID-19 grave e aquelas com deficiência permanente para iniciarem a vacinação?
  • Você concorda que o benefício da vacinação contra a COVID-19 para crianças de 5 a 11 anos deve ser analisado, caso a caso, sendo importante a apresentação do termo de assentimento dos pais ou responsáveis?
  • Você concorda que o benefício da vacinação contra a COVID-19 para crianças de 5 a 11 anos deve ser analisado, caso a caso, sendo importante a prescrição da vacina pelos pediatras ou médico que acompanham as crianças?
  • Você concorda com a não obrigatoriedade da apresentação de carteira de vacinação para que as crianças frequentem as escolas ou outros estabelecimentos comerciais?

Segundo especialistas infectologistas, esta consulta pública é desnecessária e só atrasa o combate a pandemia do coronavírus no Brasil. A pesquisadora da Fiocurz, Margareth Dalcolmo, apontou que o “formulário é absurdo no nascedouro” e disse desejar que o “ministério tivesse a grandeza de acabar com essa bobagem”. “Um formulário precisa de metodologia para ser validado”, explicou a cientista. “A opinião pública está sendo levada a uma confusão que não merecia”.

Autorização da Anvisa

A consultora pública do MS foi motivada depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou a aplicação do uso da vacina da fabricante Pfizer para aplicação em crianças com faixa etária entre os 5 e 11 anos de idade, no último dia 16 de dezembro. Mesmo com a autorização da Anvisa, baseada em dados técnicos e científicos, o ministro da Saúde e do presidente Jair Bolsonaro não acharam suficiente para iniciar a vacinação em crianças.

“A presa é inimiga da perfeição e o ministério da Saúde só tomara alguma decisão em relação a vacinação de crianças nesta faixa etária, a partir de 5 de janeiro de 2022.


Compartilhe esse post

CORTEJO NATALINO CELEBRA A CIDADE ATRAVÉS DA CULTURA POPULAR

  • por
Compartilhe esse post

Foto: João Maria Alves

Dias 24 e 25 de dezembro, a partir das 18h30, o entorno da Praça da Árvore de Mirassol abre espaço para o “Cortejo Natalino do Recomeço”. O desfile, com cerca de 200 brincantes, celebra a cidade do Natal através do sagrado, da cultura popular e da ludicidade.

A atração tem direção de Diana Fontes e será dividida em sete alas. A primeira delas apresenta figuras sagradas que envolvem o nascimento do menino Jesus. Em seguida, serão apresentados folguedos populares e logo após, uma homenagem a Câmara Cascudo.

As mulheres potiguares de destaque, como Ana Floriano, Nísia Floresta, Dona Militana, Alzira Soriano, Celina Guimarães e Auta de Souza também têm espaço no desfile. Assim como, a importância de Natal para o mundo na época da Segunda Guerra Mundial, que ocupa uma das etapas do cortejo.

Alegorias, teatro de bonecos e bonecos gigantes completam o desfile com uma homenagem ao lúdico e aos mamulengueiros Norte Riograndenses. A parada artística encerra com a passagem do Papai Noel.

“A cidade nasceu no dia 25 de dezembro, dia da festa mais universal do Ocidente, que marca o nascimento de Jesus e merece uma dupla comemoração, unindo o sagrado e o popular, exaltando nossa cultura e os diversos artistas e personalidades que tanto nos orgulham”, conta Diana Fontes, responsável pelo roteiro e direção do cortejo.

O cortejo tem ainda trilha sonora original criada por Danilo Guanais e produção da BOBOX Produções e conta com o elenco do Presente de Natal, o espetáculo Bye Bye Natal, e dos grupos Bambelô Cajueiro Abalô – Mestre Pedro Piloto, Congos de Calçola – Mestre Pedro Correia, Lapinha do Menino Deus da Vila de Ponta Negra, Grupo Rendeiras da Vila, Boi de Reis do Bom Pastor, Pastoril do Bom Pastor, e alunos da ONG Atitude Cooperação.

A concentração do “Cortejo Natalino do Recomeço” acontece na Avenida Santos Dumont com a Marginal da BR 101 e segue até a Praça da Árvore de Mirassol.

O desfile é uma realização de Diana Fontes Direção e Produção Cultural com patrocínio do Natal em Natal e da Prefeitura do Natal.


Compartilhe esse post

“VOU SANCIONAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, PARA MODERNIZAR A CIDADE”, DISSE O PREFEITO ÁLVARO DIAS SOBRE O NOVO PLANO DIRETOR DE NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Prefeito Álvaro Dias durante sua entrevista ao Bom dia RN apontou como muito0 positivo a aprovação do PDN. Foto: Reprodução/Intertv Csabugi

Durante entrevista nesta sexta-feira (24.12), ao programa Bom Dia RN, da Intertv Cabugi, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, destacou a modernização pela qual a cidade do Natal passará nos próximos anos por conta da aprovação nesta quinta-feira (23.12), na Câmara Municipal do Natal (CMN), da revisão do Plano Diretor de Natal (PDN).

“Inclusive, vou sancionar o PDN e suas novas regras o mais rápido possível”, afirmou o prefeito da capital potiguar, se colocando durante toda a entrevista com muito otimismo por conta da aprovação da revisão das regras que normatizam o uso e ocupação do solo em Natal.

Segundo o chefe do Executivo natalense, o PDN dificultava construções na cidade e fez mais de 300 mil habitantes saírem da capital e irem morar em cidades vizinhas, como por exemplo a região de Nova Parnamirim, em Parnamirim e Ceará Mirim, que nos últimos anos receberam muitos empreendimentos imobiliários, recebendo pessoas que antes moravam em Natal.

“Agora vamos recupera o tempo perdido e recuperar moradores para nossa cidade, disse o prefeito Carlos Eduardo, que destacou a aprovação no novo PDN de permitir construções na orla marítima da cidade. “Era um erro, uma restrição descabida. Agora vamos nos comparar em modernidade a outros cidades como João Pessoa, Recife, Fortaleza. Vamos crescer e se desenvolver, com segurança jurídica e regras claras para o mercado da construção civil e do setor imobiliário”, disse o prefeito.

Como foi a aprovação do novo PDN

Depois de mais de 10 anos de espera, a revisão do Plano Diretor de Natal (PDN) foi aprovado pela Câmara Municipal do Natal (CMN) na manhã desta quinta-feira (23.12). com a votação de 263 emendas aprovadas e 84 rejeitadas, além de 90 retiradas  e 51 prejudicadas durante o processo.

A votação da revisão do PDN foi apreciada pela CMN durou três sessões extraordinárias, tendo sido iniciada na última quarta-feira (21.12). Entre os destaques aprovados, está o aumento do gabarito construtivo em Natal, que agora permitirá construções na capital potiguar de 140 metros de altura na zona adensável da cidade. Antes era de no máximo 90 metros de altura.

Na Redinha, por exemplo, o PDN agora permite construções de até 60 metros de altura e na Praia do Meio, até 30 metros, além da permissão para construções na área da Via Costeira.

Com informação do G1 RN e redação do blog de Túlio Lemos


Compartilhe esse post

CHICO CÉSAR É DIAGNOSTICADO COM COVID-19 E SHOW DO CANTOR NA REABERTURA DO FORTE DOS REIS MAGOS É CANCELADO

  • por
Compartilhe esse post

Chico César pega covid e não vem mais para reabertura do Forte dos Reis Magos. Foto: Cifra Club

O show do cantor Chico César, que estava marcado para acontecer neste sábado (25.12), a partir das 20h, marcando a reabertura do Forte dos reis Magos, na praia do Forte, foi cancelado. O artista paraibano foi diagnosticado com covid-19 e agora ficará de quarentena para se recuperar.

A informação foi divulgada nesta sex-feira (24.12) pela Fundação José Augus..to (FJA), responsável pela administração do forte. Sobre esta questão, a assessoria do cantor divulgou q.ue ele “encontra-se bem disposto, isolado em sua residência em São Paulo, acompanhado e orientado à distância por seu médico”.

Apesar do cancelamento do show de Chico César, a FJA decidiu manter a prog.ramação de eventos que marcam a reabertura do Forte dos Reis Magos e que é a seguinte:.

Programação de reabertura neste sábado (25.12).

15h – Solenidade oficial de reabertura

16h30 – Apresentação da Camerata de Vozes do R.N

Homenagem do cantor Paulo Tito à canção “Serenata do Pescador (Praieira)”

Abertura da exposição “Forte dos Reis Magos – Ce.nário da Nossa Cultura” com artefatos históricos

Abertura da mostra fotográfica sobre a restauraçã.o do Forte

Largo da Praia do Forte.

18h – Banda Perfume da. Gardênia & Tributo a Natal com artistas convidados (Babal, Krhystal, Nara Costa, Laryssa Costa, Alan Persa, Alexandre Piter e Debinha Ramos)

20h – Show com cantor e compositor Chico César (cancelado)

*Entrada gratuita com uso obrigatório de máscara e passaporte vacinal.

Com informações do G1 RN


Compartilhe esse post

PREFEITURA DO NATAL E GOVERNO DO RN DECRETAM PONTO FACULTATIVO NOS DIAS 24 E 31 DE DEZEMBRO

  • por
Compartilhe esse post

Prefeitura do Natal e Governo do RN terão ponto facultativo nas festividades do Natal e ano novo de 2021. Fotos:
Manoel Barbosa/Prefeitura do Natal – Cadorn/Governadoria

O expediente da Prefeitura do Natal e do Governo do RN neste período de final de ano terá ponto facultativo nesta sexta-feira (24.12), véspera de natal e na sexta-feira (31.12), quando se celebra o réveillon e a chegada de 2022.

O Decreto n° 12.406, foi publicado no Diário Oficial do município do Natal desta segunda-feira (20.12), e, de acordo com o artigo 55, inciso IV, da Lei Orgânica do Município do Natal, será ponto facultativo nas repartições públicas da Administração Municipal Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional.

O Decreto determina ainda que aos dirigentes dos órgãos e entidades cabe fazer observar o funcionamento dos serviços essenciais nas respectivas áreas de competência nestes dias.

Já o Decreto n° 30.338, de 30 de dezembro de 2020, determinou as datas de pontos facultativos do Executivo estadual para o não de 2020, incluindo o período do natal e ano novo.

O governo estadual também reforça que a medida, no entanto, não vale para os serviços de áreas consideradas essenciais como saúde e segurança pública, que não podem ser paralisados ou interrompidos.

Ponto facultativo

Como o nome já diz, o ponto facultativo é algo que se faculta, ou seja, é optativo, algo que se pode escolher, representando uma data em que o trabalho é opcional e decidido se  ocorrerá ou não pelos gestores públicos.

Na prática, excetuando-se os serviços essenciais como os de saúde e segurança, por exemplo, já virou uma tradição de muitos serviços públicos que não são considerados essenciais, não funcionarem e os servidores serem dispensados para se prepararem para festividades do natal e révellion.

Deixando o jeitinho brasileiro de lado, que aproveita todas as oportunidades para ter  uma folga do trabalho, venhamos e convenhamos e resgatemos este espírito de paz do final do ano, afinal é natal, data de comemorar a paz e a alegria entre todos.

Com informações da Prefeitura do Natal e Governo do RN


Compartilhe esse post

NOTÍCIA-CRIME É APRESENTADA CONTRA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA E MINISTRA DA SAÚDE

  • por
Compartilhe esse post

Presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tiveram notícia-cirme contra eles por serem contra a vacinação de crianças. Foto: Adriano Machado/Reuters

Um grupo de parlamentares do Congresso Nacional apresentaram uma queixa-crime contra o presidente da República Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Os dois são acusados de crime de prevaricação, consiste em retardar, deixar de praticar ou praticar indevidamente ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal., além de ser acuado de incitação ao crime.

A deputada Tabata Amaral (PSB – SP), o secretário de Educação do Rio de Janeiro, Renan Carneiro e o senador Alessandro Vieira, se basearam para apresentar a notícia-crime contra os dois, o fato da insistência da recusa na vacinação de crianças dos 5 aos 11 anos contra a convid-19.

Eles entraram com a notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira (22.12), alegando ações ‘deliberadas e coordenadas para retardar’ a inclusão da vacina contra Covid-19 para crianças no Plano Nacional de Imunização (PNI), gerando ‘atraso na definição da estratégia de campanha de vacinação, logística, aquisição, distribuição e monitoramento do processo como um todo’.

Um dos principais motivos apontados pelos três está a decisão do Governo Federal de lançar uma consulta pública pela internet pelo Ministério da Saúde para que a população deixe sua opinião sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Eles colocam que existe a Anvisa, que já deu informações técnicas, embasadas na ciência e que possui vários especialistas extremamente preparados para analisar com propriedade a questão, ao contrário da consulta pública, que se baseia na opinião de pessoas leigas, sem conhecimento técnico. Segundo o grupo, “não é razoável impor caráter populista às decisões administrativa.

“A competência para aprovação do uso de determinado imunizante cabe à Anvisa, e não à população em geral por meio de consulta pública, tampouco ao Presidente da República que não possui a expertise técnica fundamental para a tomada de decisão de tamanha importância”, completa o grupo.

Já o deputado federal Reginaldo Lopes (PT- MG), entrou com outra notícia contra o presidente Bolsonaro, também no STF, por incitação e ameaças contra os servidores das Agência Nacional de Vigilância Santária (Anvisa), que aprovou a vacina Comirnaty da Pfizer, para crianças.

Após a declaração de Bolsonaro, servidores da Anvisa denunciaram uma escalada nas ameaças. A Polícia Federal concluiu um primeiro inquérito sobre o assunto, envolvendo e-mail com ameaças de morte enviadas a diretores da autarquia no final de outubro. O responsável pela mensagem foi denunciado pelo Ministério Público Federal.

Com informações da Tribuna do Norte


Compartilhe esse post

DADOS DO CAGED APONTAM QUE O RN TEVE 3,2 MIL NOVAS VAGAS DE EMPREGO EM NOVEMBRO

  • por
Compartilhe esse post

O mês de novembro de 2021 gerou mais de três mil novos empregos no RN. Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Os dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged) apontam que o Rio Grande do Norte (RN), teve uma geração de cerca de 3,2 mil vagas de empregos com carteira assinada. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (23.12). No acumulado dos onze meses de 2021, foram gerados no RN 33.613 postos de trabalho.

As 3,2 mil vagas geradas em novembro de 2021 são calculadas a partir das diferença entre 15.072 contratações e 11.837 demissões, totalizando 3.235 oportunidades para os trabalhadores potiguares.

Apesar de ser um número positivo, estes dados representam uma sequência de queda. Isso porque no mês de outubro deste ano foram abertas 3.524 vagas e em setembro foram 6.280.

Neste 11 meses, em todo o RN foram gerados 176.937 empregos, enquanto foram gerados 143.324 demissões, com um saldo positivo de 33.613. Este resultado se deveu principalmente a área de serviços, com 14.588 vagas novas e em segundo lugar o setor de comércio com 7.623 vagas. Em comparação ao ano de 2020, que teve um saldo negativo de 3.160 demissões.

Entenda o Caged

O Caged foi criado pelo Ministério do Trabalho E Emprego, do Governo Federal. como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

É utilizado pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.

Este cadastro serve, ainda, como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.

Com informações da Tribuna do Norte


Compartilhe esse post

FORTE DOS REIS MAGOS É REABERTO DEPOIS DE TRÊS ANOS FECHADO, COM SHOW DE CHICO CÉSAR

  • por
Compartilhe esse post

Forte dos ReisMagos antes e depois da reforma, com diferença da imagem da esquerda para a da diretia de três anos. Foto: Canindé Soares

O principal monumento da história da cidade do Natal e do Rio Grande do Norte, será reaberto ao público a partir deste sábado (25.12) a partir das 15h. O evento também terá uma apresentação especial do cantor paraibano Chico César. Depois da inauguração oficial a população de Natal, turistas e visitantes poderão visitar o forte todos os dias, no horário das 9h às 16h.

As obras de reforma do Forte dos Reis Magos foram concluídas no mês de outubro passado. No entanto, só foi possível reabrir agora porque ainda faltava o Habite-se, um documento expedido pela Prefeitura do Natal e que  basicamente, atesta a conclusão de uma obra. Também conhecido como Auto de Conclusão de Construção, Auto de Vistoria ou Alvará de Construção, o Habite-se se trata de uma certidão, que mostra que o bem imóvel fora construído de acordo com todas as exigências que a lei estabelece.

Além do Habite-se, também foi preciso esperar a liberação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), um documento oficial emitido pelo Corpo de Bombeiros, onde diz que o local foi vistoriado e está dentro das normas de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação e no PPCI (Plano de Prevenção e Combate de Incêndios).

A reforma

As obras de restauração do Forte dos Reis Magos teve investimentos de R$ 4,3 milhões com recursos do Governo do RN, através do Projeto Governo Cidadão, que viabilizou um empréstimo junto ao Banco Mundial, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Fundação José Augusto (FJA), com fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As obras abrangeram a reforma das paredes e coberturas, pintura, corrimões nas escadarias, instalações elétricas e sanitárias, assoalhos, piso e teto novos, acessibilidade para pessoas com deficiência, sistema de prevenção e combate a incêndio, readequação da passarela de acesso, das salas de exposição e das lojinhas. Além disso a fortificação dispõe uma estação compacta para tratar água e esgoto dos banheiros.

História do Forte dos Reis Magos

O Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica localizada na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. É administrada pela FJA.

forte foi o marco inicial da cidade, fundado em 25 de dezembro de 1599, no lado direito da barra do rio Potengi (hoje próximo à Ponte Newton Navarro). Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598dia de Reis pelo calendário católico.

Tombado em 1949, o Forte esteve sob administração da FJA até 2013, quando passou para o Iphan. A última obra de recuperação ocorreu há mais de 15 anos.

Em maio de 2017, o Forte retornou à gestão do governo estadual com uma cessão inicial de 20 anos, após quatro anos sob a administração do Iphan. A condição em que o prédio foi entregue obrigou o início do processo de restauração.

Programação de reabertura neste sábado (25.12)

15h – Solenidade oficial de reabertura

16h30 – Apresentação da Camerata de Vozes do RN

Homenagem do cantor Paulo Tito à canção “Serenata do Pescador (Praieira)”

Abertura da exposição “Forte dos Reis Magos – Cenário da Nossa Cultura” com artefatos históricos

Abertura da mostra fotográfica sobre a restauração do Forte

Largo da Praia do Forte

18h – Banda Perfume da Gardênia & Tributo a Natal com artistas convidados (Babal, Krhystal, Nara Costa, Laryssa Costa, Alan Persa, Alexandre Piter e Debinha Ramos)

20h – Show com cantor e compositor Chico César

*Entrada gratuita com uso obrigatório de máscara e passaporte vacinal.

Com informações do G1 RN


Compartilhe esse post