Início » Arquivos para 23 de janeiro de 2022, 18:03h

janeiro 23, 2022


ABC PERDE INVENCIBILIDADE E AMÉRICA ASSUME LIDERANÇA EM PRIMEIRO CLÁSSICO-REI

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: CANINDÉ PEREIRA

O primeiro Clássico-Rei, válido pela quinta rodada do primeiro turno do Campeonato Potiguar, que aconteceu na tarde deste domingo, 23, no Estádio Frasqueirão, começou com vantagem para o América. Com a vitória de hoje, time alvirrubro se igualou ao ABC na pontuação, e assume a liderança graças ao primeiro critério de desempate: confronto direto

O ABC teve mais iniciativa no primeiro tempo, inclusive com um gol anulado aos 12 minutos, porém, o América foi mais preciso em suas oportunidades, marcando, aos 38, com Wallace Pernambucano e aos 43, após bela jogada de Wallace Pernambucano dando assistência para Zé Eduardo marcar 0x2 para o América.

Wallace Pernambucano, autor do primeiro gol do América, passou mal após o primeiro tempo e foi substituído por Mayco Félix já no início do segundo. Quem também foi substituído, foi Richardson, do ABC, entrando Eduardo em seu lugar. O ABC ainda fez outras três substituições aos 16 minutos, Entrando Luís Gustavo no lugar de Thalys, Thallyson no lugar de Vinicius Paulista e Daniel Porozo no lugar de Jefinho.

Aos 20 minutos, o América reforçou o time com Thiaguinho no lugar de Téssio.

Lucas Rex fez o inesperado e marcou gol contra aos 22 minutos. Wallyson bateu cruzado da direita e Lucas Rex desviou para as próprias redes.

O time alvinegro pressionou bastante no segundo tempo, mas não conseguiu a virada. A partida terminou aos 52 minutos em 1×2 para o América.

Assista aos melhores momentos da partida:

CRÉDITO: YOUTUBE/TORCEDOR RAIZ

Compartilhe esse post

VÍRUS DA ‘DOENÇA DO BEIJO’ PODE CAUSAR ESCLEROSE MÚLTIPLA, DIZ ESTUDO

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: SCIENCE PHOTO LIBRARY

Há muito se suspeita que o vírus Epstein-Barr comum (EBV, na sigla em inglês) pode desencadear a esclerose múltipla.⁠

Um novo estudo realizado por cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, fornece a evidência mais forte até o momento de que ele realmente tem um papel fundamental no desencadeamento dessa doença.⁠

Uma pesquisa realizada com mais de 10 milhões de militares dos Estados Unidos mostrou que praticamente todos os casos de esclerose múltipla são precedidos por uma infecção pelo vírus.⁠

“Nosso grupo e outros investigam a hipótese de que o EBV causa esclerose múltipla há anos, mas este é o primeiro estudo a fornecer evidências convincentes de causalidade”, disse o pesquisador italiano Alberto Ascherio, professor de Epidemiologia e Nutrição de Harvard e principal autor da pesquisa.⁠

“Este é um grande passo que sugere que a maioria dos casos de esclerose múltipla pode ser prevenida com a interrupção da infecção pelo EBV e que pode levar à descoberta de uma cura para a esclerose múltipla.”⁠

O estudo, após uma investigação de duas décadas, foi publicado online em 13 de janeiro na revista Science.⁠

A esclerose múltipla afeta 2,8 milhões de pessoas em todo o mundo.⁠ Trata-se de uma doença inflamatória crônica do sistema nervoso central em que o sistema imunológico ataca as bainhas de mielina (capas de tecido adiposo) que protegem os neurônios do cérebro e da medula espinhal.⁠

Quando esta cobertura é danificada, os impulsos nervosos diminuem ou param.⁠ Esta doença pode causar uma ampla gama de sintomas, incluindo problemas de visão, movimentos, sensações ou de equilíbrio.⁠

As informações são da BBC


Compartilhe esse post

“MORO PODE TER GANHO O QUE BOLSONARO LEVOU UMA VIDA DE CRIMES PARA JUNTAR”, DIZ HADDAD

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: WASHINGTON ALVES/REUTERS

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), candidato do PT ao governo de São Paulo, usou as redes sociais para criticar o presidenciável Sergio Moro (Podemos).

Segundo Haddad, durante o tempo em que trabalhou na consultoria da Alvarez & Marsal, Moro ganhou “numa única jogada” o mesmo que a família de Jair Bolsonaro (PL) “levou uma vida de crimes para juntar”.

“78% da receita da firma que contratou Moro veio de alvos da Lava Jato. Quanto isso foi parar no seu bolso? A depender da resposta, Moro, numa única jogada, pode ter amealhado o que a família Bolsonaro levou juma vida de crimes para juntar”, postou Haddad.

O Tribunal de Contas da União (TCU) retirou, nessa sexta-feira, 21, o sigilo de documentos que mostram os valores dos honorários pagos ao ex-juiz pela consultoria Alvarez & Marsal.

A decisão foi de Bruno Dantas, ministro relator da ação, que investiga irregularidades envolvendo a Operação Lava Jato e a Odebrecht. Dantas também tirou o sigilo de peças referentes à empreiteira que, até o momento, eram confidenciais.

Dados do (TCU), divulgados pela revista Veja nessa quinta-feira, 20, revelam que 75% do faturamento da Alvarez & Marsal no Brasil vieram de empresas investigadas pela Lava Jato e que foram entregues pela Justiça à consultoria estadunidense que empregou Moro em processos de recuperação judicial.


Compartilhe esse post

AUMENTO DE CASOS DIÁRIOS DE COVID ELEVA TAXA DE OCUPAÇÃO DE LEITOS NO RN

  • por
Compartilhe esse post

LEITOS COVID DO HOSPITAL JOÃO MACHADO. FOTO: DIVULGAÇÃO

O aumento de casos diários de Covid-19 tem elevado, também, a taxa de internação pela doença no Rio Grande do Norte. De acordo com a Plataforma Regula RN, o estado já chega a 63% de ocupação das UTIs públicas, marca que não era atingida desde julho de 2021. A Região Metropolitana já está próxima dos 70% de ocupação (68% atualmente).

Neste domingo, 23, segundo o Regula RN, há 23 pessoas na fila para 30 leitos disponíveis. Quatro dos hospitais públicos estão com os leitos de UTI completamente lotados, incluindo o Giselda Trigueiro, e 12 deles estão com pelo menos 60% de ocupação.

Desde última quarta-feira, 19, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está notificando mais de mil casos de Covid por dia no estado.

Na quarta-feira, 19, foram 1.307 novos casos notificados; já na quinta-feira, 20, foram 1.112 novos casos, na sexta-feira, 21, houve uma queda e o número de casos notificados chegou a 1.070. Nesse sábado, 22, a Secretaria registrou o maior número da semana com 1.543 novos casos notificados.

A procura por testes e exames também têm crescido nas últimas semanas em cidades como a capital Natal. Um dos Centros de Enfrentamento à Gripe, da prefeitura, precisou fechar as portas mais cedo na terça-feira, 18, devido à alta demanda.

Os laboratórios particulares da capital potiguar registram aumento de até 400% na quantidade de exames realizado em janeiro no comparativo com dezembro do ano passado. Desde o fim de dezembro, hospitais privados também têm sofrido com o crescimento nos atendimentos.


Compartilhe esse post

“É MAIS FÁCIL DESFRITAR UM OVO DO QUE MORO CONSEGUIR PROVAR QUE NÃO COMEU GRANA DA ODEBRECHT”, DIZ CIRO

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

O ex-juiz Sergio Moro utilizou as redes sociais nesse sábado, 22, para desmentir que tenha obtido algum benefício financeiro da Odebrecht, companhia que era uma das maiores empreiteiras do país e entrou em recuperação judicial após entrar na mira da Operação Lava Jato.

“Um esclarecimento. Não prestei serviços direta ou indiretamente para Odebrecht. Mente quem fala ou sugere o contrário. Eu desmantelei o império de corrupção da Odebrecht. Quem trabalhou para a Odebrecht foi o Lula”, disse Moro em postagem no Twitter.

Uma investigação em andamento no Tribunal de Contas da União (TCU) tenta esclarecer exatamente qual a relação entre o trabalho realizado pela consultoria americana Alvarez & Marsal, que cuida da recuperação judicial da companhia, e o trabalho executado por Moro, que foi empregado da companhia até outubro do ano passado. Há suspeitas nos bastidores políticos e jurídicos que ele tenha recebido milhões de dólares pelo seu trabalho.

Ciro Gomes (PDT), seu rival na disputa pela presidência nas eleições deste ano, também usou as redes sociais para comentar as últimas alegações de Moro.

“É mais fácil desfritar um ovo do que Moro conseguir provar que não comeu grana da Odebrecht, da OAS e de outras condenadas da Lava Jato. A revelação de que elas são responsáveis por 77,6% do faturamento da empresa de que ele era sócio é apenas o começo.”, opinou Ciro.

Segundo Ciro, ainda há muita “coisa aparecer na investigação feita pelo Tribunal de Contas da União, que nem a imprensa mais amigável conseguirá disfarçar – como está fazendo agora – e colocar o escândalo em pé da página. É manchete mesmo!”.


Compartilhe esse post

CONFUSÃO ENTRE TORCEDORES DO ABC E AMÉRICA DEIXA HOMEM DESACORDADO NA BR-101

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

Uma confusão entre um grupo de torcedores do ABC e América deixou um homem desacordado nas margens da BR-101, na zona Sul de Natal. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o grupo aplicando socos e pontapés até a vítima desmaiar. Um dos torcedores ainda aparece utilizando um capacete para golpear a cabeça do homem e um carro quase passa por cima dele.

O caso ocorreu na manhã deste domingo, 23, horas antes do primeiro Clássico-Rei da temporada, entre ABC e América, que vai acontecer no Estádio Frasqueirão, às 16h.


Compartilhe esse post

BRASIL REGISTROU MAIS DE 200 MIL NOVOS CASOS DE COVID E 332 MORTES NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

O Brasil registrou 332 novas mortes pela covid-19 neste sábado, 22. A média semanal de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 282, mantendo sua tendência de crescimento pelo 11º dia consecutivo.

O número de novas infecções notificadas nas últimas 24 horas foi de 202.466, enquanto a média móvel de testes positivos ficou em 140.698 – recorde batido a cada dia, desde o dia 18 de janeiro. No total, o Brasil tem 622.979 mortos e 23.960.207 casos da doença.

Os dados diários do Brasil são do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20h. Segundo os números do governo, 21,6 milhões se recuperaram desde o início da pandemia.

Com informações do Notícias do Minuto


Compartilhe esse post

5G DEVE CRIAR 50 MIL EMPREGOS NO BRASIL EM 2022

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

Cerca de 50.000 postos de trabalho devem ser criados em 2022 pela chegada do 5G ao Brasil. É o que indica estimativa da Conexis, que reúne empresas de telecomunicação, e Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação).

As empresas de telecomunicação e os fornecedores de equipamentos já investem em profissionais para instalação de cabos e antenas necessários para 5ª geração da telefonia móvel.

Além dos técnicos, o 5G abre um novo leque de possibilidades para especialistas em dados, inteligência artificial, impressão 3D e segurança da informação. As entidades estimam que, até 2025, o número de vagas ligadas ao 5G deve ultrapassar as 670 mil.

As principais operadoras de telecomunicações do país aumentaram seus investimentos, em 2021, em 4,8% em relação a 2020. Nos últimos 4 anos, o crescimento médio havia sido de 3,6%.

Quando os dados foram divulgados, em dezembro, Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis, disse que o carro-chefe dos investimentos deste ano será o 5G. O executivo afirmou que, apesar da chegada da nova geração da telefonia, o Brasil terá uma “transição suave” de tecnologias.

Em novembro de 2021, o Brasil realizou o leilão do 5G, que resultou, no total, em R$ 46,8 bilhões em arrecadação. O valor se refere à soma dos R$ 7,4 bilhões das outorgas (montantes que as vencedoras pagarão ao governo federal) e de R$ 39,4 bilhões em investimentos obrigatórios em infraestrutura, a partir dos compromissos assumidos pelas empresas.

Entre esses compromissos estão, por exemplo, a implantação de internet em escolas públicas e a instalação de redes de fibra ótica em diversos municípios do país.

“O 4G foi um avanço muito grande. Nós tivemos várias aplicações, como FaceTime, WhatsApp, Uber. Depois do 5G, outras novas virão. Vamos ter, por exemplo, todo o agronegócio conectado. Teremos cirurgias à distância; na educação, as crianças terão 5G –poderão estudar usando realidade aumentada e terão um conhecimento muito avançado”, disse o ministro das Comunicações, Fábio Faria, em meados de dezembro.

Com informações do Poder360


Compartilhe esse post

EM NOTA, ASSESSORIA DE ROGERIO MARINHO DESMENTE NOTICIA VEICULADA NO CORREIO BRAZILIENSE

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: ADRIANO MACHADO/REUTERS

Baseada em informação atribuída ao vice-líder do governo na Câmara Federal, o jornal Correio Braziliense noticiou a permanência do potiguar Rogério Marinho no Ministério do Desenvolvimento Regional, o que levaria ao neto de Djalma Marinho a desistir de sua candidatura do Senado Federal.

Ao noticiar a informação do presidente Jair Bolsonaro de que 12 de seus ministros seriam candidatos nas próximas eleições, o Correio Braziliense, emendou uma informação, mesmo sem consultar ao envolvido e textualizou: “Em relação aos ministérios das Comunicações, comandado por Fábio Faria (PSD, e do Desenvolvimento Regional, liderado por Rogério Marinho, como neste ano haverá apenas uma vaga para o Senado em cada unidade da Federação, Marinho continuará no ministério, em favor da candidatura de Faria a senador pelo RN, ressalta o vice-líder do governo na Câmara, Evair de Melo (PP/ES), em reportagem ao jornal Correio Braziliense”.

Sem perda de tempo, a assessoria do pré-candidato ao senado pelo RN, Rogério Marinho, divulgou a seguinte nota:

“São falsas as afirmações publicadas no jornal Correio Braziliense, e repercutida na imprensa e nos blogs locais, de que Rogério Marinho tenha decidido deixar a pré-candidatura ao Senador. Rogério não foi procurado pela reportagem e não fez qualquer manifestação neste sentido, também não autorizou qualquer deputado a falar em seu nome”.

E conclui a nota: “A decisão sobre a disputa ao Senado no RN será tomada em conjunto com o presidente Jair Bolsonaro no próximo mês”.


Compartilhe esse post

“TRATAR SOMENTE DE “ZERAR IMPOSTOS” NÃO É SUFICIENTE”, DIZ PRATES SOBRE PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

O senador Jean Paul Prates (PT-RN), vem defendendo o uso de recursos governamentais advindos especificamente da alta dos preços internacionais e da desvalorização do real, para “amortecer” alta no preço dos combustíveis, como proposto no PL1472/21, e alterar o ICMS para valor fixo em reais, como proposto no PL1472/21, que dispõe sobre diretrizes de preços para diesel, gasolina e gás liquefeito de petróleo – GLP, cria Fundo de Estabilização dos preços de combustíveis e institui imposto de exportação sobre o petróleo bruto.

Em entrevista à CNN na última terça-feira, 18, Prates afirmou que a ideia é que o Legislativo forneça uma “caixa de ferramentas” para que os governos – federal e estaduais – possam diminuir o preço final dos combustíveis sem prejudicar a arrecadação e causar estresse no mercado.

Segundo o senador, “Tratar somente de “zerar impostos” não é suficiente, e ainda significa subsidiar combustíveis fósseis com receita governamental geral. O certo é usar apenas recursos governamentais extraordinários advindos especificamente da alta dos preços internacionais e da desvalorização do real, como proposto no PL1472/21, e alterar o ICMS para valor fixo em reais (PLPs 11 e 16).”, defende Jean Paul.

Além disso, a Casa também deverá analisar o Projeto de Lei Complementar (PLC) 11/20, aprovado na Câmara dos Deputados em 2021, que prevê que o ICMS seja invariável frente a reajustes do preço do combustível na refinaria ou a mudanças do câmbio.

De acordo com Jean Paul Prates, ambas propostas são “complementares” e visam “tirar de quem ganhou excepcionalmente” com a alta do preço do petróleo e do dólar no mercado internacional.

Prates disse ainda, que os cálculos que emparam o “pacote” de mudanças no Senado projetam uma redução potencial de R$ 2 a R$ 3 no valor final do combustível nos primeiros 40 dias após a mudança, além de uma queda de R$ 10 a R$ 15, no mesmo período, no preço do botijão de gás.


Compartilhe esse post

MORO TEM ATÉ ABRIL PARA SE MOSTRAR CANDIDATO “VIÁVEL”, DIZ UNIÃO BRASIL

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

As investidas do ex-juiz Sergio Moro, pré-candidato do Podemos à Presidência da República, sobre o União Brasil (fusão de DEM e PSL) têm encontrado resistência entre importantes lideranças do futuro partido.

Isso porque há um temor de que a presença do ex-juiz, ou mesmo a formação de uma aliança formal com o Podemos em torno da candidatura nacional, possa prejudicar as duas prioridades da nova legenda: eleger a maior bancada no Congresso Nacional e o maior número de governadores.

Dirigentes da sigla dão até abril para Moro se apresentar viável como candidato, ou seja, conseguir os esperados dois dígitos prometidos no lançamento de sua candidatura, e que, até o momento, não foram atingidos nas pesquisas de intenção de voto.

Até lá, de acordo com dirigentes do partido, o foco é trabalhar os palanques locais e, caso a candidatura do ex-juiz cresça, ser avaliada, mas de forma não prioritária, ou seja, sem interferência nos arranjos estaduais.

A última pesquisa Datafolha, realizada de 13 a 16 de dezembro, mostrou o ex-ministro do governo Bolsonaro com 9% das intenções de voto. O atual chefe do Executivo federal atingiu 22%, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio da Lula (PT) liderou as intenções de voto, com 48%.

Dirigentes do União Brasil ainda se mostram céticos quanto à ida de Moro para o novo partido, possibilidade que chegou a ser cogitada pelo ex-juiz, depois de encontrar resistências dentro de parte da bancada do Podemos, interessada nos recursos do fundo partidário para suas candidaturas.

Moro tem tratado sobre sua possível migração para o União Brasil diretamente com o futuro presidente da sigla, Luciano Bivar (PE), a quem já sinalizou a necessidade de estar em um partido com mais verbas para sustentar uma campanha presidencial.

Com informações da Metrópoles


Compartilhe esse post

CEO DA PFIZER VÊ VACINA ANUAL CONTRA COVID EM VEZ DE REFORÇOS FREQUENTES

  • por
Compartilhe esse post

ALBERT BOURLA, PRESIDENTE-EXECUTIVO DA PFIZER. FOTO: REPRODUÇÃO

O presidente-executivo da Pfizer Inc (PFE.N) , Albert Bourla, disse neste sábado que uma vacina anual contra a Covid-19 seria preferível a doses de reforço mais frequentes no combate à pandemia de coronavírus.

A vacina COVID-19 da Pfizer/BioNtech (22UAy.DE) mostrou ser eficaz contra doenças graves e morte causadas pela variante Omicron fortemente mutada, mas menos eficaz na prevenção da transmissão.

Com o aumento dos casos, alguns países expandiram os programas de reforço da vacina COVID-19 ou reduziram o intervalo entre as injeções, à medida que os governos lutam para reforçar a proteção.

Em uma entrevista ao N12 News de Israel, Bourla foi perguntado se ele vê doses de reforço sendo administradas a cada quatro ou cinco meses regularmente.

“Este não será um bom cenário. O que eu espero (é) que tenhamos uma vacina que você terá que fazer uma vez por ano”, disse Bourla.

“Uma vez por ano – é mais fácil convencer as pessoas a fazê-lo. É mais fácil para as pessoas lembrarem.

“Então, do ponto de vista da saúde pública, é uma situação ideal. Estamos procurando ver se podemos criar uma vacina que cubra o Omicron e não esqueça as outras variantes e isso pode ser uma solução”, disse Bourla.

Bourla disse que a Pfizer pode estar pronta para solicitar a aprovação de uma vacina redesenhada para combater o Omicron e produzi-la em massa já em março.

Citando três estudos, os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) disseram na sexta-feira que uma terceira dose de uma vacina de mRNA é fundamental para combater o Omicron, fornecendo 90% de proteção contra hospitalização.

Um estudo preliminar publicado pelo Sheba Medical Center de Israel na segunda-feira descobriu que um quarto tiro aumenta os anticorpos para níveis ainda mais altos do que o terceiro, mas provavelmente não foi suficiente para afastar o Omicron. No entanto, um segundo reforço ainda foi recomendado para grupos de risco, disse Sheba.

As informações são da REUTERS


Compartilhe esse post

PRESIDENTES DA ABI E DO SINDICATO DOS MÉDICOS PEDEM IMPEACHMENT DE QUEIROGA

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Os presidentes da Associação Brasileira de Imprensa, Paulo Jeronimo, e do Sindicato dos Médicos do Rio, Alexandre Telles, pedem o impeachment do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O pedido foi protocolado na quinta-feira, 20, no gabinete do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Progressistas de Alagoas.

O documento aponta que ‘a irresponsabilidade, ineficiência e incapacidade do ministro violam o dever de eficiência esculpido no art. 37 da Constituição da República’.

No pedido, os solicitantes apontam como justificativa para o afastamento a atuação de Queiroga diante da pandemia de covid-19, especialmente a demora do ministério em viabilizar a vacinação de crianças contra a doença. O texto acusa o ministro de ser negacionista com a ciência e ‘completamente submisso’ aos ditames do presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi a público dizer ser contra a imunização infantil.

Com informações do Estadão


Compartilhe esse post

PRIMEIRA-MINISTRA DA NOVA ZELÂNDIA, JACINDA ARDERN, CANCELA SEU CASAMENTO EM MEIO A NOVAS RESTRIÇÕES DA OMICRON

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: FIONA GOODALL – 22.SET.2020/REUTERS

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, cancelou seu casamento enquanto o país impõe novas restrições para retardar a disseminação comunitária da variante COVID-19 Omicron, disse ela a repórteres neste domingo.

A Nova Zelândia imporá regras de máscara e limitará a reunião a partir da meia-noite de domingo, depois que um conjunto de nove casos de COVID-19 Omicron mostrou a disseminação da comunidade das ilhas do norte para o sul após um casamento.

Uma família retornou a Nelson na Ilha Sul de avião depois de participar de um casamento e outros eventos em Auckland, na Ilha Norte. A família e um comissário de bordo testaram positivo.

A Nova Zelândia mudará para um cenário vermelho sob sua estrutura de proteção COVID-19, com mais uso de máscaras. Ambientes internos de hospitalidade, como bares e restaurantes e eventos como casamentos, serão limitados a 100 pessoas. O limite é reduzido para 25 pessoas se os locais não estiverem usando passes de vacina, disse Arden.

“Meu casamento não vai acontecer”, disse ela a repórteres, acrescentando que lamentava por qualquer pessoa apanhada em um cenário semelhante. Ardern não havia divulgado a data do casamento, mas havia rumores de que era iminente.

Questionada por repórteres como ela se sentiu sobre o cancelamento de seu casamento com a parceira de longa data e apresentadora de um programa de pesca Clarke Gayford, Ardern respondeu: “Assim é a vida”.

Ela acrescentou: “Não sou diferente, ouso dizer, de milhares de outros neozelandeses que tiveram impactos muito mais devastadores sentidos pela pandemia, o mais devastador é a incapacidade de estar com um ente querido às vezes quando estão gravemente doente. Isso superará de longe qualquer tristeza que eu experimente.”

As fronteiras da Nova Zelândia estão fechadas para estrangeiros desde março de 2020. O governo adiou os planos de reabertura em fases de meados de janeiro até o final de fevereiro por preocupação com um possível surto de Omicron na vizinha Austrália.

As pessoas que podem viajar para a Nova Zelândia sob exceções restritas devem se inscrever para permanecer em instalações de quarentena gerenciadas pelo estado. Na semana passada, o governo parou de emitir novos slots em meio a um aumento no número de pessoas que chegam com a Omicron.

Cerca de 94% da população da Nova Zelândia com mais de 12 anos está totalmente vacinada e cerca de 56% dos elegíveis receberam doses de reforço.

As informações são da REUTERS


Compartilhe esse post

VÍDEO: INCÊNDIO ATINGE ÁREA DE MATA NAS PROXIMIDADES DO METRÓPOLE DIGITAL

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: CEDIDA

Um incêndio foi registrado na noite desse sábado, 22, em área de mata próximo ao Instituto Metrópole Digital, localizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Segundo relatos, em vídeos enviados ao Blog, populares atearam fogo em sacos de lixo depositados no local, o que teria ocasionado as chamas.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local por volta das 23h para conter as chamas.

Veja:

Leia a nota da UFRN

A Divisão de Segurança Patrimonial (DSP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou um princípio de incêndio nos entulhos de podagem, numa área aberta próxima ao horto do Campus Central, na noite deste sábado, 22 de janeiro. Não houve registro de pessoas feridas e nem de dano predial, visto que o incidente foi controlado rapidamente, com o apoio do Corpo de Bombeiros.


Compartilhe esse post

ROGÉRIO GARANTE QUE ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO CHEGAM NO RN ANTES DO CARNAVAL

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: TWITTER/ROGÉRIO MARINHO

O chamado “Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional”, do governo federal teve início em 2005, mas as constantes paralizações da obra impediram que o benefício fosse concluído no tempo previsto, mas agora o ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional está anunciando que as águas do Velho Chico chegarão ao nosso estado bem antes do carnaval.

Com o objetivo de beneficiar 390 municípios dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, as obras da Transposição do Rio São Francisco foram retomadas no governo Bolsonaro e já estão em estado bastante avançadas para as águas chegarem aos seus destinos e beneficiar os nordestinos.

O que parecia um sonho, está se tornando realidade para possibilitar a redenção hídrica da região Nordeste, especialmente para o Rio Grande do Norte, que é a chegada das águas do Rio São Francisco.

Para o ministro Rogério Marinho, que vem acompanhando passo a passo os trabalhos da transposição, “Hoje, foram abertas as comportas da Barragem de Boa Vista, na Paraíba, liberando as águas do São Francisco para percorrerem o caminho da Transposição. Em breve, elas seguirão para o Rio Grande do Norte e chegarão lá no dia 9 de fevereiro, completando a saga da Transposição do Rio São Francisco. Eu aproveitei o final das férias para percorrer o meu estado e anunciar que esse sonho vai virar realidade”.


Compartilhe esse post

LULA BUSCA FIGURAS HISTÓRICAS DO PSDB E FALA EM MUTIRÃO PARA GOVERNAR

  • por
Compartilhe esse post

OS EX-PRESIDENTES FHC E LULA – RICARDO STUCKERT-21.MAI.2021/DIVULGAÇÃO

Quase 20 anos após vencer as eleições que o levariam ao seu primeiro mandato presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva, 76, busca a volta ao poder tendo ao seu lado boa parte do PT de 2002, mas patrocina uma tentativa de trazer para seu entorno políticos de centro e centro-direita, entre eles, figuras históricas do —por décadas— rival PSDB.

Muito mais do que representar uma nova Carta ao Povo Brasileiro, a possível composição com o ex-tucano Geraldo Alckmin é a face mais visível da convicção de Lula, dizem, de que tão importante quanto a vitória é garantir um arco de apoio político suficiente para governar.

Na sexta-feira, 21, Lula encontrou-se com o ex-senador e ex-ministro Aloysio Nunes Ferreira, figura emblemática para o PT por ter sido vice de Aécio Neves (PSDB) na eleição de 2014 e por ter integrado, depois, as fileiras da articulação política que resultou no impeachment de Dilma Rousseff, em 2016. Foi a segunda vez que eles se reuniram em pouco mais de dois meses.

Segundo o tucano, Lula listou o que, na sua opinião, são retrocessos produzidos pelo governo Bolsonaro e defendeu a colaboração suprapartidária, à exceção da extrema-direita, para superação desses desafios.

“Ele disse o seguinte: ‘Se eu for candidato, e se eu for eleito, preciso de um mutirão para governar’”, afirmou Aloysio. Ainda segundo ele, Lula não falou em alianças eleitorais. Mas na reconstrução de um espírito colaborativo.

No encontro, ocorrido a convite de Lula, os dois lembraram momentos em que PT e PSDB se uniram em torno de uma agenda convergente, como na política de transferência de renda, no Código Florestal e no Marco Civil da Internet.

Após uma hora e meia de conversa, o ex-senador manifestou-se a favor da chapa Lula-Alckmin para a corrida presidencial. De acordo com o tucano e também com petistas, Lula tem dito que, se voltar ao poder, terá pela frente a administração de um país em condições mais desafiadoras do que recebida de Fernando Henrique Cardoso em 2003.

E que, para isso, é imprescindível que tenha uma base sólida no Congresso para conseguir governar.

Além de Aloysio, Lula já se encontrou com FHC —ocasião em que trocaram afagos mútuos—, com o ex-governador de Goiás Marconi Perillo e com os ex-senadores Arthur Virgílio (AM) e Tasso Jereissati (CE).

Por Ranier Bragon/Catia Seabra/Folhapress


Compartilhe esse post