Início » Arquivos para 3 de fevereiro de 2022, 20:04h

fevereiro 3, 2022


VARIANTE DO HIV MAIS TRANSMISSÍVEL E AGRESSIVA É ENCONTRADA NA HOLANDA

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: GETTY IMAGES

Uma nova variante do vírus do HIV descrita como “altamente virulenta” foi revelada nesta quinta-feira, 3, em um artigo na revista científica Science.

Batizada como “variante VB”, abreviação em inglês para “variante virulenta do subtipo B”, ela demonstrou ser capaz de levar a uma maior carga viral no sangue em comparação com outros tipos do vírus; de ser mais transmissível; e de diminuir mais rapidamente as células de defesa T-CD4 do corpo.

Os autores da pesquisa, liderada por uma equipe da Universidade Oxford (Inglaterra), estimam que a variante surgiu na Holanda entre o final dos anos 1980 e a década de 1990, se espalhou nos anos 2000 e passou a perder força a partir de 2010. Mas esta é a primeira vez que a variante é descrita e mapeada em indivíduos — a infecção pela VB foi confirmada em 109 pessoas analisadas no estudo, a grande maioria na Holanda (os pesquisadores detectaram também um caso na Suíça e outro na Bélgica).

Um dos autores, o pesquisador Chris Wymant, explicou por e-mail à BBC News Brasil que os resultados não devem preocupar a população, porque a resposta ideal a essa e outras variantes do HIV já existe: testes e tratamento.

Aliás, está aí uma boa notícia do estudo. Em comparação com outros tipos de HIV, a variante VB mostrou ser mais virulenta, transmissível e agressiva em pessoas que ainda não tinham passado por tratamento. No entanto, depois do tratamento, pessoas com a variante VB passaram a apresentar recuperação de células CD4 e indicadores de mortalidade semelhantes aos daquelas com outros tipos de HIV.

O HIV é o vírus que causa a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). A Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids) estima que 37,7 milhões de pessoas viviam com HIV no mundo em 2020, ano em que ocorreram 1,5 milhão de novas infecções. Naquele ano, estima-se que 680 mil pessoas morreram por problemas de saúde relacionados à Aids (contra 1,9 milhão em 2004 e 1,3 milhão em 2010).

Em 2020, 73% das pessoas com HIV tinham acesso a tratamento, hoje feito à base de medicamentos — muitas vezes apenas uma pílula tomada diariamente — e considerado muito eficaz.

O HIV tem alguns subtipos, fortemente relacionados à localidade. Por exemplo, na África, os subtipos mais comuns são A, C e D; na Europa, o subtipo B. Segundo um estudo publicado no ano passado, no Brasil, o subtipo B também é o mais frequente.

Wymant explica que, dentro dos subtipos, há a ramificação em variantes.

“Encontrar uma nova variante é normal, mas encontrar uma nova variante com propriedades incomuns não é. Especialmente uma com maior virulência”, diz o pesquisador.

No momento do diagnóstico, antes do tratamento, pessoas com a variante VB apresentaram uma carga viral 3,5 a 5,5 vezes maior do que aquelas com outros tipos de HIV; a taxa de declínio das células CD4 foi duas vezes mais veloz, colocando-as sob risco de desenvolver a Aids muito mais rápido.

Os pesquisadores dizem que, possivelmente, a variante foi resultado de mutações que aconteceram ao longo do tempo e só foi revelada agora por alguns motivos — como o fato de o sequenciamento genético de amostras de pessoas com HIV ser relativamente recente.

A investigação sobre a variante começou porque cientistas envolvidos no projeto BEEHIVE detectaram 17 indivíduos com uma carga viral atipicamente alta. O BEEHIVE foi criado em 2014 com o objetivo de monitorar a influência da genética nas infecções pelo HIV, e faz isso acompanhando a saúde de pacientes em países da Europa e em Uganda. Conforme os pesquisadores foram analisando geneticamente as amostras destes e mais pacientes, detectaram uma nova variante.

Com informações da BBC NEWS


Compartilhe esse post

BRASIL ULTRAPASSA MIL MORTES POR COVID NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REUTERS

Uma semana depois de o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, dizer que quer ser lembrado como o “homem que acabou com a pandemia”, o Brasil voltou a bater mil mortes por Covid-19 em 24h. Essa marca, que aparece em meio à campanha antivacina promovida pelo governo Jair Bolsonaro, não era atingida desde agosto do ano passado.

Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgados nesta quinta-feira, 3, o país registrou, somente nas últimas 24 horas, 1.041 mortes em decorrência da doença.

Trata-se do maior número de óbitos em um único dia registrado desde 17 de agosto de 2021, quando foram contabilizadas pelo Conass 1.106 vítimas fatais. Ao todo, desde o início da crise sanitária, 630.001 pessoas morreram após serem infectadas pelo Sars-Cov-2.

Nas últimas 24 horas foram contabilizados 298.408 novos casos de Covid-19, um recorde desde o início da pandemia. A proporção entre casos e mortes é bem mais baixa do que o registrado anteriormente.

Apesar de o Conass não trazer esse dado em nível nacional, as secretarias de saúde de alguns estados apontam que o número de óbitos é formado principalmente por pessoas não vacinadas.

Com informações da Fórum


Compartilhe esse post

QUE “PAPELÃO!”: BIBLIOTECA “FAKE” DE DESEMBARGADOR DESABA DURANTE SESSÃO; VEJA

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

Uma cena inusitada movimentou a Sessão das Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), nessa quarta-feira, 2. Enquanto os magistrados discutiam os temas do dia, o fundo falso, que representava uma estante de livros, caiu em uma das telas.

Ao empurrar a cadeira para trás, o desembargador Yedo Simões derrubou o cenário que aparecia como um móvel da casa, em sessões remotas.

Durante a sessão, o desembargador se levantou sem falar nada e arrumou o objeto que estava caído no chão. Ele arrumou o fundo e nenhum desembargador esboçou qualquer reação. Apenas observaram o ocorrido.

Veja o vídeo:

Com informações do Metrópoles


Compartilhe esse post

CONSÓRCIO NORDESTE RECOMENDA CANCELAR FERIADO DE CARNAVAL DEVIDO A NOVA ONDA DE COVID-19

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: CANDINDÉ SOARES

Em boletim publicado nessa quarta-feira, 2, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste passou recomendar que governantes estaduais e municipais cancelem o feriado de Carnaval, marcado para a primeira semana de março, devido a nova onda da pandemia de covid-19, causada pelo avanço da variante Ômicron. Além da capacidade de evadir da proteção conferida pelas vacinas, a nova cepa tem uma transmissibilidade quatro vezes maior do que as variantes anteriores.

Segundo o boletim, o número diário de novos casos já é cerca de três a quatro vezes maior que o do pico em junho de 2021. O texto segue com a afirmação de que é impossível prever com segurança quando o novo pico será alcançado e qual será a duração da nova onda.

Por conta do quadro atual da pandemia, o Consórcio Nordeste recomenda que os governantes cancelem os feriados, por acreditar que a manutenção destes podem estimular a ida da população às ruas e promover aglomerações.

Veja o Boletim:


Compartilhe esse post

VIVO INAUGURA USINA SOLAR NO RIO GRANDE DO NORTE

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: DIVULGAÇÃO

Com atuação sustentável e energia 100% renovável, a Vivo inaugura, em Nova Cruz, sua primeira usina de geração distribuída no Rio Grande do Norte. Construída em parceria com o Grupo Gera, a usina de fonte solar está instalada em uma área de oito hectares e deve gerar 4.905Megawatts-hora/ano. A produção será injetada na rede da companhia de distribuição da COSERN (Grupo Neoenergia) para suprir o consumo de mais de 320 unidades da Vivo, como lojas, escritórios, antenas e equipamentos de transmissão, localizados na área de concessão atendida pela distribuidora.

A usina de Nova Cruz também gera benefícios sociais, ambientais e econômicos na região. A etapa de construção gerou 65 empregos. Na fase operacional, são cinco postos fixos de trabalho. Também foram realizadas obras de melhoria na rede elétrica do entorno.

“Além de contribuir com o meio ambiente, por ser renovável e de baixo impacto, a geração distribuída de energia alivia o sistema de distribuição e gera economia, sendo uma importante iniciativa da Vivo nos pilares Ambiental, Social e de Governança (ESG)”. Os benefícios se estendem para a comunidade, para as empresas e para o planeta, com a redução das emissões dos gases de efeito estufa”, revela o diretor de Patrimônio da Vivo, Caio Guimarães

A iniciativa integra a estratégia da Vivo para ampliar a produção própria de energia de fontes renováveis. Das 85 usinas do programa de geração distribuída previstas pela empresa para todo o Brasil, 22 já estão em operação, em diferentes regiões do país e com diferentes parceiros, produzindo energia a partir de fontes solar, hídrica ou de biogás.

A produção de Geração Distribuída de energia da Vivo no Brasil responderá por 89% do consumo em baixa tensão, atendendo mais de 30 mil unidades da empresa em todo o país, produzindo cerca de 711 mil MWh/ano de energia, o suficiente para abastecer todo o consumo de uma cidade de até 320 mil habitantes.


Compartilhe esse post

87% DOS MÉDICOS RELATAM TER CONTRAÍDO COVID OU CONHECEM QUEM TEVE HÁ DOIS MESES

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

Quase nove em cada dez médicos brasileiros (87,3%) afirmam ter se infectado pelo coronavírus ou conhecem algum colega que contraiu o vírus nos últimos dois meses, aponta uma nova pesquisa inédita divulgada nesta quinta-feira, 3, pela Associação Médica Brasileira. A maioria deles também relata estar esgotada, apreensiva, estressada e sobrecarregada.

Realizada em parceria com a Associação Paulista de Medicina, a pesquisa ouviu 3.517 profissionais de Medicina em todo o Brasil, entre 21 e 31 de janeiro. O período de infecção relatado pelos médicos coincide com o aumento de transmissibilidade da variante Ômicron pelo País e o surto de influenza.

Como mostrou o Estadão, a alta nos casos de síndrome gripal provocou um afastamento em massa de profissionais da saúde e sobrecarregou as equipes na linha de frente do combate à pandemia. No primeiro mês deste ano, a Ômicron também já foi a principal responsável pelo aumento de 566% na média móvel de mortes pela covid entre janeiro e fevereiro.

De acordo com a nova pesquisa, quase 90% dos médicos ouvidos acreditam que novas variantes da covid devem surgir nos próximos meses.

Entre aqueles que trabalham em locais de atendimento a pacientes do coronavírus, 96,1% também relatam ter percebido aumento no número de casos durante os dois últimos meses, enquanto apenas 40,5% percebeu o crescimento no total de mortes pela covid.

Ao todo, 85% dos médicos também acreditam que a disseminação de fake news tem afetado negativamente o avanço da imunização no Brasil, seja minimizando os riscos da pandemia, dificultando o trabalho dos profissionais de saúde ou impulsionando tratamentos sem comprovação científica.

As informações são do Estadão


Compartilhe esse post

EUA ANUNCIAM MORTE DO LÍDER DO ESTADO ISLÂMICO EM ATAQUE NA SÍRIA

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: AFP/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira, 3, que o líder do Estado Islâmico, Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi, foi morto na operação que forças especiais americanas fizeram na Síria.

“Ontem à noite, sob minha direção, as forças militares dos EUA no noroeste da Síria realizaram com sucesso uma operação de contraterrorismo para proteger o povo americano e nossos aliados e tornar o mundo um lugar mais seguro”, afirmou Biden em um comunicado divulgado pela Casa Branca. “Graças à habilidade e bravura de nossas Forças Armadas, tiramos do campo de batalha Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi – o líder do ISIS (Estado Islâmico, na sigla em inglês)”, concluiu o presidente americano.

Fontes do governo americano disseram às agências de notícias que al-Qurayshi e integrantes de sua família teriam morrido na explosão de uma bomba que ele mesmo detonou durante o ataque.

Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), a operação deixou 13 mortos, incluindo 7 civis (3 mulheres e 4 crianças). Esta é a maior operação das forças americanas na Síria desde a morte em outubro de 2019 de Abu Bakr Al Baghdadi, antigo líder do grupo extremista Estado Islâmico, explicou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

Também conhecido como Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, al-Qurayshi, nascido no Iraque, assumiu o comando do Estado Islâmico dias depois da morte de al-Baghdadi, alvo de um ataque dos EUA na Síria. Inicialmente visto como ilegítimo por alguns dos apoiadores do grupo, e marcado por suas poucas aparições públicas, o agora ex-comandante extremista foi um dos responsáveis pelo ressurgimento das atividades da organização no Iraque e na Síria. O governo americano oferecia uma recompensa de US$ 10 milhões por informações que levassem à sua captura.

Mais cedo, o Pentágono afirmou que “a missão foi um sucesso” e que não houve vítimas entre as forças americanas.

Os militares pousaram de helicóptero perto de acampamentos de deslocados na cidade de Atme, na região de Idlib, controlada em grande parte por grupos extremistas e insurgentes, afirmou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), que tem uma ampla rede de fontes no país, devastado pela guerra.

De acordo com os correspondentes da AFP na região, a operação americana tinha como alvo um edifício de dois andares em uma área cercada por árvores. Parte do prédio foi destruída no ataque. As forças especiais americanas tinham artilharia pesada, drones de ataqye Reaper e caças de combate.

O ataque ocorreu no momento em que o Estado Islâmico dava sinais de força no Iraque e na Síria, justamente os países onde surgiu e onde chegou a controlar um grande território na década passada. A complexa guerra da Síria, que deixa o país fragmentado com a presença de vários grupos, já provocou quase 500.000 mortes desde 2011.

Com informações da Exame


Compartilhe esse post

FILHO DA EX-GOVERNADORA WILMA DE FARIA É CONDENADO POR FRAUDES EM INSPEÇÃO VEICULAR NO RN

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

A operação Sinal Fechado, que investigou esquema criminoso por meio de inspeção veicular no Rio Grande do Norte. A sentença, que saiu nesta quinta-feira, 3, condenou sete pessoas, entre elas o empresário Gilmar da Montana e Lauro Maia, filho da ex-governadora Wilma de Faria. Todos poderão recorrer em liberdade.

Na sentença, o juiz Bruno Montenegro explica que há fundamentos na acusação do Ministério Público que comprovam a promessa de propina para os ex-governadores Iberê Ferreira e Wilma de Faria e ao ex-deputado federal João Faustino para a continuidade do processo para início do esquema, que seria a exploração da inspeção veicular e rateio dos lucros entre os participantes do esquema. Pelo que foi apontado, a promessa seria de 15% dos lucros aos ex-governadores.

“Além do investimento nas bases de inspeção (que constituiu ato preparatório para o crime de peculato) e da intermediação de propina ao ex-diretor do DETRAN em 2011, as interceptações e depoimentos demonstram que José Gilmar (Gilmar da Montana) passou a negociar e realizar diligências políticas no sentido de reverter a situação do consórcio INSPAR. São citadas autoridades (Desembargadores, Governadora, Ex-Governador, Vice-Governador, Deputado) e outros empresários, os quais estariam dispostos em interferir na questão”, apontou o magistrado na sentença.

Apesar da defesa argumentar que não houve dano ao Poder Público e que o prejuízo com os investimentos perdidos foi de Gilmar da Montana, o magistrado afirmou que o fato do crime não ter se concretizado e dado lucro aos envolvidos não retira a natureza dos crimes.

“Em outras palavras, JOSÉ GILMAR compactuou com os meios utilizados pelos réus e tentou viabilizar a concessão com o objetivo de reverter para si (e para os sócios) os valores provenientes da Inspeção Veicular, sabendo de sua origem ilícita”, disse a peça.

Por parte de Lauro Maia, o magistrado registrou que a acusação do MP aponta que o filho da ex-governadora atuou, em troca de benefício financeiro, junto a George Olímpio na viabilização atos administrativos da gestão do Governo, começando na aprovação de convênio entre DETRAN/IDEMA e, num segundo momento, influenciado o trâmite para envio de projeto de lei de interesse da Organização para a Assembleia Legislativa.

Pela decisão do juiz Bruno Montenegro, Gilmar da Montana e Lauro Maia são os únicos que deverão cumprir a pena, inicialmente, em regime fechado. Enquanto o empresário foi condenado a 19 anos e 10 meses de prisão em regime fechado pela prática de associação criminosa, corrupção ativa e lavagem de dinheiro, Lauro Maia foi condenado a 10 anos e seis meses de prisão por tráfico de influência e peculato.

Além das prisões, o juiz também determinou o pagamento de multa de 988 salários mínimos a Gilmar da Montana e 740 a Lauro Maia.

Também foram condenados Luiz Antônio Tavolaro, Edson Cézar Cavalcante da Silva e Maria Selma Pinheiro. Os réus George Anderson Olímpio da Silveira e Marcus Vinícius Furtado da Cunha. Todos poderão recorrer em liberdade.

Nesse processo, foram absolvidos Caio Biagio Zuliani, Carlos Theodorico de Carvalho Bezerra, Cinthya Kelly Nunes Delfino, Eduardo Oliveira Patrício, Fabiano Romeiro, Jailson Herikson da Silva, João Olímpio Maia Ferreira de Souza, Marco Aurélio Doninelli Fernandes e Marcus Vinícius Saldanha Procópio.

Sinal Fechado

A Operação Sinal Fechado foi desmembrada em três ações penais na Justiça estadual para facilitar o julgamento por parte do magistrado, enquanto outras ações já tramitaram na Justiça Federal.

A operação, deflagrada em 24 de novembro de 2011 pelo Ministério Público Estadual, resultou na prisão de diversas pessoas, apreensão de centenas de documentos, dezenas de computadores e no sequestro judicial de bens dos envolvidos. As investigações apontaram para suposto esquema fraudulento envolvendo membros do Judiciário, Governo do Estado, políticos, empresários e lobistas para falcatruas dentro do Detran/RN, tendo como foco principal a Inspeção Veicular e a Central de Registro de Contratos (CRC).

O advogado George Olímpio foi apontado como mentor do esquema. No dia em que a Operação foi deflagrada, 12 pessoas foram presas em Natal – dentre elas, o próprio George Olímpio e o ex-deputado federal João Faustino. O Judiciário acatou denúncias contra 27 pessoas e há investigação transcorrendo no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Compartilhe esse post

FACEBOOK DESABA 25% E PERDE MAIS DE R$ 1 TRILHÃO DE VALOR DE MERCADO

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REUTERS/DADO RUVIC/ILLUSTRATION/FILE PHOTO

As ações da Meta, grupo dono do Facebook e Whatsapp, desabam 25% na Nasdaq, nos primeiros negócios desta quinta-feira, 3. A depreciação, em valor de mercado, representa cerca de 230 bilhões de dólares ou 1,2 trilhão de reais, pela cotação do dia. A forte desvalorização ocorre após a empresa confirmar a piora do cenário concorrencial.

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, admitiu o “aumento da competição pelo tempo das pessoas”, em meio à popularização da chinesa TikTok. As declarações foram feitas após a divulgação do resultado do quarto trimestre de 2021, que marcou a primeira queda da história do número de usuário ativos no Facebook. No período, a quantidade caiu de 1,93 bilhão para 1,929 bilhão.

Para o primeiro trimestre de 2022, a Meta prevê um desempenho mais fraco. Segundo as estimativas da empresa, a receita deve ficar abaixo das expectativas de analistas, depois que mudanças feitas pela Apple para aprimorar a privacidade de usuários dificultou os negócios de publicidade digital.

A previsão de faturamento para o primeiro trimestre é de entre 27 bilhões e 29 bilhões de dólares. Analistas, em média, esperavam 30,15 bilhões de dólares, segundo dados da Refinitiv.

O anúncio elevou o pessimismo sobre todo o setor de tecnologia, que apresentou quedas generalizadas. As ações das redes sociais Twitter e Pinterest despencam quase 5% nesta manhã.

As alterações promovidas pela Apple em seu sistema operacional dão aos usuários meios de controlar permissões de monitoramento de seu comportamento online, aumentando a dificuldade para os anunciantes conhecerem seu mercado e desenvolverem novos produtos.

A receita total da Meta, majoritariamente formada por vendas de anúncios, subiu no quarto trimestre para 33,67 bilhões de dólares, ante 28,07 bilhões no mesmo período do ano anterior. O resultado ficou praticamente em linha com expectativa de analistas, de 33,4 bilhões de dólares, segundo dados da Refinitiv.

O prejuízo líquido da divisão Reality Labs, operação de realidade aumentada e virtual da Meta, foi de 10,2 bilhões de dólares para o ano de 2021, ante resultado negativo de 6,6 bilhões no ano anterior. A cifra marca a primeira vez que a companhia divulgou o resultado da divisão em seu balanço.

Com informações da Reuters


Compartilhe esse post

ALÉM DA VICE, LULA OFERECE A ALCKMIN O COMANDO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

O pacote oferecido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ter o ex-governador Geraldo Alckmin como candidato a vice na disputa pelo Palácio do Planalto inclui um ministério. Desde que deixou o PSDB, Alckmin tem dito que, se a dobradinha com Lula vingar, e a chapa vencer a eleição, não quer ser um vice “decorativo”. Uma das propostas em discussão prevê dar ao ex-governador o comando de um ministério. As conversas giram em torno da pasta da Agricultura e Alckmin já começou até mesmo a atuar para diminuir resistências a Lula no agronegócio.

Mesmo sem partido, o ex-tucano age como se a aliança estivesse concretizada. Alckmin prefere se filiar ao PSB, mas, se as negociações emperrarem, tem convite para entrar no Solidariedade e no PV. O comando da campanha de Lula também quer atrair o ex-prefeito Gilberto Kassab para a chapa. O PSD, presidido por Kassab, pode ser uma alternativa para abrigar Alckmin, caso o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), desista da pré-candidatura ao Palácio do Planalto.

Na semana passada, o ex-governador teve uma conversa reservada com dirigentes da Força Sindical. Os participantes saíram com a impressão de que ele pretende ter um protagonismo maior do que o comumente atribuído a um vice. “Eu entendi que Geraldo quer ser um vice ativo, que contribui para a governabilidade e para as ações do governo”, disse o presidente da Federação dos Químicos de São Paulo, Sérgio Leite. “Ele quer ter um espaço de diálogo, de construção e aconselhamento.”

Embora setores do PT desconfiem das intenções de Alckmin e temam que ele possa virar um “novo Temer” se conquistar muito poder, Lula não tem essa avaliação e tenta cada vez mais se aproximar do centro político. Quando ocupava o Palácio do Jaburu, Michel Temer escreveu uma carta à então presidente Dilma Rousseff, em dezembro de 2015, na qual reclamava de ser um “vice decorativo”. Dizia, ainda, que sua experiência poderia ter sido usada no governo para discutir “formulações econômica e políticas de País”. Quatro meses depois, a Câmara dos Deputados autorizou a instauração do processo de impeachment contra Dilma.

Nos últimos tempos, Lula tem dito a aliados que quer um companheiro de chapa atuante, mas que não atrapalhe. “O vice tem de ajudar a governar”, afirmou o ex-presidente, que enfrenta dificuldades para obter apoios de empresários do agronegócio.

Com informações da Istoé


Compartilhe esse post

SECRETARIA DE SAÚDE DE NATAL ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE FIM DE ISOLAMENTO DE CASOS LEVES E MODERADOS DE COVID

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: ALEX RÉGIS/SECOM

A Secretaria Municipal de Saúde de (SMS) Natal emitiu novas recomendações para o isolamento de quadros leves ou moderados de Covid-19 para pessoas infectadas. A orientação principal é de que o indivíduo deve manter isolamento domiciliar respiratório por 10 dias, a contar da data do início dos sintomas, podendo reduzir o período do isolamento em algumas situações.


Para quem está com Covid-19 sem sintomas, pode reduzir o período de isolamento domiciliar quando, ao término do quinto dia, o teste for negativo para Covid-19. Mas é importante manter as medidas adicionais até o 10º dia, como usar máscara em casa ou em público, evitar viajar, evitar locais com aglomeração e contato com imunocomprometidos ou grupos de risco.

 
O indivíduo com Covid-19 sem sintomas, ao término do 7° dia da doença, pode sair do isolamento, não sendo necessário realizar nova testagem, mas deverá manter as medidas adicionais de prevenção até o 10º dia.
 

As pessoas que tiveram contato próximo desprotegido de indivíduo com suspeita ou confirmação de Covid-19 devem realizar quarentena por 10 dias. Este prazo pode reduzir para sete dias caso a pessoa seja testada a partir do 5º dia do último contato e tiver resultado negativo e não apresentar sintomas no período.


Compartilhe esse post

TCE SUSPENDE LICITAÇÃO DA URBANA NO VALOR DE R$ 170 MILHÕES

  • por
Compartilhe esse post

FACHADA DA COMPANHIA DE SERVIÇOS URBANOS DE NATAL (URBANA). FOTO: REPRODUÇÃO

O Tribunal de Contas do Estado, em julgamento realizado pela Primeira Câmara, nesta quinta-feira, 3, determinou a suspensão de processo licitatório deflagrado pela Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) para contratação de serviços complementares de limpeza pública, com custo mensal projetado em R$ 2,8 milhões e valor global no montante de R$ 170 milhões.

A medida cautelar, deferida por meio do processo nº 3360/2021, aponta eventuais irregularidades no Edital de Licitação n° 03/2021, cujo objeto se destina à contratação de empresa para a execução de serviços complementares ao sistema de limpeza urbana, compreendendo varrição, capinação e roçagem manual de vias e logradouros, além de limpeza manual de praias.

A relatora do processo, conselheira Adélia Sales, cujo voto foi acatado à unanimidade, acolheu argumentos da Representação oferecida pela Inspetoria de Controle Externo, entre os quais que a Urbana apresenta condições suficientes para, de forma direta e autossuficiente, prestar os serviços de varrição, capinação, roçagem e limpeza de praia, não havendo, portanto, razão para a pretensa contratação.

A auditoria aponta que há vulnerabilidades no efetivo controle dos serviços e suas cláusulas editalícias, configurando-se em vícios insanáveis; que o modelo adotado não estabelece elementos mínimos de gestão de contrato baseado em nível de serviço, inexistindo definições de papéis e responsabilidades, mecanismos de controle, indicadores de desempenho, métricas e cláusulas de penalidades.

Diz ainda que o projeto básico é deficiente e carece de elementos e níveis de detalhamentos que o caracterizem, como memorial com definição de roteiros, frequências e dimensionamentos. “A presente contratação pode se reverter em ato antieconômico e efetivo prejuízo aos cofres públicos da estatal, refletindo-se em potencial dano ao erário na monta integral de R$ 170.767.147,20”, sugere o relatório.

A decisão determina que o gestor responsável pela Urbana promova a imediata suspensão da Concorrência nº 03/2021 até a decisão de mérito do Tribunal de Contas, sob pena de multa diária e pessoal no valor que fixo em R$ 5.000,00.


Compartilhe esse post

“POR QUE UM DOS MINISTROS QUERIDINHOS DO BOLSONARO NÃO TOPA SAIR CANDIDATO A GOVERNADOR?”, QUESTIONA MINEIRO

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER FERNANDO MINEIRO

“Por que um dos dois ministros queridinhos do bolsonaro não topa sair candidato a governador? Por que não assumem a tarefa que dizem fácil ao invés de terceirizar a disputa?”. O Secretário Extraordinário de Projetos e Metas e de Relações Institucionais do Rio Grande do Norte, Fernando Mineiro (PT), levantou os questionamentos através de texto publicado em seu Blog (Blog do Mineiro), nessa quarta-feira, 2.

Mineiro destaca que o mês de fevereiro chegou sem que os bolsonaristas do RN tenham “um candidato pra chamar de seu”.

“Testaram vários nomes, mas nenhum deles conseguiu sair do estreito círculo do ódio e das fake news. É mais fácil encontrar uma agulha no palheiro do que encontrar uma proposta – apenas uma – dos pretensos candidatos bolsonaristas para o Rio Grande do Norte.”, escreveu o petista.

O secretário cita alguns nomes dentre os possíveis candidatos da oposição para disputar a gestão municipal com Fátima. “Por que um dos dois ministros queridinhos do Bolsonaro não topa sair candidato a governador? Por que não assumem a tarefa que dizem fácil, ao invés de terceirizar a disputa?”, diz Mineiro sobre Fábio Faria, ministro das Comunicações e Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional.

Sobre o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, ele diz que “tem sido um parceiro importante do nosso governo” e que sob seu comando a Assembleia Legislativa desempenhou um importante papel no processo de regaste administrativo do Rio Grande do Norte. Porém, ele lembra que Ezequiel também não se pronunciou sobre a possibilidade de vir a ser candidato.

“Por conhecer minimamente o presidente Ezequiel e por ser testemunha da relação transparente e franca que ele tem conosco, não tenho nenhuma dúvida que ele comunicará à governadora Fátima Bezerra a posição que vier a tomar em relação ao pleito de outubro próximo.”, afirma.

“Espero que os bolsonaristas papa-jerimuns encontrem logo um candidato, parem de ocupar a mídia com balões de ensaio e apresentem seus projetos, para que o povo decida o caminho a seguir em 2023.”, conclui Mineiro.


Compartilhe esse post

BOLSONARO EXPLICA GASTOS COM CARTÃO CORPORATIVO DIZENDO QUE “VIAJA MAIS”

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou justificar os gastos com o cartão corporativo afirmando que os débitos são referentes às viagens realizadas por ele.

“O meu gasto, como eu estou aqui hoje, tem despesa com cartão corporativo. Quando eu estive no Suriname, tem despesa. Eu viajo, diferentemente dos outros, que não tinham que viajar porque não tinham o que fazer. No meu cartão pessoal corporativo, o gasto é zero”, afirmou a jornalistas em Porto Velho (RO), na manhã desta quinta-feira, 3.

Bolsonaro ainda afirmou que não utiliza o cartão pessoal para mostrar “exemplo” e que poderia, inclusive, ter aposentadoria da Câmara dos Deputados. “Eu podia ter gastado R$ 24 mil por mês, não gasto. Poderia ter pegado aposentadoria da Câmara de R$ 30 mil, não peguei. Desliguei aquecedor do Palácio. Isso tudo para dar exemplo”, frisou.

O presidente teria usado R$ 29,6 milhões no cartão corporativo no ano passado. O valor é cerca de 18% superior aos gastos nos governos da ex-presidente Dilma Rousseff e Michel Temer.

O Tribunal de Contas da União (TCU) irá abrir investigação para apurar as despesas.


Compartilhe esse post

PROJETO POTI-CULTURAL DO SESC APRESENTA DUAS ATRAÇÕES GRATUITAS NA PRIMEIRA SEMANA DE FEVEREIRO

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: DIVULGAÇÃO

A primeira semana de fevereiro de 2022 marcará o retorno das atrações do projeto Poti-Cultural, uma iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc RN). A programação contará com o espetáculo web radiofônico “A Ratoeira”, nos dias 3 e 4 de fevereiro, e a oficina “Peteka de Palha”, no dia 8. 

Ambos as iniciativas estão entre as trinta selecionadas no último edital do Poti-Cultural do Sesc, na linha Pluralidade das Artes. A peça “A Ratoeira: Um Espetáculo Web Radiofônico”, assinada pelo assuense Carlos Eduardo Silva Xavier,  relembra o auge do rádio teatro, com uma releitura da peça “A Ratoeira” de Agatha Christie. Dividida em dois episódios, estará disponível nos canais do Sesc RN, no Spotify e Youtube, a partir das 20h, com classificação 10 anos. 

Já a oficina “Peteka de Palha” acontece no dia 8, também pelo canal do Yuotube, às 20 horas, com duração de 37 minutos e classificação Livre. Trata-se de do trabalho de Wendel da Silva Rodrigues, também conhecido pelo nome artístico Potyguar Guajiru Silva, que entre outras coisas explica a origem da peteca, que vem do Tupi. O trabalho foi selecionado na categoria Ações Formativas. 

Serviço

O que? Poti-Cultural do Sesc 

Programação?  

3 e 4 de fevereiro – A Ratoeira: Um Espetáculo Web Radiofônico – 20 horas – Youtube e Spotify. 8 de fevereiro – Oficina Peteka de Palha com Guajiru Silva – 20 horas – Youtube. 


Compartilhe esse post

MPF PEDE REVOGAÇÃO DE NOTA TÉCNICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE QUE SUGERE EFICIÊNCIA DE HIDROXICLOROQUINA

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: GERARD JULIEN/ AFP/ GETTY IMAGES

O Ministério Público do Distrito Federal (MPF-DF) pediu nesta quinta-feira, 3, a revogação de 2 documentos publicados pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em que sugerem eficiência de hidroxicloroquina contra covid-19 e descredibilizam as vacinas. A Saúde tem 10 dias para se posicionar.

Hélio Agnotti Neto, secretário responsável pelas publicações tem o mesmo prazo para publicar as Diretrizes Brasileiras para Tratamento Medicamentoso Ambulatorial do Paciente com Covid-19. O documento servirá para que profissionais da saúde sejam orientados “com base no melhor conhecimento científico em benefício da saúde da população brasileira.”

Em 24 de janeiro, o Ministério da Saúde retirou da Nota Técnica n.º 2/2022 a tabela que atribuía eficiência ao medicamento hidroxicloroquina contra a covid-19. Apesar disso, a procuradora da República, Luciana Loureiro afirma que a pasta continuou desrespeitando as diretrizes científicas de enfrentamento à doença.

A recomendação da nota técnica traz uma “falsa sensação de segurança” proporcionada pelo “tratamento precoce” e “kit covid”, fazendo com que a população diminua os cuidados que impedem maior transmissão do vírus, afirma o MPF.

Além dos efeitos no comportamento da população brasileira, Loureiro destaca que considerações de Agnotti podem trazer ao Brasil gastos com medicamentos ineficazes.

Essa reportagem foi produzida pela estagiária de Jornalismo Lorena Cardoso sob supervisão do editor Vinícius Nunes

Com informações do Poder360


Compartilhe esse post

MILITAR MATA VIZINHO NEGRO APÓS “CONFUNDI-LO” COM BANDIDO; “FOI RACISMO”, DIZ VIÚVA

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Na mesma semana em que repercutiu o assassinato do congolês Moïse Kabagambe, outro caso lamentável de racismo foi registrado em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. O sargento da Marinha Aurélio Alves Bezerra matou o próprio vizinho, Durval Teófilo Filho, de 38 anos, após “confundi-lo” com um bandido.

Ao g1, a esposa de Durval, Luziane Teófilo, disse que tem certeza que a morte foi motivada por racismo. “Vendo as câmeras, ouvindo a fala do delegado e pelo que os vizinhos estão falando, tenho certeza de que isso aconteceu porque ele é preto. Mesmo eles falando que ele era morador do condomínio, o vizinho não quis saber. Para mim, foi racismo sim”, desabafou.

Ela contou, ainda, que a filha de 6 anos do casal estava esperando pelo pai e, ao olhar pela janela, viu que ele estava morto. Abalada, Luziane chegou a ser levada ao hospital.

“A médica me falou que ele tinha sido alvejado por um vizinho que o confundiu com um bandido. Isso me deixou transtornada. Eu nunca pensei que isso fosse acontecer com um vizinho nosso”, disse a viúva.

Imagens da câmera de segurança do condomínio, obtidas pelo RJ1, mostram Aurélio chegando de carro ao portão do local. Durval, a pé, aparece a alguns metros do veículo do sargento, que já dá o primeiro disparo de dentro do automóvel.

Aurélio salta e dá mais dois tiros. Um deles atinge a barriga de Durval, que cai. O militar, então, se aproxima. À PM, Aurélio disse que avistou um homem se aproximando de seu veículo “muito rápido”. Ainda segundo o depoimento, Durval chegou a dizer a Aurélio que era morador do mesmo condomínio.

O militar chegou a socorrer o vizinho ferido e levá-lo ao Hospital Estadual Alberto Torres, onde foi preso. Durval, porém, não resistiu e morreu na unidade. O caso foi comunicado à Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo.

As informações são da Fórum


Compartilhe esse post

“PARA ALGUNS PADRES, SERIA MELHOR SE FOSSEM CASADOS”, DIZ CARDEAL ALEMÃO SOBRE FIM DO CELIBATO OBRIGATÓRIO

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: DIVULGAÇÃO

O cardeal alemão Reinhard Marx, cuja arquidiocese foi objeto de um recente relatório sobre abuso sexual de menores, afirmou nessa quarta-feira, 2, ser a favor de acabar com o celibato obrigatório, ou seja, de que padres católicos possam se casar.

“Seria melhor para todos criar a possibilidade para padres celibatários e casados”, afirmou Marx, uma das mais proeminentes figuras da Igreja Católica na Alemanha, em entrevista ao jornal Süddeutsche Zeitung. Ele classificou o modo de vida celibatário de “precário”.

“Para alguns padres, seria melhor se fossem casados. Não apenas por razões sexuais, mas porque isso seria melhor para suas vidas e eles não se sentiriam sozinhos”, afirmou, considerando ser necessário discutir a questão.

Marx, que é arcebispo de Munique e Freising e foi presidente da Conferência Episcopal Alemã de 2014 a 2020, sublinhou que o celibato não será completamente extinto, mas questionou se deveria ser um pré-requisito para todos os padres. “Creio que as coisas não podem seguir como estão”, afirmou.

Uma investigação independente que examinou casos de abusos sexuais ocorridos na arquidiocese de Munique e Freising de 1945 a 2019 encontrou indícios de pelo menos 497 vítimas. Foram investigados 235 suspeitos de terem cometido abusos, dos quais 173 eram padres.

O relatório sobre a investigação, divulgado em janeiro, acusou Joseph Ratzinger, o papa emérito Bento 16, de não ter agido em pelo menos quatro casos de abuso quando era arcebispo de Munique e Freising, de 1977 a 1982. Marx, que comanda a arquidiocese desde 2008, também foi acusado de inação, em especial em dois casos suspeitos de abuso.

Ao ser questionando se vê uma ligação entre o celibato e o abuso sexual de menores, respondeu que não se pode dizer isso de forma generalizada.

“Mas esse modo de vida também atrai pessoas que não são adequadas, que são sexualmente imaturas. A sexualidade faz parte do ser humano e ela nunca desaparece”, disse Marx. “Sempre digo isto aos sacerdotes jovens: viver sozinho não é tão fácil.”

Para o cardeal, a moral sexual católica já gerou muitos impasses. Reformista e aliado do papa Francisco, Marx afirmou na semana passada que a Igreja precisa de uma reforma profunda para superar o “desastre” do abuso sexual.

Em 2019, antes do Sínodo da Amazônia, Marx havia expressado apoio à ideia de bispos da região de permitir a ordenação de homens casados como padres diante da uma escassez clerical.

No ano passado, Marx ofereceu sua renúncia ao papa devido às “falhas institucionais ou sistêmicas” da Igreja Católica ao lidar com escândalos de abuso sexual, mas Francisco rejeitou o pedido e instou o cardeal a ajudar a reformar a Igreja.

Com informações do Metrópoles


Compartilhe esse post

“DIA 31 DE MARÇO, 11 SAEM E 11 ENTRAM”, DIZ BOLSONARO SOBRE MINISTROS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse em entrevista coletiva em Porto Velho, na manhã desta quinta-feira, 3, que 31 de março será um “grande dia”, porque 11 ministros sairão e 11 entrarão. Apesar do número citado por Bolsonaro, ao menos 13 chefes de pastas devem deixar governo para se candidatar a algum cargo no pleito de 2022.

“Temos previsto 11 ministros para disputar eleições. Obviamente, vamos ter ‘ministérios-tampão’. Eu tenho um profundo apreço pelo Rogério (Marcos Rogério, senador por Rondônia). Isso pode ser conversado, mas nada decidido ainda com ninguém, para evitar a ciumeira. Dia 31 de março, grande dia, é um pacotão, 11 saem e 11 entram. Da minha parte, vocês só vão saber via Diário Oficial da União”, declarou o presidente a jornalistas.

Veja a relação dos ministros:

Pouco mais da metade do primeiro escalão de Bolsonaro deve deixar o governo para se candidatar nas eleições de 2022.

A lei determina que autoridades do Executivo deixem os respectivos cargos até seis meses antes do pleito, ou seja, até 31 de março do próximo ano.

Mudanças ministeriais às vésperas das eleições costumam ocorrer em todos os governos. Na maioria das vezes, esses cargos são ocupados por interinos, no geral servidores de carreira da própria pasta. As trocas provocam desfalque momentâneo e, em certa medida, esvaziam os ministérios.

O presidente da República foi ao município de Rondônia para se reunir com o presidente do Peru, Pedro Castillo. O acompanharam na agenda ministros de estado e parlamentares de Rondônia, como o senador citado, Marcos Rogério.

As informações são do Metrópoles


Compartilhe esse post

TWITTER SUSPENDE CONTA DE MÉDICA POTIGUAR QUE DEFENDE USO IVERMECTINA CONTRA COVID-19

  • por
Compartilhe esse post

A médica infectologista Roberta Lacerda, teve sua conta suspensa pelo Twitter. A favor do uso de ivermectina contra covid-19 como medida preventiva á covid-19, a médica também convocou a população brasileira a protestar nas ruas contra o passaporte vacinal em janeiro passado.

Roberta Lacerda é médica infectologista do Rio Grande do Norte, atua nos Hospitais Giselda Trigueiro e Onofre Lopes (HUOL), e se envolveu em polêmicas ao defender a eficácia, não comprovada, de medicamentos contra a Covid-19 e argumentar contra a vacinação da população.

No dia 4 de janeiro, durante audiência pública do Ministério da Saúde sobre vacinação infantil, a médica mais uma vez defendeu a proibição de vacinas em crianças de 5 a 11 anos.

Lacerda e outros dois médicos, Roberto Zeballos e Augusto Nasser, representaram a Comissão de Constituição de Justiça da Câmara, presidida por Kicis, na audiência do Ministério da Saúde. Os três médicos são antivacina, e defendem em suas redes sociais o uso de remédios sem eficácia comprovada, como a Ivermectina.


Compartilhe esse post