Nesta sexta-feira (19) e sábado (20) de agosto, Natal será palco de um evento que celebra a Música Popular Brasileira, o Festival MPB 84. Inspirado nos festivais da canção das décadas de 60/70, o evento proporcionará um Festival de Música Potiguar para as bandas e intérpretes que tenham composições autorais de estilo livre e variados.
O evento é uma iniciativa para valorizar a música autoral contemporânea produzida pelas bandas e por jovens e veteranos músicos do RN. O festival visa incentivar novas composições, impulsionando os criadores a retomarem o olhar criativo e inspirador e contribuindo para atrair e formar novas plateias para shows de artistas e bandas potiguares.
A 1ª edição do Festival MPB 84 encerrou a etapa de inscrições com sucesso no número de participantes. Ao todo, 345 músicas foram inscritas para participar da seleção e concorrer a prêmios. O Festival recebeu inscrições de todo o Rio Grande do Norte. Músicos e bandas de várias cidades do Estado participaram da seleção, entre eles representantes de Parnamirim, Areia Branca, São Gonçalo, Currais Novos entre outras.
“O Festival MPB84 tem tido uma repercussão bastante positiva e o número de músicas inscritas comprovam isso. Temos muitos talentos e estava fazendo falta um festival com premiações atrativas e que especialmente possibilite um importante espaço e momento de apresentação e valorização da música autoral potiguar”, revela Marcelo Veni, produtor artístico e coordenador do Festival MPB 84.
Diante da quantidade de inscrições recebidas pela produção, a curadoria – composta pela cantora Tanda Macêdo e pelos produtores musicais e instrumentistas Sergio Groove e Ze Marcos – ampliou de 12 para 15 finalistas, que irão se apresentar hoje, a partir das 19h, com acesso gratuito e doação de 1 kg de alimento não perecível. São eles: Bob Marlon, Carcará na Viagem, Carlos Zens, Forró NaManha, França, Julhin de Tia Lica, Júlio Lima, Luaz, Nara Costa, Neguedmundo, Paulo Café, Pretta Soul, Samara Alves, Sueldo Soares e Yrahn Barreto.
Os vencedores ganharão premiações financeiras, troféus e o primeiro lugar vai tocar no palco de encerramento do evento na noite de sábado, 20 de agosto, ao lado de grandes nomes da música brasileira como Elba Ramalho, Fagner, Waldonys e Geraldo Azevedo com Chico Cesar, no projeto Violivoz. “Nunca se reuniu tantos artistas renomados em um só festival no Rio Grande do Norte”, comemora Jarbas Filho, diretor da Viva.
A primeira noite do Festival MPB 84, no dia 19, será ambientado no Lounge Bossa Nova da Arena das Dunas. O evento, com os grandes shows no dia 20, oferece diversas opções de setores, dando a oportunidade do público escolher assistir na pista, no lounge ou então comprar mesas para que possam assistir sentados, e entradas com desconto de meia e convênio Unimed.
As vendas estão acontecendo no link https://outgo.com.br/festival-mpb-84. O projeto conta com patrocínio via incentivo fiscal da Lei Djalma Maranhão pela Prefeitura do Natal, da Arena das Dunas, do Holliday Inn Natal, dos Condimentos Sadio e da Indústria Tanlux. O projeto é uma realização FF Entretenimento e tem produção cultural da Viva Entretenimento. Mais informações: @festivalmpb84.
Nesta sexta-feira (19), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) definiu em sessão presidida pelo secretário adjunto da STTU, Lincoln Werner, as linhas que serão contempladas pelos oito permissionários aprovados por meio do chamamento público.
A chamada pública foi aberta em junho deste ano e determinava a autorização para a operação de até 144 veículos opcionais, em 34 linhas que foram suspensas na pandemia. Das 29 propostas enviadas, 14 (cada permissionário poderia enviar até duas propostas) receberam a aprovação e vão operar nas linhas 07A (5 veículos), 31 (5 veículos), 19 (3 veículos) e 63A (1 veículo).
A expectativa é que elas voltem a operar em até 30 dias, período em que os permissionários deverão realizar a vistoria dos veículos e apresentar documentos junto a STTU. De acordo com Daliana Bandeira, titular da STTU, não foi possível contemplar as outras 30 linhas esperadas em razão da falta de adesão por parte dos permissionários. “Como não há uma garantia contratual, porque isso acontece de uma forma temporária ou transitória até que seja licitado o sistema, eles nos pontuaram essa questão da insegurança jurídica”, destaca .
De acordo com o edital de chamamento público, as autorizações para operação são em caráter temporário e a título precário, podendo “ser revogado a qualquer momento por razões de interesse público, em decorrência de fato superveniente, ou anulado, no todo ou em parte, de ofício ou por provocação de terceiro”. Além disso, a remuneração dos permissionários ocorre exclusivamente por meio do recebimento de tarifa paga pelos usuários da linha, o que, segundo Daliana Bandeira, foi outro ponto apresentado como fator para a falta de propostas.
Será aberta uma nova chamada para suprir as 30 linhas remanescentes. “É o mesmo chamamento, com as mesmas regras. Só que agora não teremos mais 34 linhas, já que temos permissionários da 1º fase que vão operar em quatro”, complementa.
Nos dias 23 e 30 de agosto, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizará a segunda fase do ‘Festival Conexões: A Música Autoral do IFRN’. O evento, que é um desdobramento do ‘Projeto Conexões’ e do ‘Coletivo Produção Cultural’, é destinado aos estudantes do Instituto e tem o objetivo de articular a cultura e a educação nas localidades dos campi.
O evento objetiva mostrar a importância da valorização das obras dos alunos, além de promover seu desenvolvimento musical. Estudantes de todos os campi tiveram a oportunidade de participar da iniciativa. A apresentação da cerimônia será realizada por Michelle Pinheiro, coordenadora do Núcleo de Eventos da Asce/IFRN, e pelo professor Leandro Miranda e contará com a participação dos membros das comissões locais.
O festival será transmitido através do canal oficial do IFRN no Youtube, a partir das 19h em ambos os dias, e a novidade desta fase será a votação popular, a fim de engajar a comunidade do IFRN. O link para votação estará disponível durante a transmissão, além de haver votação de três jurados específicos: dois do Instituto Federal do Ceará e um do Instituto Federal da Paraíba. Nesta segunda fase, serão classificados sete participantes para disputar a grande final, que acontecerá no mês de novembro, no Campus Jucurutu.
FOTO: CDC (CENTROS PARA CONTROLE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS) DOS EUA
Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) nesta sexta-feira (19), o Rio Grande do Norte tem agora 14 casos confirmados de varíola dos macacos, todos em pessoas do sexo masculino, sendo 9 em Natal, 4 em Parnamirim e 1 em Mossoró.
São sete confirmações de pessoas entre 40 e 49 anos; 4 de pessoas entre 30 e 39 anos; e 1 confirmação, cada, para pessoas entre 10 a 19 anos; 20 a 29 anos; e 50 a 59 anos. E, segundo a Sesap, muitos suspeitos ainda estão aguardando o resultado do exame, que é feito pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Portanto, os números devem aumentar nos próximos dias.
Um levantamento da VoteLGBT+, organização não-governamental que atua para aumentar a representatividade de pessoas LGBT+ na política, mapeou 214 pedidos de registros de candidaturas desse público para as eleições deste ano.
A quantidade representa um aumento de 36% em relação às eleições de 2018. Quatro anos atrás, a ONG identificou 157 candidaturas LGBT+. Esta sigla, que norteou o levantamento, abrange lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e outros grupos como assexuais e não-binários, por exemplo.
Para chegar ao número de candidaturas, a ONG criou um cadastro para os candidatos interessados. Este questionário também foi enviado aos partidos. A ONG ainda fez levantamentos sobre as convenções partidárias que aprovaram as candidaturas.
A confirmação do número final de candidatos foi feita de acordo com a checagem dos pedidos de registros feitos que aparecem no sistema DivulgaCand do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Candidatos que são LGBT+ mas que não demonstraram interesse em participar do levantamento da ONG ficaram de fora da lista de 214 postulantes.
No registro de candidatura, o TSE não questiona a orientação sexual dos candidatos e só possui as opções “masculino” e “feminino”, além de “não divulgável”, no tópico referente a gênero.
Existe, porém, a possibilidade de solicitar o registro da candidatura usando o nome social. De acordo com os dados do tribunal, 34 pessoas optaram por essa opção neste ano.
Confira os dados que o estudo da Vote LGBT+ levantou:
64% das candidaturas LGBT+ deste ano são negras; 27%, trans; e 18% estão presentes em candidaturas coletivas. Além disso, 28% se declararam gays; 27%, bissexuais; e 23%, lésbicas.
São Paulo e Minas Gerais são os estados com maior número de candidaturas LGBT+, com 41 e 22, respectivamente. Roraima, Amazonas e Acre têm apenas um candidato cada.
Por região, o Sudeste tem mais candidaturas: 81 registros, seguido do Nordeste, com 55. O Norte tem o menor número, com 12 candidatos.
A maior parte dos candidatos LGBT+ tenta vaga de deputado estadual, com 121 registros, e deputado federal, com 81.
O PT e o PSOL são os partidos com mais candidaturas do tipo, com 49 e 81, respectivamente.
Quanto ao grau de instrução, 65 candidatos têm pós-graduação completa, e 52 têm o superior completo.
Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que tornava Eduardo Cunha (PTB) elegível nas eleições deste ano. Agora, o ex-presidente da Câmara está novamente inelegível.
O STF atendeu um pedido feito por Augusto Aras, procurador-geral da República, para suspender a liminar concedida pelo TRF-1. Cunha seria candidato a deputado federal por São Paulo. De acordo com Aras, há “incontestável presença de interesse público e social” na suspensão da decisão do TRF-1.
“O deferimento do pedido suspensivo é medida urgente, a justificar seu deferimento liminar, por ser necessária e adequada para se preservar a ordem pública, a ordem jurídico-constitucional, a separação e harmonia entre os Poderes, a segurança jurídica, bem como a observância das decisões proferidas por esta Corte”, escreveu Aras.
Em 2016, Cunha foi cassado pela Câmara acusado de montar um esquema para esconder patrimônios no exterior, além do recebimento de propina. O então deputado ainda teria mentido sobre a existência dessas contas em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Neste ano, ele anunciou filiação ao PTB.
Conheça a programação de campanha dos candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte, por ordem alfabética, na noite desta sexta-feira (19):
Antonio Bento (PRTB):
18h – Entrevista na 95 FM
Clorisa Linhares (PMB):
19h – Reunião com Samara Xavier na Zona Norte
Danniel Morais (PSOL):
18h – Entrevista na 98 FM
Fábio Dantas (Solidariedade):
19h – Lançamento da campanha a deputado estadual de Taveira Jr, em Parnamirim 21h – Lançamento da campanha a deputado estadual de Maurício Filho, em João Câmara
Fátima Bezerra (PT):
17h – Abertura do comitê “O Melhor Vai Começar” 18h – Caravana com apoiadores, em Mirassol, Pirangi e Neópolis 20h – Aniversário de Eribaldo, em São José do Campestre
José Nazareno (PMN):
Reunião de planejamento interno
Rodrigo Vieira (Democracia Cristã):
Não informada
Rosália Fernandes (PSTU):
19h – Cerimônia de posse da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Ceará-Mirim, no Centro Esportivo e Cultura
A confusão entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o youtuber Wilker Leão, ocorrida nesta quinta-feira (18), acabou virando notícia em veículos de imprensa internacionais. A BBC do Reino Unido e a CNN dos Estados Unidos, por exemplo, divulgaram imagens do incidente, que resultou em agressão, na saída do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência em Brasília.
Bolsonaro tinha parado para tirar fotos e fazer lives com seus apoiadores na saída do Alvorada. Leão começou a fazer perguntas e provocações, foi puxado e caiu no chão. Irritado, ele passou a xingar o presidente de “vagabundo”, “safado”, “covarde” e “tchutchuca do Centrão”.
Bolsonaro entrou no carro oficial para seguir para sua agenda de campanha eleitoral, mas, com a aumento dos xingamentos, acabou saindo do veículo e foi em direção a Leão. O presidente disse que queria falar com o youtuber e tentou pegar seu celular, mas acabou puxando o homem pela gola da blusa, depois o seu braço.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade, nesta sexta-feira (19), a norma que prevê a dispensa de registro para importação de medicamentos e vacinas destinados à prevenção ou ao tratamento da monkeypox (varíola dos macacos).
A norma, de caráter excepcional e temporário, permite que o Ministério da Saúde solicite à agência a dispensa de registro de medicamentos e vacinas que já tenham sido aprovados para prevenção ou tratamento da monkeypox por autoridades internacionais especificadas na respectiva resolução.
A decisão da Diretoria Colegiada ocorreu em reunião extraordinária da agência realizada na manhã desta sexta-feira.
“É importante deixar claro que a Anvisa está exercendo seu papel de agência reguladora. A dispensa de registro é um ato regulatório. E esse ato não significa a aprovação tácita do que vier. Diante de mais um desafio, estamos utilizando uma ferramenta que faz parte do exercício pleno de nossa função”, disse o diretor-presidente do órgão, Antônio Barra Torres.
O Rio Grande do Norte estreou em um ranking nacional como o segundo estado com melhor regulação para a venda e consumo de gás natural em julho. A avaliação é da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace).
Segundo a entidade, o ranking apresenta uma avaliação das regulações vigentes em cada estado e relacionadas à abertura do mercado de gás. Para eles, a implementação da Nova Lei do Gás e da Lei Estadual nº11.190, possibilitou a atual posição do Estado.
Até julho, o estado não havia pontuado no ranking. Porém, estreou alcançando já o segundo lugar, com um ambiente regulatório que só perde para o estado da Bahia.
Na prática, indústrias e grandes consumidores de gás poderão comprar o gás diretamente dos fornecedores, sem passar pelo mercado antes monopolizado pela Petrobras. Segundo a entidade, isso permite maior concorrência e redução de preços. Além disso, favorece a atração de indústrias para o RN, que estão de olho no ranking.
LEI ESTADUAL
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte homologou a Lei Estadual que estabelece as normas para exploração dos serviços de gás canalizado no Rio Grande do Norte no dia 4 de julho. De acordo com a Lei Estadual nº11.190, a regulação, fiscalização e supervisão dos serviços locais de gás canalizado será feito por meio da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsep).
Na época da regulação, a presidente da Potigás, Marina Siqueira, classificou a nova lei como uma legislação moderna. “O RN passa a ter uma legislação moderna, o que contribui para atrair mais investimentos e promover o desenvolvimento, o que significa mais emprego e melhoria de renda para a população”, disse.
A Prefeitura do Natal – por meio da parceria entre as secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres e Mobilidade Urbana – está realizando diversas ações dentro da campanha “Agosto Lilás” dedicada ao mês que visa à conscientização pelo fim da violência contra as mulheres.
De acordo com o diretor de Educação de Trânsito da STTU, Evandro Motta, as duas secretarias de Governo Municipal estão em atividades itinerantes pelas principais linhas de ônibus e opcionais com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de combater também o assédio dentro dos transportes públicos. Estão previstas ações nas avenidas Nevaldo Rocha, Rio Branco, Hermes da Fonseca, além de áreas como o Partage Norte Shopping, Rodoviária e o Centro Comercial do Alecrim.
Segundo a secretária da Semul, Maria José Medeiros, “a violência contra a mulher é um fenômeno cultural enraizado na nossa sociedade e que precisa ser combatido. Daí, a proposta do Agosto Lilás de ocupar os espaços para conscientizar, dar visibilidade e – principalmente – divulgar nossos instrumentos de combate à violência e contra o assédio.”
Em entrevista à UOL News nesta sexta-feira (19), a diretora do Datafolha Luciana Chong, diretora do Datafolha, apresentou detalhes sobre a pesquisa presidencial que foi divulgada um dia antes. Ela apontou que Jair Bolsonaro (PL) tem reconquistado pessoas que optaram por ele em 2018.
“A gente vê que no segmento dos eleitores do Bolsonaro de 2018 tem cerca de 20% que vota no Lula. E isso se mantém desde as primeiras rodadas. Mas nesse segmento a gente tem agora cerca de 63% que votam em Bolsonaro. E esse indice é maior. Nas pesquisas anteriores era 56% desses eleitores que estão voltando pro Bolsonaro. Agora chegou a 63%. Então você percebe uma movimentação de eleitores que estão voltando”, analisou a diret.
No geral a diferença entre Bolsonaro e Lula (PT) caiu de 21 pontos para 18. O presidente está com 32% das intenções de voto. Já o ex-presidente tem 47% até agora. De acordo com Luciana, esse resultado mostrou que as chances de termos um 2º turno aumentaram.
“O que a gente observou é que Bolsonaro conquistou três pontos. Ele está pouco a pouco com uma movimentação, então isso faz com que a chance da eleição ser decidida no 1º turno vá diminuindo. Há alguns meses essa chance era maior”.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu dar continuidade ao processo do concurso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), após analisar as documentações e a regularidade dos processos administrativos. As informações são da 96 FM.
Anteriormente, o órgão afirmou que os documentos referentes ao processo de planejamento do concurso público não foram enviados, além de terem sido omissos em relação ao envio de cópia do edital do certame. Por isso, o TCE entende que devido ao descumprimento do prazo legal no envio da documentação, a Assembleia Legislativa está sujeita à multa.
Além disso, a Assembleia não tinha apresentado o documento de comprovação sobre as 47 vagas que serão preenchidas são, de fato, de cargos vagos.
Apesar disso, as regularizações foram feitas e o concurso seguirá com as etapas. A prova está marcada para o dia 25 de setembro. O concurso público contempla vagas de níveis médio e superior para diversas especialidades.
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) está com 176 vagas disponíveis, distribuídas em quatro editais para cursos técnicos nas modalidades Subsequente, Integrado ao ensino médio (Educação para Jovens e Adultos) e cursos de graduação.
Os processos seletivos são para o segundo semestre letivo de 2022. As inscrições podem ser feitas até as 17h de segunda-feira (22). O valor pago no ato de inscrição varia conforme a modalidade.
Cursos Superiores de Graduação via Enem
Destinado àqueles que possuem ensino médio, o IFRN oferta 78 vagas e para seleção utilizará as notas das edições 2019, 2020 e 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 17h de segunda-feira (22).
São 78 vagas, distribuídas pela Licenciatura em Biologia, pelo Campus Macau; para Licenciatura em Matemática e para Tecnologia em Gestão Ambiental, ofertadas pelo Campus Mossoró; e para a Tecnologia em Marketing, pelo Campus Natal – Zona Norte.
Curso Técnico Subsequente em Instrumento Musical
O campus Jucurutu oferta 31 vagas para o Curso Técnico Subsequente em Instrumento Musical, divididas no ensino de acordeom, bateria ou percussão, canto, clarinete, flauta doce, piano ou teclado, saxofone e violão.
Os inscritos devem ter concluído o ensino e serão selecionadas através de da aplicação de Teste de Habilidade Específica, sendo uma etapa única, eliminatória e classificatória.As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas até 17h do dia 26 de agosto.
Curso Técnico Integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos
O campus Mossoró oferta 35 vagas para o Curso Técnico Integrado em Edificações, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (ProEJA). A classificação para o preenchimento das vagas ocorrerá por meio de sorteio eletrônico. O período de inscrição segue até as 17h do dia 29 de agosto.
Mestrado Profissional em Uso Sustentável de Recursos Sustentáveis
O Mestrado ´é ofertado pelo programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN) do Campus Natal-Central. São 32 vagas estão distribuídas pelas linhas de pesquisa em Saneamento Ambiental e em Sustentabilidade e Gestão dos Recursos Naturais. As inscrições custam R$ 80 e podem ser realizadas até às 17h da próxima segunda-feira (22).
A Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, aponta crescimento do nível de produção industrial de julho (54,9 pontos) relativamente ao mês anterior, segundo a percepção dos empresários. Este é o sexto mês seguido de alta da produção.
O número de empregados, contudo, voltou a cair (indicador de 49,0 pontos), após registrar crescimento em junho. O nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI) atingiu 76%, indicando aumento de três pontos percentuais na comparação com o mês anterior; com esse resultado, a UCI alcançou o segundo patamar mais elevado da série iniciada em janeiro de 2011, abaixo apenas do nível de 77% registrado em janeiro de 2011, outubro de 2012 e abril de 2022.
Com esta marca, a utilização efetiva da capacidade foi considerada pelas empresas como acima do padrão usual para o período (indicador de 51,9 pontos). Por sua vez, os estoques de produtos finais foram classificados como abaixo do nível planejado pelo conjunto da indústria (43,6 pontos).
No que diz respeito às expectativas manifestadas no mês de agosto, nenhum índice se situou abaixo dos 50 pontos. Os empresários da indústria potiguar indicam perspectivas de crescimento na demanda, nas compras de matérias-primas e no número de empregados em relação aos próximos seis meses, ao mesmo tempo em que esperam estabilidade nas vendas externas.
A intenção de investimento voltou a crescer em agosto, atingindo 60,1 pontos, o que representa aumento de 5,4 pontos na comparação com o levantamento anterior (54,7 pontos), e 2,7 pontos acima do índice de agosto de 2021 (57,4 pontos).
Quando comparados os dois portes de empresa pesquisados, verificam-se tendências convergentes, com as pequenas retomando o crescimento no nível de produção, que havia sido interrompido em junho, e ambos os portes aquecidos, com suas respectivas UCIs operando acima dos níveis usuais para meses de julho. Destaque-se, no entanto, que, entre as pequenas, o número de empregados caiu e a intenção de investimento ficou estável.
No que diz respeito às expectativas, as médias e grandes indústrias mostraram-se otimistas em relação ao desempenho, nos próximos seis meses, de todos os aspectos avaliados na pesquisa, enquanto as pequenas manifestam pessimismo apenas sobre o número de empregados, para os quais esperam retração.
Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados divulgados em 15/08 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram. O indicador de produção nacional atingiu 51,8 pontos, ante 54,9 do potiguar.
Quanto às distinções, nota-se que o grupo nacional apontou UCI efetiva abaixo do padrão usual para o período e nível de UCI também inferior à média potiguar (71% contra 76%), ainda que tenha sido a maior marca do país em 2022.
Por outro lado, os empresários do conjunto do país assinalaram crescimento no número de empregados e nível de estoques de produtos finais um pouco acima dos 50 pontos, porém ajustados ao planejado/desejado pelas empresas.
Quanto às expectativas ante os próximos seis meses, todos os índices nacionais revelam otimismo.
EVOLUÇÃO MENSAL DA INDÚSTRIA
Os resultados da Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, realizada entre os dias 1º e 9 de julho de 2022, mostram que a produção industrial do conjunto do setor registrou crescimento em julho, após ficar praticamente estável em junho.
O indicador de evolução da produção aumentou 4,5 pontos em julho de 2022, passando de 50,4 para 54,9 pontos, revelando crescimento comparativamente ao mês anterior (valores acima de 50 pontos indicam expansão). Contudo, em relação a julho de 2021, o índice declinou 4,5 pontos (59,4 pontos).
O crescimento da produção foi convergente entre os dois portes de empresas pesquisados. As pequenas indústrias registraram crescimento na comparação mensal (6,3 pontos), com o indicador passando de 45,8 para 52,1 pontos.
Por sua vez, as médias e grandes registraram incremento de 3,9 pontos, com o índice avançando de 51,9 para 55,8 pontos. Note-se que, embora proporcionalmente, a produção das pequenas tenha crescido mais do que a das médias e grandes, o nível destas permanece mais elevado (52,1 ante 55,8 pontos).
Apesar do crescimento da produção, o número de empregados voltou a cair. O indicador de evolução do número de empregados recuou 2,8 pontos em julho, passando de 51,8 para 49,0 pontos (valores abaixo de 50 pontos indicam queda).
Na comparação com julho de 2021, o indicador cresceu 6,3 pontos (55,3 pontos). O indicador das pequenas empresas repetiu a mesma performance do mês anterior, estabilizando-se em 45,8 pontos, portanto, abaixo do patamar de 50 pontos, indicando continuidade no declínio.
O das médias e grandes, por sua vez, recuou 3,8 pontos, passando de 53,8 para 50,0 pontos, indicando que não houve crescimento, tampouco retração.
A Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, aponta crescimento do nível de produção industrial de julho (54,9 pontos) relativamente ao mês anterior, segundo a percepção dos empresários. Este é o sexto mês seguido de alta da produção.
O número de empregados, contudo, voltou a cair (indicador de 49,0 pontos), após registrar crescimento em junho. O nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI) atingiu 76%, indicando aumento de três pontos percentuais na comparação com o mês anterior; com esse resultado, a UCI alcançou o segundo patamar mais elevado da série iniciada em janeiro de 2011, abaixo apenas do nível de 77% registrado em janeiro de 2011, outubro de 2012 e abril de 2022.
Com esta marca, a utilização efetiva da capacidade foi considerada pelas empresas como acima do padrão usual para o período (indicador de 51,9 pontos). Por sua vez, os estoques de produtos finais foram classificados como abaixo do nível planejado pelo conjunto da indústria (43,6 pontos).
No que diz respeito às expectativas manifestadas no mês de agosto, nenhum índice se situou abaixo dos 50 pontos. Os empresários da indústria potiguar indicam perspectivas de crescimento na demanda, nas compras de matérias-primas e no número de empregados em relação aos próximos seis meses, ao mesmo tempo em que esperam estabilidade nas vendas externas.
A intenção de investimento voltou a crescer em agosto, atingindo 60,1 pontos, o que representa aumento de 5,4 pontos na comparação com o levantamento anterior (54,7 pontos), e 2,7 pontos acima do índice de agosto de 2021 (57,4 pontos).
Quando comparados os dois portes de empresa pesquisados, verificam-se tendências convergentes, com as pequenas retomando o crescimento no nível de produção, que havia sido interrompido em junho, e ambos os portes aquecidos, com suas respectivas UCIs operando acima dos níveis usuais para meses de julho. Destaque-se, no entanto, que, entre as pequenas, o número de empregados caiu e a intenção de investimento ficou estável.
No que diz respeito às expectativas, as médias e grandes indústrias mostraram-se otimistas em relação ao desempenho, nos próximos seis meses, de todos os aspectos avaliados na pesquisa, enquanto as pequenas manifestam pessimismo apenas sobre o número de empregados, para os quais esperam retração.
Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados divulgados em 15/08 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram. O indicador de produção nacional atingiu 51,8 pontos, ante 54,9 do potiguar.
Quanto às distinções, nota-se que o grupo nacional apontou UCI efetiva abaixo do padrão usual para o período e nível de UCI também inferior à média potiguar (71% contra 76%), ainda que tenha sido a maior marca do país em 2022.
Por outro lado, os empresários do conjunto do país assinalaram crescimento no número de empregados e nível de estoques de produtos finais um pouco acima dos 50 pontos, porém ajustados ao planejado/desejado pelas empresas.
Quanto às expectativas ante os próximos seis meses, todos os índices nacionais revelam otimismo.
EVOLUÇÃO MENSAL DA INDÚSTRIA
Os resultados da Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, realizada entre os dias 1º e 9 de julho de 2022, mostram que a produção industrial do conjunto do setor registrou crescimento em julho, após ficar praticamente estável em junho.
O indicador de evolução da produção aumentou 4,5 pontos em julho de 2022, passando de 50,4 para 54,9 pontos, revelando crescimento comparativamente ao mês anterior (valores acima de 50 pontos indicam expansão). Contudo, em relação a julho de 2021, o índice declinou 4,5 pontos (59,4 pontos).
O crescimento da produção foi convergente entre os dois portes de empresas pesquisados. As pequenas indústrias registraram crescimento na comparação mensal (6,3 pontos), com o indicador passando de 45,8 para 52,1 pontos.
Por sua vez, as médias e grandes registraram incremento de 3,9 pontos, com o índice avançando de 51,9 para 55,8 pontos. Note-se que, embora proporcionalmente, a produção das pequenas tenha crescido mais do que a das médias e grandes, o nível destas permanece mais elevado (52,1 ante 55,8 pontos).
Apesar do crescimento da produção, o número de empregados voltou a cair. O indicador de evolução do número de empregados recuou 2,8 pontos em julho, passando de 51,8 para 49,0 pontos (valores abaixo de 50 pontos indicam queda).
Na comparação com julho de 2021, o indicador cresceu 6,3 pontos (55,3 pontos). O indicador das pequenas empresas repetiu a mesma performance do mês anterior, estabilizando-se em 45,8 pontos, portanto, abaixo do patamar de 50 pontos, indicando continuidade no declínio.
O das médias e grandes, por sua vez, recuou 3,8 pontos, passando de 53,8 para 50,0 pontos, indicando que não houve crescimento, tampouco retração.
O candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, defendeu ontem (18) a escolha da equipe de governo utilizando critérios técnicos, de acordo com a função de cada ministério. Segundo ele, foi isso o que fez nesse primeiro mandato na Presidência.
“Assim é um governo que quer realmente fazer com que seu país decole”, disse. “A escolha de pessoas técnicas não é fácil porque tem uma questão política muito grande, mas nos garante que nós podemos deixar de falar ‘país do futuro’ e falar ‘país do presente’”, completou.
Na quinta-feira, Bolsonaro esteve em São José dos Campos, no interior de São Paulo, para visitar o Parque Tecnológico da cidade, onde existem infraestruturas do governo federal, como o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Bolsonaro estava acompanhado do ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato ao governo de São Paulo, e do ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Marcos Pontes (PL), candidato ao Senado por São Paulo. Entre outros, Bolsonaro citou os dois como escolhas técnicas do seu governo. “Eu sou o técnico, eles entram em campo. É assim que devemos trabalhar. Sempre dei liberdade total para os meus ministros”, disse. “Somente dessa forma nós pudemos atravessar momento difícil como uma pandemia [da covid-19], uma crise [econômica] e uma guerra [da Ucrânia]”, disse.
O candidato à reeleição falou ainda que não vai permitir a legalização de drogas no Brasil. “Nós sabemos que a liberação das drogas é uma desgraça para o país, não pretendo admitir isso”, disse.
Após o evento no Parque Tecnológico, o candidato pelo PL seguiu em comboio de motociclistas até a Arena Farma Conde para mais um ato de campanha com os candidatos locais.
À noite, durante a live semanal feita nas redes sociais, Jair Bolsonaro falou sobre o sistema de alertas que conheceu no centro de controle de desastres do Cemaden. “Tivemos um desastre há pouco mais de 10 anos em Petrópolis sem a participação do Cemaden. Morreram centenas de pessoas. Tivemos outro, no final do ano passado, já com a participação do Cemaden – com sinais de alerta – e, apesar de ter chovido muito mais do que há 10 anos, o número de vítimas foi 10 vezes menor”, informou.
Bolsonaro disse ainda que o Cemaden está estruturado em “praticamente todo o Brasil” com a capacidade de emitir avisos sobre catástrofes, chuvas, vendavais e demais eventos naturais que possam influenciar no cotidiano da população.