Início » Arquivos para 21 de setembro de 2022, 19:33h

setembro 21, 2022



NATAL RECEBE DOAÇÃO DE MUDAS PARA O HORTO MUNICIPAL

  • por
Compartilhe esse post

foto: Alex Régis

A Prefeitura do Natal recebeu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) cerca de 3.000 mudas de árvores que estão sendo doadas para a população, dentro do projeto Planta Natal.

Estão sendo doadas mudas de acerola, pitanga, pata de vaca, xixa, munguba, flamboyant, castanhola, acácia azul, pingo de ouro, moringa, flamboyanzinho, abacate, jaca, graviola, craibeira, jambo, tento carolina, amoras. Até a próxima semana, o município receberá da universidade oitis e mangueiras.

Para a secretária executiva Danielle Mafra, “a parceria com a UFRN faz com que o projeto Planta Natal atinja patamares maiores, já que cria um potencial do Horto Municipal em atender várias demandas, como reestruturação de praças, replantio de áreas verdes, atendimento às escolas e unidades básicas de saúde”.

O Planta Natal foi criado com o intuito de promover, de forma ordenada e planejada, uma maior arborização na cidade com a plantação de espécies vegetais nativas.

A capital potiguar recebe a radiação solar por longos períodos, durante todo o ano, e a arborização contribui para uma melhoria na qualidade de vida da população, como também, colabora com o equilíbrio na temperatura da região, com as sombras causadas pelas folhas, aumento da umidade atmosférica, além de proteger a fauna e flora.

A parceria com a UFRN acontece desde o ano passado, quando o prefeito Álvaro Dias sancionou a Lei N º 7.206, que estabeleceu a plantação de 50 mil mudas de árvores na capital. A lei institui, ainda, normas específicas para arborização da cidade, para a proteção do meio ambiente, além do desenvolvimento sustentável e o incentivo a hortas comunitárias.

Para saber mais informações e adquirir as mudas, os interessados podem acessar o site do Planta Natal clicando o endereço www.plantanatal.com.br.

Seminário de Arborização Urbana

As árvores são o maior patrimônio ambiental de uma cidade e, para sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de proteção dessa vegetação urbana, a Prefeitura de Natal realiza hoje (21), data das celebrações do Dia Mundial da Árvore, a 2ª edição do Seminário de Arborização Urbana e Meio Ambiente. O evento acontecerá no Parque Ecológico de Capim Macio, a partir das 16 horas, e contará com oficinas abertas ao público em parceria com várias secretarias municipais, além dos parceiros Instituto Federal de Educação (IFRN Natal), Projeto Reciclamar e a Loja Ferreira Costa.


Compartilhe esse post

CÂMARA DE NATAL APROVA AÇÕES DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Francisco de Assis

A Câmara Municipal de Natal aprovou em primeira discussão, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (21), o PL nº 479/2021 de autoria do vereador Hermes Câmara (PTB), que dispõe sobre a criação de um conjunto de ações e campanhas de conscientização e combate à violência contra crianças e adolescentes no município.

“Esse projeto aparenta ser simples, mas tem uma relevância muito grande, pois a cada dia que passa vemos o aumento da violência e abusos sexuais em crianças e adolescentes. É importante realizar esse trabalho de conscientização dentro da comunidade escolar, fazer palestras e eventos que informem e conscientizem contra essa situação que já era para estar extinta”, declarou o vereador autor do projeto.

Também foi aprovado, em segunda discussão, o PL nº 65/2022 de autoria do vereador Nivaldo Bacurau (PSB), que inclui no calendário oficial de eventos do município os festejos de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da Redinha, a ser celebrada anualmente na última semana de janeiro.

“Esse projeto resgata a importância dessa festa, que é tradicional e quase centenária. Sabemos a devoção dos pescadores e dos moradores daquela praia, da região, bem como veranistas e nativos, e a inclusão dessa data no calendário oficial era um desejo de muitos”, explicou Nivaldo Bacarau.

As demais matérias aprovadas foram as seguintes: em primeira discussão, PL nº 40/2021, de autoria do vereador Herberth Sena (PSDB), que cria a Casa das Quadrilhas Juninas no município; PL º 322/2021, de autoria do vereador Professor Robério Paulino (PSOL), que dispões sobre a instalação de espaços de cuidados infantis em locais públicos especificados de Natal; e o PL nº 257/2022 de autoria do vereador Luciano Nascimento (PTB) que reconhece como utilidade pública municipal a Associação de Desenvolvimento Sociocultural da Zona Norte (ADZN). Já em segunda discussão foi aprovado o PL 250/2022 que Reconhece de Utilidade Pública Municipal a Cooperativa Habitacional e de Serviços Integrados da Segurança Pública (COHSISP).


Compartilhe esse post

ESTUDANTE DE 11 ANOS CONQUISTA O SÉTIMO TÍTULO BRASILEIRO DE XADREZ

  • por
Compartilhe esse post

Foto: reprodução

O jovem potiguar Theo Magalhães de Lima sagrou-se campeão brasileiro de xadrez escolar 2022, alcançando o sétimo título nacional. A conquista veio de forma invicta contra adversários de todo o Brasil, em evento promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), no último final de semana, na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais.

Theo disputou na categoria Sub-11, venceu as seis rodadas, somando seis pontos, contra fortes adversários de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. “Foi uma competição bastante difícil, muito equilibrada, com as disputas sendo decididas no final, mas Theo foi muito bem e está de parabéns”, disse o orgulhoso pai Kildare Lima.

O irmão de Theo, o Mestre Nacional (MN) Enzo Magalhães de Lima, disputou na categoria Sub-15 e empatou em pontos com o segundo e terceiro colocado com 4,5 pontos de

6 rodadas, obtendo pelos critérios a quarta colocação. Para o presidente da CBX, Maximo Igor Macedo, as conquistas de Theo e Enzo foram significativas para o Rio Grande do Norte, que contou somente com os dois participantes.

“O título de Theo e o quarto lugar de Enzo num universo de 500 atletas participantes reflete bem o sucesso do trabalho que vem sendo feito no xadrez potiguar e do nosso nível técnico, pois com apenas dois representantes, conseguimos dois excelentes resultados”, analisou o potiguar Igor Macedo.

Com a nova conquista, Theo chegou a marca de sete títulos brasileiros, quatro no estilo rápido-clássico e três no blitz. Agora, o próximo desafio são os JERNs e o Campeonato Sul-americano no final do ano, no Paraguai.


Compartilhe esse post

RETORNO DA SEEL NÃO INTEGRA PLANOS DE CANDIDATOS AO ESTADO

  • por
Compartilhe esse post

Extinta pela governadora Fátima Bezerra, principal pasta da área de esportes segue esquecida pelos políticos do RN

No programa de governo para o esporte dos quatro principais postulantes ao cargo de governador do estado do Rio Grande do Norte, nenhum trata da volta da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, antiga SEEL, conquistada com muita luta e suor pela população e desportistas no então governo Wilma de Faria, e que colocou o RN em outro patamar na criação de políticas públicas para o esporte de modo geral.

Extinta em um dos primeiros atos do governo Fátima Bezerra, a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, foi resumida à subsecretaria, vinculada à Secretaria de Educação e Cultura, perdendo autonomia, orçamento e uma série de programas de incentivo e prática esportiva. A ausência da pasta mais importante de fomento ao esporte potiguar é sentida até hoje, principalmente no interior, pois os municípios eram favorecidos com projetos voltados para as secretarias municipais.

O ex-secretário da SEEL, Joacy Bastos, que comandou a secretaria no governo de Rosalba Ciarlini, sabe muito bem da importância que a Secretaria Estadual de Esporte teve para o fortalecimento do esporte do Rio Grande do Norte. “A criação da SEEL era uma luta que começou em 1960 pelos desportistas de nosso estado, que se concretizou no governo Wilma e que depois democratizou-se no governo Rosalba ao qual participei, com a criação de políticas públicas, participação dos municípios e projetos de grande proporção”, explica Joacy. Um desses projetos era o Garoto Bom de Bola, campeonato de futebol de campo para alunos da rede pública de ensino, entre 12 a 14 anos, e que chegou a ter a participação de 100 municípios e ajudou a revelar Gabriel Veron, ex-jogador do Palmeiras e que atualmente está no futebol europeu, jogando pelo Porto.

“Era o maior campeonato da modalidade do Brasil, cada time tinha 20 atletas, tínhamos 100 municípios participantes, era a interiorização da secretaria que chegava junto às secretarias municipais de esportes, garantindo calendário esportivo, tornando-se num grande evento, pois mantinha o aluno na escola, incentivando à prática do futebol e que inclusive ajudou a revelar Gabriel Veron, além de movimentar a economia do interior do estado, pois esses jogos atraíam público”, lembra Joacy.

Para o ex-secretário a extinção da pasta foi um retrocesso e deveria ser revista pelos candidatos ao governo. “Faço aqui um pedido de resgate da antiga SEEL aos nossos candidatos, pela sua importância para Rio Grande do Norte, pois hoje a subsecretaria desempenha quase que o mesmo papel da Codesp, ficando presa somente a organização dos JERNs e Jogos da Juventude, precisamos de muito mais, que o esporte seja tratado de modo geral com atividades esportivas durante todo o ano, com políticas públicas sólidas, pois segundo a Unesco o esporte é responsável pelo desenvolvimento político, econômico e social”, concluiu.


Compartilhe esse post

PARA 70% DOS POTIGUARES, PROGRAMAS ELEITORAIS EM TV E RÁDIO NÃO INFLUENCIAM VOTO

  • por
Compartilhe esse post

Foto: reprodução pesquisa DataVero

O DataVero Instituto de Pesquisa consultou os eleitores potiguares ainda para saber se eles têm acompanhado os programas eleitorais veiculados em TV e Rádio e se a propaganda eleitoral influencia em sua decisão de voto para o governo do Estado e para o Senado Federal. Dos 1.520 entrevistados entre os dias 15 e 18 de setembro pelos pesquisadores, 51,8% responderam que não estão seguindo a propaganda eleitoral obrigatória, contra 48,2% que acompanham os programas. O perfil dos eleitores que mais acompanham os programas eleitorais é formado por homens (53,6%), estão na faixa de 60 anos ou mais (56,3%), têm nível superior (52,2%), se declararam católicos (51,4%) e estão na faixa de renda de cinco a dez salários mínimos (53,2%).

Entre os eleitores consultados que responderam acompanhar os programas nos dois meios de comunicação, 70,4% afirmaram assistir as propagandas referentes aos candidatos para os dois cargos majoritários. Outros 12% disseram assistir apenas às apresentações dos postulantes a governador e 1,4%, a senador da República. Não souberam responder ou não responderam, corresponde a 16,2%.

Para 67,4% dos eleitores, a propaganda eleitoral não influencia na decisão para seu voto ao governo do Estado, contra 27,8% que afirmaram ser influenciados pelas propagandas para decidirem seus votos e 4,8% não souberam ou não responderam. Para o Senado Federal, 67,8% afirmaram que não são influenciados para decidirem seu voto, 27,8% disseram que são influenciados e outros 4,4% não souberam ou não responderam.


Compartilhe esse post

DATAVERO TRAZ DR. BERNARDO, EZEQUIEL E GEORGE ENTRE MAIS CITADOS PARA ALRN

  • por
Compartilhe esse post

Eleição para escolha de deputado estadual será acirrada, conforme números trazidos pela pesquisa DataVero/98 FM

Foto: reprodução pesquisa DataVero

Faltando apenas 12 dias para as eleições gerais, os potiguares já vão definindo seus votos para os cargos proporcionais e, entre os cinco nomes mais citados para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), estão os candidatos Dr. Bernardo Amorim (1,74%), Ezequiel Ferreira (1,68%), George Soares (1,55%), Divaneide (1,42%) e Kleber Rodrigues (1,42%), conforme a pesquisa feita pelo DATA- VERO Instituto, divulgada nesta terça-feira (20).

Do 6º ao 20º lugar, foram citados os nomes de Adjuto Dias (1,35%), Isolda Dantas (1,23%), Ubaldo Fernandes (1,23%), Tomba Farias (1,16%), Coronel Azevedo (1,10%), Cristiane Dantas (1,10%), Galeno Torquato (0,97%), Maurício Filho (0,97%), Getulio Rego (0,9%), Francisco

do PT (0,84%), Wendel Lagartixa (0,84%), Neilton (0,77%), Terezinha Maia (0,77%), Eudiane Macedo (0,64%) e Jadson (0,64%).

Entre os eleitores entrevistados, dos que responderam não saber ainda em quem votar para deputado estadual na próxima eleição somaram 53,38%. Já os que não votariam em ninguém representou 9,09% dos entrevistados.

Os nomes citados foram de forma espontânea pelos 1.520 eleitores consultados entre os dias 15 e 18 de setembro e a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com os números RN- 04242/2022 e BR-06960/2022.

As entrevistas ocorreram nos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo, Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Touros, Goianinha, Arês, São Miguel Gostoso, Caicó, Currais Novos, Acari, Parelhas, Jardim do Seridó, Serra Negra do Norte, Mossoró, Assú, Areia Branca, Campo Grande, Apodi, Caraúbas, Itaú, Martins, Pau dos Ferros, Umarizal, Patu, Alexandria, Dr. Severiano, Nova Cruz, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Monte Alegre, Pedro Velho, Campo Redondo, Ielmo Marinho, João Câmara, Macau, Angicos, Lajes e Jandaíra.


Compartilhe esse post

NATÁLIA, MINEIRO, GARIBALDI, GENERAL GIRÃO E PAULINHO FREIRE; MAIS CITADOS PARA A CÂMARA

  • por
Compartilhe esse post

Foto: reprodução pesquisa DataVero

A corrida eleitoral para as oito vagas da Câmara dos Deputados parece estar bem delineada, a apenas 11 dias para as eleições gerais do próximo dia 2 de outubro, conforme a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa DataVero, divulgada nesta terça-feira (21), na 98 FM. Entre os três nomes mais citados pelo potiguares para deputado federal, de forma espontânea – quando não é apresentada a lista com os candidatos aos entrevistados, estão Natália Bonavides (2,51%), Fernando Mineiro (2,19%) e Garibaldi Filho (2,13%).

Do quarto ao décimo lugares entre os mais lembrados estão os candidatos João Maia (2%), Ge- neral Girão (1,81%), Paulinho Freire (1,74%), Lawrence Amorim (1,61%), Kelps Lima (1,42%), Robinson Faria (1,29%) e Dra. Vanessa (0,97%). Destes, além de Natália, a mais citada na pesquisa, João Maria e General Girão tentam a reeleição na Câmara dos Deputados.

Já entre os candidatos mais citados entre o 11º ao 20º lugar, estão Jaime Calado (0,9%), Benes Leocádio (0,84%), Kaline de Dr. Bernardo (0,84%), Beto Rosado (0,77%), Major Brilhante (0,77%), Carla Dickson (0,71%), Dra. Julia Ferreira (0,71%), Camila Araújo (0,64%), Thabatta Pimenta (0,64%) e Leonardo Rêgo (0,58%).

Quem não decidiu em quem votará para deputado federal corresponde a 57,19%, já os que não votariam em ninguém representou 9,09% dos entrevistados.

A pesquisa DATAVERO, registrada na Justiça Eleitoral com os números RN-04242/2022 e BR- 06960/2022, foi realizada entre os dias 15 e 18 de setembro, quando foram ouvidas 1.520 pessoas em 41 municípios potiguares. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos e possui intervalo de confiança de 95%.


Compartilhe esse post

DATAVERO: LULA DEVE TER MAIS DE UM MILHÃO DE VOTOS NO RN, NO 1º TURNO

  • por
Compartilhe esse post

Considerando apenas os votos válidos, Lula tem 56,6% das intenções de voto no Estado, contra 34,5% de Bolsonaro

Foto: reprodução

Na disputa para presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na DataVero com 49,7% das intenções de voto, o que representaria pouco mais de 1.040.000 votos. Concorrendo à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) tem 30,3%, o que significa 634 mil votos. Ciro Gomes (PDT) tem 5,6%, ou 117 mil votos.

Na sequência, surgem Simone Tebet (MDB), com 1,5%, e Soraya Thronicke (União Brasil), com 0,3%. Vera Lúcia (PSTU) e Sofia Manzano (PCB) têm, cada um, 0,1%. Ainda há 5,7% que declaram voto branco ou nulo e 6,6% que não sabem ou não quiseram responder.

Considerando apenas as intenções de votos válidos, ou seja, desconsiderando indecisos brancos e nulos, Lula tem 56,6% das intenções de voto, contra 34,5% de Bolsonaro. Ciro teria 6,5%, e Tebet, 1,7%. Os números são da pesquisa estimulada.

EVOLUÇÃO
Na última pesquisa DataVero, divulgada em agosto, Lula tinha 47,3% e Bolsonaro possuía 27,2%. Ou seja, de uma pesquisa para outra, o petista ganhou 2,4 pontos percentuais, e o presidente subiu 2,9 pontos. Ciro Gomes tinha 8,3% – portanto, caiu 2,7 pontos.

CERTEZA DO VOTO
O voto para presidente no RN é o mais consolidado. Assim, 87,4% dos eleitores já estão decididos e não pretendem mais mudar de voto. Eram 84% em agosto e 83,9% em julho.

Só 10,7% cogitam mudar o voto. Eram 14% em agosto e 11,9% em julho. Outros 1,9% não sabem ou não responderam.

Dividindo por candidato, tanto Lula quanto Bolsonaro têm eleitores fieis. Nos dois casos, 95,1% não cogitam mudar de voto até o dia da eleição.

ESPONTÂNEA
Na espontânea, quando o entrevistado pode citar qualquer nome, Lula chegou a 48% (contra 44% da última pesquisa). Bolsonaro tem 29,6% – eram 25,4% no último levantamento. Ciro Gomes subiu de 3% para 4%.

REJEIÇÃO
Em relação à última pesquisa, divulgada em julho, a rejeição de Lula cresceu 3,6 pontos percentuais, chegando a 27,3% do eleitorado. A de Bolsonaro estagnou em 44,4% (eram 44,2% no mês passado). 11,7% dos entrevistados não rejeita nenhum e 4,9% rejeitam todos.

DADOS
A pesquisa DataVero foi contratada pela rádio 98 FM. Foram 1.520 entrevistas entre os dias 15 e 18 de setembro em 41 municípios potiguares. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral antes mesmo do início do campo. Os protocolos são: RN-04242/2022 e BR- 06960/2022.


Compartilhe esse post

CARLOS EDUARDO TERIA 167 MIL VOTOS DE MAIORIA SOBRE ROGÉRIO MARINHO

  • por
Compartilhe esse post

Para que Rogério, 2º colocado, consiga reverter o quadro e vencer, seria necessário tirar quase 15 mil votos por dia do ex-prefeito

Foto: reprodução

O candidato do PDT ao Senado, Carlos Eduardo Alves, seria eleito senador da República se as eleições fossem, segundo a nova pesquisa do Instituto DataVero. De acordo com o levantamento, pedetista tem hoje 28,6% das intenções de voto, faltando 11 dias para a eleição. Isso representaria 599 mil votos, considerando a projeção do eleitorado que irá votar.

O 2º colocado é Rogério Marinho (PL), que tem 20,6% das intenções de voto, o que representaria 432 mil votos. Em seguida, está Rafael Motta (PSB), com 9,2%, o que significa 191 mil votos.

Na sequência, aparecem Pastor Silvestre (PMN), com 1%; Veterinária Shirlei Medeiros (DC), com 0,8%; Dário Barbosa (PSTU), com 0,4%; Freitas Júnior (PSOL), com 0,3%; Geraldo Pinho (Podemos), com 0,2%; e Marcelo Guerreiro (PRTB), com 0,1%.

Na pesquisa, 20,4% responderam que pretendem votar em branco, nulo ou nenhum dos candidatos. Outros 18,4% não sabem ou não quiseram responder. Os números são de uma pergunta estimulada.

Vale ressaltar que parte do eleitorado que hoje pretende votar em branco ou nulo, pode também alterar sua intenção de voto e decidir a eleição. Considerando apenas as intenções de votos válidos, Carlos Eduardo tem 46,73%; Rogério Marinho, 33,66%; e Rafael Motta, 15,03%. Pastor Silvestre tem 1,63%, e Shirlei Medeiros, 1,3%. Ainda surgem, na sequência: Dário Barbosa, com 0,65%; Freitas Júnior, com 0,49%; Geraldo Pinho, com 0,32%; e Marcelo, com 0,16%.

Não há 2º turno na disputa para o Senado.

CERTEZA DO VOTO
Assim como na pesquisa para o Governo, para o Senado, a DataVero mostra que, à medida que a eleição avança, o eleitor fica mais decidido. Agora, 66,2% apontam que já decidiram em quem vão votar para senador e não pretendem mais mudar. Eram 58,2% em agosto e 57% em julho.

Agora, apenas 27,9% ainda admitem trocar de candidato até o dia da eleição. Eram 35,5% em agosto e 31,3% em julho. Outros 6% não sabem ou não quiseram responder.

Entre os três principais candidatos, o mais decidido é o de Rogério Marinho: 84,7% responderam que não vão mudar mais de voto no ex-ministro. O menos decidido é o de Carlos Eduardo: 77%. Entre os eleitores de Rafael Motta, 80,3% afirmaram que ainda podem mudar de voto até o dia da eleição.

ESPONTÂNEA
Na espontânea, quando o eleitor pode citar qualquer nome, Carlos Eduardo e Rogério

Marinho estão rigorosamente empatados com 15,2% cada. Rafael Motta tem 5,3%, e os demais, 0,1% cada. O índice de indecisos é de 53,7%. Outros 10,2% citaram que não pretendem votar em nenhum dos candidatos.


Compartilhe esse post

FÁTIMA VENCE NO 1º TURNO COM 350 MIL VOTOS A MAIS QUE SOMA DOS ADVERSÁRIOS

  • por
Compartilhe esse post

Para oposição levar disputa ao 2º turno, seria necessário tirar quase 32 mil votos por dia da petista até 2 de outubro

Foto: Pesquisa DataVero

Pesquisa do Instituto Data- Vero, divulgada nesta terça-feira (20) pela 98 FM, aponta que, se as eleições fossem hoje, a governadora Fátima Bezerra (PT) seria reeleita no 1º turno no Rio Grande do Norte, com mais de 354 mil votos de maioria sobre a soma dos adversários.

Ou seja, para que a oposição leve a disputa para o 2º turno, seria necessário tirar quase 32 mil votos por dia de Fátima Bezerra até o dia da eleição. Vale ressaltar que parte do eleitorado que hoje pretende votar em branco ou nulo pode também alterar sua intenção de voto e decidir a eleição.

A projeção realizada pelo DIÁRIO DO RN, com base nos dados da pesquisa, indica que a petista teria hoje 971 mil votos, contra 617 mil dos outros candidatos somados. Para este cálculo, a reportagem considera um eleitorado total de 2.554.727 potiguares e uma

abstenção de 18%, que é a média histórica de ausências no pleito. Com isso, o número total de votantes projetado ficou em 2.094.875 eleitores.

De acordo com a DataVero, faltando 11 dias para a eleição, Fátima Bezerra tem, na pesquisa estimulada, 46,4% das intenções de voto. O 2º colocado é Capitão Styvenson (Podemos), com 16,8%. Em terceiro lugar, aparece Fábio Dantas (SDD), com 10,3%. Na sequência, surgem: Clorisa Linhares (PMB), com 0,9%; Rosália Fernandes (PSTU), com 0,8%; Rodrigo Vieira (DC) e Nazareno Neris (PMN), cada um com 0,2%; e Bento (PRTB) e Danniel Mo- rais (PSOL), cada um com 0,1%. Na pesquisa, 12,7% dos entrevistados citaram que pretendem votar branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Outros 11,5% não sabem ou não quiseram responder.

Considerando apenas as intenções de votos válidos – ou seja, excluindo brancos, nulos e indecisos –, Fátima tem 61,21%; Styvenson, 22,16%; e Fábio Dantas, 13,58%. Na sequência estão Clorisa (1,18%), Rosália (1,05%), Rodrigo Vieira e Nazareno Neris (0,26% cada) e Bento e Danniel (0,13%) cada. Essa é a forma como a Justiça Eleitoral totaliza e apresenta os votos no dia da eleição.

CERTEZA DO VOTO

A pesquisa DataVero mostra, ainda, que, à medida que a eleição se aproxima, o eleitor fica mais decidido. Agora, 77% dizem que não mudarão o voto até 2 de outubro – eram 72,6% em agosto e 68,4% em julho.

Apenas 18,4% cogitam trocar de candidato até o dia da eleição – eram 24,4% no último levantamento e 23,1% em julho. Outros 4,5% não sabem ou não quiseram responder.

Entre os três principais candidatos, o eleitor mais decidido é o de Fátima: 90,1% afirmam que não vão mudar mais de voto. O menos seguro é o de Styvenson: 81,9% ainda podem mudar de voto até 2 de outubro.

REJEIÇÃO

No último mês, entre os três principais candidatos, quem mais ganhou rejeição foi Fábio Dantas. Agora, 8,9% dizem que não pretendem votar nele de jeito nenhum – eram 5,9% e 5,7% nas últimas duas pesquisas. As rejeições de Fátima (24,3%) e Styvenson (11,4%) mantiveram-se estáveis e oscilaram dentro da margem de erro. Entre os entrevistados, 23,5% disseram que não rejeitam nenhum e 10,1% rejeitam todos.


Compartilhe esse post

HENRIQUE ALVES SE EMOCIONA AO FALAR DA RELAÇÃO TURBULENTA COM O FILHO

  • por
Compartilhe esse post

Candidato ao 12º mandato como federal, ex-deputado diz: “A Pedro Henrique, Deus tenha compaixão por seus desatinos”

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Uma pendenga que vem se arrastando por anos, envolvendo pai e filho, tomou conta do noticiário nesta terça-feira (20), em plena efervescência da campanha eleitoral. Candidato ao seu 12º mandato como deputado federal, Henrique Eduardo Alves (PSB) foi surpreendido com um novo despacho judicial de prisão por conta da falta de pagamento de pensão alimentícia.

Ao tomar conhecimento da decisão judicial, ele reagiu com uma nota emotiva, em que pincela as razões da querela judicial. Intitulada “Nota sobre um filho que cobra juros de um pai”, o texto traz: “Faltando 11 dias para as eleições de 2022, fui surpreendido, mais uma vez, por notícia de blogs e redes sociais, sobre um mandado de prisão por pensão alimentícia, desta vez, cobrando juros extorsivos”. E continua: “Confesso que não entendi de imediato do que se tratava, vez que, em agosto, fiz o pagamento mensal proposto pelo meu advogado desde dezembro de 2021, em valor exorbitante junto à justiça de São Paulo”.

Em sua nota, o ex-presidente da Câmara dos Deputados se indaga: “O quê agora, meu Deus? Depois de todas as injustiças passadas e vencidas, ciente das circunstâncias e acontecimentos, certamente, a que mais me maltrata, abala, e me faz sofrer. Onde está o filho que criei com todo amor, presença e tudo mais que pude oferecer? Com sua mãe, no divórcio há mais de 12 anos, deixei muito mais da metade de meu patrimônio. O que falta agora, além do amor e respeito que um filho deve ter a um pai? Só Deus, o Pai maior, para me fortalecer em mais essa adversidade, que sei – por tão absurda! – vencerei. ”

No mesmo desabafo, Henrique Eduardo Alves agradece o apoio dos amigos e registra: ”Aos meus amigos e seguidores, que são testemunhas do pai que sou e sempre fui, minha gratidão e serenidade.

Com Fé em Deus e no amor verdadeiro de vocês, seguirei na luta sem ódio e sem medo. A Pedro Henrique, que não me responde há mais de 12 meses, que Deus tenha misericórdia e compaixão por seus desatinos. Meu advogado atuará na forma da lei”.


Compartilhe esse post