outubro 25, 2022
EQUIPE POTIGUAR É VICE-CAMPEÃ BRASILEIRA DE TÊNIS DE MESA

A equipe potiguar do Desportivo Rio Grande sagrou-se vice-campeã da etapa Recife do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, realizado neste final de semana, no ginásio Geraldão. O time do RN encerrou o TMB Challenge Plus com 19 medalhas conquistadas, sendo quatro de ouro, oito de prata e sete de bronze.
As mulheres foram o grande destaque do RN. Júlia Braga venceu na categoria Veterano 4 e assumiu o primeiro lugar no ranking do Nordeste e nono do Brasil. Na categoria juventude, Ruth Crisanto foi campeã e passou a ser a segunda melhor do Nordeste e a quinta no ranking nacional.
No masculino, Adriano Santos venceu na categoria Veterano 4 e manteve-se na liderança do ranking da região Nordeste, subindo para o quinto lugar no Brasil. No rating F, Thayson Cruz foi medalha de ouro, enquanto Gustavo Medeiros sagrou-se campeão pelo rating D.
O coordenador do tênis de mesa do Desportivo, Denys Victor, comemorou os resultados. “Alcançamos nosso objetivo nesta etapa que era estar presente no troféu eficiência, estou muito orgulhoso dos atletas e com seus resultados”, disse Denys. O próximo desafio é o Campeonato Brasileiro em São Paulo, no mês de dezembro.
ALECRIM É O LÍDER ISOLADO DO ESTADUAL
Alviverde abre o returno da Segundona com vitória de goleada por 8 a 0 sobre o Parnamirim e chega a 18 pontos

A campanha do Alecrim de retorno à divisão de elite do futebol potiguar segue a todo vapor. Neste final de semana, pela abertura do returno do Campeonato Estadual da Segunda Divisão, o time comandado pelo técnico Higor César goleou o Parnamirim pelo placar de 8 a 0, se isolando na liderança, agora com 18 pontos, cinco a mais que o vice-líder Laguna.
A equipe chegou a sexta vitória em sete jogos e tem o melhor ataque da competição com 25 gols, além da melhor defesa, apenas três gols sofridos. O artilheiro do time é o camisa 7, Matheus Bambú, com sete gols marcados. No jogo realizado na Arena América, Bambú deixou a sua marca, anotando um dos gols na goleada por 8 a 0 contra o Parnamirim.
Os outros gols da elástica vitória foram marcados por Piauí (2), Thalisson (2), Douglas Bomba, Tiago Potiguar e o goleiro Wallef. Detalhe, Tallysson e Wallef marcaram os seus primeiros gols como atletas profissionais. O time comandado por Higor César atuou com Wallef, Gyleno, Gean, Jeovane e Thalisson; Peu, Douglas Bomba, Mateus Bambú e Tiago Potiguar; Piauí e Thalisson.
Agora, o Verdão folga na próxima rodada, no meio da semana, e só volta a campo no próximo sábado (29), quando enfrentará o Laguna, às 15h, na Arena América, em Japecanga. A rodada do dia 26, terá os seguintes jogos: Atlético Potengi x Visão Celeste, Laguna x Parnamirim e Baraúnas x Mossoró.
AUTOCUIDADO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA SÃO DISCUTIDOS NA AL
Campanha de conscientização e ações são ressaltadas durante sessão solene em referência ao Outubro Rosa, nesta 2ª feira

A manhã desta segunda-feira (24) foi de homenagens na Assembleia Legislativa, com a realização da Sessão Solene em referência ao Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama. O evento foi proposto pela Frente Parlamentar da Mulher, que é composta pelas deputadas Cristiane Dantas (SDD), Eudiane Macedo (PV) e Isolda Dantas (PT), e aconteceu no Plenário da Casa Legislativa Potiguar.
A presidente da Frente Parlamentar da Mulher, deputada Cristiane Dantas, discursou na abertura da cerimônia, ressaltando a importância do autocuidado para o diagnóstico precoce da doença.
“Em mais um ano, estamos aqui reunidos para levar à sociedade a mensagem do autocuidado e da importância de sermos vigilantes com a nossa saúde, para o diagnóstico precoce do câncer de mama. E a campanha do Outubro Rosa, criada para este fim, é oportuna para intensificamos essa informação”, iniciou.
De acordo com a parlamentar, este ano de 2022 é especialmente carregado de maior preocupação sobre a incidência da doença. “Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima o diagnóstico de mais de 66 mil casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 por 100 mil mulheres. No Rio Grande do Norte, a situação é ainda mais preocupante, pois existe a estimativa de termos a maior taxa bruta de incidência da doença no Nordeste, com 61,85 casos para cada 100 mil mulheres”, detalhou.
Segundo Cristiane, essa realidade obriga todos a reforçar a necessidade das mulheres estarem sempre atentas ao próprio corpo. “E também nos impõe a responsabilidade de sermos multiplicadores da prevenção e do diagnóstico precoce, que aumentam em 95% as chances de cura. Essa mobilização passa pelo acesso aos exames de mamografia e ultrassonografia mamária, de forma anual, especialmente a partir dos 40 anos”, frisou.
Na sequência, a deputada registrou a importância do serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) no tratamento contra o câncer. “O serviço do SUS é essencial. Para as mulheres que retiram a mama por meio da mastectomia, por exemplo, ainda há a possibilidade de fazer a cirurgia de reconstrução mamária. E, neste ano, o Ministério da Saúde anunciou a ampliação do acesso à cirurgia. Os hospitais que apresentarem melhor desempenho, conforme critérios técnicos, receberão mais recursos financeiros. O impacto orçamentário previsto é de R$ 100 milhões”, informou Cristiane.
A deputada falou ainda da satisfação da Frente Parlamentar da Mulher em homenagear “grandes mulheres que foram desafiadas e venceram o câncer de mama; e outras que ainda estão na batalha contra a doença”. “Saibam que todas vocês, sem distinção, são exemplos de superação para todos aqui presentes”, enfatizou.
Seguindo seu pronunciamento, Cristiane Dantas falou a respeito das mulheres e dos grupos homenageados.
“Aline Costa é micropigmentadora e empresária. Dedica-se à causa, dando suporte a mulheres que se submeteram à mastectomia, reconstruindo suas aréolas de forma gratuita, com o Projeto ‘Ressignificando o autoamor’. Antonia de Souza é professora aposentada de Mossoró e natural de Portalegre. Recebeu diagnóstico precoce aos 64 anos e foi vitoriosa no tratamento, realizado há três anos. A fé é a sua marca. Já Bianca Saldanha, servidora da Assembleia Legislativa, está na luta contra o câncer. Sua serenidade e sorriso são seus combustíveis nesse processo, que já é vitorioso. E, por fim, Uianê de Azevedo, médica responsável pelos exames de mamografia e ultrassonografia da unidade móvel do Grupo Reviver, é uma profissional que faz a diferença na vida das pacientes e fundamental para esta mobilização”, destacou a deputada.
A parlamentar enalteceu também a relevância do trabalho voluntário realizado pelos grupos de apoio homenageados.
“O serviço de vocês transforma vidas e leva esperança às mulheres em tratamento. Dentre as instituições homenageadas, destacamos o ‘Grupo Reviver Natal’, que celebra 10 anos de fundação levando o exame de mamografia para as localidades mais distantes do nosso Estado. E a Assembleia Legislativa é uma parceira desta iniciativa. Assim como eu, a deputada Eudiane e vários outros parlamentares destinam emendas para viabilizar a manutenção dessa atividade, com a unidade móvel Savana Galvão”, acrescentou.
Outro grupo de apoio homenageado foi a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Natal, que possui mais de 50 anos de história e serviços prestados no RN, “sendo importante esteio para as mulheres do interior que buscam atendimento na capital, na Casa de Apoio Irmã Gabriela”, segundo Cristiane Dantas.
De maneira análoga, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mossoró, a qual, conforme a deputada, “é um importante pilar da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer e conta com a participação de mais de 60 mulheres, contribuindo para a aquisição de equipamentos e materiais de manutenção”.
Os grupos “Despertar” e “Bonitas”, além da “Associação Onco & Vida”, também receberam homenagens. “O Grupo Despertar atua há 30 anos, com a missão de apoiar e levar alento às pacientes com câncer, por meio da orientação e humanização do processo de terapia. Já o ‘Bonitas’ há sete anos exalta a autoestima das pacientes, através da entrega de lenços, das sessões fotográficas e rodas de conversa. E a Associação Onco & Vida constrói, há oito anos, uma história de serviços prestados à população diagnosticada com o câncer, sempre de forma humanizada e reintegradora”, ressaltou Cristiane Dantas.
“Para cada mulher na árdua batalha contra o câncer de mama, é preciso reafirmar que existe cura. Não deixem de sonhar e nunca percam o sorriso no rosto. Os sonhos motivam a vida e o sorriso embeleza a caminhada. Em nome da Frente Parlamentar da Mulher, nossos parabéns aos grupos de apoio e às mulheres homenageadas”, finalizou a deputada.
Discursando em nome de todos os homenageados, a presidente do Grupo Reviver, Ana Tereza, ressaltou a importância do Outubro Rosa e agradeceu o apoio prestado pela Assembleia Legislativa, através das emendas parlamentares.
“É com enorme prazer que estamos aqui mais um ano para celebrar o Outubro Rosa, um mês tão significativo para todas nós. E em 2022 isso acontece de um modo muito especial, pelos 10 anos de existência do nosso trabalho. Portanto, esta é uma sessão de exaltação do cuidado consigo mesmo e com o próximo”, frisou.
Ana Tereza falou também sobre a missão do Grupo Reviver, destacando o sentimento de dever cumprido.
“Todos os dias renovamos nosso alerta às mulheres sobre a importância do cuidado com as mamas. E a nossa sensação é de estarmos cumprindo com êxito a missão à qual nos propusemos há 10 anos, que é a de proporcionar acesso aos exames eficientes no diagnóstico do câncer e outras alterações mamárias”, contou.
Sobre os trabalhos realizados pelo grupo, a presidente informou que, em 2021, o Reviver realizou 95% de todos os exames feitos em Parnamirim.
“A respeito de Natal, as estatísticas nos mostraram que dos 12.618 exames realizados, mais de 9.137 foram normais e 3.481 tiveram alterações. Dentre essas, 1.448 foram nódulos e 2.030 apresentaram outras anomalias, dentre as quais estão os tumores malignos”, detalhou Ana Tereza.
Ainda segundo a presidente do Grupo Reviver, diante desses números, eles têm a certeza de que salvam vidas, com a detecção precoce dos tumores.
“Essa certeza é a força que nos anima a seguir em frente. Acreditamos que podemos salvar vidas, estimular a cidadania e aliviar o sofrimento das pessoas, pela melhoria na qualidade da saúde da população. E nós temos nessa caminhada a companhia dos grupos ‘Bonitas’ e ‘Despertar’; das redes femininas de combate ao câncer de Natal e de Mossoró; além da Associação Onco & Vida. Essas instituições se completam em suas áreas de atuação, com um só objetivo: servir à nossa sociedade e especialmente às mulheres”, concluiu.
Além da presidente do Reviver, participaram Iris Maria de Oliveira, secretária estadual da Sethas; Adriana Magalhães, juíza do Tribunal Regional Eleitoral; promotora de Justiça e coordenadora do Caop Saúde, Rosane Moreno; a defensora pública Ana Lucia Raymundo e a advogada membro da Comissão de Saúde da OAB/RN, Janaína Novaes.
TIROS EM MACAÍBA NÃO TINHAM MOTIVAÇÃO POLÍTICA

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte concluiu que não houve motivação política para os tiros disparados durante um ato em prol do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, em Macaíba, na Grande Natal, em que participava do evento a governadora Fátima Bezerra.
Durante coletiva no auditório da Delegacia Geral de Polícia (Degepol), nesta segunda-feira (24), o delegado Cidorgeton Pinheiro, titular da 20ª DP (Macaíba), afirmou que os tiros disparados por um homem em uma motocicleta ocorreram durante uma tentativa de homicídio na cidade sem qualquer relação com a manifestação.
Segundo o delegado, “Houve uma tentativa de homicídio, execução, praticada por um suspeito. A vítima, para se desvencilhar, utilizou o aglomerado para burlar a ação do suspeito. Isso foi alcançado. A vítima conseguiu se esconder, mas isso causou um grande tumulto”
O FATO
Na tarde do último domingo (23), acontecia em Macaíba um ato político em prol do candidato Lula. O evento, que contava com a presença da governadora reeleita Fátima Bezerra (PT) e do vice-governador eleito, Walter Alves (MDB), foi interrompido por causa dos tiros. Também participavam do ato o deputado federal eleito Fernando Mineiro (PT), a deputada estadual eleita Divaneide Basílio (PT) e o candidato derrotado ao Senado Carlos Eduardo (PDT). Todos foram retirados às pressas do local.
Após o episódio, a governadora Fátima Bezerra fez uma publicação no Twitter tranquilizando os apoiadores e afirmou que confia na segurança do Estado.
LULA E BOLSONARO BUSCAM VOTOS DE INDECISOS NA UFRN NESTA TERÇA 25
Movimentações eleitorais dentro de repartições públicas são proibidas pela legislação brasileira, mas campanhas ignoram
Esta terça-feira (25) promete ser um dia de luta pela conquista do voto junto aos servidores, professores e estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) mesmo quando a lei eleitoral é clara ao impedir a realização de atos de campanha em repartições públicas. As regras estão sendo absolutamente ignoradas tanto por representantes da direita quanto pelos da esquerda potiguar com atos marcados para hoje, na Universidade.
O primeiro está previsto para acontecer a partir de meio dia, com concentração em frente à Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), no campus Natal. Dentro da Universidade Federal, defensores da esquerda vão se sentir em casa na busca de ampliar a votação para o seu candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pois foi no meio estudantil e junto aos trabalhadores que o movimento da esquerda cresceu e se consolidou. O convite, nas redes sociais, foi feito pela deputada estadual reeleita Isolda Dantas (PT), apoiadora da candidatura de Lula (PT) à Presidência da República: “Fotaço UFRN com Lula! Próxima terça-feira, 25, as 12h. Chegou a hora de mostrar que a UFRN tem lado. Que estamos do lado da democracia e dos investimentos na educação”! Na mesma publicação, a deputada também pede a divulgação do ato nos grupos da universidade. “Chama aquele seu amigo de curso, e compartilha esse card nos grupos da sua turma ou curso”!
Já os partidários e defensores intransigentes da candidatura do capitão Jair Messias Bolsonaro (PL) devem encontrar na UFRN um ambiente mais hostil a quem contraria os princípios da esquerda, mesmo assim vão pregar a mensagem da direita impregnada no programa de governo do atual presidente da República que tenta renovar o seu mandato. A partir das 16h, tem início o “Bolsonaro Day”, movimento organizado pelo grupo “Endireita RN” em prol da candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). O perfil no instagram chama para adesivaço e entrega de materiais no Setor IV da UFRN, próximo à Escola de Ciência e Tecnologia (ECT), local onde acontecerá a manifestação pró-Lula.
Democracia é exatamente isso. A convivência dos contrários, desde que se respeitem, mesmo sabendo que o clima da disputa no segundo turno se acirra a cada momento que se aproxima o dia da eleição.
NATÁLIA DETONA: “ROBERTO JEFFERSON É A EXPRESSÃO FIEL DO BOLSONARISMO”
Deputada federal do PT liga atos de Jefferson a Bolsonaro. General Girão afirma que fato não deve interferir na campanha
“Roberto Jefferson é a expressão fiel do bolsonarismo, criminoso e que se sente acima da lei. Esse episódio é a prova que estão dispostos a tudo para provocar o caos nas eleições. A violência e a imposição do medo é a forma de fazer política deles”, afirmou a deputada federal reeleita Natália Bonavides (PT), sobre as quatro tentativas de homicídios cometidas pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) contra policiais federais que cumpriam mandato de prisão contra ele, neste domingo (23), no Rio de Janeiro. O aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL) jogou três granadas e efetuou disparos de fuzis contra os agentes, que ficaram feridos, e uma das viaturas da Polícia Federal foi atingida.
Para a parlamentar, o comportamento do ex-deputado é fruto do desespero pela possibilidade de Bolsonaro perder a eleição do próximo domingo (30) e que a escalada da violência eleitoral no país só poderá ser encerrada com o povo nas ruas e com o resultado das urnas eletrônicas, alvos de inúmeras desinformações pelo próprio Bolsonaro e seus apoiadores. “As pesquisas já mostram que eles perderão, por isso o desespero, não tem qualquer limite. Todos os dias, a imprensa noticia agressões e desrespeito, então a gente tem uma oportunidade única de começar a acabar com isso no dia 30, votando em Lula”.
“A campanha de Bolsonaro está envolvida em diversos escândalos, como o “pintou um clima com uma menina de 14 anos”; com o gravíssimo ataque aos trabalhadores com o não reajuste do salário mínimo e a aposentadoria; com cortes absurdos na educação, deixando universidades correndo o risco de fechar as portas; o descaso com a saúde pública, com cortes de investimentos e ataques às vacinas; sem falar nos escândalos de corrupção, como o orçamento secreto. Bolsonaro jogou o povo pobre mais ainda na miséria. Do nosso lado temos Lula, que criou políticas públicas e que defende e ama seu povo. A escolha é muito fácil”, afirmou Natália.
Após oito horas de negociações, que incluíram a visita do ministro da Justiça Anderson Torres, Roberto Jefferson se entregou no início da noite, quando a Polícia Federal pode cumprir a ordem de prisão expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por violação das medidas de prisão domiciliar. Investigado pelo inquérito das milícias digitais, ele havia sido beneficiado em janeiro passado, mas não poderia usar redes sociais ou conceder entrevistas sem autorização judicial, o que não foi respeitado pelo ex-parlamentar.
Conhecido por atacar as instituições democráticas e por tumultuar o processo eleitoral com desinformações sobre o sistema brasileiro de votação, Roberto Jefferson divulgou vídeo com graves ofensas à honra e dignidade da ministra do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carmen Lúcia, quando usou palavrões e termos machistas e misóginos. Ele foi autuado em flagrante por quatro tentativas de homicídios, nesta segunda-feira (24).
GIRÃO: ALGO LAMENTÁVEL
“Essa reação do ex-deputado Roberto Jefferson é algo lamentável. Na verdade, é um crime, é um ato criminoso cometido por ele e eu não posso concordar de maneira nenhuma”, afirmou o deputado federal reeleito General Girão (PL), sobre o ataque de Roberto Jefferson aos policiais federais neste domingo. Da base do governo federal no Rio Grande do Norte, ele acredita que as tentativas de homicídio cometidas pelo aliado de Jair Bolsonaro não devem interferir na campanha presidencial.
“Eu acredito que não tenha nenhum problema porque o presidente Bolsonaro já se posicionou sobre o caso. A polícia estava construindo o papel dela. Reconheço e tenho uma preocupação de que ele (Roberto Jefferson) esteja sendo perseguido de todas as maneiras pelo Supremo Tribunal Federal na pessoa do ministro Alexandre de Morais e, também, do plenário que não cerceou essa decisão do tal ministro. Mas, nada justifica o ato criminoso que ele cometeu de atirar contra a polícia”, lamentou Girão.
Bolsonaro pode perder voto de eleitor indeciso, mas consciente, crê cientista
“É um momento muito triste do país. Há um agravamento da crise institucional, com o Judiciário sendo atacado frontalmente. E existe um ambiente favorável a esse aprofundamento da crise, à medida em que o próprio presidente da República ataca as instituições e o STF, ou seja, seus seguidores mais fanáticos, como é o caso do Roberto Jefferson, levam isso à sua expressão máxima, a ponto de jogar granadas em policiais federais. É muito grave, muito sério”, avaliou o cientista político Bruno Oliveira.
Ele falou que o fato do presidente Bolsonaro ter determinado que o ministro da Justiça, Anderson Torres, acompanhasse o caso, é estranho e exagerado. “Se não fosse um aliado, será que ele tomaria a mesma atitude? Fosse o presidente de um partido que não fosse aliado, teria o mesmo cuidado? A própria Polícia Federal estranha esse movimento do presidente porque a prerrogativa da prisão e de todos os procedimentos é dela”, disse.
Para o especialista, vivemos um momento muito delicado de campanha eleitoral, mas é preciso ter civilidade para se questionar decisões jurídicas que não são de seu agrado dentro dos ritos pertinentes. “Já pensou se isso vira recorrente? Só cumprir decisão judicial se concordar com ela? Quem vai aceitar ser preso? Isso é muito grave e atinge frontalmente as instituições, que já estão bastante combalidas e a atuação do ministro é muito estranha, já que se trata de um dos aliados mais fanáticos do presidente”, explicou o cientista político.
E acredita que, quem é eleitor de Bolsonaro, não mudará seu voto por causa disso. “Seus eleitores já demonstraram, há muito tempo, que concordam com todas as posturas, inclusive as menos republicanas, do presidente da República. Perder votos dos seus eleitores, não. Agora, votos dos indecisos, que representam um número muito pequeno da sociedade, pode ser que ele perca sim, principalmente do eleitor mais consciente e menos fanático”, finalizou.
PROCURADOR ADVERTE EMPRESÁRIOS E POLÍTICOS: “ASSÉDIO ELEITORAL É CRIME”
Álvaro Dias e Carla Dickson flagrados em eventos que discutiram formas para assediar trabalhadores e pacientes a votar em Bolsonaro
“Assédio eleitoral é crime eleitoral e ilicitude trabalhista”, afirmou o procurador regional eleitoral Rodrigo Telles, ao falar sobre os casos envolvendo o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB) e a deputada federal não-reeleita Carla Dickson (União Brasil), que participaram de eventos em que foram discutidas formas para os comerciantes e médicos assediarem seus funcionários e pacientes a votar no atual presidente Jair Bolsonaro (PL), no próximo domingo (30).
“Se comprovado os fatos, os dois casos se configuram como crime de assédio eleitoral e também de ilicitude trabalhista”, disse Telles, explicando que ambos são passíveis de sanções, conforme a gravidade de cada caso. O procurador regional eleitoral orienta a população que denuncie os casos de assédio eleitoral à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público do Trabalho (MPT).
Na reta final da campanha para o segundo turno das eleições presidenciais, os casos de assédio eleitoral no Rio Grande do Norte vêm aumentando vertiginosamente, a cada dia, conforme o MPT/RN. Até esta segunda-feira (24), 28 denúncias já haviam sido recebidas pelo órgão, contra 27 pessoas ou empresas diferentes.
Um dos casos, denunciados pela deputada federal Natália Bonavides (PT) e o vereador de Natal Robério Paulino (Psol), ocorreu na quinta-feira (20), quando o prefeito de Natal Álvaro Dias promoveu encontro fechado com empresários, onde foram discutidas estratégias de apoio à reeleição de Bolsonaro e aumentar os votos deste na Capital. Um dos tópicos abordados pelos empresários no evento, e revelados pela agência Saiba Mais, estavam combinando modos para convencer seus funcionários a votar no candidato e como enganar o MPT, caso fossem denunciados.
Já neste domingo (23), a deputada federal Carla Dickson, que é médica oftalmologista, estava ensinando a centenas de médicos como assediar seus pacientes para que estes votassem no atual presidente. Conforme gravação feita pela Saiba Mais, ela aparece sorrindo e debochando, caso algum paciente não aceite a “orientação” de voto do médico assediador. Além de Álvaro, o secretário de Saúde de Natal, George Antunes e a médica Roberta Lacerda, derrotada nas urnas no último dia 2, estavam presentes no momento.
“Tem nada não, se perder aquele paciente, é por uma boa causa. Entrega o santinho do 22, bota 22 abraços para ele na receita (risos), faz alguma coisa, mas nós precisamos furar a nossa bolha. Porque aqui, eu estou diante de pessoas sábias que vão continuar construindo o nosso Brasil”, disse Carla Dickson aos médicos presentes, conforme o Saiba Mais. Procurada pela reportagem do Diário do RN, a deputada informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não se pronunciaria sobre o caso.
Já o prefeito Álvaro Dias, questionado sobre qual orientação é dada aos munícipes que sofrerem assédio eleitoral de médicos dentro de uma unidade de saúde, consultório ou hospitais de Natal, respondeu: “Os procedimentos adotados em todas as unidades da rede de saúde pública do município são norteados por critérios técnicos e legais. Não há nenhuma orientação, de quem quer seja no Município, para que essa linha de atuação seja modificada, muito menos para ferir a legislação, que precisa ser obedecida permanentemente”.
CREMERN
O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern) analisará “oportunamente” o caso envolvendo a médica oftalmologista e deputada federal não-reeleita Carla Dickson, conforme nota oficial emitida nesta segunda-feira (24). A entidade afirmou que tem como funções fiscalizar e normatizar a prática médica, “estando a serviço da sociedade e dos médicos que atuam com ética e zelo pela profissão”.
“No tocante à declaração de Carla Dickson em evento realizado na Associação Médica na data de ontem (domingo), amplamente divulgado pelas redes sociais e mídia local, o Cremern registra que o fato em tela será analisado de forma colegiada oportunamente. O Cremern não pré-julga pessoas ou instituições pelos seus atos, até porque os procedimentos internos deste Conselho possuem caráter sigiloso, nos termos da legislação vigente”, informou.
CANAIS DE DENÚNCIA
Para isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possui o aplicativo para celular Pardal, que permite o envio de denúncias de forma sigilosa, com a preservação da identidade do denunciante. E o site do MPT (www.mpt.mp.br) também recebe denúncias.
SENADOR ROGÉRIO MARINHO JÁ É A MAIOR LIDERANÇA POLÍTICA DA OPOSIÇÃO NO RN
Após ser eleito para um mandato de oito anos, ex-ministro aguarda resultado do segundo turno para definir atuação

A governador Fátima Bezerra, a partir desta eleição de 2022, consolidou a sua condição de maior liderança política do Rio Grande do Norte, mesmo sabendo que o seu partido, o Partido dos Trabalhadores (PT), conduzido por várias alas internas que se distanciam e se unem de acordo com a conveniência desses grupos. E mesmo que o seu principal desafeto dentro da sigla, Fernando Mineiro, tenha conseguido alcançar uma votação superior a 80 mil votos e alcançado a sua eleição de deputado federal, a liderança política de Maria de Fátima Bezerra é inconteste e deverá conduzir a ala situacionista de forma a tentar conquistar o comando de várias prefeituras potiguares, inclusive a de Natal, nas próximas eleições de 2024.
Vitorioso na última eleição quando derrotou o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves e se elegeu Senador da República para mandato de 2023 a 2031, Rogério Simonetti Marinho se tornou a maior liderança política da oposição em atividade no estado e a partir de 2023 deverá começar a organizar o sistema oposicionista, tentando garantir o controle de um maior número de lideranças e de prefeituras interioranas, embora o seu olhar deverá estar voltado, principalmente, para os maiores colégios eleitorais, hoje oposicionistas, que são Parnamirim, Mossoró e Natal.
Enquanto a governadora Fátima Bezerra terá o trabalho de conquistar prefeitos e lideranças interioranas que lhe emprestaram apoio através de lideranças estaduais maiores, o senador eleito Rogério Marinho terá que ter muita habilidade para manter unidas na oposição as lideranças políticas tais como José Agripino – que hoje exerce o papel de coordenador com o seu prestígio em nível nacional e na vice-presidência de um dos partidos de grande bancada, o União Brasil – e Álvaro Dias, com significativo capital eleitoral no principal reduto do estado, além dos deputados federais eleitos pela oposição João Maia, Robinson Faria, Paulinho Freire e General Girão.
Juntamente com o prefeito Álvaro Dias e coadjuvantes políticos, Rogério Marinho obteve 160.575 votos na Capital, enquanto que o seu adversário, o ex-prefeito Carlos Eduardo, juntamente com a força política do PT venceu o eleito senador por uma maioria de apenas 3.203 votos, obtendo 163.778 votos.
A eleição do 2º turno para definir quem irá governar o país pelos próximos quatro anos e que irá acontecer nos próximos 5 dias definirá quem poderá ter um melhor desempenho na condução da política tupiniquim, tanto na situação, quanto na oposição.
Se Luiz Inácio Lula da Silva (PT) for o eleito, a governadora Fátima Bezerra vai estar mais fortalecida e terá muito mais facilidade para consolidar um plano de comando do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte.
Por outro lado, caso Jair Messias Bolsonaro (PL) seja o vitorioso para continuar o seu trabalho de consolidar os planos progressistas da direita na condução do país, o senador Rogério Marinho conquistará musculatura política e terá caminhos alternativos para fortalecer o sistema oposicionista no seu estado. Ele tem prestígio com o presidente Bolsonaro para voltar a ocupar um dos ministérios ou permanecer no Senado Federal com influência imensurável na gestão federal.
O resultado da eleição do 2º turno vai dar o grau do fortalecimento de cada uma das maiores expressões da política potiguar no momento, com Rogério Marinho na oposição e Fátima Bezerra, na situação.