Início » Arquivos para 25 de junho de 2024, 11:00h

junho 25, 2024


PRÉ-CANDIDATO, GIAN OLIVEIRA QUERTRABALHAR A PAUTA DA ALIMENTAÇÃO

  • por
Compartilhe esse post

Paixão e vocação pela política são as motivações principais para Giann Oliveira (PL) se colocar como pré-candidato a vereador em Natal. Filho do ex-vereador de Natal, Assis Oliveira, Giann, aos 46 anos, se filiou o PL para buscar seu primeiro mandato eletivo, apresentando como bandeira principal o reaproveitamento alimentar. A questão alimentícia é a segunda motivação do chef de cozinha.

“Resolvi ser candidato, primeiro, por paixão e vocação pela política, o segundo, por ter uma preocupação constante com o desperdício de alimentos que há em nossa cidade. Com o meu conhecimento, sei que podemos transformar insumos que são jogados no lixo em comida aos que precisam”, explica.

O cozinheiro tem uma trajetória de empreendedorismo de mais de 10 anos como chef da Pimenteria Gourmet, sendo responsável pelo preparo das refeições e realização de eventos. A experiência também é utilizada para auxiliar as comunidades ligadas a paróquias de Natal. Giann chefia a produção de alimentos em eventos beneficentes a convite das paróquias em bairros periféricos de Natal. Os eventos chegam a atingir positivamente centenas de pessoas em comunidades como Passo da Pátria e Mãe Luiza, onde aconteceram os últimos eventos.

Oliveira ainda acrescenta que Natal tem pontos que merecem atenção especial. Para ele, é necessário dar atenção às lagoas de captação e reestruturação das praças da cidade. Segundo ele, alguns bairros da cidade sofrem com “odor e insetos” ocasionados pela falta de manutenção.

Casado com a namorada de adolescência, Luciana Coutinho, há 20 anos, é pai de dois filhos que o “enchem de orgulho”, João Vitor de 20 anos e Giovanna Maria, de 10 anos. Irmão do empresário e comunicador, Bruno Giovanni (BG), Flávio Pisca e de Rodrigo Oliveira, conhecido como Bocão, se define “um cara humilde que planta amizades e um cara amigo”.

Como pré-candidato do PL, Giann estará no palanque do pré-candidato a prefeito Paulinho Freire, nome apoiado pelo bolsonarismo em Natal. “Já estou apoiando e trabalhando muito para eleger Paulinho Freire”, afirma.

“Minha decisão pelo PL foi muito fácil. Partido que mais me identifico pelos ideais que defende, principalmente pela defesa


Compartilhe esse post


STYVENSON CRITICA POSTURA DE GONÇALVES NA ELEIÇÃO DE NATAL: “INCOERÊNCIA DELE”

  • por
Compartilhe esse post

O senador do Podemos Rio Grande do Norte, Styvenson Valentim, que estabeleceu relação de amizade com o presidente estadual do PL, Rogério Marinho, disse que “é estranho” ver o deputado federal do Partido Liberal, Sargento Gonçalves, em foto com Carlos Eduardo (PSD), pré-candidato a prefeito opositor de Paulinho Freire (UB), que é apoiado pelo PL e pelo Podemos de Styvenson Valentim.

“Não se trata de ser de extrema direita e dizer que o outro lado não presta, não serve para nada, que é tudo ladrão e agora estar agarrado com um cara que nega até mesmo o presidente deles. É estranho. Eu recebi com estranheza a notícia dele”, disse em conversa com a reportagem o Diário do RN.

Sargento Gonçalves esteve ao lado de Carlos Eduardo em evento de lançamento da pré-candidatura a vereador de Cícero Martins (PP). O deputado vem contrariando a decisão do seu presidente partidário, Marinho, discordando da aliança estabelecida na capital pelo PL, em apoio a pré-candidatura do União Brasil, Paulinho Freire. Segundo Gonçalves, o colega deputado federal não representa os valores da extrema direita, defendida pelo Bolsonarismo.

Styvenson lembra reunião que acontecera em 2023, na casa de Marinho, em Brasília, com a participação de representantes de partidos como PL, União Brasil, Podemos, PSDB e o Sargento, na ocasião, já declarou que não concordava com nenhum dos partidos presentes, exceto o PL, porque não seguiam o “raciocínio defendido pelo partido deles”.

“Não acho incoerência nem com o partido não, incoerência é com ele mesmo. Ele sabe o que eles defendem. Se ele declarar apoio a Carlos Eduardo, se ele está lá perto de Carlos Eduardo, ou se algum candidato dele apoiado por ele faz parte da junção com o Carlos Eduardo é incoerência. Eu não posso falar por ele, para mim ele toma a decisão que se quiser, ele faz o que quiser da vida dele, ele vai se acertar com os eleitores dele”, afirma.

O senador do Podemos compara a situação com o processo de mudança de postura que ele mesmo passou ao longo dos últimos anos na política, explicando que seu posicionamento ideológico não mudou, somente a postura de aceitar alianças com políticos e prefeitos a partir do cumprimento de promessas e execução de recursos liberados com transparência.

“Não foi mudança de deixar de fazer arminha para fazer o L”, insinuou. E complementa: “Pelo contrário. Eu nem ligo para a minha ideologia, a minha ideologia é seguir meu a minha metodologia, minha metodologia defesa do patrimônio seguro e execução de obras em tempo adequado, em tempo rápido (…) Eu não sou apadrinhado político por ninguém, eu não sigo uma bandeira daquela linha e tiro foto com gente que não tem a mesma linha, entendeu?”.

“Ele falou alguns pontos que concordei, outros discordo”, diz Gonçalves sobre Carlos Eduardo

“Fui para o lançamento da pré-candidatura do Cícero Martins, que é um amigo, e inclusive está ainda servidor do nosso gabinete até este mês. E não poderia deixar de ir em consideração a ele.

Quando cheguei lá, o pré-candidato Carlos Eduardo estava presente e participamos já democraticamente fala, falei sobre a direita, sobre os valores da direita, os princípios que nós defendemos, conservadores, o pré-candidato Carlos Eduardo também usou a palavra, falou alguns pontos que eu concordei, outros discordo mas de forma respeitosa. Eu acho que foi um momento democrático né?”, afirmou o deputado federal Sargento Gonçalves à reportagem do Diário do RN, sobre o momento que o uniu em mesmo evento ao candidato do partido Social Democrático (PSD), Carlos Eduardo.

No entanto, garante que isso “não representa nenhum tipo de declaração de apoio à pré-candidatura dele”. Gonçalves disse que continua sem pré-candidato a prefeito em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante.

Na mesma linha, afirma que sua presença em Parnamirim, ao lado de Salatiel de Souza, na inauguração da sede do PL local, no último sábado (22), também não representa definição: “Eu fui para inauguração da sede do PL em Parnamirim e deixei muito claro lá, fui em consideração ao vereador Gabriel que é presidente municipal do partido e o PL é o meu partido. É o partido ao qual eu faço parte. Apesar do partido a nível de estado, em alguns municípios estar tomando algumas decisões que eu que eu discordo, e é natural divergência dentro de qualquer partido, mas é o meu partido”, afirma

Para ele, enquanto o PL estiver sendo coerente com as pautas conservadoras, com o bolsonarismo, ele permanecerá na legenda, mas continua “sem candidato”.
“Eu continuo defendendo a ideia da pré-candidatura própria nessas três cidades”, define.


Compartilhe esse post

COMPLEXO DE SAÚDE PROFESSOR SEVERINO LOPES RECEBE VISITA DA COMISSÃO DE SAÚDE

  • por
Compartilhe esse post

Nesta segunda-feira (24), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal fez mais uma visita de fiscalização nos equipamentos de saúde pública da capital potiguar. Dessa vez foi o Complexo de Saúde Professor Severino Lopes, entidade conveniada à rede municipal de Saúde, a receber os parlamentares natalenses. Participaram do encontro os vereadores Luciano Nascimento (PSD), Preto Aquino (Podemos) e Peixoto (Republicanos).

O Complexo Professor Severino Lopes foi fundado, pelo professor e médico psiquiatra, Severino Lopes, em 02 de julho de 1956, com a denominação original de Casa de Saúde de Natal, sendo pioneiro, no Rio Grande do Norte, no tratamento psiquiátrico especializado. É uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, mantida pela Sociedade Professor Heitor Carrilho. Em 2022, além dos atendimentos de psiquiatria, transformou-se num complexo hospitalar com a inauguração da Unidade de Clínica Médica João Cecílio da Costa, em parceria com a Prefeitura do Natal, atendendo ao cidadão natalense 100% SUS.

Durante a visita, o vereador Luciano Nascimento parabenizou a equipe do hospital pelo trabalho. “Encontramos um espaço físico muito bem cuidado e pacientes tratados com dignidade. Agora, quem precisa ser tratado com mais carinho é o Complexo de Saúde Severino Lopes pelo poder público. As secretarias de Saúde do Estado e do Município precisam repassar os recursos necessários para a unidade continuar oferecendo atendimentos à população e olhar de forma especial para a saúde mental”, defendeu.

A unidade possui 220 leitos, sendo 60 clínicos e 160 psiquiátricos; desses leitos de psiquiatria, 100 pertencem ao SUS e estão todos ocupados. O complexo hospitalar dispõe ainda de uma equipe interdisciplinar qualificada composta por psiquiatras, profissionais de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, biólogos e musicoterapeuta.

O vereador Preto Aquino também elogiou a estrutura física do complexo e o esforço dos funcionários. “A sociedade pode ter certeza que aqui trabalham profissionais extremamente comprometidos com a saúde mental da população. Sobre a estrutura, posso afirmar que foi uma das melhores que vi nesses anos todos de visitas fiscalizatórias com a Comissão de Saúde. E poderia ser melhor, se o Governo do Estado encaminhasse regularmente os repasses financeiros que os servidores tanto precisam para manter a qualidade dos serviços”.

Nayran Andrade, diretora de Saúde do Complexo disse que a unidade psiquiátrica trata transtornos mentais diversos com múltiplos níveis de complexidade. Segundo ela, a instituição recebe o paciente geralmente em crise e imediatamente inicia o processo de reabilitação, por meio de práticas assistenciais complementares como Hortoterapia. Musicoterapia e terapia ocupacional, que auxiliam no tratamento que visa o retorno à vida normal.

“Temos outros dois tipos de intervenções terapêuticas, que é a intervenção assistida por animais e a yoga, prática que introduzimos no cronograma e conta com grande adesão dos pacientes. Elas são fundamentais, porque proporcionam ao paciente uma gama maior de atividades que se aproximam do cotidiano deles fora do ambiente hospitalar. Com todos esses recursos, a gente consegue uma boa resposta que culmina na melhora cognitiva e mental”, explicou a diretora.


Compartilhe esse post

PRESIDENTE DO MDB CHANCELA TRAIÇÃO DE PRÉ-CANDIDATOS CONTRA NATÁLIA E O PT

  • por
Compartilhe esse post

No último sábado (22), o pré-candidato a prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PSD), esteve no lançamento de pré-candidatura a vereador de Luiz Ribeiro, que é MDB, partido de Walter Alves, vice-governador, aliado do PT da governadora Fátima Bezerra (PT). O MDB, inclusive, pleiteia a indicação do vice na chapa com a pré-candidata a prefeita de Natal, Natália Bonavides (PT). No entanto, no sábado, Júlio Protásio, presidente do MDB em Natal, estava ao lado de Carlos Eduardo na mesa do evento.

Segundo ele, entretanto, sua presença, a convite do pré-candidato Luiz Ribeiro, ao lado do opositor de Natália Bonavides, aconteceu em apoio e “respeito” aos pré-candidatos do seu partido que decidiram não seguir a orientação do seu partido, mas defender o candidato do PSD por questões ideológicas.

“O MDB possui uma nominata plural em toda Natal. Em uma reunião recente, a deputada federal Natália conversou com 40 pré-candidatos do MDB. Alguns pré-candidatos do MDB, por pauta ideológica ou conservadora, optaram pelo pré-candidato Carlos Eduardo. Por isso, o presidente do PSD e eu, como presidente do MDB, estivemos presentes no evento de Luiz Ribeiro, por convite feito pelo pré-candidato”, explicou ao Diário do RN.

Mesmo chancelando a traição dos pré-candidatos do MDB, Protassio garante que não há aliança política entre o PSD e o MDB em Natal, e nem apoio do presidente à candidatura que trabalha para derrotar a aliada do seu partido.

“Estamos em partidos diferentes, mas sempre manteremos uma convivência respeitosa. O evento foi do pré-candidato Luiz Ribeiro, jovem líder evangélico do bairro Planalto, e não um evento do MDB. Não vejo possibilidade de aliança entre PSD e MDB devido à posição do presidente estadual Walter Alves, vice-governador e aliado da governadora Fátima”, reafirmou.

Protassio tem um passado de alianças com Carlos Eduardo, mas ressalta que a relação é pessoal, e não política: “Não tenho dificuldade em conversar ou dialogar com Carlos Eduardo. Fui seu líder na Câmara Municipal e, dos três mandatos que tive em Natal, dois foram durante sua gestão como prefeito”, diz Protasio, complementando que tem “respeito e admiração por ele, e somos amigos pessoais”.

Julio Protasio garante que vai manter o respeito à liderança do presidente Walter Alves e que a aliança estadual vai ser mantida em Natal: “Seguirei a liderança do presidente estadual do MDB, Walter Alves, no pleito municipal. Deveremos repetir aliança estadual entre Walter e a governadora Fátima em Natal”.


Compartilhe esse post

SEMINÁRIO DISCUTE LIXÃO DE NATAL; SEGURANÇA AÉREA MERECE ATENÇÃO

  • por
Compartilhe esse post

O lixo produzido pela população da Grande Natal está novamente no centro das atenções. Desta vez, como tema do seminário “20 Anos do Fim do Lixão de Natal: Avanços e Retrocessos”. O evento acontece hoje, das 8h30 às 12h30, no Auditório do Museu de Minérios do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus de Natal.

A atividade tem como objetivo resgatar a história do Forno do Lixo, como era chamado o antigo lixão no bairro de Cidade Nova, desativado em 2004. A unidade foi transformada em estação de transbordo. Porém, mais que debater a atual situação do espaço ou as perspectivas para o amanhã, fica também um alerta que não é de hoje: o risco de acidentes aéreos.

Aviação em perigo
Na região Metropolitana, por exemplo, a preocupação vai além de questões sociais, humanas, econômicas e ambientais. Não é de agora que os lixões a céu aberto são um risco iminente para a segurança da aviação e, consequentemente, um perigo também para todos que residem no entorno do Aeroporto Internacional Aluízio Alves. E engana-se que a preocupação envolve apenas o município de São Gonçalo do Amarante, onde fica o terminal. Extremoz, com 76% do seu território inserido na Área de Segurança Aeroportuária; Ceará Mirim com 35%; Natal e Ielmo Marinho com 30% cada; Macaíba com 28,99%; Parnamirim com 20% e Taipu (0,78%), também estão no perímetro de atenção.

O alerta faz parte de um relatório de vistoria, documento anexo a um Inquérito Administrativo envidado ainda em 2021 à 28ª, 45ª e 71ª Promotorias de Justiça do Meio Ambiente de Natal. À época, o aeroporto ainda era administrado pelo Consórcio Inframérica. Hoje, após processo de relicitação, o aeroporto foi leiloado e arrematado pela Zurich Airport International AG.

Relatório
A partir da avaliação aeroespacial realizada nos pontos de amostragem nas Áreas de Segurança Aeroportuária (ASAs), e de atividades de fiscalização previamente realizadas, foram mapeadas zonas de risco para a aviação nos aeródromos se São Gonçalo do Amarante e de Natal, com ênfase no risco da fauna, principalmente de urubus e garças. Foram observados vários urubus sobrevoando, um indicativo de que os resíduos descartados não são derivados só de construção civil, mas existem resíduos comuns que provocam atração de fauna. Foram contabilizados cerca de trinta urubus-de-cabeça-preta (Coragyps atratus) e mais de quarenta indivíduos de Garça-vaqueira (Bubulcus ibis). Um outro ponto amostral, ainda mais preocupante é justamente a Estação de Transbordo de Natal – ETN, considerado pelo relatório como “um verdadeiro lixão a céu aberto! ”

“Localizado na interseção das ASAs dos dois aeródromos, a zona de risco da ETN impacta diretamente a rota de entrada de aeronaves do aeródromo SBNT e está muito próxima a rota de aproximação do mesmo aeródromo. Além disso impacta indiretamente as movimentações do SBSG, provocando atração para fauna em sua área de ASA. No local foram registrados mais de quarenta urubus-de-cabeça-preta (Coragyps atratus) e mais de duzentos e oitenta (280) indivíduos de Garça-vaqueira (Bubulcus ibis) ”, destaca trecho do documento.

Douglas Fabiano Verela trabalhou na Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA) e foi precursor na Comissão Perigos Aéreos do Aeroporto, que produziu o relatório. “Os lixões causam um risco grande para a aviação. Desde 2019 que a nossa comissão realizava palestras nas comunidades no entorno no aeroporto de São Gonçalo do Amarante alertando e tentando conscientizar a população sobre o correto descarte do lixo, justamente para não atrair animais”, disse ao Diário do RN.

“Somente na Zona Norte de Natal, ainda de acordo com Douglas, foram detectados mais de 100 pontos de descarte irregular de lixo foram somente na Zona Norte de Natal. Encontramos muitas queimadas em vegetação, exploração irregular de madeira e queima de lixo também, queima de animais mortos. Tudo isso atrai urubus. E a aves que são um problema quando elas estão na rota das aeronaves”, destacou.

Risco iminente de colisões
“Diante dos vários pontos de não conformidades encontradas na vistoria descrita, se faz necessário que sejam acionados o CENIPA e os órgãos ambientais municipais e estadual, com intuito de informar a situação de risco iminente de colisões de aves-problema com aeronaves nas ASAs dos aeródromos de SBSG e SBNT, sendo urubus e garças o maior risco. Isso pode ocasionar um sinistro de grande magnitude, caso ações individuais e ou em parceria entre as autoridades competentes, não forem executadas para resolver ou mitigar a problemática do descarte inadequado de resíduos sólidos nos locais amostrados, conforme a legislação.

Dessa forma, mediante a legislação e regulamento descritos nos parágrafos anteriores, solicitamos providências acerca dos “lixões a céu aberto” na avenida das Seringueiras, ao lado da Vicunha e às margens de estradas vicinais em Nordelândia, pois estes têm constantemente atraído espécies-problema para a aviação, gerando risco de colisão dessa fauna com aeronaves que se deslocam em uma rota de saída do aeródromo de São Gonçalo do Amarante/RN (SBSG) próximo aos referidos locais”, conclui o relatório.

Fim da concessão
O tema lixão também foi recentemente abordado pelo Diário do RN. No dia 23 de maio, a reportagem questionou o que vai acontecer com milhares de toneladas de lixo produzidas diariamente na capital potiguar, uma vez que o prazo de concessão pública para uso do aterro localizado no município de Ceará-Mirim, área que recebe todo o resíduo gerado em Natal, está acabando e que também está chegando ao fim a vida útil do próprio aterro.

Vale lembrar que a empresa Marquise adquiriu a concessão da Braseco ano passado, mesmo sabendo que faltava apenas um ano para o contrato acabar. A movimentação gerou especulações sobre os interesses por trás da compra, especialmente considerando que o aterro de Ceará-Mirim está no fim de sua vida útil e localizado em uma área de segurança aeroportuária. A proximidade com o aeroporto de São Gonçalo do Amarante tornaria ilegal a continuidade do aterro, devido aos riscos significativos para a segurança aérea.

O empreendimento ocupa uma área total de 900 mil metros quadrados, sendo 600 mil metros quadrados destinados à descarga de resíduos sólidos e semissólidos. O dimensionamento de projeto é para o recebimento de 1.300 toneladas de resíduos por dia.

Em seu site, a Braseco alega que a escolha do local de instalação do aterro sanitário foi bastante criteriosa, “de forma que pudesse cumprir as exigências normativas e critérios contratuais, e atender amplamente o maior número de municípios e outros clientes da região”.

Ao Diário do RN, na ocasião, a assessoria de comunicação da Marquise acrescentou que “O Grupo Marquise atua no setor de gestão de resíduos há mais de 30 anos e é o segundo maior player do Brasil nesse segmento. O grupo analisou todos os riscos, contratos existentes e as séries de possibilidades que se abrem com a aquisição. Com esta operação, o Grupo Marquise poderá oferecer a toda região metropolitana de Natal uma oportunidade de os municípios terem um equipamento com tecnologia de ponta como alternativa, especialmente por se tratar de uma empresa com grande expertise em tecnologias para tratamento de gás”.


Compartilhe esse post