Início » Arquivos para 8 de novembro de 2024, 15:00h

novembro 8, 2024


BARBEARIA EM NATAL PASSA A ACEITAR CRIPTOMOEDAS: “DEMANDA CRESCENTE”

  • por
Compartilhe esse post

Uma barbearia em Natal tem divulgado a aceitação de criptomoedas, despertando a curiosidade sobre o uso dessa forma de pagamento. Segundo informações da empresa, essa seria a primeira do segmento no país a oferecer a modalidade de pagamento.

O proprietário, Johny Lima, investe em moedas digitais há 5 anos e diz que o uso de moedas digitais no comércio é “uma demanda crescente”. Segundo o empresário, foi percebida na Mr. John Barbearia a existência de uma clientela que também é investidora em criptomoedas, que serviu de motivação para possibilitar o uso desses ativos em seu negócio.

“Já conheço o mercado e sou investidor desde 2019. Nos Estados Unidos, muitas empresas já estão começando a receber pagamento em criptomoedas, e aí, a gente teve esse insight de ser a primeira barbearia do Brasil a implementar esse tipo de pagamento”, afirmou.

“Conversando com nosso público, [descobri] que temos muitos clientes que já investem, só que não tem lugares para eles comprarem, pagarem; eles são só investidores. Quando fui fazer uma pesquisa mais a fundo, vi que, em Natal, tem em torno de 10 mil investidores. Então, esse público é o que a gente está tentando atingir agora com esse método de pagamento novo no mercado”, completou Johny.

O empresário afirma que tem sido “boa” a procura por pagamentos com criptomoedas na barbearia. “Hoje mesmo eu fiz um recebimento de corte de cabelo e barba em criptomoeda, aí bati uma foto e guardei para, possivelmente, lá na frente, a gente usar com a parte de marketing, na divulgação. É uma novidade no mercado, mas tem tudo para nos próximos dois ou três anos isso estar bem forte, com uma tendência bem grande, como nos Estados Unidos”, contou.

Segundo informações da empresa, “as criptomoedas, como o Bitcoin e o Ethereum, têm ganhado popularidade ao redor do mundo e vêm sendo adotadas por grandes lojas e redes varejistas. Nos Estados Unidos, empresas como a Starbucks e a Tesla permitem o uso de criptomoedas em algumas operações. No Brasil, setores de turismo, tecnologia e gastronomia já começaram a incluir essa opção, com destaque para algumas lojas que aceitam pagamentos em moedas digitais por meio de operadoras e carteiras digitais seguras”.

A empresa divulga, ainda, que tem equipe à disposição para “orientar clientes interessados nessa modalidade, promovendo ainda mais inovação e modernidade para o público potiguar”.


Compartilhe esse post

RAFAEL MOTTA: “DECISÃO DE DEIXAR O AVANTE NÃO REFLETE A RELAÇÃO CONSTRUÍDA COM CORRELIGIONÁRIOS DO PARTIDO, EM ESPECIAL O PRESIDENTE JORGE DO ROSÁRIO”

  • por
Compartilhe esse post

A 18 dias da eleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB-RN), a candidata Rossana Fonseca realizou lançamento da chapa com Augusto Maranhão nesta quinta-feira (7). A advogada, que tem entre as principais promessas mais rigidez quanto à violação às prerrogativas e a promoção da transparência e da inclusão no comando da entidade, destaca que é “impensável que um estado com histórico de mulheres fortes tenha uma OAB que ainda não elegeu uma mulher presidente”.

Segundo a postulante, é preciso mais rigor quanto às violações de prerrogativas. “Hoje, a OAB tem sido muito omissa em relação às medidas que devem ser adotadas em relação aos violadores de prerrogativas. Para você ter uma ideia, nesses 6 anos de gestão, todos os dias vários advogados sofrem inúmeras violações de prerrogativas, e nesses últimos 6 anos, a OAB só fez 5 desagravos em favor de 5 advogados. Então, nós vamos ter um olhar muito profundo em relação à essa questão”, pontuou.

“Outra coisa é que nós vamos procurar tornar a OAB mais inclusiva, mais transparente, porque hoje não existe transparência na forma como a OAB é gerida. Vamos criar um sistema de recepcionamento dos jovens advogados, um sistema de mentoria para esses advogados que saem das faculdades, aprendem Direito, mas aprendem pouco nada sobre mercado. Então, nós vamos, juntos, através da Escola Superior da Advocacia e da Caixa de Assistência dos Advogados, criar um sistema de mentoria para apoiar tanto os jovens advogados, mas também aqueles de idade mais avançada, para que eles possam ter um acompanhamento, porque eles têm dificuldades com inteligência artificial, têm dificuldades, às vezes, com mudanças legislativas, e a OAB precisa apoiá-los”, completou Fonseca.

Ainda de acordo com a candidata, também estão entre as propostas da chapa a criação de uma procuradoria de prerrogativas voltadas para as mulheres e a ampliação das especialidades médicas oferecidas pela Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte (CAARN).

Dra. Rossana Fonseca ressaltou, ainda, que há falhas no trato com advogados criminalistas no estado que, por vezes, ocorrem até mesmo dentro da OAB, e que também está entre os focos da chapa trabalhar para corrigir essa situação. “Outro problema muito grande é em relação ao tratamento dado aos advogados criminalistas. Hoje, a maioria deles tem tido o exercício profissional confundido com o crime, e, na verdade, o advogado está ali exercendo uma função pública, e muitos que trabalham com direito penal têm sido confundidos com os criminosos.

Então, é preciso separar o joio do trigo. É preciso saber quem, de fato, está advogando, e quem não. Isso é quase que uma certa perseguição – às vezes, da própria OAB – com os colegas, e nós vamos mudar”, declarou.

Quanto às atividades de campanha, a advogada evidencia a satisfação com apoios que tem recebido – na capital e no interior – e os relatos que vem ouvindo sobre a insatisfação com a gestão atual. “Estou muito feliz com o que estou encontrando. A recepção tem sido muito grande, muito boa. Há uma insatisfação muito grande. A gente sente, percebe, uma insatisfação da advocacia com a forma como a OAB vem gerindo a instituição e tratando a advocacia”, disse.

“Hoje, os advogados que apoiaram essa gestão do ponto de vista político, recebem um tratamento, e aqueles que, politicamente, não estão alinhados com o grupo, com a diretoria e com a presidência da instituição, recebem outro tratamento. Então, isso tem gerado muita revolta na advocacia, porque é algo muito visível. Os advogados, em casos em que a OAB precisa proteger os advogados, ela acaba expondo. Fora que, em algumas seccionais, como Mossoró, por exemplo, que o presidente não está presidente politicamente alinhado com a OAB do RN, a OAB de lá tem recebido represálias, inclusive de ordem financeira, com atrasos em repasses”, completou Dra. Rossana.

A advogada classifica esse comportamento como “inaceitável” e pontua que “manter a institucionalidade” é fundamental. “É uma política mesquinha, e que, pelo menos ao meu ver, é inaceitável. No dia em que você assume a presidência da OAB, você passa a ser presidente de toda a advocacia do RN e você não pode fazer diferença de ninguém por razões políticas”, afirmou.

Única mulher candidata para gerir a instituição, Rossana frisa que a advocacia do estado e do país é composta majoritariamente por advogadas, mas que o RN nunca teve uma presidente eleita.

“Um fato é que a OAB vai fazer um século, e, nesses quase cem anos, a instituição nunca elegeu uma mulher. Embora a OAB se coloque como uma instituição democrática, inclusiva, isso não acontece quando a questão é gênero. Então, estamos querendo quebrar esse teto de vidro que, embora a gente não enxergue, é algo que fica acima de nós e que nos impede alcançar os espaços de decisão da instituição”, declarou.

“É impensável que uma instituição democrática não tenha tido em seus quadros uma presidente eleita. Já houve uma presidente que era secretária e, em razão do afastamento do presidente e em razão do afastamento do vice-presidente, ela assumiu a presidência da OAB e ficou por um mês, mais ou menos, eu acho. O curioso é que o RN é um estado em que, historicamente, as mulheres sempre foram vanguardistas. Foi aqui do RN que saiu o primeiro voto feminino, em Mossoró. Foi aqui do RN que saiu a primeira prefeita do Brasil e da América Latina, Alzira Soriano. É impensável um estado que teve Nísia Floresta, uma mulher que precisou mudar o nome para poder ter seus artigos, poesias e contos publicados; um estado que teve esse histórico de mulheres fortes, tenha uma OAB que ainda não elegeu uma mulher presidente”, finalizou a advogada.


Compartilhe esse post

PRESIDENTE DO AVANTE AFIRMA QUE ESTAVA TENTANDO RESOLVER PENDÊNCIAS COM RAFAEL

  • por
Compartilhe esse post

Sete meses depois de anunciar filiação ao partido Avante, o ex-deputado federal Rafael Motta enviou nota à imprensa sobre desfiliação da legenda. De acordo com a nota enviada, “a decisão é baseada no descumprimento de acordos previamente estabelecidos, em especial o suporte financeiro referente ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o que denota falta de segurança e confiabilidade na agremiação”. Publicada dois dias depois de encerrado o prazo de prestação de contas eleitorais, a comunicação diz, ainda, que a falta de cumprimento gera “consequências diretas na aprovação das contas de campanha, e colocando em risco a transparência, respeito e a seriedade com as quais Rafael sempre pautou sua vida pública”. O ex-candidato à Prefeitura de Natal não retornou os contatos da reportagem do Diário do RN para falar sobre o assunto com mais detalhes.

Já o presidente do partido no RN, Jorge do Rosário, explicou ao Diário do RN que o Avante trabalha com o envio direto de Fundo Eleitoral da Nacional para os candidatos, sem intermédio dos diretórios locais. O acordo de Rafael Motta teria acontecido diretamente com o presidente nacional Luís Tibé, quando das conversas para sua filiação, que aconteceram entre março e abril, próximo de encerrar o prazo para filiação partidária para quem pretendia se candidatar.

Rafael Motta deixou o PSB, onde estava filiado desde 2016, após divergência com o PT, que atuou através da Executiva Nacional do Partido, integrante da base dos governos petistas, para retirada da sua candidatura a prefeito da capital. Rafael decidiu pela saída da sigla e seguiu para o Avante “de repente”, da mesma forma com que definiu a saída. “Foi uma coisa muito rápida”, afirma Jorge do Rosário.

“Eu tentei intermediar ainda. O partido estava vendo uma forma de resolver, inclusive eu conversei com o presidente Tibé advogando como é que o partido podia resolver. Ele disse ‘vamos ver’, mas também tentando direto com o Tibé e eu acho que ia resolver com o presidente, já estava bem inclinado a resolver, mas ele desistiu. Disse que não podia mais esperar, que ia resolver do jeito dele. Não sei se ele ia continuar no partido de todo jeito, ele resolveu sair logo. Eu acho que é uma escolha dele, tem todo o direito de fazer isso, seguir o caminho dele”, narra o presidente estadual do Avante.

Na nota oficial encaminhada por Rafael, ele reitera que “a decisão de deixar o Avante não reflete em momento algum a relação construída com correligionários do partido, em especial o presidente estadual da legenda, Jorge do Rosário”.

De acordo com os registros de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato Rafael Motta recebeu R$ 400 mil da Direção Nacional do Avante, referentes ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha. O presidente Jorge relata que ressaltou a Rafael Motta que “o Avante tem um fundo eleitoral muito pequeno, apesar de ter oito ou nove deputados federais. Pois bem, sentou eu e ele e Tibé e ficou de ele acertar questões valor de fundo eleitoral com o presidente”, disse.

Rafael obteve 3,23%, 12.532 votos, ficando em 4ª colocação na disputa da capital.

“Eu acho que ele entrou numa campanha que ele sabia que era muito dura, como eu disse, ele veio muito rápido, eu nunca sentei com o Rafael para discutir estratégia de campanha. Foi uma coisa com estrutura quase nada. Foi o nome dele, que ainda tem um recall muito bom. Mas entrou na campanha no meio de nomes com estrutura. Eu avalio que ele ocupou espaço, o nome ainda ficou em evidência de toda forma, para ele não foi ruim de tudo, porque o nome dele ainda rodou em Natal, que é uma base importante para ele. Ele certamente vai ser candidato a deputado e vai ser importante essa campanha para ele”, analisa Jorge do Rosário.

Na nota sobre a desfiliação, Motta reafirma “compromisso com eleitores, destacando que sua saída do Avante não significa um afastamento da vida pública”. “O ex-deputado federal seguirá presente e atuante, e no tempo certo, após ouvir seus correligionários, amigos e a população, decidirá sobre o melhor caminho partidário a seguir para continuar contribuindo com o desenvolvimento e bem-estar da nossa cidade e do nosso estado”, finaliza Rafael no comunicado.


Compartilhe esse post

FRANCISCO DO PT ACREDITA EM CENÁRIO FAVORÁVEL PARA APROVAÇÃO DO ICMS

  • por
Compartilhe esse post

As perspectivas da base do Governo Fátima Bezerra (PT) na Assembleia Legislativa para aprovação do pacote de projetos enviado pelo Executivo nesta quarta-feira, 06, são positivas. “O que eu posso lhe dizer é que nas nossas análises, nos nossos diálogos, a situação atual para aprovar esses projetos é melhor do que no ano passado. Eu diria que em mantidas as circunstâncias atuais, se mantendo o cenário atual, nós aprovaremos”, garante o líder do governo na Assembleia, Francisco do PT.

O comparativo que se refere do ano passado diz respeito a Projeto com mesma proposta rejeitado pela Casa Legislativa em dezembro de 2023. O Governo do RN perdeu por 14 votos contrários a 13, o programa para prorrogar para 2024 a alíquota de 20% do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), praticada em 2023.

O deputado diz que estão sendo feitos diálogos com deputados e deputadas, não só da base do Governo, mas também com parlamentares da oposição que queiram dialogar. “Aqueles que já fecharam questão dizendo que em nenhuma hipótese estão dispostos a dialogar sobre os projetos, fica difícil a gente dialogar, porque se alguém diz que é contra de qualquer jeito, é meio difícil você convencer esses aí”, afirmou sem mencionar, no entanto, quem são os nomes da oposição dispostos ou não a dialogar.

Entre os projetos encaminhados, o Governo do RN enviou a proposta de retorno da alíquota do ICMS para 20% nesta quarta-feira, 07. Além dele, os projetos incluem o fim da isenção de IPVA para carros elétricos, a alteração do prazo para que veículos se tornem isentos de IPVA dos atuais 10 anos para 15 anos, alterações nos impostos sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos (ITCD), além de inclusão de uma alíquota extra para financiamento do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Ao todo, o Governo projeta aumentar em R$ 948 milhões a arrecadação anual.

No mesmo dia em que os projetos foram enviados, a oposição já reagiu. No plenário, os deputados José Dias (PSDB) e Luiz Eduardo (SDD) se manifestaram contra as propostas. Ao Diário do RN nesta quarta-feira, 06, Luiz Eduardo criticou a governadora e disse que o entendimento da oposição “é não passar” os projetos, especialmente o que trata sobre o ICMS.

O líder do Governo afirma que existem posicionamentos “mais fortes” dos colegas parlamentares em relação à alíquota do ICMS e a questão do IPVA, mas que há o diálogo “na perspectiva de fazer alguma construção”. O Governo do RN, segundo Francisco, tem participado também de conversas com outros segmentos da sociedade, como o setor produtivo, o movimento sindical e os municípios, através da Federação dos Municípios (Femurn).

“Esse conjunto de ajustes tributários são uma necessidade do Estado em razão das gravíssimas perdas que o Rio Grande do Norte teve com o advento das leis complementares 192 e 194/2022, que subtraíram mais de R$ 1,7 bilhão de reais das receitas do Rio Grande do Norte de 2022 para cá”, explica Francisco.

Ele questiona, ainda, a argumentação da oposição sobre as propostas, classificando como “fraca”.

“Nesse ano de 2024, que a alíquota que está valendo do ICMS é 18%, reduzida, qual foi o preço de qualquer produto ou serviço que caiu em razão da redução da alíquota? Então veja, se os preços não caíram, com a alíquota que caiu de 20% para 18% e os preços se mantiveram, a alíquota voltando a 20%, por que eles vão aumentar?”, levanta Francisco.

O deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), que também compõe a base do Governo, acredita que o Governo deverá travar “uma longa discussão” e “debater com a Casa” o aumento da alíquota. Ele cita a inclusão do PL que propõe um cashback de parte do ICMS às famílias de baixa renda inscritas no Cadúnico e no Nota Potiguar, através da alteração da Lei Estadual n° 10.228/2017, e institui o Programa Estadual de Educação e Cidadania Fiscal. “O governo contemplará 850 mil famílias de baixa renda com um percentual do ICMS, então isso já é diferente do anterior”, acrescenta ele.

Ubaldo Fernandes coloca que existem projetos de lei na Casa Legislativa que tratam de Planos de Cargos, Carreiras e Salários e aumentos salariais para várias categorias, mas que passam pela condicionante do Governo só conceder os direitos se a alíquota passar a ser 20%.

“A maioria dos deputados da oposição defende exaustivamente aumento de salário de várias categorias, eles mesmos fazem vários pronunciamentos pedindo aumento salariais de várias categorias, como também concurso público para várias áreas, então tudo isso tem um custo. E para isso o Governo hoje, no nosso entendimento, está com dificuldades financeiras de poder atender a esses pleitos, que eu acho muito justos, inclusive. Mas o Governo tem que ter recurso para pagar. Então, acredito que vai ter um longo debate nessa matéria e vamos ver qual vai ser o comportamento dos deputados de oposição. Eu tenho certeza que terá uma pressão natural dos servidores aos deputados da oposição em aprovar essa matéria do ICMS”, explica Ubaldo.


Compartilhe esse post

PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE É DESTAQUE NO RN NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

  • por
Compartilhe esse post

Nos últimos dois anos, o município de São Gonçalo do Amarante alcançou notável desenvolvimento em diversas áreas e o Instituto de Previdência Municipal (IPREV/SGA) tem sido um dos principais motores desse avanço. A entidade ocupa a primeira posição no Índice de Situação Previdenciária do Rio Grande do Norte, ao lado de Macaíba, destacando-se pela gestão eficiente e transparência. Esse índice avalia institutos de previdência em todo o país, e o IPREV/SGA demonstra resultados consistentes na modernização de processos, assistência aos servidores e solidez financeira.

Sob a gestão do presidente Helomar Júnior, e com o apoio do prefeito Eraldo Paiva, o IPREV/SGA investiu na melhoria do atendimento e na automatização de serviços internos, incluindo um sistema digital de controle de contratos e um software de gestão de patrimônio e almoxarifado, além de proporcionar capacitação contínua aos servidores. Segundo Helomar Júnior, o esforço tem gerado resultados expressivos: “Concedemos 92 benefícios nos últimos dois anos, e qualquer servidor aposentado elogiará a qualidade do nosso atendimento. ”

No campo digital, um dos avanços de maior impacto é a implementação da margem consignável eletrônica, que permite ao beneficiário realizar empréstimos consignados por aplicativo, eliminando a necessidade de deslocamento até a sede.

Outro destaque é o equilíbrio financeiro do IPREV/SGA, que mesmo com a inclusão de 780 novos servidores, entre agentes de saúde, agentes de endemias e concursados, conseguiu ampliar seu patrimônio em quase R$100 milhões desde março de 2022, totalizando R$243 milhões. Esse crescimento se deu, em parte, pela cooperação técnica entre a entidade e a prefeitura de São Gonçalo do Amarante, juntamente com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) que, através do programa Pro-Gestão, auxilia o IPREV/SGA em estratégias para fortalecer a sustentabilidade financeira.

Principais avanços do IPREV/SGA nos últimos dois anos:

  • Implementação de sistemas de controle de contratos e patrimônio;
  • Participação no Prêmio ABIPEM de investimentos;
  • Capacitação dos servidores em áreas como contabilidade e assessoria;
  • Desenvolvimento do COMPREV, com capacitação de membros;
  • Certificações de gestores e comitês de investimento;
  • Crescimento do patrimônio do IPREV, com filiação à ABIPEM;
  • Iniciativas de qualidade de vida para aposentados e pensionistas;
  • Cooperação técnica com o TCE/RN para aderência ao Pro-Gestão;
  • Reforma e modernização da sede, com aquisição de novos mobiliários.

Compartilhe esse post

DANIEL SANTIAGO QUER AMPLIAR DEBATE SOBRE O AUTISMO NA CÂMARA DE NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Tendo como principal bandeira o autismo, o chefe de gabinete do vereador Dickson Nasser Júnior, Daniel Santiago, sai dos bastidores da política para ocupar uma das 29 cadeiras de vereadores de Natal em 2025. Aos 36 anos, ele estuda Gestão e Marketing e afirma que espera fazer um mandato “resolutivo”.

Daniel trabalha há 12 anos com o grupo político do ex-vereador Dickson Nasser e com Dickson Nasser Júnior. Nesse período, trabalhou também no Governo do Rio Grande do Norte. Segundo o vereador eleito, esse currículo proporcionou “muita experiência no serviço público”.

O servidor público afirma que o desejo de tornar-se vereador surgiu devido ao longo período trabalhando com políticos. “Quem trabalha nos bastidores acaba alimentando esse sonho.

Quando o vereador Dickson Júnior disse que não queria mais se candidatar, demonstrei meu interesse e ele disse que me apoiaria. Então começamos a trabalhar no sentido de construir essa candidatura”, declarou.

Além de Dickson Nasser Júnior, Daniel contou com Dickson Nasser e com a deputada estadual Cristiane Dantas para apoio à campanha. “E, principalmente, [tive o apoio] dos amigos de todas as regiões que abraçaram nossa campanha com total entusiasmo”, disse o vereador eleito, que afirmou ainda ter sido “emocionante” o recebimento da notícia da eleição. “Trabalhamos para alcançar a vitória, mas sabíamos que seria uma disputa muito acirrada. Como nunca ocupei cargo eletivo, foi realmente uma emoção forte”, contou.

Daniel diz ter como principal bandeira o autismo e que vai atuar “para a promoção da inclusão, contra o preconceito”. Além disso, afirma que pretende lutar pelas “comunidades marginalizadas” e contribuir para o desenvolvimento do turismo. “Temos a expectativa de um mandato resolutivo, com várias contribuições para fazer Natal melhor de se viver”, declarou.


Compartilhe esse post