SÃO JOÃO DE NATAL SE CONSOLIDA E ARRECADA 28 TONELADAS DE ALIMENTOS

Com polos espalhados pelas zonas Norte, Sul e Oeste da cidade, o São João de Natal 2025 entrou para a história da capital potiguar como uma surpresa positiva pelo sucesso do evento em seu primeiro ano. Ao longo de junho, os festejos reuniram milhares de pessoas em uma festa marcada por diversidade cultural e forte impacto social e econômico.
Além de movimentar a economia local e proporcionar entretenimento gratuito à população, o São João de Natal também teve um papel solidário. A Prefeitura arrecadou mais de 28 toneladas de alimentos e cerca de 30 mil latas de leite, que estão sendo destinadas a instituições sociais do município.
Segundo a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), em contato com o Diário do RN, na semana passada, já foram entregues cinco toneladas de alimentos e mil latas de leite em pó a 17 entidades das zonas Leste e Norte da cidade. Outras entregas estão previstas nos próximos dias.
O prefeito Paulinho Freire (UB) comemorou os resultados do evento. “A festa ficou acima das expectativas. Tivemos grande presença das famílias, clima de tranquilidade e muita alegria. O São João movimentou a economia local, gerou emprego e renda para ambulantes, motoristas, comerciantes e profissionais de serviços. A ideia era plantar uma semente, mas já colhemos os frutos. O evento foi sensacional e o retorno, inclusive para a imagem da cidade, foi enorme. Saímos muito satisfeitos com tudo que vivemos”, declarou.
A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, também destacou a importância do São João para a cultura e o desenvolvimento da cidade. “O São João de Natal é feito para o povo e com o povo. Tivemos uma programação diversa, com artistas locais, nacionais, espaços acessíveis, praça de alimentação, ambulantes devidamente cadastrados. Foi uma festa organizada, muito bem planejada, que gera emprego, renda e orgulho para a cidade”, afirmou.
Com shows, quadrilhas, comidas típicas e atividades para todas as idades, o São João de Natal 2025 reforça a vocação da cidade para grandes eventos populares e já se consolida como parte do calendário cultural e turístico da capital potiguar.
Depois do forró, será a vez do São João Alternativo de Natal com rock, hip hop e juventude criativa
Passado o São João tradicional, novos ritmos estarão no palco, com a primeira edição do São João Alternativo, nos dias 4 e 5 de julho, evento que mistura o clima junino com as expressões culturais do rock e do hip hop. Realizado pela Prefeitura, a programação acontece no Centro Cultural Jesiel Figueiredo, na Zona Norte, com entrada gratuita mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, destinado ao Banco de Alimentos da Semtas.
De acordo com a Prefeitura, o São João Alternativo propõe um olhar inclusivo para a festa, aproximando diferentes tribos e linguagens artísticas. “A proposta do São João Alternativo é mostrar que a cultura é viva, plural e em constante transformação. Natal tem uma juventude criativa, que se expressa por meio do rock, do hip hop, das danças urbanas, e esse evento é uma forma de reconhecermos e valorizarmos essas manifestações em um espaço tradicional como o São João”, afirma a secretária Iracy Azevedo.
Na sexta-feira (4), a partir das 16h, o público terá acesso à praça do evento, que abre com uma roda de conversa sobre os projetos da cena alternativa da cidade. Em seguida, sobem ao palco as bandas ALBOR, Crosskill, TV Kills e Sodoma, representando a força do rock local.
No sábado (5), o destaque será o hip hop. As atividades começam às 16h com batalhas de breakingdance (Seven to Smoking) e seguem com apresentações de Duguetto Crew, YATO e IPCS, culminando na esperada batalha de MCs, às 20h.