Início » Arquivos para 9 de julho de 2025, 13:00h

julho 9, 2025


DELEGAÇÃO DO SISTEMA FECOMÉRCIO RN PARTICIPA DO EVENTO CONECTA 2025

  • por
Compartilhe esse post

Sob a liderança do presidente Marcelo Fernandes de Queiroz, uma delegação do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac participou do Conecta 2025, evento promovido pela Confederação Nacional do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília, nos dias 7 e 8 de julho. A iniciativa faz parte das comemorações pelos 80 anos da instituição e reuniu representantes das 34 Federações do Comércio, além do Sesc e do Senac, com o objetivo de fortalecer a integração institucional, compartilhar boas práticas e traçar os próximos passos do Sistema Comércio no país.

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da CNC, José Roberto Tadros, e do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que destacou a relevância do setor terciário – Comércio, Serviços e Turismo, para a economia nacional. Alckmin ainda solicitou que a CNC encaminhe ao Governo federal, ao fim do evento, propostas e críticas do setor, enfatizando seu papel gerador de emprego e renda.

Com a temática “Construindo o Futuro”, e um cenário futurista com recursos tecnológicos que marcam o foco da CNC e Federações na inovação, a programação do Conecta 2025 teve nomes como o especialista em transformação digital, Walter Longo, o diretor nacional de Tecnologia da Microsoft, Ronan Damasco e o esportista Fernando Fernandes.

A delegação potiguar teve a participação de diretores, executivos e técnicos da Fecomércio, do Sesc e do Senac.

Durante a programação, diversos projetos aplicados pelo Sistema Comércio foram expostos em seis painéis, para um público de cerca de 500 pessoas. – Foto: Reprodução

PARTICIPAÇÃO DA FECOMÉRCIO
Durante o Conecta, o diretor executivo da Fecomércio, Laumir Barrêto, apresentou o Guia Prático das Eleições Sindicais, produto desenvolvido pela Divisão de Relações Institucionais da Federação potiguar. “Uma oportunidade ímpar de apresentar uma boa prática implantada pela Federação, que traz um resultado efetivo para os nossos sindicatos, com a padronização do processo eleitoral”, destacou o executivo.

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, ressaltou que, tanto no Conecta quanto no Sicomércio — que reúne os presidentes dos sindicatos filiados ao Sistema —, haverá apresentações de produtos e iniciativas desenvolvidas pelas instituições.

“Essa troca de conhecimento é muito importante para fortalecer o setor sindical patronal, além de fomentar o networking entre os membros do Sistema Comércio do Brasil”, afirmou.


Compartilhe esse post

CAMPANHA JULHO AMARELO REFORÇA ORIENTAÇÕES SOBRE AS HEPATITES VIRAIS

  • por
Compartilhe esse post

As hepatites virais são inflamações que atingem o fígado e, na maioria das vezes, não apresentam sintomas, mas que podem causar alterações leves, moderadas ou graves. Em Natal, de janeiro até abril de 2025, foram notificados 41 novos casos de hepatites virais, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Alguns sinais, como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, podem denunciar a presença de algum tipo de hepatite.

Durante todo o mês de julho, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, reforça ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais nos serviços de saúde do município com diversas atividades com a intenção de conscientizar e alertar sobre os riscos das doenças.

“Durante todo o mês, convidaremos a população para comparecer a um serviço de saúde para conhecer a doença, os riscos e também se vacinar, além de realizar a testagem e iniciar o tratamento caso necessário”, disse Tayane Oliveira, coordenadora do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS Natal, sobre a iniciativa.

Os serviços de saúde de Natal desenvolvem diversas atividades alusivas ao tema da campanha, com ações oferecendo testagem para detectar as infecções do tipo B ou C, além de atendimento médico, vacinação, palestras sobre a temática, aferição de pressão, entre outros serviços de saúde.

A abertura oficial da campanha acontece nesta quarta-feira (9), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Brasília Teimosa, localizada na Rua Miramar, s/n, no bairro das Rocas. O evento contará com roda de conversa e orientações sobre hepatites virais, realização de testes rápidos para detecção de hepatites B e C, vacinação e distribuição de preservativos femininos e masculinos para a população presente.

Hepatites Virais: Tipos e testagem
No Brasil, existem três tipos mais comuns: hepatite A, hepatite B e hepatite C. As hepatites do tipo A e B possuem vacinas disponíveis de forma gratuita nas unidades de saúde do município. “Nos serviços de saúde do município, nós disponibilizamos também testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B e C, que são tipos da doença que não possuem cura, mas quando detectadas a tempo podemos iniciar o tratamento e evitar formas mais graves da doença”, explicou Tayane, reforçando que todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite.

A hepatite A está relacionada às condições de saneamento básico e de higiene pessoal.

Geralmente é uma infecção leve e se cura sozinha, porém o curso sintomático e a letalidade aumentam de acordo com a idade. A vacina contra a hepatite A é aplicada em dose única e está disponível para crianças a partir de 15 meses até os 5 anos não completados.

A infecção pelo vírus do tipo B é uma infecção crônica e não possui cura, mas possui tratamento disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Pode ser transmitida por relação sexual desprotegida, compartilhamento de agulhas e seringas, tatuagens, piercings, reutilização ou falha de esterilização de equipamentos médicos ou odontológicos, ou da mãe para o filho durante a gestação ou parto. A melhor forma de prevenção é por meio da vacinação aplicada nos recém-nascidos já nas primeiras horas do nascimento e também está disponível para toda a população não vacinada.

Já a hepatite C também pode ser transmitida por transfusões de hemoderivados de doadores não rastreados com anti-HCV, uso de drogas intravenosas, transplantes de órgãos, hemodiálise, transmissão vertical, além de exposição sexual e ocupacional. A infecção pelo tipo C não possui vacina, mas o tratamento para a doença também está disponível gratuitamente.

Sesap pede intensificação de ações em todos os municípios do RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, recomenda que os municípios intensifiquem as ações de enfrentamento às hepatites, ao longo deste mês, com destaque para a oferta de testes rápidos (Hepatites B e C), a vacinação contra a hepatite A (para as faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde), a imunização contra a hepatite B (para todas as faixas etárias) e a orientação ao uso de preservativos.

Em alusão ao Julho Amarelo, o Hospital Giselda Trigueiro (HGT), em Natal, e o Rafael Fernandes, em Mossoró, irão reforçar as ações educativas junto à população, com o objetivo de combater a doença no Rio Grande do Norte. Ambas as unidades compõem os serviços de referência para o tratamento das hepatites virais no RN, juntamente com o Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal.
O médico infectologista Igor Thiago Queiroz ressalta a importância da prevenção às hepatites virais: “Nem sempre a doença apresenta sintomas, como olho amarelado, náusea e vômitos, que levam à procura por atendimento médico. Em alguns momentos, as hepatites são silenciosas, em sua forma crônica, e só são descobertas por meio de exames sorológicos e testes rápidos disponíveis nas unidades de saúde do estado e municípios. É importante fazer o teste e, em caso positivo, iniciar o tratamento. Para hepatites virais, o diagnóstico é a melhor prevenção”.

Cenário Epidemiológico
De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Sesap, por meio do Programa Estadual de IST, AIDS e Hepatites Virais, em 2024, foram notificados 260 casos de hepatites virais no Rio Grande do Norte. Quando comparado ao ano anterior, observa-se um aumento de 31,4% no registro de casos confirmados. Já entre janeiro e abril de 2025, foram identificados 69 casos, mostrando uma redução de 24,1% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 91 casos da doença.

Considerando o período de 10 anos, entre 2014 e 2024, foram 2.150 casos confirmados de hepatites virais, sendo 194 (9%) de hepatite A, 668 (31,1%) de hepatite B, 1.270 (59,1%) de hepatite C e 18 (0,8%) casos com mais de uma etiologia. Nesse período, houve uma redução de 66,6% na identificação de casos de hepatite A, mas verificou-se um crescimento de 16,5% nos casos de hepatite B e de 43,6% no registro de casos de hepatite C.

De acordo com o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), entre 2014 e 2024, foram identificados 180 óbitos por causas básicas e associadas às hepatites virais. A maioria dos óbitos (54,4%) foram associados à hepatite C.

Em 2024, foram registrados 13 óbitos relacionados às hepatites virais, mostrando um aumento de 30% em comparação ao ano de 2023. Já entre os meses de janeiro a abril de 2025, ocorreram três óbitos por hepatites virais, quantitativo semelhante ao identificado no mesmo período de 2024.


Compartilhe esse post

SAMANDA E ISOLDA QUEREM FORTALECER CADU E ZENAIDE NA CHAPA COM FÁTIMA

  • por
Compartilhe esse post

O novo comando do PT no Rio Grande do Norte, agora liderado por duas mulheres, Samanda Alves e Isolda Dantas, assume a legenda com a missão de reorganizar o partido nas regiões, fortalecer os diretórios municipais e ampliar a presença da sigla nas lutas sociais e institucionais.

O objetivo é claro: chegar a 2026 com musculatura para eleger novamente Lula presidente, manter a hegemonia no Estado com Cadu Xavier como candidato ao Governo e ainda aumentar o número de cadeiras nas bancadas estadual e federal.

Sobre a definição pendente, as novas dirigentes do PT deixam claro que o diálogo com a senadora Zenaide Maia (PSD) continua aberto. Elas deixam claro que desejam sua presença na chapa de 2026 ao Senado, mas reforçam que a construção será coletiva e passa pela defesa do legado da governadora Fátima Bezerra (PT) e do projeto nacional liderado pelo presidente Lula. O Diário do RN conversou com as duas sobre a eleição que aconteceu no último domingo (06), em todo RN.

Diário do RN – Qual a avaliação da disputa interna e da vitória nas eleições do PT?
Samanda Alves – A nossa vitória vem em consonância com tudo o que já vínhamos construindo: diálogo, fortalecimento dos municípios, especialmente no interior do estado. Foi uma campanha muito pé no chão, de visitar cidades, procurar a militância de base. Um processo enriquecedor, que mostrou que o partido está vivo. Nem todo partido consegue tirar quase 7 mil filiados de casa para uma eleição interna em pleno domingo. A vitória é muito significativa, inclusive acima das nossas expectativas.
Isolda Dantas – A vitória foi gigante. Duas companheiras eleitas com mais de 55% da votação. Mossoró, minha base, nos deu mais de 219 votos de maioria, o que é muito importante. Para mim, é um orgulho imenso ser presidenta do PT, partido ao qual dediquei minha vida inteira. Sei do desafio, mas vamos enfrentá-lo junto com os diretórios, tanto do interior quanto da capital.

Diário do RN – Quais são as principais mudanças e propostas da nova gestão do PT estadual?
Samanda Alves – A principal mudança é no modelo de gestão. Eu estarei na presidência pelos dois primeiros anos, depois Isolda assume. Mas isso não significa distanciamento. Ao contrário, estaremos juntas o tempo todo. Teremos duas presidentas: uma no exercício formal do cargo e outra compartilhando tarefas pelo Estado, o que amplia a presença do PT nos territórios.
Isolda Dantas – A proposta central que apresentamos aos municípios foi estabelecer uma relação mais próxima entre o PT estadual e os diretórios municipais. Vamos reativar os polos do PT e criar vice-presidências que garantam essa conexão com os territórios. Isso já muda muito, torna o partido mais vivo nas cidades e mais articulado no Estado como um todo.

Diário do RN – Essa eleição marca a volta do grupo de Fátima ao comando do PT, que antes estava com o grupo de Mineiro.
Samanda Alves – Na verdade, o PT foi dirigido por muitos anos pela CNB, grupo ao qual a professora Fátima tem proximidade histórica. Nos últimos oito anos, a presidência esteve com Júnior Souto, da nossa corrente interna, mas construída em diálogo com a CNB. Agora, pela primeira vez, o grupo de Fátima chega à presidência estadual do partido por meio de uma eleição direta. É resultado de um processo democrático, com diálogo interno e muito trabalho de base.

Diário do RN – Como o PT pretende se fortalecer para as eleições de 2026?
Isolda Dantas – Nossa prioridade é eleger Lula novamente presidente da República. Aqui no RN, a candidatura de Cadu é firme e é nossa prioridade fazer Cadu ser conhecido em todo o Rio Grande do Norte e seguir defendendo o legado do nosso Governo, que foi sem dúvida nenhuma ao melhor governo que o RN já teve nos últimos tempos.
Vamos buscar a reeleição da nossa bancada e queremos ampliar a representação estadual e federal e fazer um processo de formação de nominatas dialogando com os polos, com os diretórios, e também com os partidos aliados — como o PV, o PCdoB, o PSB, o MDB. É tudo fruto de deliberação coletiva. Nada será imposto.

Diário do RN – Como está o diálogo com a senadora Zenaide Maia para formação de chapa com Fátima Bezerra?
Samanda Alves – Nós temos uma candidatura colocada de governador, de senadora, mas temos também espaços da segunda vaga para o Senado, assim como para vice-governador e suplentes. Para a segunda vaga, a gente tem um aceno natural com a senadora Zenaide, que já esteve conosco em outras eleições, que hoje faz parte da bancada do presidente Lula no Senado. Então, coerência nós temos em dialogar. É óbvio que ela pode vir ou não vir, mas nós estamos preparados para qualquer situação.
Isolda Dantas – Nosso diálogo com Zenaide sempre foi aberto e continua. Ela foi nossa porta-voz no período do golpe contra a presidenta Dilma, o que foi muito importante. Nós a elegemos senadora para representar o campo democrático. Desejamos, sim, que ela faça parte da nossa chapa majoritária em 2026. O diálogo está aberto e constante.

Samanda Alves: “Styvenson é arrogante, prepotente, machista e misógino”

Em outra entrevista, a nova dirigente do PT estadual, vereadora Samanda Alves, criticou duramente o senador Styvenson Valentim (PSDB) durante entrevista à 98 FM, nesta terça-feira (8). Ao comentar os ataques recorrentes do parlamentar à governadora Fátima Bezerra (PT), Samanda classificou o senador como “misógino, machista e arrogante”, apontando que sua atuação política é marcada por autoritarismo e desprezo pelas pautas das mulheres.

“Eu tenho muito cuidado em fazer uma oposição respeitosa. Ele é misógino, ele é machista, ele é arrogante, ele é prepotente, e a única questão que ele tem é que diz que traz recurso para o Rio Grande do Norte; e traz por causa do presidente Lula! Se tirar o presidente Lula da vida do senador Styvenson, ele vira apenas um senador arrogante, prepotente, machista e misógino”, reiterou a parlamentar. A fala de Samanda faz referência direta aos ataques recentes de Styvenson à gestão da governadora Fátima. A dirigente petista também resgatou episódios anteriores que, segundo ela, demonstram o perfil do parlamentar, como a declaração dada por ele em 2021, quando, ao comentar o caso de uma mulher agredida por um policial militar, disse não saber “o que a mulher tinha feito para merecer os tapas”.

Samanda também criticou o comportamento do senador em relação à própria família, citando a exposição pública da irmã em suas redes sociais. Para ela, esse tipo de postura será observado com mais atenção pela população nas eleições de 2026, especialmente pelas mulheres.


Compartilhe esse post

ÁLVARO QUER CHAPA “MODERADA” COM PRESENÇA DE BOLSONARO NO PALANQUE

  • por
Compartilhe esse post

O ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) reafirmou sua disposição de disputar o Governo do Estado em 2026 e declarou que quer o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em seu palanque. Embora se autodefina como um político de perfil moderado, e que não se considera bolsonarista, Álvaro fez questão de destacar sua gratidão ao ex-presidente e os recursos enviados pelo Governo Federal durante a pandemia como justificativa para esse alinhamento.

“Quero o apoio do presidente Bolsonaro se eu for candidato a governador. Ele é uma pessoa que fez muitos atos, teve muitos gestos, principalmente com a cidade de Natal e com o Estado do Rio Grande do Norte, possibilitando muitas obras importantes serem realizadas em favor de Natal.

Quero tê-lo sim no meu Palácio”, disse Álvaro, lembrando da abertura dos centros de enfrentamento à Covid-19 com recursos federais.

Negando ser bolsonarista, o ex-prefeito destacou que sua prioridade é construir uma coligação “bem ampla e moderada”, capaz de reunir partidos de centro e até de visões diferentes, desde que fora dos extremos ideológicos. “Condeno os extremos. Nem a extrema-direita, nem a extrema-esquerda”, reforçou.

Sobre possíveis alianças, Álvaro não descartou estar junto de nomes como Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (PSDB). Ao ser questionado sobre uma chapa com os dois, Rogério ao Governo e ele e Styvenson disputando o Senado, disse que tudo é possível. “Eu já disse que não descarto a possibilidade de vir a ser candidato a senador, mas a governador é a minha preferência, é a minha prioridade, até pelos apelos populares que eu tenho recebido para que a gente tente fazer pelo Estado o que fizemos por Natal, mudando o plano diretor, fazendo a cidade avançar, a cidade crescer, se desenvolver, projetos novos, importantes, projetos de convivência social, de reforma, de estruturas comunitárias, de locais agradáveis, aprazíveis, como a Praça Cívica, Parque Ecológico de Capim Macio, com a Praça das Flores, Praça Gentil Ferreira, Praça de Candelária e muitas outras”, relembra.

Em entrevista ao Diário do RN, no último dia 17 de junho, o ex-prefeito também não descartou a possibilidade de uma chapa com Allyson Bezerra (UB) e Zenaide Maia (PSD). Entretanto, agora, também considera disputar contra Allyson, caso ambos entrem na corrida pelo Governo.

“Se eu for candidato, não posso escolher adversário. Posso disputar com o candidato do PT, com alguém do centro ou da direita. O importante é apresentar um programa de Governo amplo que ajude o Estado a superar os atrasos impostos pela atual gestão”, afirmou.

Álvaro aposta em tom conciliador de Paulinho Freire para unir oposição

Em meio às movimentações da oposição no Rio Grande do Norte, o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), é mais um que integra o grupo da direita que avalia positivamente o nome do atual prefeito da capital, Paulinho Freire (União Brasil), como articulador de uma possível frente única da oposição para 2026. Na semana passada, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, já havia exposto concordância da direita nesse sentido.

Na entrevista ao Diário do RN, Álvaro destacou o perfil conciliador de Paulinho como um trunfo na busca por unidade no campo oposicionista.

“O prefeito Paulinho Freire é um conciliador moderado, por natureza. Por causa desse seu modo de agir, de proceder, ele conseguiu unir os vereadores em torno da sua candidatura a prefeito.

Acho que ele pode, sim, ser esse articulador que procure unir todo o sistema que pensa de forma semelhante”, declarou Álvaro.

Questionado sobre as dificuldades para unificar lideranças com projetos distintos, como o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, que mantém proximidade com Zenaide Maia, e o senador Rogério Marinho, que pode ele mesmo disputar o Governo, Álvaro adotou um tom cauteloso. Para ele, ainda não é o momento de se antecipar nas definições.

“Isso é uma questão para ser analisada, discutida, debatida democraticamente. O momento agora é de amadurecer, de pensar, de apresentar ideias. O que a gente precisa fazer é ouvir a população, entender o que o povo do Rio Grande do Norte quer, o que deseja de um futuro governo”, afirmou.


Compartilhe esse post

JAIME CALADO AFIRMA QUE ZENAIDE MAIA SÓ VAI DECIDIR NO “ANO QUE VEM”

  • por
Compartilhe esse post

Em meio às articulações que devem desenhar o xadrez político do Rio Grande do Norte para as eleições de 2026, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PSD), fala sobre senadora Zenaide Maia (PSD), sua esposa, diante da crescente pressão para que ela defina com quem caminhará na próxima disputa. Jaime reitera que o momento é de “namoro” político, não de alianças definitivas, e a pré-candidatura de Zenaide à reeleição ao Senado já está posta.

“Zenaide é como todos os outros, até hoje o prefeito de Mossoró não se lançou candidato oficialmente. Nem a governadora Fátima. Ela disse que vai botar o nome, mas não oficializou. O certo é que Zenaide já oficializou que é candidata à reeleição”, afirmou Jaime, destacando que a senadora está na frente, ao menos no aspecto formal, e por isso é cortejada.

As declarações ocorrem em meio a um cenário de pressão por definição. A senadora mantém aliança com o Governo Lula no plano nacional, é da base da governadora Fátima Bezerra (PT) no Estado, mas também construiu pontes com o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), nome cada vez mais cotado para disputar o Governo do Estado em 2026 como representante da direita potiguar.

A aproximação com Allyson, no entanto, rendeu sinais de tensão nos últimos dias. O prefeito declarou que a parceria com Zenaide é, neste momento, “institucional”, e indicou que pode seguir outro caminho caso a senadora se alinhe ao grupo da governadora. “A não ser que amanhã a senadora diga: ‘não, Allyson, vou estar em outro local, eu vou estar disputando com outro grupo’”, disse ele à 96 FM, na última quarta-feira (02), sinalizando que a aliança pode não resistir à permanência de Zenaide na esquerda.

O impasse se acentua diante da fala do pré-candidato ao Governo pelo PT, Cadu Xavier, que declarou que o candidato ao Senado ao lado da governadora precisará estar integralmente vinculado ao seu projeto. “Esse candidato ou candidata ao Senado estará no nosso palanque, defendendo o Governo da professora Fátima e a minha eleição como governador do Estado no ano que vem”, afirmou à 98 FM.

A sinalização de Cadu indica que não haverá espaço para a manutenção de pontes entre campos opostos. Para seguir com o grupo governista, Zenaide teria que romper com Allyson. E vice-versa.

Para Jaime Calado, a pressão vinda de diferentes lados é natural e, na verdade, positiva. “Isso é um bom sinal, que ela é querida. É um bom sinal, faz parte”, minimizou.

Questionado sobre a possibilidade de Zenaide caminhar com Allyson ou com Fátima, Jaime desconversou: “Hoje, ela diria o seguinte: o ano que vem, veremos. O ano que vem, veremos”, destacou.

Já sobre uma eventual candidatura solo, sem se vincular diretamente à direita ou à esquerda, ele ponderou: “Todas as alternativas serão analisadas com toda a humildade, com toda a prudência possível”.


Compartilhe esse post