Início » Arquivos para 16 de julho de 2025, 13:00h

julho 16, 2025


EXTREMOZ RECEBE O SELO OURO NO COMPROMISSO CRIANÇA ALFABETIZADA

  • por
Compartilhe esse post

O município de Extremoz foi reconhecido nacionalmente pelas ações exitosas na promoção da alfabetização das crianças. Em cerimônia realizada nesta terça-feira (15), no Holiday Inn Natal, a cidade recebeu o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – Categoria Ouro, concedido pelo Ministério da Educação.

A premiação destaca o esforço da gestão municipal em garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever na idade certa, consolidando Extremoz como referência no ensino fundamental inicial.

O selo foi entregue durante o Seminário Estadual Pró-Alfa RN, que também celebrou outras 180 escolas públicas do Rio Grande do Norte. Extremoz integra o grupo seleto de municípios potiguares que conquistaram o selo na categoria mais elevada.

“Esse reconhecimento é fruto do trabalho conjunto da nossa equipe da Secretaria de Educação, professores e gestores escolares, que priorizam o futuro das nossas crianças”, destacou a prefeita Jussara Sales.

“Extremoz segue avançando, garantindo educação de qualidade e construindo um futuro melhor para suas crianças”, disse a prefeita.


Compartilhe esse post

NOVA GESTÃO DE UPAS DEVE GERAR ECONOMIA E MELHORIAS NA ESTRUTURA

  • por
Compartilhe esse post

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou editais de convocação pública para a seleção de Organizações Sociais de Saúde (OSS) para gerir quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que são: Satélite, Esperança, Potengi e Pajuçara. O processo, publicado em edição extra do Diário Oficial do Município, prevê a contratação por meio de contratos de gestão.

Na tarde desta terça-feira (15), o secretário Geraldo Pinho trouxe detalhes sobre o novo modelo de gestão das UPAs da capital. Segundo Pinho, a expectativa da prefeitura vai além da otimização de recursos, trazendo também economia aos cofres públicos. “Esperamos com essa gestão ter uma economia em torno de R$ 15 a R$ 18 milhões no ano, mas o principal é trazer celeridade, agilidade, uma forma que a população que mais precisa seja beneficiada com a melhor assistência que a prefeitura pode entregar”, completou.

Poder de compra como chave para a economia
Indagado sobre como essa economia seria alcançada, já que a Prefeitura continuará repassando verbas para a organização contratada, o titular da saúde explicou que a principal vantagem reside no poder de compra e na eficiência logística das grandes empresas. “Eles conseguem comprar insumos e medicação em larga escala. Eu, como prefeitura, compro uma medicação por X e recebo 40 dias depois. A empresa vai contratar pela metade e no mesmo dia”, exemplificou o secretário.

Dever de investir na estrutura das unidades
Outra grande reclamação de usuários e servidores, a questão estrutural, também foi abordada. O secretário Geraldo Pinho confirmou que a responsabilidade por melhorias fará parte do contrato.

“Essas empresas, com esse montante que vai ser repassado mensalmente, vão ter também a obrigação e o dever de fazer melhorias estruturais nas UPAs, desde climatização, minis reformas, banheiro, sala de espera, telões”, detalhou, ressaltando ainda que todo o investimento realizado será incorporado ao patrimônio público. “Todo o equipamento que for necessário, seja um telão, um computador, tudo que comprar, tudo que entrar na UPA é do município. Todo mês, o patrimônio vai lá tombar. Então, por exemplo, daqui a dois anos a empresa saiu, tudo que foi investido, todos os equipamentos que lá entraram, permanecem e são da secretaria”, garantiu.

Sete empresas disputam gestão
O secretário explicou que o processo seletivo já estava em andamento antes mesmo da publicação dos editais. Uma comissão interna da SMS foi responsável pela qualificação prévia das empresas interessadas. “Foram 17 empresas que se inscreveram. Dessas, 10 foram desaprovadas e 7 estão qualificadas para elaborar os projetos. Agora, uma outra comissão de qualificação fará a seleção do melhor projeto e da melhor empresa para cada UPA”, detalhou Geraldo Pinho.


Compartilhe esse post

CADU XAVIER CONFIRMA CONVITE PARA MARIANNA ALMEIDA SER SUA VICE

  • por
Compartilhe esse post

“A conversa foi animadora, mas inicial”, disse Cadu Xavier (PT), pré-candidato ao Governo do RN, sobre a possibilidade de ter a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), como candidata a vice-governadora compondo chapa com ele. Foi no Festival Gastronômico e Cultural de Martins, neste fim de semana, que um novo elemento foi inserido na formação da chapa governista ao Governo do Estado em 2026. A governadora Fátima Bezerra (PT) esteve no evento ao lado do pré-candidato ao governo Cadu Xavier (PT) e da prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), que passou a ser tratada publicamente como possível candidata a vice-governadora na chapa petista.

“Mariana é próxima da governadora desde a sua eleição e tem feito um trabalho muito bonito em Pau dos Ferros, se tornando uma referência na região. Seria um excelente nome para compor nossa chapa”, disse ao Diário do RN. Ele ainda usou uma metáfora bem-humorada para descrever o estágio da articulação: “Vamos dizer que do match, virou um date…”.

Cadu reforça que ainda há muito tempo até as eleições e que Marianna tem compromisso com sua gestão em Pau dos Ferros. “Mas podemos dizer que lá na frente poderemos ter esse casamento sim”, completou.

O convite, segundo Marianna, que também conversou com o Diário do RN, não é formal, mas parte de algo já “consolidado” dentro do grupo político de Fátima. “A própria governadora tem falado muito nisso, Raimundo Alves tem conversado muito comigo nesse sentido. Parece que existe uma vontade de Walter também. Então, é uma coisa meio que consolidada entre eles”, revelou a prefeita.

Apesar disso, Marianna demonstrou cautela e afirmou que ainda não tomou nenhuma decisão: “Se há um convite, há o reconhecimento, a gente fica feliz por isso, lisonjeada até. Mas o convite não foi aceito ainda”, disse à reportagem.

A conversa foi impulsionada no sábado (12), quando a governadora, ao ver Marianna chegando para o festival, disse em tom bem-humorado: “Chegou a vice de Cadu”. No dia seguinte, os três circularam juntos no evento, alimentando as especulações sobre a composição majoritária.

Caso o acerto seja firmado, Marianna, que atualmente é filiada ao PSD, poderá migrar para o MDB, legenda que tende a indicar o vice da chapa de Cadu Xavier. A mudança é vista como estratégica, já que a senadora Zenaide Maia (PSD), presidente do PSD no RN, deve se alinhar ao grupo do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), pré-candidato ao Governo do Estado pela oposição.


Compartilhe esse post

LAWRENCE: “HÁ PROVAS ROBUSTAS DE ABUSO DE PODER” POR ALLYSON EM 2024

  • por
Compartilhe esse post

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Mossoroense, Lawrence Amorim, falou ao Diário do RN sobre o parecer do Ministério Público que recomenda a cassação do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), por abuso de poder econômico nas eleições de 2024. Lawrence foi candidato a prefeito também no pleito de 2024 e é um dos autores da ação que motivou o processo e, segundo ele, há provas claras de que a estrutura da Prefeitura foi utilizada para promover o então candidato à reeleição de forma indevida. “Essa AIJE tem provas robustas de abuso de poder político e midiático. Milhões de reais foram gastos supostamente com publicidade institucional, mas que se comprova nos autos que só visavam a promoção pessoal do gestor para desequilibrar a eleição”, afirma Lawrence.

No parecer, protocolado na segunda-feira (14), a procuradora Clarisier Azevedo sustenta que houve uso desequilibrado da máquina pública para favorecer Allyson Bezerra. Ela aponta que recursos públicos foram utilizados na produção e disseminação de conteúdo midiático que construiu uma imagem positiva do candidato, gerando “claro desequilíbrio da disputa eleitoral”.

Lawrence Amorim destacou ainda que os gastos com publicidade ultrapassaram a média dos três anos anteriores, o que configura conduta vedada. “Blogs, influencers, contratados para enaltecer o atual prefeito e soltar fake news e agressões contra adversários. Espero que a Justiça analise pela letra da Lei. Independente do resultado das urnas, não se pode vencer eleição cometendo crimes. Para coibir essas práticas temos a Justiça Eleitoral.”

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, embora não tenha sido possível comprovar extrapolação nos limites legais de gastos com publicidade, o uso da internet por meio de perfis e sites alinhados à campanha comprometeu a igualdade de condições entre os candidatos.

Agora, caberá ao plenário do Tribunal Regional Eleitoral do RN decidir se acolhe o parecer do MPE. Se acolhido o mérito, Allyson Bezerra pode ter o mandato cassado. Se acatada apenas uma das preliminares, o processo retorna à 33ª Zona Eleitoral de Mossoró para nova análise.


Compartilhe esse post

STYVENSON CEDE CADEIRA DE SENADORA BABÁ PEREIRA: “TEM CONFIANÇA”

  • por
Compartilhe esse post

Após inaugurar a nova sede da Femurn nesta segunda-feira (14), em Natal, o presidente da Federação dos Municípios, Babá Pereira, seguiu para cumprir agenda na Capital Federal.

Nesta terça-feira, já em Brasília, um dos primeiros compromissos de Babá foi no gabinete do senador Styvenson Valentim. A visita foi registrada no perfil pessoal de Babá Pereira no Instagram. Na foto, Babá aparece muito sorridente na cadeira de senador e relata que “o próprio senador me cedeu a cadeira dele por alguns minutos!”. O ex-prefeito de São Tomé ainda detalhou a experiência: “Sentei, respirei fundo e pensei: “Será que combina”? Por enquanto tô só na sombra… mas que a cadeira é confortável, isso é!”.

Babá Pereira tem sido citado como o segundo senador da chapa de oposição, comandada pelo senador Rogério Marinho. Mas também disputa a postulação com o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias e com Coronel Hélio.

Na postagem de Babá Pereira, o presidente da Femurn logo recebeu um comentário com tom de apoio do senador potiguar: “Cabra bom. Tem a confiança de muitos prefeitos do RN e a nossa também”. Ou seja: Styvenson deu apoio indireto ao nome de Babá como possível candidato a senador, ressaltando o bom trânsito que o ex-prefeito tem junto aos gestores potiguares e a confiança política que ele inspira.

Vale lembrar que os dois são aliados de outrora e podem formar uma dobradinha na disputa ao Senado em 2026, quando Styvenson tentará a reeleição. Filiado ao PL, o ex-prefeito de São Tomé tem trabalhado para fortalecer seu nome e ser uma opção viável na chapa majoritária da oposição, liderada pela direita potiguar.

O último presidente da Femurn que conquistou mandato popular diferente de prefeito foi Benes Leocádio, que foi eleito e reeleito deputado federal.


Compartilhe esse post