Início » Arquivos para 24 de julho de 2025, 11:00h

julho 24, 2025


SEBRAE-RN APRESENTA ARENA DE EDUCAÇÃO INOVADORA NA EXPOEDUC

  • por
Compartilhe esse post

O Sebrae-RN estará presente na ExpoEduc 2025, o segundo maior congresso educacional do Brasil, que será realizado no Centro de Convenções de Natal, de 24 a 26 de julho. Nesta 6ª edição, com o tema “On ou Off: de que lado a escola deve estar? ”, o evento pretende reunir mais de 5 mil educadores, gestores e especialistas para debater as tendências e desafios do ensino contemporâneo.

A programação da ExpoEduc combina palestras, workshops interativos, oportunidades exclusivas de networking e acesso a grandes nomes do setor educacional. Alinhado ao propósito de estimular reflexões e abrir novas possibilidades, o Sebrae-RN participa com a Arena Sebrae de Educação, um espaço com programação dedicada aos profissionais da área ao longo dos três dias de evento.

A Arena Sebrae vai promover discussões voltadas à inovação e à transformação no ambiente escolar, com foco em temas como educação empreendedora, desenvolvimento socioemocional e estratégias de gestão. Entre os destaques estão debates sobre gamificação, personalização do ensino, uso de tecnologia, comunicação institucional e captação de alunos. A programação também abordará a valorização da cultura local, o senso de pertencimento e práticas que fortalecem o papel da escola como agente de impacto social e humano.

De acordo com Everton Lucena, gestor do Programa Educação Empreendedora do Sebrae-RN, dois concursos em andamento também terão destaque na programação. “Neste ano, nosso espaço está diferente! Estamos entregando conteúdo relevante e focando em duas soluções do Sebrae: a 3ª edição do Prêmio Educador Transformador e a 3ª edição do Desafio Liga Jovem. As palestras serão ministradas por especialistas em educação empreendedora”, afirma.

Além deste espaço do Sebrae, a ExpoEduc 2025 contará com diversos estandes, reunindo grandes empresas e instituições do mercado educacional apresentando as principais novidades do setor.

O evento representa uma oportunidade de troca de conhecimento, experiências e construção do futuro da educação no Nordeste e em todo o país.

Sobre a Expoeduc
O Maior Congresso Educacional do Norte-Nordeste tem como objetivo inserir na roda de conversa assuntos de maior relevância do contexto educacional, trazendo, em cada edição, os nomes que mais contribuem para o desenvolvimento desse mercado. Idealizada em 2017 pelo empresário Crislan Viana, a ExpoEduc tornou-se um espaço de oportunidades, interação e networking, entrando definitivamente para o calendário regional da educação, sendo indispensável para quem busca conhecimento e atualização do mercado educacional. Mais informações estão disponíveis no site do evento: expoeduc.com.br


Compartilhe esse post

PREFEITO PAULINHO FREIRE ANUNCIA REFORMULAÇÃO DO “NATAL EM NATAL” COM NOVO ESPETÁCULO

  • por
Compartilhe esse post

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), anunciou que o tradicional “Natal em Natal” passará por uma reformulação a partir deste ano. A proposta é transformar o evento em um grande espetáculo fixo de apelo nacional, com forte potencial turístico e econômico, inspirado em experiências de sucesso como a de Gramado (RS). A principal novidade será a criação de um “Auto de Natal”, como espetáculo para atrair a população e visitantes.

“Natal em Natal, nós estamos pensando em fazer um grande espetáculo, porque eu acho que o que traz o turista para cá não é show. O Natal tem que ter o seu espetáculo próprio, como tem Gramado. Se tiver uma novidade toda, o turista passa a vir, e era uma maneira da gente já antecipar bem a alta estação”, afirmou Paulinho.

O prefeito antecipou que uma equipe que realiza o festival de Parintins – tradicional Festa do Boi no Amazonas – está na cidade desde segunda-feira (21) para estudar locação para o novo espeáculo natalense e natalino.

Segundo ele, a ideia é construir um projeto que vá além da programação musical, concentrando esforços em iluminação cênica, encenação artística e ambientação temática com alto nível de produção. A inspiração vem de grupo especializado na produção visuail de Parintins, com quem a Prefeitura já iniciou conversas. “Eles estão vendo alguns locais, foram na Arena das Dunas, porque a gente pensa em fazer um auto de Natal, pra que possa tornar uma coisa turística, uma cidade bem iluminada”, explicou.

Além disso, a Praça da Árvore de Mirassol, onde tradicionalmente ocorrem as celebrações natalinas, passará por uma reforma para abrigar, em definitivo, a cenografia da data do nascimento de Jesus Cristo. O objetivo, segundo o prefeito, é transformar Natal em referência nacional durante a época mais simbólica do ano para a cidade que leva o próprio nome da data, com cenário que permanecerá fixo durante o ano todo.

Segundo o prefeito, o investimento será estratégico. Paulinho destacou que o custo da locação de estruturas temporárias durante o mês de dezembro supera o valor da reforma da Praça de Mirassol, que passará a ter uma estrutura permanente. “A locação de equipamentos na época do Natal custa mais do que a reforma que nós vamos fazer. E vai ficar permanente. Então é uma obra que vem para ficar”, destacou.

Transporte público: Paulinho reconhece falhas históricas e promete revitalização total

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Natal-em-Natal-1-1024x683.jpg
Licitação para transporte público deve sair em setembro ou outubro – Foto: Reprodução

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), afirmou que a licitação do transporte público da capital potiguar está em fase final de ajustes e deve ser publicada entre setembro e outubro deste ano. Segundo ele, o novo modelo será fruto de um trabalho conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e trará mudanças profundas no sistema, hoje considerado por ele “o maior problema da cidade”. Ele falou sobre o assunto em entrevista concedida ao Diário do RN, nesta terça-feira (22).

“Estamos finalizando a modelagem da nova licitação com o Tribunal de Contas. A expectativa é que o edital saia entre setembro e outubro”, garantiu Paulinho.

O gestor reconheceu falhas históricas no serviço e atribuiu a baixa qualidade como um dos principais fatores da queda de passageiros no transporte coletivo, tendência que se intensificou com a pandemia e a popularização de aplicativos de mobilidade, como Uber.

“A pandemia, o crescimento de apps como Uber e o serviço mal prestado afastaram o usuário. As empresas perderam mais de 50% dos passageiros desde 2002”, disse.

O novo modelo, segundo ele, buscará modernizar a frota e oferecer mais conforto aos usuários. Paulinho promete ônibus com ar-condicionado e um serviço com continuidade e eficiência. “Em Maceió os ônibus têm ar-condicionado e Wi-Fi. Natal precisa seguir esse caminho”, exemplificou.

Apesar da promessa, a proposta de licitação ainda enfrenta ajustes técnicos. Em março, uma auditoria do TCE-RN apontou “equívocos e inconsistências” na minuta do edital que, se mantidos, poderiam gerar aumento no custo do subsídio público ao sistema. Segundo o relatório, a correção desses pontos pode representar uma economia de até R$ 14,3 milhões por ano, o que totalizaria R$ 286 milhões ao longo de toda a concessão. As falhas identificadas são de caráter recomendativo e se concentram principalmente na parte econômico-financeira do projeto.

Prefeitura estuda PPP para revitalizar Ribeira

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Foto_Anderson-Regis-Ribeira-e-Rua-Chile-41-1024x683.jpg
Área histórica de Natal deverá ter projeto de PPP até o fim de agosto – Foto: Reprodução

O Prefeito Paulinho Freire, em entrevista ao Diário do RN, relembra que foi eleito vereador pela primeira vez em 1992 e naquela época já se falava em revitalização da Ribeira. Agora, prefeito da capital pretende realizar o feito e renovar o local que resguarda a memória da história de Natal.

Segundo ele, há um estudo, pela Prefeitura do Natal, para uma Parceria Público-Privada (PPP) para a revitalização do bairro, em parceria com empresários e especialistas.

“A Ribeira é um dos lugares mais bonitos do Brasil. Já trouxemos o mesmo arquiteto que fez o projeto do Pelourinho e ele ficou encantado com o potencial da área”, afirmou o prefeito, garantindo que a proposta para PPP que pode revitalizar a área deve ser apresentada ainda em agosto.

Ele também inclui a Cidade Alta nesta necessidade de renovação. Lá, a mudança no Plano Diretor já permite uso misto. “A Cidade Alta hoje é uso misto. E já vão dois shoppings populares, tem já um licenciamento para moradia. Então, eu acho que o povoamento vai começar a mudar a cara, primeiro, da Cidade Alta, e depois chegando até a Ribeira”.

Observando que a área que inclui, além da Ribeira e Cidade Alta, a Redinha, o Rio Potengi e o Forte dos Reis Magos como “o lugar mais lindo do mundo”, Paulinho afirma que o poder público não tem condições de revigorar o centro histórico sozinho.

“Eu acho que a gente tem que ir com compromisso e envolver a iniciativa privada, por


Compartilhe esse post

“DANIEL VALENÇA E NATÁLIA BONAVIDES NÃO GOSTAM DE NATAL”, DIZ CLEMENTE

  • por
Compartilhe esse post

A gestão da UPAs de Natal por Organizações Sociais de Saúde (OSS), que teve edital de convocação publicado pela Prefeitura da capital na semana passada, originou uma ação popular, impetrada pelo vereador da oposição Daniel Valença (PT) e a deputada federal Natália Bonavides (PT), contra o novo modelo de gestão articulado pela Prefeitura. A ação gerou reação do líder do Governo na Câmara de Natal, Aldo Clemente (PSDB). O vereador afirmou que a ação é um desserviço feito por quem “torce contra Natal”.

“É um desserviço porque o Nordeste tem vários exemplos de OS que estão dando certo. Exemplo claro é exatamente Fortaleza, cidade que é administrada pelo PT, lá é OS. Então é só porque é Natal, aí é contra? É porque torce contra Natal. Parece que o vereador Daniel Valença e a deputada Natália Bonavides não gostam de Natal. Pode-se dizer que o PT é inimigo de Natal”, disparou o parlamentar municipal.

Além de Fortaleza, o vereador se refere a outros exemplos no país que também utilizam o mesmo modelo de gestão nos serviços públicos de saúde, como São Paulo. Belo Horizonte foi uma das pioneiras na adoção dessa gestão para suas UPAs, como parte do projeto que inspirou a criação do modelo em outras localidades.

“Há exemplos claros de outros estados que são administrados pelo PT que fazem uso de OS.

Então, para o PT de outro estado pode, mas Natal, como é administrado por um prefeito competente, probo, que zela pelos recursos públicos, que tem uma vontade imensa que a população tenha uma melhor saúde, aí não pode? Eu acredito e torço para que dê certo, porque eu gosto de Natal e sou a favor de Natal”, observa o vereador.

De acordo com Aldo Clemente, a medida deve solucionar problemas nas Unidades de Pronto Atendimento e gerar economia.

“Essa medida vai trazer uma economia de R$ 18 milhões por ano, vai trazer uma melhoria nas UPAs, de atendimento, de gestão, principalmente para as pessoas que precisam, esse é o mais importante”, ressalta.

O líder da bancada de apoio a Paulinho Freire (UB) na Câmara Municipal questiona, ainda, a atuação da deputada Natália Bonavides e do PT em favor de Natal. “A deputada Natália Bonavides deveria era colocar recursos para Natal, porque no debate da campanha passada, ela não quis aceitar o desafio de destinar R$ 20 milhões para Natal. E o PT, através do Governo do RN, deveria era pagar a dívida que tem com a saúde de Natal”, finaliza.

Pela proposta da Prefeitura, a gestão das quatro Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) da capital potiguar serão entregues a organizações sociais em saúde (OSS), entidades privadas, que serão responsáveis por gerenciar, operacionalizar e executar os serviços de saúde, com base em metas quantitativas e qualitativas.

Os editais de convocação foram publicados pela Secretaria de Saúde em uma edição extra do Diário Oficial do Município, na segunda-feira, dia 14.

Nas redes sociais, nesta terça-feira (23), o vereador Daniel Valença (PT) postou vídeo com trecho de entrevista em que fala sobre a ação popular. Na legenda ele escreveu: “Ao lado da deputada federal Natália Bonavides movemos uma ação popular contra a terceirização das UPAs. A prefeitura do Natal quer fragilizar o SUS terceirizando as UPAs da cidade, mesmo sem apresentar nenhum estudo técnico que comprove que essa é a melhor forma de gerir a saúde do município.

Seguimos na defesa do SUS, da população dos profissionais da saúde”.

No vídeo, ele explica que o estudo técnico é exigência do Tribunal de Contas da União. “A gente junta nessa ação várias decisões judiciais Brasil afora que nega a terceirização e um dos argumentos é esse”, garante o presidente do PT Natal.


Compartilhe esse post

SANCIONADA LEI QUE REESTRUTURA CARREIRA DE POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES

  • por
Compartilhe esse post

A governadora Fátima Bezerra sancionou, na última terça-feira (22), a lei que reestrutura a carreira dos praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte. A nova lei vai permitir que cerca de 12 mil promoções sejam concedidas até 2030.

Segundo a governadora, a nova legislação corrige distorções históricas e garante a progressão de carreira para todos os praças militares. Desde o início da atual gestão, em 2019, mais de 18 mil promoções já foram autorizadas.

O texto da lei foi enviado para análise da Assembleia Legislativa do Estado em 7 de julho. Após isso, os deputados aprovaram a reestruturação da carreira militar, por unanimidade, em 10 de julho.

O documento, pontuou Fátima Bezerra, foi construído após amplo diálogo com as associações representativas das categorias militares. A nova lei foi formulada após o Tribunal de Justiça do Estado, em junho passado, declarar inconstitucionalidade da Lei Complementar nº 515/2014, que até então regulamentava o regime de promoções militares.

“Hoje é um dia histórico. Ele traduz, de forma clara, o compromisso do nosso governo com a dignidade e a valorização salarial e profissional dos nossos policiais. Com a sanção desta lei, o nosso governo reafirma, por meio de ações concretas, aquilo que sempre defendeu com firmeza: o respeito e a valorização dos nossos servidores públicos — em especial, neste caso, dos nossos agentes de segurança. E não há forma mais efetiva de valorização do que garantir reconhecimento, dignidade e perspectiva de futuro àqueles e àquelas que arriscam a vida todos os dias para proteger a vida do povo potiguar”, disse a governadora.

De acordo com o secretário de Administração do Estado, Pedro Lopes, a lei divide a carreira em dois cargos: Soldado (praça) e Graduado (que engloba as patentes de Cabo até Subtenente). Com isso, todos os militares poderão evoluir até a graduação de Subtenente, desde que cumpram 24 anos de efetivo exercício. A estimativa é de que cerca de 12 mil promoções sejam pelos próximos cinco anos.

Ele ressaltou também que a nova lei prevê a atualização de promoções não realizadas antes de 2014. “Considero que essa nova lei sancionada pela governadora representa uma nova estrutura de progressão para a Polícia Militar e para os Bombeiros. É uma legislação mais justa, que repara prejuízos históricos”, ressaltou.

O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Francisco Araújo, detalhou que, até 2030, militares serão promovidos pelos critérios de antiguidade ou merecimento. “É uma lei que reestrutura e dá uma nova visão para cargos e classes. Ninguém poderá dizer que não foi beneficiado ou que alguém foi beneficiado mais que o outro. O que se está assinando aqui é um fato histórico”, disse ele.

Para evitar o esvaziamento das graduações mais baixas, a lei estabelece que, sempre que o número de soldados cair para 30% do efetivo total, os comandantes-gerais poderão solicitar concurso público ao governo estadual. “São mais de 18 mil promoções já concedidas pelo atual governo para a Polícia Militar e os Bombeiros. Agora, nós temos uma lei que vai servir para os atuais policiais, bem como para os futuros servidores que ingressarão por meio de concursos”, explicou o comandante da Polícia Militar, coronel Alarico.

Associações representativas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar comemoraram a sanção da lei que reestrutura a carreira das duas categorias. Diversas entidades estiveram presentes na solenidade de assinatura, que aconteceu na Governadoria.

O cabo Nogueira, da Associação de Bombeiros Militares do RN (ABM/RN), destacou que a nova lei protege o direito à progressão de carreira dos atuais militares e dos que ainda vão ingressar nas corporações. “É uma lei que tem uma vida permanente, é uma lei que garante a dignidade aos nossos militares estaduais”, afirmou.

A subtenente Márcia Carvalho, da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN), celebrou a sanção da lei como prova do diálogo firmado entre as entidades e o governo estadual. “Essa lei é a prova da união de todos, independentemente de partido, independentemente de lado. A reestruturação das promoções foi possível por meio do diálogo firmado com o governo estadual”, concluiu.


Compartilhe esse post