Início » Arquivos para 29 de julho de 2025, 10:00h

julho 29, 2025


FÁTIMA BEZERRA: “VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES É CRIME E NÃO SERÁ TOLERADA”

  • por
Compartilhe esse post

“Minha solidariedade à jovem vítima de uma covarde tentativa de feminicídio cometida pelo próprio namorado. As providências cabíveis já foram tomadas, e o Governo do Estado está acompanhando o caso de perto. Violência contra as mulheres é crime e não será tolerada”. A governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT), foi uma das autoridades que se pronunciou sobre o brutal caso de tentativa de feminicídio que aconteceu no último sábado (26), em Natal, e ganhou destaque nesta segunda-feira (28).

Igor Cabral espancou a namorada com mais de 60 socos, dentro de um elevador, em um condomínio de luxo, na zona sul de Natal. Surrada quase até a morte, a vítima, de 35 anos, teve múltiplas fraturas no rosto e no maxilar e será submetida a uma cirurgia ainda esta semana. Ela foi salva graças ao segurança do prédio, que viu as imagens através das câmeras internas e acionou a polícia. O vídeo mostra o casal discutindo e, quando a porta do elevador se fecha, o homem parte para cima da vítima e começa a desferir socos contra ela de forma selvagem.
Quando o elevador chegou no térreo, o agressor foi contido pelos moradores e preso em seguida.

Igor Cabral seguiu em prisão preventiva após audiência de custódia e será indiciado por tentativa de feminicídio.

O caso foi destaque na imprensa nacional. Canais como Folha de São Paulo, CNN e G1 publicaram atualizações sobre o fato. O Metrópoles, em uma das postagens, destaca que Igor Cabral “não brigava apenas com a jovem, mas também tem um histórico de confusões violentas, com direito a brigas de rua”.

Além da governadora Fátima Bezerra, há uma mobilização da classe política sobre o brutal caso. A Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) manifestou repúdio ao que chamou de “brutal crime de violência”.

A Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, através da deputada Cristiane Dantas (SDD), presidente do órgão, reiterou apoio à vítima: “A vítima já foi identificada e vai receber todo o apoio da Procuradoria da Mulher da ALRN: apoio psicológico, jurídico e social.

Nenhuma mulher potiguar está sozinha!”, escreveu no Instagram, ressaltando que este apoio é aberto à todas as mulheres: “Se você está sofrendo violência, procure ajuda. A ProMulher está de portas abertas para acolher e proteger”.

Entre as deputadas estaduais, Divaneide Basílio (PT) frisou que “violência contra a mulher não é surto, é crime!”. Eudiane Macedo (PV) prestou solidariedade à vítima e ressalta que “foi uma tentativa clara e cruel de feminicídio. É urgente que a justiça aja com rigor”. Isolda Dantas complementa que “não podemos normalizar o machismo que mata mulheres todos os dias!!!”.

Já entre as deputadas federais, Carla Dickson (UB) lembrou a Lei do Agosto Lilás: “Estamos entrando em Agosto, mês de enfrentamento à violência contra a mulher, e tenho a honra de ter sido a autora da Lei do Agosto Lilás no Brasil. Essa luta é diária, e casos como esse nos mostram o quanto ainda precisamos avançar. Esse crime não ficará impune. Somos todos Juliana!”.

Natália Bonavides (PT) classificou a agressão como “estarrecedora” e “dolorosa”.

Já entre os vereadores de Natal, se manifestaram as vereadoras Brisa Bracchi (PT) e Samanda Alves (PT). “Revoltante” e “Não pode sair da cadeia” foram algumas das palavras das parlamentares nas redes sociais.

Já Anne Lagartixa (SDD), postou vídeo e texto no Instagram. “O que aconteceu com a namorada de Igor Cabral não é caso isolado. É mais um episódio de tentativa de feminicídio e é isso que me revolta tanto!”, afirmou, complementando que “esses agressores agem com a certeza de que vão sair impunes”.

Entre os representantes homens, Walter Alves (MDB) foi um dos únicos que se manifestou. “É inaceitável e revoltante”, disse o vice-governador. Da bancada do RN e na Câmara de Natal, somente o deputado federal Fernando Mineiro (PT) e o vereador Daniel Valença (PT) comentaram sobre a brutalidade da agressão.


Compartilhe esse post

AGRIPINO AFASTA CONVERSAS SOBRE ZENAIDE EM REUNIÃO DA FEDERAÇÃO

  • por
Compartilhe esse post

A federação formada pelos partidos União Brasil e Progressistas realizou uma reunião estratégica nesta segunda-feira (28), com a presença dos dois prefeitos das maiores cidades do RN filiados às legendas, Paulinho Freire (Natal) e Allyson Bezerra (Mossoró), e das bancadas federais das duas siglas. Estiveram presentes os deputados federais Benes Leocádio (UB), Carla Dickson (UB), Robinson faria (PP) e João Maia (PP). De acordo com os presidentes das duas legendas que formam a federação, o encontro foi marcado por um discurso unificado em favor da consolidação de uma frente ampla da oposição para as eleições de 2026 no Rio Grande do Norte.

“Cada qual vai fazer a sua parte para fazer com que a união das oposições aconteça de verdade no pleito do próximo ano”, afirmou José Agripino. Nesse sentido, Paulinho Freire é consenso como peça-chave na costura entre os líderes das demais oposições. “É um dos mais importantes e acreditados articuladores nessa união das oposições”, disse.

Agripino, no entanto, afastou, ao menos por ora, qualquer discussão sobre a inclusão da senadora Zenaide Maia (PSD) no grupo oposicionista. Zenaide compõe a base do PT, mas é aliada de Allyson Bezerra, e pode mudar de palanque a depender dos interesses e viabilidade eleitorais.

“Isso não foi assunto proeminente na reunião”, disse o ex-senador, que apontou o nome de Styvenson Valentim (PSDB) como um dos que “transita bem na federação”, destacando que ele é, até agora, o único pré-candidato ao cargo no grupo.

Ao Governo do RN, apesar da federação ter o nome de Allyson Bezerra – que vem trabalhando nos municípios o fechamento de parcerias, Agripino lembrou que a federação ainda não lançou oficialmente nomes, mas reconheceu a força do prefeito de Mossoró.

“Não é que a federação defenda, é uma contingência natural. Ele nem candidato se lançou, nem foi lançado pela federação, ainda. Agora, espontaneamente, ele é um candidato forte e conta com a simpatia de todos presentes naquela reunião”, declarou.

Sobre as discussões às chapas proporcionais, o presidente do União Brasil no RN reforçou que não houve divergências durante o encontro, nem imposição de nomes para formação de nominatas. Segundo ele, os critérios para composição da chapa proporcional devem ser claros e a pretensão é fazer a metade da bancada federal. “Voto, quantidade de voto, respeito às cotas, sem presunção de um partido ou de outro. É somar nomes fortes até que se você possa fazer pelo menos a metade da bancada”, cravou.

João Maia: “Chapa ideal é a que ganha”
Presidente estadual do PP, o deputado federal João Maia reforçou a importância da presença conjunta dos prefeitos das duas maiores cidades do estado e da participação das bancadas dos dois partidos, além da presença estratégica de Paulinho Freire: “Paulinho tem uma influência muito grande nessa posição, porque ele tem uma interlocução maior com o Rogério, com o Styvenson do que todo mundo”, admitiu Maia.

Defendendo uma candidatura de um nome “mais fácil de ganhar” como consenso da oposição, o presidente do PP no RN coloca o nome de Allyson Bezerra como o mais competitivo atualmente.

“A chapa ideal é a que ganha. E já estou adiantando que eu acho que é Allyson”, afirmou.

No caso do Senado, apontou que Styvenson aparece bem posicionado nas pesquisas e lembrou da polarização entre Fátima Bezerra e Zenaide Maia, ambas do campo governista.

Para João Maia, a construção da aliança passa pelo diálogo e pelo consenso: “A gente vai construindo isso tudo em torno do consenso. Aquilo que tiver que discutir, discute aqui, mas nós vamos sair daqui como equipe”.


Compartilhe esse post