Início » Arquivos para 12 de novembro de 2025, 15:00h

novembro 12, 2025


MONITORAMENTO APONTA QUASE 4 MIL CASOS DE ESPOROTRICOSE NO RN

  • por
Compartilhe esse post

De acordo com monitoramento realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desde 2016, o Estado já acumula quase 4 mil casos de esporotricose, infecção causada por fungos do gênero Sporothrix, que pode afetar humanos e animais, especialmente gatos. A transmissão ocorre principalmente pelo contato com o fungo presente no solo e na vegetação ou por meio de animais infectados, através de arranhões, mordidas ou contato direto com as lesões.

O levantamento aponta que, dos casos notificados, mais de 3 mil foram registrados em animais e quase 900 em humanos, sendo a maior parte em mulheres com idade entre 35 e 65 anos, possivelmente cuidadoras de animais infectados e residentes na capital potiguar, sobretudo nas zonas norte e oeste.

Diante dos números, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) faz um alerta e reforça que os dados se referem ao acumulado desde o início da série histórica, há quase anos. Segundo a Sucoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Cíntia Higashi, apesar dos registros, a situação está sob controle, mas é necessário que potiguares mantenham a atenção diante do surgimento de novos casos.

“É importante que a população entenda que esses números não são apenas relativos a 2025, mas ao acumulado desde 2016, quando os estudos começaram a ser realizados. Porém, é importante que a população redobre os cuidados diante do surgimento de novos casos no Estado, principalmente aqui na capital”, alerta.

SINAIS E SINTOMAS
De acordo com a médica veterinária Fabiana Fernandes, os sinais mais comuns da esporotricose são lesões na pele que se espalham pelo sistema linfático, formando nódulos e feridas tanto em animais quanto em humanos. Após o contágio, os sintomas podem incluir febre, dor nas articulações, inchaço, vermelhidão no local da lesão e aumento dos gânglios linfáticos. Em casos mais graves, a infecção pode atingir os pulmões, causando tosse, falta de ar e dor ao respirar, ou ainda afetar ossos e articulações, provocando inchaço e dor.

“Como é uma doença que dá sinais visíveis, é importante que, ao perceber qualquer um desses sinais e sintomas, o animal seja imediatamente isolado do convívio doméstico e encaminhado para atendimento veterinário. No caso dos humanos que tiveram contato com animais infectados, o ideal é procurar atendimento médico para as devidas orientações e tratamentos, se necessário”, orienta a veterinária.

A Subcoordenadora da Sesap/RN, Cíntia Higashi, também destacou a ausência de políticas públicas voltadas ao controle de doenças em animais, especialmente os de rua, e a necessidade de ações integradas para o enfrentamento da esporotricose.

“Ainda não temos, nem no Rio Grande do Norte nem no Brasil, políticas públicas de fato relacionadas à assistência a esses animais. Está em fase de construção no país, junto ao Ministério do Meio Ambiente, algumas políticas que começam a ser implementadas. Aqui no Estado, há alguns meses, temos trabalhado com representantes da sociedade civil, organizações não governamentais e outros órgãos do governo na construção de uma proposta de política pública voltada aos animais. Acreditamos que, a médio e longo prazo, poderemos ter um controle mais efetivo da doença a partir dessas iniciativas”, explicou.

PIONEIRISMO EM PARNAMIRIM
Embora ainda não haja uma política estadual voltada aos animais de rua, o município de Parnamirim se tornou pioneiro no Estado ao oferecer tratamento médico-veterinário gratuito para gatos com esporotricose. A iniciativa integra o Programa Protege Pet, viabilizado por emenda impositiva do vereador Michael Borges (PP), que destinou recursos do orçamento municipal para fortalecer as políticas de proteção e bem-estar animal. Neste primeiro momento, os atendimentos contemplam o tratamento da esporotricose, mas a emenda também prevê o atendimento de cães.

Segundo o vereador, o momento representa um avanço histórico para a causa animal em Parnamirim. “Fizemos um levantamento de quantas pessoas nos procuraram pedindo ajuda para o tratamento dessas doenças, porque muitas vezes não conseguem dar continuidade por falta de recursos. Então, esse projeto será um grande marco na causa animal, onde destinamos recursos à Prefeitura para esse fim. Só neste ano já foram aplicados R$ 100 mil no tratamento da esporotricose e da leishmaniose ”, disse.

Os recursos fazem parte da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, da Prefeitura de Parnamirim.

“Quando assumi a Prefeitura, o vereador Michael me disse que estaria ao lado da gestão para que eu nunca esquecesse da causa animal. Agradecemos pelas emendas destinadas, pois sabemos o quanto esses recursos fortalecem a concretização de um sonho que hoje se torna realidade”, afirmou a prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz.

Com o novo programa, uma média de 120 gatos será atendida por mês, de terça a quinta-feira, mediante agendamento prévio via WhatsApp pelo número (84) 3644-8185. Serão disponibilizadas dez fichas por dia, garantindo atendimento contínuo e gratuito para tutores e protetores que enfrentam dificuldades em custear o tratamento.


Compartilhe esse post

MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO É RECONHECIDO COMO PATRIMÔNIO DO RIO GRANDE DO NORTE

  • por
Compartilhe esse post

O Cajueiro de Pirangi, uma das principais atrações turísticas e símbolos naturais do Rio Grande do Norte, acaba de ser oficialmente reconhecido como Patrimônio Natural, Paisagístico, Ambiental, Histórico e Turístico Material do Estado. A medida, sancionada pela governadora Fátima Bezerra, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (11), marcando um novo capítulo na história do maior cajueiro do mundo.

Localizado na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, o cajueiro impressiona tanto pela grandiosidade quanto pela simbologia. Segundo a tradição local, ele teria sido plantado em dezembro de 1888 por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira. Desde então, a árvore, que hoje cobre uma área de aproximadamente 9.500 metros quadrados, ultrapassou em muito a expectativa de vida de um cajueiro comum, estimada em cerca de 50 anos.

Mais do que uma atração turística, o Cajueiro de Pirangi é um verdadeiro ecossistema vivo, abrigando lagartos, timbus, aves migratórias, abelhas gigantes e formigas. A cada ano, entre novembro e janeiro, a árvore centenária produz cerca de 15 mil cajus.

Com o reconhecimento oficial, o Governo Estadual reforça a necessidade de garantir a preservação do espaço, que se tornou um ícone da natureza e da identidade potiguar.

De acordo com o diretor técnico do Idema/RN (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte), Thales Dantas, o novo status do cajueiro como patrimônio estadual representa um importante avanço na proteção legal da árvore. Ele explica que, apesar da fama mundial, o cajueiro ainda não possuía instrumentos formais de preservação.

“Para além da declaração agora de patrimônio histórico, que foi sancionada pela governadora professora Fátima Bezerra, a gente também está nessa articulação para a criação do monumento natural do Cajueiro de Pirangi”, afirmou.

Thales destacou que o reconhecimento legal traz segurança jurídica e abre caminho para a criação de uma unidade de conservação dedicada à proteção da árvore.

“Infelizmente, o cajueiro tem 137 anos e ainda não possuía nenhum tipo de instrumento jurídico que garantisse sua preservação. Fora o título de maior do mundo, ele não tinha nenhuma proteção formal. Essa lei chega justamente para preencher essa lacuna”, completou.

O técnico também reforça que a iniciativa do governo, por meio do Idema, busca unir preservação ambiental, promoção cultural e valorização turística, transformando o cajueiro em um verdadeiro monumento natural potiguar.

“Essa legislação vem dentro de um cenário de preservação, mas também de promoção cultural, turística e ecológica por parte do governo. É um passo importante para assegurar que o cajueiro continue sendo motivo de orgulho para o povo do Rio Grande do Norte”, disse.

Quem conhece bem o valor simbólico e afetivo do Cajueiro de Pirangi é Inaldo Lucas de Paiva, mais conhecido como Doutor Castanha, personagem cultural que há 14 anos trabalha no local comercializando seus produtos e recebendo turistas de todo o mundo. Ele celebra com entusiasmo o novo reconhecimento.

“Se encontram muito felizes, todos os pirangienses, parnamirinenses, assim como o todo o estado do Rio Grande do Norte, por essa data tão especial, onde o maior cajueiro do mundo é considerado uma árvore cultural, turística, um patrimônio do nosso estado”, comemorou.

Com seu carisma e humor característicos, Doutor Castanha se tornou uma espécie de embaixador informal do cajueiro, sempre convidando visitantes do Brasil e do exterior a conhecer o local.

“A palavra é gratidão. O cajueiro é um símbolo que leva o nome do nosso estado para o Brasil e para o mundo. É uma alegria fazer parte dessa história e continuar mostrando esse patrimônio que encanta tanta gente”, disse, orgulhoso.

PODA E DEBATE AMBIENTAL
Apesar das comemorações, o Cajueiro de Pirangi continua no centro de um debate ambiental e jurídico. A polêmica em torno da poda da árvore ganhou força no segundo semestre deste ano, após decisão da Justiça determinando que o Idema realizasse uma intervenção para conter a expansão dos galhos e garantir a segurança da área.

A medida gerou reações divergentes. Ambientalistas e moradores manifestaram preocupação com possíveis impactos sobre a vitalidade da planta. Durante uma audiência pública realizada em julho, especialistas alertaram que cortes excessivos poderiam comprometer o crescimento do cajueiro e até ameaçar seu título de maior do mundo.

Após análises técnicas, o Idema adiou a poda para fevereiro de 2026, justificando que a intervenção durante o período de floração e frutificação, de novembro a janeiro, poderia prejudicar o ciclo natural da árvore.


Compartilhe esse post

“MOSSORÓ ESTÁ VIVENDO UM DOS PIORES MOMENTOS NA SAÚDE”, AFIRMA VEREADORA

  • por
Compartilhe esse post

Longe das prioridades do prefeito Allyson Bezerra, a saúde pública agoniza em Mossoró. A população tem dificuldades de acesso a quase todo tipo de serviço, inclusive cirurgias, que conta com uma fila de espera com mais de duas mil pessoas. Os problemas são abafados na Câmara de Mossoró, cuja bancada governista é dominante com 15 dos 21 vereadores, mas a vereadora Plúvia Oliveira alerta para o descaso. “Mossoró está vivendo um dos piores momentos na saúde.

“Propaganda não resolve a vida de 3.000 pessoas que estão em filas de cirurgias eletivas.”, critica, se referindo aos gastos da gestão Allyson com publicidade e à própria postura do prefeito nas redes sociais que tentam construir uma cidade perfeita.

Plúvia apresentou um requerimento na Câmara Municipal solicitando informações sobre as cirurgias eletivas de Mossoró à Secretaria Municipal de Saúde. Dados que a gestão tem se negado a fornecer até mesmo ao Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), que espera por respostas há mais de três meses. “Precisamos dessas informações para questionar e buscar soluções reais para o povo, por uma Mossoró realista.”, argumenta Plúvia.

A falta de prioridade e descaso do prefeito Allyson podem ser evidenciados no caso da longa fila de espera por cirurgias. Com pacientes esperando já há mais de um ano, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou uma proposta ao Conselho Municipal de Saúde em que pede mais seis meses para atender os procedimentos.

Enquanto isso, Allyson esbanja gastos milionários ao longo do ano com eventos. O pré-candidato ao Governo do RN vai gastar, por exemploi, quase R$ 2 milhões com a decoração natalina da cidade. A Prefeitura de Mossoró contratou, mais uma vez, a empresa Castro Rocha LTDA pelo valor de R$ 1.755.000,00 para produção, montagens e desmontagem das estruturas natalina de Mossoró.

O Conselheiro Municipal de Saúde de Mossoró, Luiz Avelino da Silva, tem buscado uma solução para a realização das cirurgias e critica fortemente a postura da gestão Allyson. “Com certeza, a saúde não é prioridade, está em terceiro plano. Eles dizem que não tem quinhentos reais para pagar uma anestesia, mas tem mais de um milhão para contratar um cantor.”, compara.

O Diário do RN entrou em contato com a Secretaria Cível da Comarca de Mossoró para saber se a Secretaria Municipal de Saúde havia respondido ao último despacho do promotor Hermínio Souza Perez Júnior, da 19ª Promotoria de Justiça de Mossoró, do dia 10 de outubro, mas não teve resposta ate o fechamento desta edição. O promotor tenta reunir informações sobre a não realização de cirurgias desde o último dia 25 de julho.


Compartilhe esse post

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE CASSAÇÃO DE PREFEITA E VICE-PREFEITO DE PENDÊNCIAS

  • por
Compartilhe esse post

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu à Justiça a cassação dos diplomas da prefeita de Pendências, Lays Helena Cabral de Queiroz (Republicanos), e do vice-prefeito Gilberto de Oliveira Fonseca, eleitos em 2024. O parecer, assinado pelo promotor Edgard Jurema de Medeiros, aponta fortes indícios de compra de votos e abuso de poder econômico e político durante a campanha.

De acordo com o MPE, as investigações revelaram dois núcleos de irregularidades. O primeiro trata de um episódio de compra direta de votos no dia da eleição, quando a fiscal de campanha Raquel Ferreira da Silva teria oferecido R$ 250 a duas eleitoras, identificadas como Joyce e Juliana Santos, em troca de votos “casadinhos” para a chapa 15 e um candidato a vereador aliado.

O pagamento, segundo o Ministério Público, foi comprovado por transferências via PIX, áudios, atas notariais e laudos periciais.

Em juízo, as testemunhas confirmaram o recebimento do dinheiro. A defesa tentou justificar a transação como um empréstimo pessoal, mas, segundo o promotor, as gravações e as circunstâncias do caso desmontam essa versão. “A materialidade e autoria da captação ilícita de sufrágio estão evidenciadas, não havendo dúvidas de que o valor teve natureza eleitoral”, escreveu o representante do MPE.

O segundo núcleo de irregularidades envolve o ex-prefeito Flaudivan Martins Cabral, a secretária municipal Ludmylla Rodrigues Martins e o coordenador de campanha Igor de Souza Luz. Eles são acusados de comprar apoio político da eleitora Joseane Rodriguez, que passava por tratamento oncológico. Segundo o Ministério Público, o grupo teria enviado R$ 1.000 via PIX, além de prometer ajuda médica e assistencial em troca de apoio.

Joseane confirmou o recebimento e relatou que, após se recusar a continuar na campanha, sofreu pressão e perseguição política. O MPE aponta que esse episódio caracteriza abuso de poder político e econômico, uma vez que os agentes públicos teriam utilizado estrutura e influência da Prefeitura para cooptar apoio durante o período eleitoral.

Diante das provas reunidas, o Ministério Público Eleitoral requer à Justiça:
A cassação dos diplomas de Lays Helena e Gilberto Fonseca;
A declaração de inelegibilidade por oito anos de todos os envolvidos;
A aplicação de multa conforme previsto na legislação eleitoral;
E a realização de novas eleições suplementares no município.

O processo tramita na Zona Eleitoral de Pendências e ainda aguarda decisão judicial. Caso a Justiça acate o parecer do MPE, a prefeita e o vice poderão perder o mandato e ficar impedidos de disputar cargos públicos até 2032.


Compartilhe esse post

CORONEL AZEVEDO DIZ QUE “ALLYSON ESTÁ DENTRO DA DIVISÃO DA ESQUERDA”

  • por
Compartilhe esse post

O deputado estadual Coronel Azevedo (PL) reforçou o nome do senador Rogério Marinho (PL) como principal liderança da oposição no Estado e apontou que o ex-ministro é “o futuro governador do RN”. Em entrevista ao Diário do RN, o parlamentar afirmou que a direita, formada por Marinho e por Álvaro, caminha para a unidade em torno de Rogério o grupo e rebateu a tese de que estaria dividido.

Segundo Azevedo, a fragmentação, na verdade, ocorre no outro campo político. “Não é a direita que está dividida. É a esquerda. O prefeito Allyson Bezerra está dentro dessa divisão da esquerda, e não o contrário”, declarou o deputado, em referência ao prefeito de Mossoró, que tem sido apontado como um dos nomes mais competitivos na disputa pelo Governo do Estado. Para o parlamentar, a relação o prefeito de Mossoró se dá a partir da parceria com Zenaide Maia, vice-líder do governo Lula no Senado e candidata à reeleição com apoio, já declarado, de Allyson.

A fala do Coronel contrasta com a leitura feita pelo deputado federal Benes Leocádio (União Brasil), que, em entrevista ao Diário do RN nesta terça-feira (11), afirmou que o prefeito mossoroense pode vencer a eleição de 2026 ainda no primeiro turno, com o apoio conjunto de Rogério Marinho e Álvaro Dias, hipótese que, segundo ele, seria possível diante do desgaste do PT e da governadora Fátima Bezerra.

Coronel Azevedo, contudo, adota uma visão distinta. Para ele, Rogério Marinho é o nome natural da direita, fruto da consolidação do bolsonarismo no Estado e do protagonismo que o senador vem exercendo nacionalmente dentro do PL. “Rogério é o nosso líder. Ele representa o projeto de Bolsonaro no Rio Grande do Norte e tem o reconhecimento da base conservadora. A direita está unida em torno desse propósito”, ressaltou.

O parlamentar também fez críticas ao que chamou de “indefinição do centro”, grupo político que, segundo ele, evita assumir posição clara entre os pólos ideológicos e termina por enfraquecer o debate político. “Esses que ficam no meio do caminho, sem querer se posicionar, acabam servindo à esquerda. O centro, quando não toma lado, termina fortalecendo o lado errado. Política se faz com definição, com coragem de dizer de que lado se está”, afirmou Azevedo.

Para o deputado, a tentativa de alguns líderes de manter uma postura “neutra” ou de transitar entre campos opostos tem mais relação com projetos pessoais de poder do que com uma convicção programática. Ele reforçou que, em 2026, o eleitor potiguar saberá identificar quem representa cada campo ideológico. “O povo quer clareza. Não dá para ficar com um pé em cada canoa”, declarou.

Apesar disso, afirmou que se Allyson quiser “largar a senadora Zenaide” poderá fortalecer o projeto da direita e a pré-candidatura do grupo.

“Se Allyson quiser apoiar o projeto da direita, quiser apoiar Rogério Marinho, ele pode ir, largando a senadora Zenaide Maia. Não dá para querer o apoio da direita estando com quem representa o governo Lula”, concluiu.

Nelter diz que “Rogério quer Allyson e Allyson quer Rogério” e defende união da oposição

Para Nelter, Allyson e Rogério disputam protagonismo no mesmo grupo – Foto: Reprodução

O deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) resumiu em uma frase o que considera ser o momento político no campo oposicionista do Rio Grande do Norte: “Rogério Marinho quer Allyson e Allyson quer Rogério”. Para o parlamentar, o que há hoje não é uma disputa entre dois projetos distintos, mas uma tentativa de ambos os líderes de consolidarem alianças em torno de um mesmo objetivo: vencer o grupo da governadora Fátima Bezerra (PT) nas eleições de 2026.

“Política se faz conversando, dialogando, atraindo, somando e não dividindo. Eu acho que todos querem. Rogério Marinho, por exemplo, quer Allyson para apoiar o candidato dele ou a ele próprio. O Allyson quer que o Rogério o apoie. É um querendo o outro. Não é questão de direção diferente. Eu acho que a discussão não é essa. A minha opinião é cada um querendo atrair mais”, afirmou Nelter, em entrevista ao Diário do RN.

A fala do deputado vai na contramão das análises que apontam divisões dentro da oposição, especialmente entre o grupo do senador Rogério Marinho (PL) e o do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil). Para Nelter, a relação entre os dois é marcada mais por uma disputa natural de protagonismo do que por um racha político.

O parlamentar reforçou que seu desejo é ver a oposição unida em torno de uma chapa competitiva, que possa enfrentar a base governista com chances reais de vitória, através da candidatura de Allyson Bezerra.

“Eu particularmente vejo o nome que o povo quer votar é o prefeito de Mossoró para governador, Allyson. É o nome que o povo quer votar. Mas tudo depende das articulações”, declarou.

Apesar de reconhecer o protagonismo de Allyson, Nelter também faz questão de valorizar o papel de Rogério Marinho e de outros líderes que, segundo ele, têm peso regional e eleitoral. O deputado acredita que o diálogo entre esses atores será determinante para o desfecho do processo.

Com o período de troca partidária previsto até o fim de março do próximo ano, Nelter Queiroz afirmou que ainda não definiu sua saída do PSDB e o destino. “Eu estou aguardando, como alguns deputados colegas nossos também estão aguardando. Eu tenho que ouvir os prefeitos, as pessoas que me ajudam, eu tenho que ver essa questão de gratidão, que meu voto sempre é na questão da gratidão. Eu estou aí mantendo contato com vários partidos que estão me procurando e vou aguardar o momento certo”, explicou.


Compartilhe esse post

FÁTIMA NA COP-30: “O RN FIRMA AQUI O COMPROMISSO COM O PLANETA!”

  • por
Compartilhe esse post

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), participou nesta terça-feira (11) da COP-30, em Belém (PA), como parte do Consórcio Nordeste. No painel “Recaatingar: Clima, Economia e Tecnologias do Semiárido”, Fátima ressaltou o potencial da Caatinga e a importância do recaatingamento como instrumento de sustentabilidade e justiça territorial.

“Muita coisa extraordinária que os estudiosos apontam, que é a sua riqueza, a sua sociobiodiversidade, a riqueza para fármacos, para a gastronomia. Do bioma da caatinga também um sustento saudável para milhares e milhares de famílias, daí porque nós temos insistido na política do financiamento”, afirmou.

O evento reuniu governadores e representantes dos estados nordestinos para debater a recuperação de áreas degradadas no semiárido, com foco na valorização da bioeconomia e das tecnologias sociais. A metodologia do recaatingamento foi apresentada como um projeto civilizatório que alia conservação da biodiversidade, geração de renda e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Fátima destacou o papel do Nordeste como protagonista da transição ecológica brasileira e reafirmou o compromisso do Estado com a agenda ambiental global.

“É uma grande alegria poder representar o nosso Estado neste evento que é um marco histórico para o Brasil e para o mundo. A crise climática só pode ser mitigada com diálogo e participação de todos e todas. O RN firma aqui o seu compromisso com o planeta!”, declarou a governadora, em publicação nas redes sociais.

Ela ressaltou que o Rio Grande do Norte é pioneiro no combate à desertificação, sendo o primeiro estado brasileiro a regulamentar o Fundo Estadual de Combate à Desertificação. O instrumento garante recursos e governança para ações de recuperação ambiental, estudos, capacitação técnica e fortalecimento das cadeias de valor sustentáveis.

“Sabemos que o desafio é grande. Envolve articular programas estaduais e federais, atrair investimentos públicos e privados e consolidar uma política regional de sustentabilidade. Mas o Nordeste tem mostrado que sabe se unir para construir soluções”, afirmou.

Entre as propostas debatidas no painel, a governadora reforçou o Fundo da Caatinga, iniciativa do Consórcio Nordeste inspirada no modelo do Fundo Amazônia, voltado ao financiamento de projetos de combate à desertificação e valorização da sociobiodiversidade. “O Consórcio Nordeste é um exemplo disso, uma aliança estratégica que colocou em pauta o Fundo da Caatinga, inspirado no modelo do Fundo Amazônia, para financiar ações de combate à desertificação e valorização da sociobiodiversidade”, explicou.

Além do painel sobre o recaatingamento, Fátima Bezerra também representou o Consórcio Nordeste no lançamento do Plano para Acelerar a Governança Multinível (PAS), uma das agendas centrais da COP-30. “Tive a honra de representar o Consórcio Nordeste no lançamento do Plano para Acelerar a Governança Multinível, neste momento tão emblemático da COP30”, registrou a governadora em seu perfil no X.

O PAS, coordenado pelos Ministérios do Meio Ambiente e das Cidades, busca integrar as ações de governos federais, estaduais e municipais na execução do Acordo de Paris, fortalecendo capacidades locais e destravando o acesso a financiamentos climáticos. O plano pretende, até 2028, incluir a governança multinível em 100 contribuições nacionais determinadas (NDCs) e capacitar 6 mil gestores públicos em ação climática.

Fátima destacou a relevância do debate e celebrou a retomada do protagonismo do Brasil no cenário ambiental global. “É uma alegria muito grande ver o Brasil, sob orientação do presidente Lula, voltar a esse protagonismo de liderança da agenda climática global. Certamente este momento, em que temos a COP30 aqui em Belém, no coração da nossa Amazônia, ficará marcado em nossos corações. É muito emblemático para nós, que temos consciência da importância da defesa do meio ambiente”, disse.

O Rio Grande do Norte vem se destacando nessa agenda ao aderir ao projeto AdaptaCidades, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que apoia a elaboração de planos locais de adaptação. O estado mobilizou 119 municípios, número muito superior aos 10 inicialmente previstos pelo governo federal.

Além disso, o RN é signatário do Memorando de Entendimento Under2, compromisso global assumido por mais de 200 governos subnacionais para alcançar a neutralidade de emissões líquidas de CO₂ até 2050, em linha com a meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C, de acordo com a assessoria de comunicação do governo.


Compartilhe esse post