Início » Arquivos para 12 de novembro de 2025, 05:00h

novembro 12, 2025


FÁTIMA NA COP-30: “O RN FIRMA AQUI O COMPROMISSO COM O PLANETA!”

  • por
Compartilhe esse post

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), participou nesta terça-feira (11) da COP-30, em Belém (PA), como parte do Consórcio Nordeste. No painel “Recaatingar: Clima, Economia e Tecnologias do Semiárido”, Fátima ressaltou o potencial da Caatinga e a importância do recaatingamento como instrumento de sustentabilidade e justiça territorial.

“Muita coisa extraordinária que os estudiosos apontam, que é a sua riqueza, a sua sociobiodiversidade, a riqueza para fármacos, para a gastronomia. Do bioma da caatinga também um sustento saudável para milhares e milhares de famílias, daí porque nós temos insistido na política do financiamento”, afirmou.

O evento reuniu governadores e representantes dos estados nordestinos para debater a recuperação de áreas degradadas no semiárido, com foco na valorização da bioeconomia e das tecnologias sociais. A metodologia do recaatingamento foi apresentada como um projeto civilizatório que alia conservação da biodiversidade, geração de renda e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Fátima destacou o papel do Nordeste como protagonista da transição ecológica brasileira e reafirmou o compromisso do Estado com a agenda ambiental global.

“É uma grande alegria poder representar o nosso Estado neste evento que é um marco histórico para o Brasil e para o mundo. A crise climática só pode ser mitigada com diálogo e participação de todos e todas. O RN firma aqui o seu compromisso com o planeta!”, declarou a governadora, em publicação nas redes sociais.

Ela ressaltou que o Rio Grande do Norte é pioneiro no combate à desertificação, sendo o primeiro estado brasileiro a regulamentar o Fundo Estadual de Combate à Desertificação. O instrumento garante recursos e governança para ações de recuperação ambiental, estudos, capacitação técnica e fortalecimento das cadeias de valor sustentáveis.

“Sabemos que o desafio é grande. Envolve articular programas estaduais e federais, atrair investimentos públicos e privados e consolidar uma política regional de sustentabilidade. Mas o Nordeste tem mostrado que sabe se unir para construir soluções”, afirmou.

Entre as propostas debatidas no painel, a governadora reforçou o Fundo da Caatinga, iniciativa do Consórcio Nordeste inspirada no modelo do Fundo Amazônia, voltado ao financiamento de projetos de combate à desertificação e valorização da sociobiodiversidade. “O Consórcio Nordeste é um exemplo disso, uma aliança estratégica que colocou em pauta o Fundo da Caatinga, inspirado no modelo do Fundo Amazônia, para financiar ações de combate à desertificação e valorização da sociobiodiversidade”, explicou.

Além do painel sobre o recaatingamento, Fátima Bezerra também representou o Consórcio Nordeste no lançamento do Plano para Acelerar a Governança Multinível (PAS), uma das agendas centrais da COP-30. “Tive a honra de representar o Consórcio Nordeste no lançamento do Plano para Acelerar a Governança Multinível, neste momento tão emblemático da COP30”, registrou a governadora em seu perfil no X.

O PAS, coordenado pelos Ministérios do Meio Ambiente e das Cidades, busca integrar as ações de governos federais, estaduais e municipais na execução do Acordo de Paris, fortalecendo capacidades locais e destravando o acesso a financiamentos climáticos. O plano pretende, até 2028, incluir a governança multinível em 100 contribuições nacionais determinadas (NDCs) e capacitar 6 mil gestores públicos em ação climática.

Fátima destacou a relevância do debate e celebrou a retomada do protagonismo do Brasil no cenário ambiental global. “É uma alegria muito grande ver o Brasil, sob orientação do presidente Lula, voltar a esse protagonismo de liderança da agenda climática global. Certamente este momento, em que temos a COP30 aqui em Belém, no coração da nossa Amazônia, ficará marcado em nossos corações. É muito emblemático para nós, que temos consciência da importância da defesa do meio ambiente”, disse.

O Rio Grande do Norte vem se destacando nessa agenda ao aderir ao projeto AdaptaCidades, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que apoia a elaboração de planos locais de adaptação. O estado mobilizou 119 municípios, número muito superior aos 10 inicialmente previstos pelo governo federal.

Além disso, o RN é signatário do Memorando de Entendimento Under2, compromisso global assumido por mais de 200 governos subnacionais para alcançar a neutralidade de emissões líquidas de CO₂ até 2050, em linha com a meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C, de acordo com a assessoria de comunicação do governo.


Compartilhe esse post