Início » Arquivos para 10 de fevereiro de 2026, 05:00h

fevereiro 10, 2026


THABATTA PIMENTA TRABALHA PARA SER A CANDIDATA DE LULA AO SENADO NO RN

  • por
Compartilhe esse post

A vereadora de Natal Thabatta Pimenta está decidida a tentar uma vaga no Senado nas eleições de 2026. Em entrevista ao Diário do RN, ela afirmou que a possibilidade deixou de ser apenas uma hipótese e passou a integrar, de forma concreta, seu projeto político, desde que esteja inserida em um movimento mais amplo de união da esquerda no Rio Grande do Norte.

“Eu só iria se fosse uma união da esquerda por essa candidatura, entendeu? ”, afirmou. Segundo Thabatta, seu nome ganhou força dentro do PSOL e entre lideranças nacionais após articulações que envolvem uma possível frente de mulheres para o Senado. “Eles pediram, inclusive, se eu poderia sentar com Manuela d’Ávila e com Marina Silva, que estão nessa possível articulação para uma pré-candidatura ampla de mulheres no Senado. Isso abriu uma luzinha na cabeça deles”, contou.

A vereadora disse que o entusiasmo dentro do partido foi imediato. “Os senadores se animaram”, relatou, acrescentando que a possibilidade de sua candidatura ao Senado também dialoga com o desejo do PSOL de mantê-la na legenda. “Há a chance de me manter dentro do partido, e isso pesa. Mas eu fui muito incisiva: só fico se for nessa conjuntura, para ser a candidata da esquerda ao Senado”, reforçou.

Thabatta reforça que não quer entrar em disputa interna nem provocar rachas no campo progressista. “Eu não quero conflito. A minha saída do PSOL, se acontecer, é para ter união da própria esquerda. Todo mundo num chapão, para não desperdiçar votos. A gente precisa estar todo mundo num canto para não haver uma divisão e que ganhem os melhores”, avaliou.

O cenário, segundo ela, passa diretamente pela posição da governadora Fátima Bezerra e da deputada federal Natália Bonavides, ambas do PT, em relação ao Senado. Para Thabatta, o ideal é que o campo progressista chegue a um consenso. “Se não houver nenhum entendimento nem de Fátima nem de Natália, eu me coloco no sentido de uma união dos partidos de esquerda por alguém que tenha chances reais. Eu peitaria se fosse nesse sentido”, disse. Ela ainda foi direta ao falar sobre o peso de um apoio nacional. “A candidata de Lula ao Senado, se fosse real, eu agarrava”, disse.

Thabatta disse ainda que sua postura tem sido de transparência. “Eu vou fortalecer isso real, não estou dizendo da boca para fora. Se realmente nem Fátima quiser e nem Natália, eu me proponho sim. Mas só se for para ser cabeça. Para divisão eu não vou.”

A vereadora também revelou que pretende intensificar o diálogo com as principais lideranças do Estado e da cúpula nacional do PSOL. “Depois do carnaval eu vou para São Paulo para a gente se reunir. Eles também vão começar a dialogar dentro do PT, com o Lula, com os outros presidentes do partido, para saber se há essa possibilidade mesmo”, contou.

Enquanto articula, Thabatta também mantém aberta a possibilidade de seguir outro caminho caso a candidatura ao Senado não se consolide. “ Ai eu vou para Federal, pela Federação, pelo PV”, explicou, deixando claro que seu projeto de ingressar no Congresso Nacional está garantido de uma forma ou de outra.


Compartilhe esse post