A Câmara aprovou autorização de empréstimo para o prefeito de Natal, Álvaro Dias contrair até 400 milhões de reais para obras de infraestrutura na capital potiguar.
O volume de recursos poderá mudar a cara na cidade na parte estrutural e pode ser a senha para revelar que o prefeito Álvaro Dias não irá disputar a cadeira de governador no pleito do próximo ano, como principal adversário da governadora Fátima Bezerra.
Com os 400 milhões, o prefeito poderá deixar sua marca em definitivo como gestor de Natal, com obras que chamem a atenção e que sejam realmente estruturantes para a cidade, como a construção do Hospital Municipal, orçado em pouco mais de 100 milhões de reais, recursos que o prefeito está buscando junto ao governo federal e à bancada potiguar no Congresso, mas não há garantia em nenhuma das duas situações.
Portanto, com o dinheiro fruto do empréstimo, Álvaro Dias tem a possibilidade concreta de consolidar sua imagem como grande gestor de Natal, criando as condições de discurso para o pleito estadual de 2026, quando estarão em jogo a cadeira de governador e duas vagas de senador.
Dessa forma, seria pouco inteligente, do ponto de vista político, que o prefeito buscasse viabilizar essa montanha de dinheiro para entregar o uso para sua vice, Aíla Cortez.
É óbvio que Álvaro busca a consolidação de sua imagem na capital como grande gestor, imagem que é multiplicada para todo o Estado, criando as condições para voos mais altos na política potiguar, sem tantos riscos e tantas dificuldades como ocorre no momento atual.
Álvaro Dias não vai criar as condições positivas somente para ele, mas para os que estiverem ao seu lado na gestão, a partir da chegada desses recursos, transformados em obras diversas e em praticamente toda a cidade.
Com os 400 milhões de reais em mãos, Álvaro Dias deixa o caminho livre para que a fracionada oposição encontre um nome capaz de competir com a governadora Fátima Bezerra.
Ao invés de disputar eleição em 2022, Álvaro estará ocupado em fiscalizar e inaugurar obras, longe da briga eleitoral que poderá assistir de camarote.