Início » 5 ANOS DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF. RELEMBRE VOTOS DE DEPUTADOS PELO RN

5 ANOS DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF. RELEMBRE VOTOS DE DEPUTADOS PELO RN

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução

Neste 31 de agosto de 2021, o impeachment contra a primeira presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, completa 5 anos. Por isso, o Blog Tulio Lemos relembra quais foram votos dos deputados federais que integravam a bancada do Rio Grande do Norte: sete votaram favoráveis ao pedido de impeachment da presidenta petista.  Apenas um voto, entre os parlamentares que representavam o Estado, foi pela rejeição do afastamento da presidente.

Entre os deputados federais do RN, votaram “Sim” e, portanto, a favor do impedimento de Dilma Rousseff: Antônio Jácome (PTN), Beto Rosado (PP), Fábio Faria (PSD), Felipe Maia (DEM),  Rafael Motta (PSB), Rogério Marinho (PSDB) e  Walter Alves (PMDB). O único voto contra o afastamento da presidente foi de Zenaide Maia (PR).

Logo depois da votação dos deputados do RN, o placar ficou com 272  votos favoráveis à aprovação da abertura do processo por crime da responsabilidade da presidente e com 90 contrários.

Justificativas

No dia, ao fazer a declaração de voto, o deputado Antônio Jácome destacou que o país precisa de “uma nova ordem política e do fim da corrupção”. O deputado  Beto Rosado disse que o partido ao qual é filiado, o PP, entendeu o sentimento da ruas e da bancada e fechou questão a favor do impeachment. Fábio Faria, agora Ministro das Comunicações no Governo Bolsonaro, afirmou que o voto foi “pela união do Brasil, com fé nas instituições e pela retomada do crescimento”.

Felipe Maia (DEM) disse que o relatório pelo impeachment respeita a “Constituição e o ordenamento jurídico que regulamenta o crime de responsabilidade”; enquanto Rafael Motta (PSB) afirmou que “a frustração de uma nação é o maior peso que o parlamentar pode levar”. Rogério Marinho (PSDB) comentou que hoje há uma tentativa de doutrinar as crianças pela educação e uma destinação de recursos do Brasil a governos bolivarianos. 

O deputado Walter Alves (PMDB) destacou que o voto “Sim” foi na “esperança de dias melhores, em nome do povo do Rio Grande do Norte do Brasil”.

Para justificar o “Não”, Zenaide Maia (PR) disse que fez uma opção pelos avanços sociais e acrescentou que não considera o deputado Eduardo Cunha e o vice-presidente Michel Temer como soluções para o país.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *