A Anvisa recomendou que o Governo Federal restrinja voos oriundos de seis países da África. A Nota Técnica elaborada pela Agência foi publicada nesta sexta-feira (26) e é utilizada como subsídio e orientação às decisões do governo brasileiro referente à entrada de viajantes no país e restrições de voos, especificamente como decorrência da identificação de nova variante do SARS-CoV-2, identificada como B.1.1.529.
É papel da Anvisa emitir manifestação técnica fundamentada de assessoramento às decisões interministeriais sobre eventuais restrições para ingresso no território brasileiro. Com o surgimento da nova variante do coronavírus, a agência recomenda a restrição para evitar que a variante comece a circular no país. A efetivação das medidas, contudo, dependem de portaria interministerial editada conjuntamente pela Casa Civil, pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Infraestrutura e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A recomendação da avisa trata sobre “medidas restritivas de caráter temporário” em relação aos voos e viajantes procedentes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue, em decorrência a nova variante.
Até o momento, o Governo não se manifestou sobre a recomendação.
Por Tribuna do Norte