
O mês de janeiro inicia cheio de metas para o ano que inicia. A não realização dessas metas, por sua vez, podem causar diversos impactos a saúde mental e emocional. Visando o enfrentamento a essas questões, em 2014 nasceu a Campanha Janeiro Branco.
Dados da OMS informam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas. São aproximadamente 12 milhões de brasileiros sofrendo de depressão, equivalente a 5,8% da população. Além disso, ele ocupa o primeiro lugar quando a questão é a prevalência de casos de ansiedade, são 20 milhões de brasileiros afetados, o que representa cerca de 9,3% da população.
A pandemia, causada pelo Novo Coronavírus, trouxe insegurança, isolamento social, medo do contágio da doença. De acordo com a pesquisa “Impacto da Pandemia da Covid-19 na Saúde Mental da População Brasileira”, conduzida pelo Ministério da Saúde, 86,5% dos entrevistados disseram sofrer de ansiedade, 45,5% de estresse pós-traumático e 16% de depressão em sua forma mais grave.
Lidar com os problemas de saúde mental e emocional não é fácil, mas existem formas de enfrentar os impactos causados pelos transtornos de saúde mental e melhorar a qualidade de vida.
Dicas para melhorar sua qualidade de vida:
1 – Reserve um tempo para curtir a vida e a convivência com os outros;
2 – Viva intensamente seus momentos em família e reforce seus laços de amizade;
3 – Pratique atividades físicas e tenha uma alimentação saudável;
4 – Invista na qualidade do seu sono;
5 – Não tenha vergonha de buscar ajuda profissional.