
A variante Ômicron tem levantado inúmeras questões sobre o quão seguras estão as pessoas vacinadas. Segundo Tim Spector, epidemiologista do King’s College London, a Ômicron parece seguir a tendência da variante Delta. “Está provocando sintomas parecidos aos de uma gripe, sobretudo em pessoas que já foram vacinadas”.
De acordo com a Zoe Covid Study, um aplicativo para smartphone lançado pela startup Zoe Limited e o King’s College de Londres, os sintomas envolvem tosse, dor de garganta e muscular e diarreia.
Conheça os nove sintomas mais comuns em vacinados:
1- Coceira no nariz;
2- Tosse;
3- Dor de garganta;
4- Espirros;
5- Dor de cabeça;
6- Náuseas;
7- Dores musculares;
8- Diarreia;
9- Erupções cutâneas.
Um novo estudo realizado na Alemanha sugere ainda outro sintoma precoce que são tonturas e desmaios.
O jornal Ärztezeitung relata que os médicos veem uma “conexão clara” entre a infecção e os desmaios, conhecidos como síncope.
Os clínicos disseram que o fenômeno poderia ser devido a três razões: “as circunstâncias reprodutíveis em que a síncope se manifesta, a clara correlação cronológica dos sintomas com uma infecção por SARS-CoV-2 e a ausência de propriedades que indicam uma doença cardíaca estrutural”.
Alguns tipos de infecções virais podem causar tonturas depois de impactar o ouvido interno e os nervos lá.
Entretanto, pacientes que sofrem de Covid persistente e sentem os efeitos do novo coronavírus durante meses após a recuperação também lutam com desmaios.
Segundo dados da Itália, Espanha e Portugal, de mais 14 mil pacientes com Covid – 4,2 % dos indivíduos disseram sentirem-se fracos ou sucumbirem a desmaios na fase inicial da infecção.
Com informações do Notícias ao Minuto