
A Polônia suspenderá a maioria das restrições contra a Covid-19 a partir de 1º de março, mantendo a obrigação de usar máscaras em espaços públicos fechados, disse o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki nesta quarta-feira, 23.
“Depois de consultas a médicos e observando o que está acontecendo em outros países, podemos introduzir mudanças de longo alcance em nossa política de restrições. Podemos remover restrições que estão conosco há muitos meses”, disse Morawiecki a repórteres.
Embora as máscaras permaneçam obrigatórias em espaços públicos, incluindo comércios e veículos de transporte, os limites para o número de pessoas que visitam lojas, restaurantes e espaços culturais serão removidos.
Clubes e discotecas poderão reabrir, e instituições públicas deixarão de funcionar remotamente, disse o governo.
“Cada vez mais países estão removendo as restrições, enquanto incentivam as pessoas a se vacinarem. Estamos agora suspendendo a maioria das restrições, deixando em vigor as mais necessárias”, disse Morawiecki.
Mais de 110 mil pessoas infectadas morreram desde o início da pandemia na Polônia, segundo dados do Ministério da Saúde. Quase 66% da população adulta foi totalmente vacinada, uma das taxas de vacinação mais baixas entre os países da União Europeia.
As informações são da Reuters