
A apreensão de 1,2 toneladas, realizada pela Polícia Rodoviária Federal na segunda (19) no município de São José do Mipibu, foi a maior apreensão da história da PRF no Rio Grande do Norte e a maior efetuada, desse tipo de substância, pela instituição policial no Brasil. Com a apreensão, o prejuízo ao crime organizado foi estimado em algo superior a 200 milhões de reais.
Segundo informações da PRF, a apreensão ocorreu durante a madrugada em uma fiscalização rotineira. A cocaína estava escondida em um caminhão que transportava polietileno, ocupado apenas pelo motorista, descrito como um homem brasileiro de 38 anos. O caminhão não pertencia ao motorista.
Sobre a rota projetada pelos criminosos para a substância, a droga havia saído da Bolívia, passou pelo estado do Mato Grosso em direção ao porto de Natal/RN (o mais importante do estado) e tinha como destino final a Europa. Mas após a fiscalização dos policiais e o monitoramento das rotas de tráfico de drogas, por meio do policiamento orientado por inteligência, o objetivo dos traficantes não foi concretizado. O caminhão o homem e a carga foram encaminhados à sede da Polícia Federal, em Natal/RN.
De acordo com a Coordenação Geral de Comunicação Social da PRF, a instituição é a polícia que mais apreende drogas em todo o mundo.
Ainda segundo a Direção de Operações da instituição, esta é a maior apreensão de cocaína realizada entre todas as forças policiais do país desde 2019.
Nesse ano, vários tipos de substâncias ilegais foram apreendidas pela PRF no estado potiguar. As maiores quantidades foram registradas em agosto, quando foram apreendidos 427 quilos de maconha no munícipio de Riachuelo (a maior quantidade da droga apreendida, no RN, na história) e em Assu, 385 mil maços de cigarros contrabandeados foram confiscados.