O jovem potiguar Theo Magalhães de Lima sagrou-se campeão brasileiro de xadrez escolar 2022, alcançando o sétimo título nacional. A conquista veio de forma invicta contra adversários de todo o Brasil, em evento promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), no último final de semana, na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais.
Theo disputou na categoria Sub-11, venceu as seis rodadas, somando seis pontos, contra fortes adversários de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. “Foi uma competição bastante difícil, muito equilibrada, com as disputas sendo decididas no final, mas Theo foi muito bem e está de parabéns”, disse o orgulhoso pai Kildare Lima.
O irmão de Theo, o Mestre Nacional (MN) Enzo Magalhães de Lima, disputou na categoria Sub-15 e empatou em pontos com o segundo e terceiro colocado com 4,5 pontos de
6 rodadas, obtendo pelos critérios a quarta colocação. Para o presidente da CBX, Maximo Igor Macedo, as conquistas de Theo e Enzo foram significativas para o Rio Grande do Norte, que contou somente com os dois participantes.
“O título de Theo e o quarto lugar de Enzo num universo de 500 atletas participantes reflete bem o sucesso do trabalho que vem sendo feito no xadrez potiguar e do nosso nível técnico, pois com apenas dois representantes, conseguimos dois excelentes resultados”, analisou o potiguar Igor Macedo.
Com a nova conquista, Theo chegou a marca de sete títulos brasileiros, quatro no estilo rápido-clássico e três no blitz. Agora, o próximo desafio são os JERNs e o Campeonato Sul-americano no final do ano, no Paraguai.