Início » ÁLVARO DIAS FAZ O L E EXALTA GOVERNO LULA EM LANÇAMENTO DO PAC NO RN

ÁLVARO DIAS FAZ O L E EXALTA GOVERNO LULA EM LANÇAMENTO DO PAC NO RN

  • por
Compartilhe esse post

Álvaro Dias afirma que Republicanos integra base de apoio do governo Lula e se derrete pelo petista: “Presidente nordestino, com sensibilidade” – Foto: Reprodução

Ex-coordenador da campanha de reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Natal em 2022, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) “assumiu” oficialmente a base de apoio do presidente Lula (PT) no Rio Grande do Norte durante o lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) no Estado, que contou com a participação dos ministros Renan filho (Transportes) e Rui Costa (Casa Civil) em Natal, nesta segunda-feira (16). O gestor elogiou e exaltou o nome do presidente da República, destacando sua atuação no que chamou de “maior distribuição de renda da história do Brasil”.

“Passamos vários anos repetidos de seca e eu não vi nenhuma fila tentando invadir as prefeituras. Eu não presenciei nenhuma aglomeração querendo invadir supermercado, como ocorria antigamente, durante toda minha infância. Isso acontece porque o Brasil teve um presidente da República nordestino, com sensibilidade, que passou por todos esses momentos difíceis, que sofreu e sentiu na pele as dificuldades do povo nordestino, e que criou e ampliou o programa de bolsas para promover a maior distribuição de renda da história do Brasil, que foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, garantiu Álvaro.

O prefeito disse que, por “tudo isso”, Lula merece receber todo o “respeito e gratidão do povo nordestino” e que ele e seu partido, o Republicanos, agora integram a base de apoio nacional do presidente petista. O gestor afirmou ainda que ele e a legenda estão de “mãos estendidas para participar do projeto de construção e da mudança do país” com o governo federal, eleito em uma disputa acirrada em outubro do ano passado.

“Reafirmamos a nossa disposição para participar e para ajudar a construir um país socialmente justo, ambientalmente sustentável, economicamente próspero, politicamente democrático, culturalmente diverso e, acima de tudo, bastante ético. Temos certeza que esses objetivos serão cumpridos pelo nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que merece o nosso respeito e a nossa gratidão”, garantiu Álvaro.

A “mudança” do prefeito de Natal pegou muitos de surpresa, principalmente pelo fato dele ter sido escolhido oficialmente para ser o coordenador da campanha à reeleição de Bolsonaro na capital, em parceria com o senador Rogério Marinho, em outubro de 2022. Na ocasião, ele chegou a afirmar que “a virada já havia começado”, ao crer que o ex-presidente, representante da extrema-direita no país, venceria Lula em Natal.

O gestor defendia que os natalenses reconheciam e apoiavam as ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal com recursos advindos do então governo federal. “É muito bom ver o reconhecimento das pessoas e as demonstrações de apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Tenho certeza que vamos virar esse jogo aqui em Natal e comemorar a vitória no domingo, dia 30. Já começou a virada”, afirmou, na época.

“Não sou bolsonarista. Apoiei Bolsonaro porque não tinha outro caminho”
“Não sou bolsonarista. Nem sou de direita. Eu me considero um cara de centro. Convivo bem com a direita, convivo bem com a esquerda, mas eu nem posso ser carimbado como um ou outro. Apoiei o presidente da República porque eu não tinha outro caminho para seguir”, afirmou Álvaro Dias, ao responder sobre seu apoio e trabalho na campanha eleitoral do ex-presidente Bolsonaro nas eleições gerais de 2022, em julho passado.

Na ocasião, o prefeito garantiu que só apoiou o candidato da extrema direita à Presidência da República para não incorrer em ingratidão diante dos recursos federais que o município recebeu na pandemia de Covid-19. “Se eu trilhasse outro caminho, eu ia ser considerado ingrato, desleal, que não reconheceu a ajuda que o governo federal deu a Natal. Durante a pandemia, Bolsonaro liberou para Natal mais de R$ 20 milhões e, com esses recursos, a gente teve um bom desempenho”, disse.

O novo integrante da base de apoio do governo Lula no RN chegou a ser acusado, ainda em outubro de 2022, de cometer assédio eleitoral ao participar de eventos em que foram discutidas formas para comerciantes e médicos assediarem seus funcionários e pacientes a votar em Bolsonaro.

Na época, promoveu encontro fechado com empresários, em que um dos tópicos abordados foi como combinar modos para convencer seus funcionários a votar no então candidato e como enganar o Ministério Público do Trabalho (MPT), se fosse denunciado. O então procurador regional eleitoral Rodrigo Telles afirmou que o caso poderia ser caracterizado como crime eleitoral e ilicitude trabalhista.

O objetivo de Álvaro era virar o quadro em Natal no primeiro turno quando Lula foi o mais votado na Capital com 50,15% votos contra 42,01% de Bolsonaro. No entanto, a estratégia aplicada no município não deu certo e Lula venceu o segundo turno em Natal com quase 53% dos votos válidos, contra 47% de Bolsonaro.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *