O ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB-RN), recebe na tarde desta terça-feira (05), uma homenagem na sessão comemorativa pelos 200 anos do Senado Federal. Garibaldi presidiu o Senado de dezembro de 2007 a fevereiro de 2009 e, em entrevista ao Diário do RN, ressaltou a relevância política da casa na construção de um país melhor: “Daí a relevância do Senado em grandes discussões, que exigem um espírito apaziguador. Além disso, o Senado também é guardião da independência e da autonomia do Congresso Nacional, devido ao fato do presidente do Senado exercer ainda a presidência do Congresso. Por todos esses motivos, o Senado Federal tem grande importância e relevância para a política no Brasil, pois desenvolve ali temas e projetos que ajudam o País a encontrar soluções para problemas históricos”.
Garibaldi ainda chamou atenção para o fato de lá estarem os políticos mais experientes: “O Senado é uma Casa Legislativa que tem como um de seus papéis atuar como mediador entre o Legislativo e o Executivo. Uma grande diferença entre a Câmara e o Senado é que o segundo é formado por menos parlamentares, mas com perfil mais experiente. Repare que, no Senado, em geral, estão ex-governadores, ex-presidentes e ex-deputados federais com muitos anos de experiência”.
O ex-senador também ressaltou a importância desse momento de reconhecimento: “É com imensa gratidão que recebo esta homenagem, que vejo não apenas como um reconhecimento pessoal, mas como uma vitória de todo o Rio Grande do Norte. Presidir o Senado Federal foi uma honra e um desafio que enfrentei com dedicação, e este momento reforça a importância do nosso estado na política nacional”.
SENADO 200 ANOS
Durante a cerimônia, o ex-presidente da república José Sarney, que sucedeu a Garibaldi Alves na presidência do Senado, deverá discursar em nome de todos os ex-presidentes da casa. Todos os ex-presidentes do Senado receberão uma medalha exclusiva em prata 999, banhada a ouro 18 quilates, com cunhagem de arte exclusiva no anverso e no reverso e de numeração identificadora na borda, medindo 40mm de diâmetro.
Na solenidade comemorativa, serão distribuídas 120 medalhas banhadas a ouro, outras 120 de prata e mais 300 em bronze. O tema “As Casas do Senado” vai estampar as medalhas feitas exclusivamente pela Casa da Moeda do Brasil e o molde será desfeito durante a cerimônia, garantindo o caráter exclusivo.
A escolha dos materiais utilizados nas condecorações, reflete a importância do evento, que busca reconhecer o empenho e o comprometimento dos homenageados com as atividades legislativas e políticas da instituição.