Início » CARLOS EDUARDO VOLTA A PRESSIONAR E CONSTRANGER O PREFEITO ÁLVARO DIAS

CARLOS EDUARDO VOLTA A PRESSIONAR E CONSTRANGER O PREFEITO ÁLVARO DIAS

  • por
Compartilhe esse post

Carlos Eduardo já foi aliado e adversário de Álvaro Dias e menosprezou força do prefeito no pleito atual – Foto: Matheus Peres

O ex-prefeito e pré-candidato à prefeitura de Natal Carlos Eduardo (PSD), cobrou uma atitude de gratidão do atual prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), em formato de aliança política visando as eleições municipais de 2024. A declaração do ex-gestor aconteceu durante um evento de filiação do PSD, no último final de semana, em Natal.

Na entrevista, publicada no instagram Via Certa Natal, Carlos Eduardo reafirma que já teve conversas com Álvaro, visando a sucessão no Palácio Felipe Camarão e que estas devem continuar: “Nossa conversa foi muito boa e ficamos de dar um prosseguimento nesse diálogo”. O ex-prefeito foi além e, em tom de quem cobra gratidão e até tenta constranger, relembrou o quanto a parceria entre os dois foi benéfica para Álvaro no passado: “Nós somos aliados. Ele já foi (candidato a) vice-governador meu, já foi vice-prefeito meu. Eu entreguei a ele três anos de mandato na Prefeitura de Natal, então essas coisas todas somam para que a gente se entenda”.

Segundo conversas de bastidores, na época em que Álvaro foi vice de Carlos Eduardo, recebeu um tratamento quase de adversário, sem prestígio, sem cargos de relevância e sem participar das ações administrativas, ficando praticamente no ostracismo político, apesar do cargo de vice-prefeito de Natal.

Em 2018, Carlos Eduardo renunciou ao mandato de prefeito para ser candidato a governador. Naquela oportunidade, Álvaro Dias assumiu o cargo de prefeito e apoiou a candidatura de Carlos Eduardo, que venceu Fátima na capital com uma maioria de 90 mil votos. Portanto, se Carlos Eduardo cobra apoio de Álvaro, ele teve nos dois turnos que ocorreram no pleito de 2018. Depois disso, o próprio Carlos Eduardo se afastou de Álvaro e tentou construiu um caminho de líder da oposição a Fátima. Não conseguiu. Pelo contrário, chegou a dizer publicamente que Álvaro estava na oposição mas queria indicar o filho Adjuto como vice de Fátima. Ao final de tudo, foi o próprio Carlos Eduardo que foi candidato a senador na chapa majoritária de Fátima Bezerra e renegou seu candidato a presidente, Ciro Gomes, para tentar atrair votos do eleitorado de Lula.

Carlos Eduardo: “Eu dei a oportunidade que ele não teve na vida, a Prefeitura de uma capital, que ele (Álvaro) jamais chegaria ali”

A atitude de cobrança por parte de Carlos Eduardo não é novidade. Em abril de 2022, durante uma entrevista à rádio 102,7 FM, em Caicó, afirmou que entregou a Álvaro três anos de mandato na Prefeitura de Natal. “Eu sei que a ele eu dei a oportunidade que ele não teve na vida. Entreguei a ele três anos de mandato à frente da Prefeitura de Natal e, na reeleição dele, o apoiei. Indicamos Aíla Cortez Pereira, que está aqui conosco, vice-prefeita de Natal. Eu vou cuidar de minha campanha, dos apoios, de nossos aliados”.

E não parou por aí, na mesma entrevista, além de falar do bem que fez a Álvaro e exaltar a parceria, Carlos Eduardo, tratou como algo que seria natural das circunstâncias o apoio a sua candidatura ao senado: “Se Álvaro quiser me apoiar seria até bom para ele porque ele estava devolvendo a alguém que deu a ele três anos de uma Prefeitura de uma capital, que ele jamais chegaria ali, se eu não tivesse renunciado e entregue a ele a condição de ser prefeito de Natal”, frisou o ex-prefeito.

Apesar disso, tal apoio não se concretizou. Vale lembrar que, nas eleições 2022, o prefeito Álvaro Dias subiu no palanque de Fábio Dantas para o Governo do Estado e teve ainda um papel decisivo na eleição de Rogério Marinho ao Senado, com mais de 160 mil votos na capital; muito próximo do ex-prefeito, Carlos Eduardo, que obteve 163 mil, quando todos esperavam uma votação bem distante do segundo colocado, justamente pelo fato dele ter sido prefeito da capital em quatro oportunidades. A maioria de apenas 3 mil votos de Carlos Eduardo sobre Rogério Marinho em Natal, frustrou as expectativas do ex-gestor natalense.

Já nos atuais preparativos da campanha eleitoral para eleger novos prefeitos e, na condição de líder das pesquisas eleitorais em Natal, o ex-prefeito Carlos Eduardo menosprezou o apoio do atual prefeito quando das primeiras negociações ao dizer sob testemunhas: “Álvaro, com o seu apoio, ganhamos já no primeiro turno. Mas com ou sem o seu apoio ganharei essa eleição”.

NA CONTRA-MÃO
Enquanto Carlos Eduardo cobra gratidão, Álvaro Dias já fez duras críticas as ações do pré-candidato durante o período que esteve como prefeito. A mais recente aconteceu durante seu discurso no ato de filiação do Republicanos, em 25 de fevereiro: “Eu me lembro que a cidade de Natal pagou um preço alto nas gestões anteriores, que não tiveram coragem de mudar o Plano Diretor. Nós enfrentamos esse problema de frente, convocamos a sociedade civil organizada e de várias entidades e abrimos a discussão de forma transparente, transmitida pela internet e acompanhada pela imprensa e mudamos o Plano Diretor”.

No evento em que falou sobre o ‘entrave’ de Carlos Eduardo para o crescimento de Natal, Álvaro Dias convidou Paulinho Freire para participar do movimento político. Carlos Eduardo não foi convidado. Já no evento de filiação de Luciano Nascimento, que faz parte de sua bancada na Câmara, Álvaro não foi e nem enviou nenhum representante, sinalizando distanciamento em relação ao ex-prefeito da capital potiguar.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *