Polêmica. Nesta terça-feira (29), a vereadora Brisa Bracchi (PT), declarou que os únicos bairros de Natal que têm mais de 50% de sua população vacinada são Areia Preta, Petrópolis e Tirol. Sinalizando que, enquanto isso: Redinha, Nossa Sra. da Apresentação, Cidade Nova, Felipe Camarão e Guarapes não têm sequer 20%.
Por meio de publicação nas redes sociais, ela questionou: “Que cidade é essa que deixa à míngua sua periferia?”
Um dos internautas destacou, se fortalecendo em dados sólidos, que Petrópolis e Tirol são dois dos bairros com mais idosos em Natal, segundo o IBGE. “Provavelmente é por isso. Deixando até mesmo o link: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/populaa-a-o-de-idosos-dobra-em-natal/468377.
A parlamentar respondeu: “também, o que revela um problema anterior da nossa cidade, quem tem direito à longevidade? Esses índices falam e tbm são sintomas”.
O internauta ainda volta ao debate:
@brisabracchi13 quem deveria ter é tudo mundo, né? mas na prática, infelizmente, ainda não é assim. Tentei achar a resposta mais simples pra explicar essa discrepância: mais dinheiro gera mais acesso a saude/educação/alimentação e então maior expectativa de vida”.
Segundo a assessoria de imprensa da vereadora, os dados para a publicação da petista foram baseados na matéria: “Em Natal, número de vacinados em bairros ricos chega a ser o dobro das periferias”, da Agência Saiba Mais, e da própria plataforma RN+Vacinas.
A deputada estadual pelo PT/RN, Isolda Dantas, apontou:
“O efeito Álvaro Dias de priorizar drive-thrus (ou seja: QUEM POSSUI CARRO) é visto na vacinação entre os bairros de Natal Areia Preta, Petrópolis e Tirol tem mais de 50% da população vacinada Já bairros como Felipe Camarão e Nossa Sra da Apresentação, tem menos de 20%”.