O deputado Estadual Kelps Lima, que vai presidir a CPI da Covid no RN, informou ao blog Tulio Lemos, na tarde desta quarta-feira, 28, que vai convocar o governador da Bahia, Rui Costa, para prestar depoimento na Assembleia Legislativa como presidente do Consórcio Nordeste.
Segundo Kelps, Rui Costa não será convocado na condição de governador e sim de presidente do Consórcio, que adquiriu respiradores, pagou e não recebeu os equipamentos, gerando um prejuízo de quase 50 milhões de reais aos cofres públicos, sendo 5 milhões de reais pagos pelo Governo do RN.
Kelps afirmou que há amparo legal para a convocação do governador, pois ele se enquadraria “na condição de gestor de recursos públicos do RN.”
De acordo com o parlamentar potiguar, “os Estados nordestinos constituíram um consórcio para gerar economia e levaram um trambique. O consórcio, juridicamente, se equipara a uma autarquia, pois é constituído com recursos públicos de cada um dos Estados nordestinos. O responsável pela administração do Consórcio Nordeste, governador Rui Costa, deve esclarecimentos ao povo do RN, que perdeu 5 milhões de reais, o que resultou em mortes e sofrimento para a população potiguar. Diante disso, nada mais natural e juridicamente cabível, que o presidente do Consórcio, responsável pela administração dos recursos e investigado no STJ, também seja ouvido.”
A CPI da Covid deverá funcionar no início do mês de agosto, com as primeiras reuniões e a definição dos primeiros depoimentos.