Com o avanço da vacinação em território nacional, a média móvel diária de mortes por Covid-19 no Brasil já se encontra abaixo do mesmo indicador registrado nos Estados Unidos. Nessa relação é levado em consideração o número de óbitos para cada milhão de habitantes.
Os dados são do Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford, no Reino Unido. De acordo com a instituição, os Estados Unidos possuem uma média superior de óbitos após o último dia 25, quando comparado ao Brasil.
O Brasil vem demonstrando queda recorrente no número de óbitos diários, com média de 3,1 mortes para cada 1 milhão de habitantes registrada na última segunda-feira (30). Em comparação, no mesmo dia, o país norte-americano registrou 3,9 de média.
Desde 10 de março, os EUA estavam vivenciando um declínio da curva de mortes, com números muito inferiores aos verificados aqui. No dia 12 de abril, por exemplo, o Brasil registrou média de 14,6 mortes por milhão, e os EUA, de 2,9.
O gráfico divulgado pela Our World in Data mostra a média diária de óbitos, para cada um milhão de habitantes, nos dois países. Os números são desde o início do ano. Veja:
Além do avanço da vacinação no Brasil, outro fator que pode explicar a mudança no gráfico é a nova onda da doença nos EUA provocada pela variante Delta do coronavírus.
Sobre a imunização, atualmente o Brasil vacina mais que os Estados Unidos. Entretanto, segundo dados do Centro de Controle de Doenças, os EUA possuem 63,5% da população totalmente imunizada, ou seja, com as duas doses da vacina ou aplicação única. Já no Brasil, 38,8% da população adulta está com a imunização completa.
*Com informações do Metrópoles.