
Faltando menos de um mês para o Carnaval, o evento continua indefinido na Capital Potiguar. Em em entrevista a Tribuna do Norte, o prefeito Álvaro Dias confirmou que “ainda não tomamos essa decisão”.
“Nós estamos analisando a possibilidade de cancelar ou não o Carnaval. Cidades turísticas que têm um Carnaval bastante atrativo, como Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Olinda (PE), já cancelaram. Nós ainda não tomamos essa decisão, mas vamos reunir o Comitê Científico para discutir essa questão e existe uma possibilidade real e concreta de que também possamos vir a cancelar pelo menos o Carnaval de rua na nossa cidade. “, disse o prefeito a Tribuna do Norte.
Enquanto isso, o secretário da Secretaria de Cultura e Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Dácio Galvão disse que, mesmo sem a confirmação de realização da festa pública devido aos casos de covid e influenza, a equipe da Secretaria de Cultura e Funcarte trabalha desde dezembro “com os instrumentos jurídicos e administrativos que o Carnaval requer”.
“Esse dever de casa vem sendo feito, dialogado, e estamos em um retaguarda esperando a sinalização para cairmos em campo para realizar o que for definido pelo Poder Público”, disse Dácio Galvão, em entrevista para a 96 FM, afirmando ainda que não há orçamento destinado à festa, mas que pode ser viabilizado através de iniciativa do prefeito.
Apesar do aumento dos números de casos de gripe e avanço da variante Ômicron, o secretário defendeu o evento, lembrando dos impactos econômicos que o cancelamento da festa pode causar. “Acho que há uma tendência em ter o cancelamento. É uma tendência que todas as cidades têm feito. Na hora que não é realizado, há uma privatização das festas. As festas populares ficam limitados. Artistas, cadeia produtiva, são afetados. Isso gera um desaquecimento econômico vital. Esses aspectos são fundamentais, mas o que vai decidir é a questão sanitária. Quem vai decidir é o comitê científico”, explicou Galvão.
Quanto ao prazo para organização do evento, o secretário disse que “Não tem problema (se a confirmação ocorrer no início de fevereiro). A gente tem condição de fazer o Carnaval”, garantiu. O Carnaval em Natal está previsto para começar no dia 26 de fevereiro.
No Twitter, o Secretário Extraordinário de Projetos e Metas e de Relações Institucionais do RN, Fernando Mineiro, expressou sua opinião quanto a indecisão da prefeitura. “Quantas pessoas contaminadas estão faltando para a prefeitura de Natal adotar as mesmas medidas?”, indagou.
“Várias capitais e cidades país afora cancelaram os carnavais de rua. Vi que aqui no RN, as prefeituras de Areia Branca e Tibau do Sul tb fizeram o mesmo. Quantas pessoas contaminadas estão faltando para a prefeitura de Natal adotar as mesmas medidas?”, escreveu.