
Um projeto-piloto, chamado de “Escolas Solares”, que será desenvolvido pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), vai beneficiar escolas públicas localizadas em 12 municípios do Rio Grande do Norte, com “laboratórios práticos de ensino” onde conceitos de física, geografia e matemática serão aprendidos com a ajuda de mini usinas de geração de energia solar. Com investimento de R$ 1 milhão, o Projeto terá início a partir do primeiro semestre deste ano.
A iniciativa também prevê capacitação de professores durante o processo e a elaboração de uma cartilha para auxiliar a realização das aulas. Os recursos para desenvolvimento das atividades são provenientes de uma emenda parlamentar do senador da República Jean-Paul Prates, idealizador da proposta. O investimento será viabilizado por meio de convênio firmado na semana passada com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
As usinas serão implantadas em escolas estaduais de Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Nova Cruz, Alto do Rodrigues, Macau, Pendências, Currais Novos, Mossoró, Apodi, João Câmara e Caicó.