
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, entre terça a, 25, e quarta-feira, 26, o recolhimento, a suspensão, comercialização, distribuição, fabricação e importação de dois autotestes de Covid-19 no Brasil.
O uso desses produtos ainda não é autorizado pela Anvisa. A agência articula, junto ao Ministério da Saúde, o detalhamento para a aprovação dos autoexames de Covid-19.
No entanto, enquanto o órgão não publica resolução permitindo a utilização dos produtos, a venda dos testes permanece proibida em território nacional.
De acordo com a agência, na terça-feira, 25, foi determinada a suspensão da comercialização do Autoteste Covid-19 Isa Lab, que não tem registro na Anvisa e é comercializado pela Albor Diagnósticos Laboratoriais, empresa não regularizada.
Nesta quarta-feira, a agência determinou o recolhimento do produto Teste Covid meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva, da empresa Empreendimentos Pague Menos S/A. O produto também não tem registro na Anvisa.
“A agência recebeu a denúncia em 20/1/2022 e encaminhou os casos com prioridade para investigação. Nessa etapa é avaliado o risco sanitário iminente à saúde da população e a medida restritiva tem o objetivo de reduzir o risco rapidamente. Os casos seguem em avaliação e as infrações serão apuradas em processos administrativos próprios, nos termos da Lei 6.437/77”, informou o órgão.
Com informações do Metrópoles