O gabinete de gerenciamento de crise do Município se reuniu nesta quarta-feira (22), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, para avaliar a situação da cidade devido à ocorrência de fortes chuvas.
A Defesa Civil informou que nas últimas seis horas choveu, por exemplo, 30 mm no bairro de Neópolis e 28 mm no bairro Guarapes. Choveu de forma praticamente ininterrupta por 12 horas.
“Em uma situação como essa, o nosso papel é reagir de imediato, prever e antecipar possíveis problemas, com providências urgentes”, assinalou o secretário de Governo, Johan Xavier, coordenador da reunião. Ele disse que essa é a orientação do prefeito Álvaro Dias, que não pôde comparecer à reunião.
Providências estão sendo tomadas pela Prefeitura, a Urbana, por exemplo, está com equipes nas ruas desde às 7h desobstruindo bocas de lobo, o trabalho se estendeu até às 17h. Por sua vez, a Semurb está com duas caminhonetes dando apoio logístico às ações municipais. A Semsur também segue em alerta prestando apoio logístico. Já a Guarda Municipal disponibilizou 60 guardas nas ruas, além do efetivo normal.
“Não houve transbordamento de lagoas na cidade. Estamos monitorando as lagoas. O problema mais acentuado foi o afundamento do asfalto na rua Nossa Senhora do Ó, no bairro de Igapó”, disse o gestor.
O secretário chamou a atenção para as famílias que ainda resistem em imóveis interditados na comunidade do Jacó, na zona Leste, mesmo tendo recebido o aluguel social: “Em relação ao Jacó, colocamos recentemente uma proteção na encosta com cal gel. Isso vai dar segurança à comunidade”.
Outro ponto tratado na reunião foi com relação ao trânsito devido a alguns alagamentos pontuais como na avenida Amintas Barros, entre a rua dos Caicós e a avenida Interventor Mário Câmara. Outro local intransitável é a avenida Miguel Castro, também entre a rua dos Caicós e a avenida Interventor Mário Câmara.
Integram o Gabinete de Crise criado pela Prefeitura, a Defesa Civil Municipal e as secretarias municipais de Defesa Social e Segurança Pública (Semdes), Infraestrutura (Seinfra), Serviços Urbanos (Semsur), Governo (SMG), Mobilidade Urbana (STTU), Planejamento (Sempla), Meio-Ambiente e Urbanismo (Semurb), Trabalho e Assistência Social e Comunicação e Urbana.
Defesa Civil
Em virtude das chuvas que atingiram Natal nas últimas horas, a Defesa Civil do Município, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), reforçou o trabalho de monitoramento das regiões de risco de desabamento com o objetivo de prevenir desastres e proteger a população que mora no entorno dessas áreas.
O Grupo de Ação e Emergência (GAE) trabalha em regime de plantão 24 horas e está de prontidão para atender qualquer tipo de ocorrência que chegue por meio do Disque 190 e também pelo 156 da Prefeitura para a comunicação de situações de emergência. O GAE conta com cerca de 30 agentes que se revezam em seis equipes com cinco profissionais cada.