Início » ARQUIDIOCESE LANÇA PROGRAMAÇÃO DOS 270 ANOS DA PADROEIRA DE NATAL

ARQUIDIOCESE LANÇA PROGRAMAÇÃO DOS 270 ANOS DA PADROEIRA DE NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Programação religiosa, anunciada nesta terça-feira, encerra em 21 de novembro com a tradicional vigília na Pedra do Rosário e procissão pelas ruas da Cidade Alta – Foto: Bruna Torres/Diário do RN

‘Das águas do Potengi, surge um milagre: 270 anos de fé e devoção’, é esse o lema da programação que engloba eventos religiosos e sociais em alusão à Nossa Senhora da Apresentação, a Padroeira de Natal. Além de toda a representação para a capital, este momento também é marcante como a primeira festividade do ministério de Dom João Santos Cardoso, empossado como arcebispo de Natal no dia 7 de outubro.

Em coletiva realizada nesta terça-feira (17), no salão de eventos do Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral Metropolitana), ao Diário do RN, o arcebispo comentou sobre as expectativas para este ano:

“Eu me sinto grato, o sentimento é de gratidão a Deus. Estou iniciando meu ministério, a minha posse nem vai completar 60 dias, então já no segundo mês eu vou ser inserido na Diocese a partir de uma tradição importantíssima, são os 270 anos de tradição e de fé de Nossa Senhora da Apresentação. E isso me permite ainda mais me aproximar do rebanho e, conhecendo a sua sensibilidade espiritual, ter o devido cuidado do pastor”.

O pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), Padre Bianor Júnior também esteve presente na coletiva e contou quais são as expectativas para este ano: “É proporcionar para as pessoas este lado espiritual de toda esta devoção. Nossa Senhora que aqui chegou com essa mensagem, ‘onde esta imagem chegar, nenhuma desgraça acontecerá’. Então este sonho de Nossa Senhora, expresso nesta mensagem, que chega há 270 anos, possa ir se atualizando a partir de cada uma destas programações que é reservado no período festivo, em honra à Nossa Padroeira. Então as caminhadas, as procissões, os textos, as Santas Missas, todos estes momentos colaboram para a contemplação e a vivência desse mistério”.

A festa da padroeira acontece simultaneamente com as obras da Catedral que atualmente passa por uma revitalização com o custo estimado em R$ 5 milhões, o pároco da Paróquia da Catedral, Padre Valdir Cândido celebra o momento, pois apesar das intervenções estruturais, segundo ele, é forma de mostrar também o trabalho que está sendo feito: “A reforma da Catedral, tem o novo arcebispo que está conhecendo a festa, então, é nessa expectativa que este ano, será uma grande festa e estaremos comemorando 270 anos de muita tradição”.

270 anos de fé e tradição

A expectativa deste ano é reunir 100 mil pessoas, somando todos os dias da programação. A abertura da festa se inicia no dia 11 de novembro e segue até o dia 21. No dia 11 de novembro às 18h tem a Santa Missa, 18h Recitação do Angelus e hasteamento das bandeiras com a participação da Banda de Música da Polícia Militar, Procissão de Abertura até a Catedral Metropolitana. A programação social terá quermesse, todas as noites, a partir das 20h30, no pátio da Catedral, dia 18, 2ª Corrida e Caminhada da Padroeira; Dia 19, a partir das 12h, Feirinha da Apresentação.

Padre Valdir enfatiza a grande expectativa para festa deste ano – Foto: Bruna Torres/Diário do RN

A programação religiosa segue de 11 a 20 novembro com Amanhecendo com Maria – 6h Terço Caminhante da Igreja do Rosário até a Antiga Catedral. 12 a 19 de novembro – Louvores à Nossa Senhora, às 16h30 com a Santa Missa com recitação dos louvores à virgem da Apresentação e a participação da última turma de sacerdotes da Arquidiocese. 8 e 19 de novembro – Ângelus Potengi às 15h Iate Clube – Rio Potengi. Que consiste em um passeio de barco recordando o itinerário do encontro da imagem de Nossa Senhora da Apresentação. No dia 21 de novembro, dia de Nossa Senhora da Apresentação, às 0h tem Vigília, na Pedra do Rosário, 3h30, Procissão Fluvial, no rio Potengi e às 5h, Missa, nas proximidades da Praça das Mães, na Av. Câmara Cascudo, anteriormente a Missa era na Pedra do Rosário, mas em função da revitalização, houve alteração no local em função das obras na Pedra do Rosário. Por fim, às 7h30, Missa, na antiga Catedral, às 10h haverá a Missa solene, na Catedral Metropolitana, 16h, Procissão, saindo da antiga Catedral e por fim, às 18h, Missa de encerramento da festa, Catedral Metropolitana.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *