Artistas de todo o país foram ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (9) para se manifestarem contra projetos que tramitam no Legislativo e que afrouxam leis ambientais.
Estavam presentes artistas como Caetano Veloso, Paula Lavigne, Seu Jorge, Emicida, Daniela Mercury, Maria Gadu, Mariana Ximenes, Christiane Torloni, Nando Reis, Rafa Kalimann, entre outros.
Os projetos criticados por eles são:
o projeto de lei (PL) 2.159, que trata do licenciamento ambiental;
o PL 2.633 e o PL 510, sobre grilagem de terras públicas;
o PL 490, sobre o Marco Temporal para terras indígenas;
o PL 191, do garimpo em terras indígenas
o PL 6.299, que ficou conhecido como “PL do Veneno” e que revoga a atual Lei de Agrotóxicos.
Caetano Veloso leu uma mensagem em encontro com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
“O dia marca uma mobilização inédita que reúne número expressivo de artistas e movimentos sociais em torno da causa ambiental. O simples fato de nos receber é um sinal da sua preocupação com a agenda, central para o futuro do Brasil. Nós dois particularmente temos motivos de sobra para estarmos preocupados com o ambiente. Como mineiro, o senhor sabe o sofrimento de tragédias provocadas por desastres ambientais: Mariana, Brumadinho”, afirmou Caetano.
Em resposta, Pacheco disse que o Brasil tem a obrigação de se preocupar com o meio ambiente.
“Meu estado sofrendo com as chuvas, o Rio Grande do Sul sofrendo com a estiagem, coisas que nunca aconteceram. Houve um amadurecimento da preocupação em relação a esse tema no mundo. E o Brasil, como grande economia, esta nação tem a obrigação de ter a preocupação equivalente com o meio ambiente. Então esse discurso se tornou uma preocupação nacional”, argumentou o senador.
Antes, os artistas se reuniram, no STF, com os ministros Carmen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Rosa Weber.
Paula Lavigne entregou aos quatro ministro presentes memoriais com pedidos da classe artista e disse: “Em nome da terra e em nome da vida”.
A manifestação dos artistas prevê ainda um show no gramado em frente ao Congresso.