
O aumento de casos diários de Covid-19 tem elevado, também, a taxa de internação pela doença no Rio Grande do Norte. De acordo com a Plataforma Regula RN, o estado já chega a 63% de ocupação das UTIs públicas, marca que não era atingida desde julho de 2021. A Região Metropolitana já está próxima dos 70% de ocupação (68% atualmente).
Neste domingo, 23, segundo o Regula RN, há 23 pessoas na fila para 30 leitos disponíveis. Quatro dos hospitais públicos estão com os leitos de UTI completamente lotados, incluindo o Giselda Trigueiro, e 12 deles estão com pelo menos 60% de ocupação.
Desde última quarta-feira, 19, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está notificando mais de mil casos de Covid por dia no estado.
Na quarta-feira, 19, foram 1.307 novos casos notificados; já na quinta-feira, 20, foram 1.112 novos casos, na sexta-feira, 21, houve uma queda e o número de casos notificados chegou a 1.070. Nesse sábado, 22, a Secretaria registrou o maior número da semana com 1.543 novos casos notificados.
A procura por testes e exames também têm crescido nas últimas semanas em cidades como a capital Natal. Um dos Centros de Enfrentamento à Gripe, da prefeitura, precisou fechar as portas mais cedo na terça-feira, 18, devido à alta demanda.
Os laboratórios particulares da capital potiguar registram aumento de até 400% na quantidade de exames realizado em janeiro no comparativo com dezembro do ano passado. Desde o fim de dezembro, hospitais privados também têm sofrido com o crescimento nos atendimentos.