
Um novo deslizamento foi registrado nas falésias da Praia do Centro, em Pipa, Tibau do Sul-RN, nesta terça-feira (11). Havia chovido durante a madrugada. Ninguém ficou ferido e a Defesa Civil sinalizou e isolou o local. A queda de partes das rochas ocorreu em local próximo do acidente que vitimou três pessoas da mesma família em outubro de 2020.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana (Semurbmo) garante que realiza fiscalização diária das falésias durante o período de maior risco de erosão, de outubro a janeiro, quando há maior atividade de impacto das ondas nessas estruturas. O trabalho é realizado em parceria com a Polícia Militar, por meio da Companhia Independente de Proteção Ambiental.
Também de acordo com a prefeitura, dois servidores atuam na área e, em conjunto com a sinalização, fazem o trabalho de educação da população, alertando sobre o risco das falésias.
Inicialmente, 40 imóveis foram identificados em áreas de risco na Praia de Pipa. Atualmente, apenas um imóvel residencial está interditado na cidade em decorrência do movimento de massas das falésias.
Em nota, o Ministério Público Federal (MPF) informou que acompanha ativamente a situação das falésias em Tibau do Sul e a atuação dos órgãos responsáveis pela segurança e preservação ambiental da região: “Ainda em novembro de 2020, o MPF expediu recomendação para adoção de medidas urgentes, como o isolamento e sinalização de áreas de risco, e mapeamento dos riscos de novos deslizamentos”, diz o documento.
Com informações do Saiba Mais