A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), realiza de 8 a 12 de agosto um mutirão de acompanhamento da saúde dos beneficiários do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família). Durante o período, basta comparecer a qualquer unidade básica de saúde (UBS) com o número de inscrição social (NIS), cartão do SUS, caderneta de vacinas e caderneta de gestante. A atualização dos dados é obrigatória para crianças de 0 a 7 anos, mulheres entre 14 e 44 anos e gestantes do município.
O acompanhamento é realizado duas vezes ao ano, com aferição de peso, altura e verificação do esquema vacinal em dia dos beneficiários. Os dados são encaminhados ao Departamento de Atenção Básica (DAB) da SMS/Natal, que através do Núcleo de Alimentação e Nutrição (NAN), recicla as informações no sistema e-gestor do Ministério da Saúde. Os índices auxiliam no percentual de controle e cobertura do programa Auxílio Brasil.
“Esse cadastro é muito importante, bem como manter esse acompanhamento frequente, pois através dessas informações podemos estudar formas de melhorar a saúde dessa população e garantir a prevenção de doenças. Durante a pandemia do coronavírus, em 2020 e 2021, não pudemos realizar a atualização devido às medidas de biossegurança vigentes no país, então esperamos analisar os índices desse retorno para melhorar a atenção à saúde cada vez mais”, afirma o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.