
Um dos bairros mais tradicionais de Natal e maior centro comercial da capital potiguar, o Alecrim comemora 110 neste sábado (23).
Além da pujança econômica, o bairro da Zona Leste tem aspectos culturais e históricos importantes para a cidade, sediando um time de futebol, escola de samba, entre outras entidades.
É no bairro onde também acontece todos os sábados a maior feira livre do Rio Grande do Norte – a centenária Feira do Alecrim – considerada patrimônio cultural imaterial do estado.
É o Alecrim o bairro com o primeiro cemitério público do Rio Grande do Norte, fundado em 1856 e tombado como patrimônio histórico de Natal em 2011.
O aniversário vem sendo comemorado com uma programação iniciada na última segunda-feira (18), pela Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA). As atividades serão encerradas com uma missa que será celebrada às 18h deste sábado na Igreja São Pedro, localizada no bairro.
Mais de 28 mil pessoas moram no Alecrim e, segundo a associação, mais de 250 mil circulam pelo bairro diariamente, entre moradores da cidade, turistas, comerciantes, gestores, camelôs, ambulantes e feirantes.
A AEBA ainda afirmou que o comércio do Alecrim arrecada mais de 30% do ICMS do Rio Grande do Norte, além de uma importante parcela do ISS da capital. Mais de 30 mil empregos são gerados no bairro.
G1 Rio Grande do Norte