O deputado Federal Benes Leocádio foi alçado à condição de candidato da oposição ao Governo do Estado.
É bem verdade que não houve lançamento oficial. Porém, a partir do convite feito pelo ministro Rogério Marinho, Benes disse sim e caiu em campo.
Ex-prefeito com trânsito junto aos municípios e de fácil acesso, Benes Leocádio está no meio do mundo em busca de apoio para viabilizar sua candidatura. Tem conseguido reunir prefeitos e outras lideranças levadas por alguns deputados estaduais.
Benes está fazendo o possível para se viabilizar.
Enquanto Benes está no interior tentando materializar apoios, sua candidatura não é levada a sério nem por quem o convidou para aceitar o desafio.
De um lado, o ministro Rogério Marinho insiste na candidatura do prefeito de Natal, Álvaro Dias, nome forte que levaria a disputa a outro patamar, na visão de Rogério. Com isso, seu palanque estaria bem fortalecido.
Rogério tem pressionado Álvaro a aceitar a candidatura. O prefeito tem evitar se comprometer.
Afinal, Álvaro Dias é um político experiente e sabe que sua renúncia ao mandato atual, lhe enfraquecerá bastante para disputar uma eleição majoritária incerta no próximo ano. Terá que ficar sem o mandato que é certo, diante do futuro incerto.
E político sem mandato, nem o vento bate nas costas, já diz uma velha raposa potiguar.
Mas o simples convite de Rogério a Álvaro revela como o ministro considera a candidatura de Benes apenas um boi de piranha para ser engolido pelos adversários antes do tempo e ser substituído por quem realmente vai disputar o pleito. É trairagem que chama?
Por outro lado, o ministro Fábio Faria conversa com o ex-prefeito Carlos Eduardo e sinaliza com apoio do grupo de Bolsonaro à sua candidatura ao Governo do Estado, ficando ele, Fábio, com a candidatura de senador.
Ou seja: Nas duas situações, de Fábio Faria ou Rogério Marinho, Benes Leocádio está sendo fritado em fogo brando sem sentir.
A oposição, comandada pelos ministros Rogério e Fábio assiste de camarote Benes Leocádio ser vagarosamente engolido pela armadilha da cúpula, que busca um candidato que fortaleça a chapa majoritária da oposição no RN para o pleito do próximo ano.
Até quando Benes será o boi de piranha da oposição, somente o tempo dirá.
E ninguém pense que ele não sabe do que está ocorrendo. Sabe de tudo. Mas é manhoso e vai deixando a vida lhe levar, no estilo Zeca Pagodinho.