Início » BIBLIOTECA CÂMARA CASCUDO É REABERTA DEPOIS DE NOVE ANOS

BIBLIOTECA CÂMARA CASCUDO É REABERTA DEPOIS DE NOVE ANOS

  • por
Compartilhe esse post

Biblioteca Câmara Cascudo foi reaberta depois de nove anos. Foto: Sara Cardoso/Intertv Cabugi

A Biblioteca Pública Estadual Câmara Cascudo, foi reaberta nesta terça-feira (14.12), depois de passar nove anos fechada, sem acesso ao público, formado principalmente por estudantes das redes municipal e estadual de ensino.

O prédio, que fica localizado na rua Potengi, em Petrópolis, administrado pela Fundação José Augusto, do Governo do RN e foi totalmente reformado, com investimentos de R$ 2,5 milhões, através de recursos do Governo Cidadão/Banco Mundial, Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e do Ministério do Turismo (MTur).

O prédio conta com um acervo de cerca de 100 mil títulos, incluindo livros, revistas e publicações diversas e ainda vídeos, CDs, fitas VHS, além de uma hemeroteca, voltada para organização de periódicos, que inclui obras nas área de literatura, romance, poesia, história, sociologia, geografia e biografias.

Foi inaugurado ainda a reabertura do auditório Zila Mamede, poetisa nascida na Paraíba, mas que viveu sua vida cultural e profissional em Natal e que foi a primeira diretora da Biblioteca Câmara Cascudo.

Durante a reabertura, foi instalada a mostra “Naifs da Pinacoteca”, com artistas plásticos como Iaperi Araújo, Fé Córdula, Djalma Platão, Ivanice, Nivaldo, Arruda Sales, entre outros.

Estão sendo expostos 100 livros premiados no Edital Aquisição de Publicações de Livros, Revistas e Reportagens Culturais, da Lei Aldir Blanc RN.

Reforma

Na reforma da Biblioteca Câmara Cascudo, foram instalados equipamentos de climatização, da acessibilidade e aparelhagem de prevenção e combate a incêndio, junto com uma subestação de energia.

A Biblioteca Câmara Cascudo tem no térreo a recepção, café e área de para guarda de volumes dos usuários. Tem ainda o acervo de obras literárias editadas pela Fundação José Augusto, junto com a brinquedoteca com livros.

No primeiro piso superior estão localizados a administração, sala de referência e o auditório Zila Mamede, com capacidade para 30 pessoas.

Com informações do G1 RN


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *