
O presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido), concedeu entrevista à Rede Fonte de Comunicação, de Goiás. O material foi ao ar nesta segunda-feira (30) e foi compartilhado pelo presidente. Na entrevista ele mais uma vez provocou os integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que os ministros querem ser os “donos do mundo”. Aproveitando a ocasião, também convocou apoiadores e aliados políticos para o ato pró-governo, marcado para acontecer no Dia da Independência, em 7 de setembro.
“A grande pauta [do ato no dia 7 de setembro] vai ser a liberdade de expressão. Não pode uma pessoa do Supremo Tribunal Federal e uma do Tribunal Superior Eleitoral se alvorarem agora como ‘donas do mundo’ e que tudo decidem no tocante à liberdade de expressão.”
As manifestações marcadas para a próxima semana tem como objetivo fazer pressão sobre a proposta do voto impresso, muito defendida pelo presidente, mas os manifestantes também levantam a bandeira da liberdade de expressão. O assunto ganhou destaque entre os aliados do governo após o inquérito que apura ofensas e fake news contra os ministros do STF e o processo eleitoral. Entre os investigados, estão o ex-deputado federal e presidente do PTB, Roberto Jefferson, o deputado federal Otoni de Pauta (PSC-RJ) e o blogueiro Allan dos Santos. Em uma de suas falas, durante a entrevista, Bolsonaro chega a citar os três envolvidos.
“Não podemos admitir um deputado federal preso até agora — não interessa o que ele falou —, bem como o jornalista preso também, e um presidente de partido preso também. Não justifica isso daí”, disse Jair Bolsonaro sobre o caso.
O presidente compartilhou a entrevista na íntegra. Confira:
*Com informações do Metrópoles.