A Câmara Municipal de Natal homenageou em sessão solene, na noite desta quinta-feira (08), os 40 anos do bairro Pitimbu, um dos mais populosos da capital, criado oficialmente em 5 de abril de 1983, mas com as primeiras casas sendo entregue em 1982, de quando data a chegada dos primeiros moradores, alguns dos quais homenageados durante a solenidade proposta pelo vereador Preto Aquino (PSD).
“Bairro familiar e de pessoas de bem. Muito importante para a expansão de nossa cidade, com comércio crescente e cercado de grandes empresas. Estamos homenageando o Pitimbu hoje, através de moradores, comerciantes, líderes comunitários, pessoas merecedoras, raízes desse bairro, que o ajudaram a se desenvolver, a ser o que é hoje”, justificou o propositor.
O Pitimbu é um complexo de conjuntos habitacionais: Conjunto Cidade Satélite, Conjunto Bancários e Conjunto Vale do Pitimbu. A construção do maior deles, o Satélite, foi dividida em três etapas, diferenciadas pela nomenclatura das ruas, que receberam nomes de serras brasileiras e pássaros, na primeira etapa; de rios, na segunda, e de árvores brasileiras, na terceira. O Conjunto Cidade Satélite é um dos maiores conjuntos habitacionais da América Latina.
Na última contagem, a população do Pitimbu foi estimada em 23 mil moradores e o bairro tem crescimento veloz, sendo um dos espaços mais disputados pelas construtoras na região metropolitana de Natal.
Cercado por cadeias de dunas e pelo Parque da Cidade, o Pitimbu se localiza entre Zonas de Proteção Ambientais (ZPAs 2 e 3), é área de absorção de água para o aquífero da capital e para a Lagoa do Jiqui, que também é responsável pelo abastecimento de grande parte da cidade. Por isso, segundo o presidente do Conselho Comunitário, Fábio Alexandre Barbosa Antunes de Melo, a preservação ambiental é uma grande preocupação e prioridade para o bairro, assim como o reforço da segurança pública, para combater o número de assaltos, que os moradores viram crescer recentemente. Para ele, a homenagem da Câmara Municipal ao bairro é gratificante.
Entre os homenageados estavam pessoas como dona Olímpia Montenegro Quintino de Aquino, uma das primeiras moradoras, desde 1982, e hoje presidente do Clube de Mães; o ex-presidente do Conselho Comunitário, Gerado Cordeiro Junior, cuja gestão, entre 1995 e 1997, cuidou de identificar as ruas e coibir a invasão de terrenos; e comerciantes como Joaquim Mesquita e Silva, supermercadista há 31 anos no Pitimbu, e Ana Maria Viana de Souza Araújo, fundadora do tradicional colégio Instituto Brasil, que funciona lá desde a fundação do bairro.