
A médica Mayra Isabel Pinheiro, conhecida popularmente como Capitã Cloroquina pela defesa a tratamentos ineficazes contra a Covid, foi exonerada do Ministério da Saúde nesta segunda-feira, 14. Ela era responsável pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda. Apesar de deixar a Saúde, a médica ganhou um novo cargo no governo federal.
De acordo com a publicação do DOU, Pinheiro será subsecretária da Perícia Médica Federal da Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, órgão no qual é concursada.
Apesar de integrar a equipe do Ministério do Trabalho, Mayra Pinheiro não deve ficar muito tempo no cargo. A médica deve concorrer às eleições de 2022. No início de fevereiro, ela anunciou a filiação ao Partido Liberal (PL), mesma sigla do presidente Jair Bolsonaro.
A expectativa é de que a médica dispute uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Ceará, seu estado natal. Ela foi candidata anteriormente à Câmara, em 2014, e ao Senado Federal, em 2018. Em sua conta do Twitter, anunciou a filiação ao PL ao lado do presidente do partido, Valdemar Costa Neto. “Começando uma nova história a serviço do Brasil”, escreveu.
Com informações do Metrópoles