Início » FELINTO RODRIGUES, LUTAS E CONQUISTAS DE UM VISIONÁRIO DA COMUNICAÇÃO

FELINTO RODRIGUES, LUTAS E CONQUISTAS DE UM VISIONÁRIO DA COMUNICAÇÃO

  • por
Compartilhe esse post

Empresário segue acompanhando de perto os negócios do Grupo – Foto:  Emanuel Lacerda

A vida do empresário e comunicador Felinto Rodrigues, 86 anos, é marcada por uma carreira de sucesso e contribuições significativas para o ramo da comunicação e da política no Rio Grande do Norte. Em entrevista exclusiva ao Diário do RN, Felinto confidenciou detalhes sobre a vida pessoal e profissional.

Natural de Macau, mudou-se para Natal ainda recém-nascido e construiu não apenas sua vida, mas também uma história profissional admirável. Aos 21 anos, ele iniciou a carreira política como vereador em Natal sendo eleito por dois mandados seguidos. Além disso, ele foi presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), diretor do Serviço Nacional de Teatro do Ministério da Educação e foi diretor do Ministério da Educação.

Questionado pela reportagem como surgiu a paixão pela comunicação, ele respondeu ter começado muito cedo, ainda na adolescência. “Eu sempre gostei muito da impressa e com 17 anos criei um jornal e publicava muitas informações e com isso fiquei apaixonado pela área”, declarou.

“Insista, persista e nunca desista”
Felinto confidenciou ao Diário do RN que após o falecimento do pai, quando ele tinha 17 anos, se viu na obrigação de ajudar a mãe a criar a família, que contava com cerca de 10 irmãos. “Como filho mais velho eu tinha que fazer alguma coisa para ajudar a minha família para que tivéssemos uma vida agradável e sem privações. Em meio às dificuldades eu sempre repeti para mim mesmo: “Insista, persista e nunca desista” e, com isso, segui em frente com o meu sonho de ser um homem bem-sucedido e poder criar a minha família”, desabafou.

A jornada empreendedora de Felinto começou com a fundação da Rádio Nordeste, que viria a ser depois a 98 FM, que foi um marco na comunicação potiguar. Sob a liderança dele foi criado o Grupo Dial Natal, que abriga também a Jovem Pan Natal. Juntas se tornaram referências no cenário radiofônico local, oferecendo entretenimento e informação de qualidade para os ouvintes.

“Aos 21 anos me elegi vereador e logo depois consegui a possibilidade de concorrer a uma concessão para abrir uma rádio FM em Natal. Na ocasião, eu estava disputando a concessão com José Agripino, que era Governador do RN na época e Aluízio Alves que era Ministro da Administração do Brasil. Eu pensava que era quase impossível de conseguir, mas eu tinha uma boa ligação com Delfim Neto que me apresentou ao ministro das comunicações Antônio Carlos Magalhães, ex-governador da Bahia. Com a minha perseverança e com a aproximação com Antônio Carlos, consegui ganhar a disputa e daí nasceu a 98 FM”, relembrou.

Inspirações
Para Felinto, algumas personalidades foram fontes de inspiração ao longo de sua carreira, como o Presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, o ex-senador e governador do RN Dinarte Mariz, o primeiro potiguar eleito Presidente do Brasil Café Filho e o ex-senador e governador do RN Cortez Pereira.

Questionado sobre o relacionamento dele com Café filho ele relatou: “Minha relação com Café Filho foi muito curiosa. Eu estava querendo fazer um filme sobre delinquência juvenil. E tinha tudo na minha cabeça, mas não tinha como fazer por falta de recursos. Aí eu morava na rua Apodi, e estava sentado na varanda, quando eu olho para o outro lado da rua, vejo Café Filho passando a pé. Aí eu corri e fui atrás dele e gritei ‘deputado, eu sou estudante e estou com a ideia de fazer um filme sobre delinquência juvenil. O nome do filme é Filhos da Rua. Aí queria que o senhor me ajudasse, junto ao ministério da Educação’. Ele pegou o meu telefone e endereço e me ajudou a fazer o projeto e desde então ficamos amigos”, desabafou.

Felinto relembrou também que com o suicídio de Getúlio Vargas em agosto de 1954, Café filho assumiu o cargo de Presidente do Brasil e continuaram próximos.

Momentos especiais
Em uma emocionante retrospectiva de sua carreira, Felinto Rodrigues relembra momentos marcantes, como a fundação da rádio 98 FM após uma batalha árdua pela concessão, e uma entrevista exclusiva com o ex-deputado Roberto Jefferson, que gerou grande repercussão na mídia.

“Me marcou muito profissionalmente essa entrevista exclusiva com ex-deputado Roberto Jefferson. Eu lembro que na época ele fez declarações polêmicas sobre o governo em exercício no período e depois sumiu da mídia e todo mundo estava louco atrás dele. Como eu era do mesmo partido que ele e o conhecia liguei para ele disse que faríamos a entrevista e não aceitaria um não como resposta. E assim foi feito fizemos uma grande entrevista que repercutiu muito na época”, comentou.

Legado
A trajetória de Felinto Rodrigues é um exemplo de determinação, paixão e comprometimento. Seu legado na comunicação e na política do Rio Grande do Norte continuará a inspirar e influenciar as gerações futuras. Para todos os que o conhecem e o questiona sobre como ele venceu tantos medos e provações ele sempre diz: “Que minha coragem seja maior que meu medo e que minha força seja tão grande quanto a minha fé! ”, aconselha o empresário Felinto Rodrigues.

Atualmente, a 98 FM é considerada líder de audiência no Rio Grande do Norte. O fato foi constatado segundo um levantamento feito com base nos dados plataforma Shoutcast Stream Status, que faz a medição em tempo real do número de espectadores das rádios do mundo inteiro e tem também um portal de notícias e o canal no YouTube com milhares de leitores e inscritos.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *