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COMÉRCIO APOSTA NAS VENDAS PARAO DIA DOS PAIS PARA REVERTER MÁ FASE

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Comércio aposta no apelo emocional da data para alavancar vendas e reverter as pedras do primeiro semestre de 2023 -Foto: Divulgação

Com a chegada do mês de agosto, o comércio e consumidores se preparam para o dia dos pais, no próximo dia 13. Essa é a primeira data comercial do segundo semestre e os lojistas vivem a expectativa de virada nas vendas, depois de o comércio encerrar o semestre com baixo nível de confiança, crédito caro, endividamento, inadimplência e juros altos.

A expectativa é de que a movimentação supere o ano anterior, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 110,5 milhões de pessoas devem ir às compras, um aumento de 8,7 milhões quando comparado a 2022.

Em Natal, a expectativa também é de crescimento, conforme falou sobre a data o presidente da CDL Natal, José Lucena: “A expectativa do lojista é sempre positiva. A data tem apelo emocional, estimula as vendas e aquece o comércio. Pela pesquisa do SPC Brasil os consumidores pretendem investir mais no presente do que no ano passado. Um ticket médio de R$ 244, então acreditamos que o crescimento pode ser de 3 a 5%”.

De acordo com a pesquisa da CNDL, 36% pretendem gastar mais que em 2022 (com destaque entre os homens), 35% o mesmo valor e 17% querem gastar menos (queda de 9 pontos percentuais frente a 2022, sobretudo as mulheres e classes C/D/E). José Lucena, reafirma essa projeção de aumento: “No ano passado eles pretendiam investir 236 reais no presente, este ano é um pouco mais, R$ 244. Na verdade, os consumidores estão cautelosos em relação a gastos. Foi assim durante todo o primeiro semestre, e agora não seria diferente. Porém, como disse anteriormente, a data tem um apelo emocional e costuma movimentar o comércio”.

Oito em cada dez consumidores pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras do Dia dos Pais, sendo que a maioria utilizará sites 72%, shopping 41% e redes sociais 38%. Para 67% dos entrevistados que fizeram compras na data em 2022, os produtos estão mais caros este ano, 29% acreditam que estão na mesma faixa de preço e 4% que estão mais baratos. Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data 52%, seguidas de perfumes e cosméticos 34%, calçados 34% e acessórios 24%, como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.

Para o estudante de Administração, Hugo Freitas, a expectativa é de comprar um presente melhor para o pai: “esse ano, eu e meus irmãos compramos um presente melhor para nosso pai, conseguimos pegar uma promoção na internet e acabamos economizando – comparado ao ano passado- e fugimos do tradicional presente que é a roupa. Esse ano conseguimos uma economia, média, de R$100 comparado ao ano passado”.

Mas, existem consumidores que não abrem mão de comprar o presente em lojas físicas para diminuir a chance de erro na hora da escolha, é o caso da professora Vanessa Silva que afirma que prefere ir ao comércio do que comprar na internet: “apesar de todo movimento intenso, prefiro comprar nas lojas físicas, pois assim consigo perceber a qualidade do produto e até mesmo se o tamanho está adequado. Além disso, sempre acabo conseguindo alguma promoção e garantindo um presente especial para o meu pai e meu esposo”.

A expectativa dos lojistas é que os novos programas econômicos para renegociação de dívidas, reaqueçam o consumo: “Acreditamos que com o Desenrola Brasil as pessoas voltarão a ter crédito, e consequentemente voltarão a consumir no comércio. Sabemos que é um movimento que desencadeia outro. Esse fato faz com que o segmento do comércio e serviços iniciem o segundo semestre do ano otimistas para as vendas e aumento no faturamento. Mais crédito, mais consumo”, afirmou o presidente da CDL.

Contudo, a especialista em finanças da CNDL, Merula Borges, alerta para a situação financeira da população e os gastos excessivos: “O país enfrenta um longo período de alta na inadimplência, o que afeta diretamente o poder de consumo da população. A prioridade deve ser o pagamento das contas em atraso, planejar os gastos e fazer muita pesquisa de preço”.


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